Investigação detalha influência e papel de Cunha na propina do FI-FGTS

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Deputado tinha homens de sua confiança em 75% do conselho que aprovava recursos e supostamente era o destinatário de 80% dos desvios do esquema
 
 
Jornal GGN – Após a deflagração da Operação Sépsis, desdobramento da Lava Jato a pedido do Supremo Tribunal Federal (STF), tornou-se mais difícil salvar o deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ) da condenação. Conforme o GGN divulgou nesta sexta (01), a Operação que investiga o esquema montado no FGTS para desvio de recursos tinha como principal mira o peemedebista.
 
Com os documentos liberados à imprensa, soube-se que 80% da propina paga por empresas para se beneficiar do Fundo de Investimentos do FGTS era destinada a Cunha, de acordo com delação premiada do ex-vice-presidente da Caixa, Fábio Cleto, aliado do deputado, que disse ter atuado para a liberação dos recursos.
 
Entre os alvos da Operação de ontem, a sede da empresa JBS, dona da Friboi, e a casa do dono do grupo, Joesley Batista, em São Paulo, foram alvos de busca e apreensão. Também nesta sexta foi preso preventivamente o corretor Lúcio Bolonha Funaro, aliado e amigo de Cunha e apontado como um dos interlocutores do esquema. Ele é suspeito de achacar grandes empresas, com a parceria do peemedebista.
 
Com as investigações, soube-se também que o poder de influência de Cunha no esquema era inegável: até a demissão de Cleto da Caixa, pela presidente Dilma Rousseff, no final do ano passado, 9 dos 12 integrantes do Comitê de Investimento (que incluía metade do conselho curador do FGTS) eram ligados a Eduardo Cunha.
 
Ao pedir a deflagração da Operação ao STF, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, detalhou o esquema de divisão de propinas pagas pelas empresas, segundo as informações prestadas por Fábio Cleto. 
 
O deputado Eduardo Cunha cobrava comissões sobre o valor dos investimentos feitos pelo fundo, com montantes que variavam em torno de 1%. Da propina supostamente paga, 80% era destinada ao peemedebista, 12% a Funaro, 4% a Cleto e 4% a Alexandre Margotto, que trabalhava para Funaro. O acordo previa que o ex-executivo Fábio Cleto garantisse qualquer solicitação feita por Cunha no FI-FGTS.
 
Criado em 2007 com o objetivo de investir em projetos de infraestrutura pela Caixa, o FI-FGTS adotava uma regra para evitar o tráfico de influência ou a prática de corrupção. A exigência feita pela Caixa é que fossem definidas as pessoas que atuassem no processo, não acatando outros interessados diferentes dos escolhidos. 
 
Entretanto, a prática teria ocorrido na etapa seguinte à aprovação dos recursos, no chamado Comitê de Investimento, que tinha em sua equipe 75% de pessoas ligadas a Cunha. A suspeita da influência partiu de telefonemas do peemedebista perguntando sobre projetos que estariam na pauta de votação do comitê, já indicando que seus aliados integravam o conselho.
 
Em abril deste ano, Cleto relatou que havia um esquema de pagamentos de propina para os recursos do FI-FGTS e que o dinheiro de propina era dividido entre ele, Cunha e Funaro. Os investigadores encontraram que a empresa Eldorado Brasil Celulose, ligada ao grupo do frigorífico, fez uma emissão de títulos de dívida de R$ 940 milhões, em dezembro de 2012 e o fundo de investimentos havia aportado recursos nessas debêntures.
 
Também nesta sexta foi alvo da Operação o lobista Milton Lyra, que teve busca e apreensão em sua casa e em seu escritório em Brasília. Milton é apontado por diversos delatores como o operador do esquema de corrupção envolvendo o PMDB.
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Malandro é malandro e PF é mané
    TER, 29/12/2015 – 19:23ATUALIZADO EM 30/12/2015 – 17:08 

    Na casa de Eduardo Cunha, PF encontrou passaportes italianos para ele e sua filha

    Do Fato Online

     

    Integrantes da Procuradoria-Geral da República classificam como suspeito o fato de Cunha ter esses documentos. Embaixada da Itália recebeu, em novembro, alertas contra o presidente da Câmara

     

    Durante a Operação Catilinárias, realizada no dia 15 de dezembro, a Polícia Federal apreendeu cópias de passaportes italianos em nome do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB/RJ), e de sua filha Danielle Dytz da Cunha.

    Os documentos levantaram suspeitas junto aos investigadores da PGR (Procuradoria-Geral da República). Integrantes da procuradoria começaram a investigar se Cunha tinha intenção de deixar o país em virtude das investigações da Lava-Jato. A apreensão de cópias dos passaportes italianos de Cunha e de sua filha ocorreu na residência da família Cunha, em um condomínio de luxo no Rio de Janeiro.

     

    A obtenção de cópias de passaportes italianos da família Cunha ratifica alertas recebidos no final de novembro pela Embaixada da Itália no Brasil. Na ocasião, segundo informações obtidas pelo Fato Online, a embaixada recebeu denúncias de que “pessoas ligadas ao presidente da Câmara” sondaram aluguel de imóveis por temporada na Itália. A embaixada, no entanto, não soube informar quem foram essas pessoas. Cunha nega que tenha procurado imóveis na Itália.

    Além disso, a Embaixada Italiana também recebeu a informação de que Cunha tinha dupla cidadania em decorrência da ascendência italiana de sua mãe, Elza Consentino da Cunha. Em uma das contas da Suíça, a Triumph-SP, Cunha utilizou o nome de sua mãe como contrassenha do serviço helpdesk. A Triumph-SP é uma das quatro contas na Suíça atribuídas ao parlamentar fluminense pela Procuradoria-Geral da República.

     

    As informações repassadas à embaixada, conforme apurou o Fato Online, foram encaminhadas à polícia Italiana. Após a fuga envolvendo o ex-gerente de marketing do Banco do Brasil Henrique Pizzolato, as autoridades italianas redobraram a atenção com relação a brasileiros com dupla cidadania, como é o caso do presidente da Câmara, pelas informações obtidas pelo Fato Online.

     

    Julius Bäer

     

    Além das cópias dos passaportes italianos, os investigadores também encontraram na residência do parlamentar carioca vários documentos relacionados ao banco Julius Bäer, que, segundo a PGR, comprovariam o fato de que Cunha era titular e movimentava pessoalmente quatro contas na Suíça.

    Outros documentos encontrados pelos investigadores durante a Operação Catilinárias na casa de Cunha foram recibos no valor de R$ 720 mil, relacionados à empresa Cingular Fomento Mercantil Ltda, de propriedade do Lúcio Funaro, ligado a Cunha. Os investigadores acreditam que os recibos podem comprovar que Cunha recebeu propina de Funaro. O empresário, pelas investigações, também pagou dois veículos da C3 Produções Artísticas e Jornalísticas, empresa de Cunha: um Hyundai Tucson e um Land Rover Freelander.

     

    Esses pagamentos seriam fruto de uma pressão feita por aliados de Cunha contra a Schahin Engenharia para favorecer as empresas de Lúcio Funaro, tido como amigo de Cunha, em uma disputa entre a Cebel – Belém Centrais Hidrelétrica –, representada por Lucio Funaro, e a Schahin Engenharia, em processos judiciais relacionados à Central Hidrelétrica Apertadinho, em Rondônia.

    Procurado pelo Fato Online, Eduardo Cunha afirmou, por meio de sua assessoria de imprensa, que nunca procurou imóveis na Itália e que são públicas as informações de que ele tinha passaportes italianos. 

     

    https://jornalggn.com.br/noticia/na-casa-de-eduardo-cunha-pf-encontrou-passaportes-italianos-para-ele-e-sua-filha

  2. O Cunha não deveria ser

    O Cunha não deveria ser preso, o cara é bom, está muito acima da média dos politicos.

    Ele deveria entrar num trabalho espiritual de recuperação da sua índole, que seria transformada de maldade para bondade.

    A sua Igreja poderia ajudar nesse processo, e aproveitar a oportunidade e devolver todo dinheiro roubado que o Cunha doou à Igreja.

    Os USA fazem isso com os hacks, transformam os hacks do mal em hacks do bem para ajudar o estado americano.

    Putz ! Contando o que esse Cunha, fez, faz e fará ninguém acredita.

    Acho que não existiu, ou pelo menos não se tem conhecimento, de um politico tão maquiavélico como o Cunha.

    O Cunha é inteligente, acredito que o QI dele deve girar na casa dos 130.

    Einstein e  Bill Gates(160), Galileo Galilei (185), Isaac Newton(190)

  3. Eduardo Cunha está solto

    Estão-soltos:

    Newton Ishi, o zaponêis da fedelá, está solto. Usa tornozeleira, mas está solto.

    Eduardo Cunha está solto,

    Sérgio Machado está solto,

    Demóstenes Torres está solto (parceiro de Carlinhos Cachoeira),

    Os donos do helicóptero apreendido com 450 kg de cocaína estão soltos e um deles é o senador José Oliveira Costa, vulgo Zezé Perrela,

    Paulo Maluf está solto (foi condenado na França e se ele sair do Brasil é preso pela Interpol)

    Fernando Brasif Cardoso está solto (príncipe da privataria, ganhou um presentinho dos compradores da privataria: apartamento na Avenue Foch, Paris)

    Carlinhos Cachoeira está temporariamente preso, mas logo recebe HC,

    Os irmãos marinho estão soltos,

    Cristina Maris Meinick Ribeiro ou Cristina Maris Ribeiro da Silva, funcionária da Receita Federal que deu sumiço ao processo de cobrança de IRPJ sonegado pela Globo, está solta (Gilmar Mendes mandou soltar),

    Aécio Neves está solto,

    Antonio Anastasia está solto

    Perilo está solto,

    Daniel Dantas está solto,

    Sergio Moro está solto,

    Michel Temer está solto,

    Romero Jucá está solto,

    Henrique Eduardo Alves está solto,

    Bolsonaro está solto (ele ameçou fuzilar fhc. Nada contra, mas não é assim que se faz)

    José Sarney está solto,

    Roseana Sarney está solta,

    José Serra está solto,

    O bispo que recomendou o assassinato de Lula está solto,

    Rosa Weber está solta,

    Antonio Azeredo está solto,

    Ronaldo Caiado está solto,

    Gilmar Mendes recebeu R$ 185.000,00 de propina da Lista de Furnas do PSDB e está solto,

    Gilmar Mendes redige a petição contra a posse de Lula,
    – empregada de Gilmar assina a petição,
    – Gilmar julga a mesma petição e
    – Gilmar Mendes está solto,

    Gilmar Mendes usa o cargo de ministro para vender serviços da empresa dele, o IDP, e está solto,

    Tancredo Aladin Rocha Tolentino, conhecido como Quedo, primo de Aécio Neves, intermediava a venda de liminares de soltura de traficantes de cocaína e está solto,

    Hélcio Valentim de Andrade Filho, desembargador  nomeado por Aécio Neves, vendia sentenças a traficantes de cocaína, está solto e ganha salário sem trabalhar. Vai ter aumento de salário.

  4. Todo mundo ligado no Cunha

    Mas eu me pergunto, percentualmente quanto é em relação ao rombo da Postalis? E naõ se fala em prender quem fez o rombo.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador