Moraes encaminha ação que investiga motociatas de Bolsonaro

Tatiane Correia
Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.
[email protected]

Em petição, deputado Elias Vaz (PSB) acusa presidente de usar dinheiro público para propaganda eleitoral antecipada

Presidente da República Jair Bolsonaro, sem capacete durante motociata na cidade de Belém realizada no último dia 17. Foto: Clauber Cleber Caetano/PR

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), encaminhou ao Ministério Público Eleitoral um pedido de investigação do presidente Jair Bolsonaro a pedido do deputado federal Elias Vaz (PSB).

Segundo Vaz, os cartões corporativos são utilizados por Bolsonaro para o pagamento de parte das despesas que as motociatas exigem – e apenas a Presidência e o Tribunal de Contas da União (TCU) tem acesso aos gastos com os cartões, uma conduta “inconstitucional e arbitrária que vem sendo adotada pelos governos ao longo dos anos”.

De janeiro até abril de 2022, os cartões corporativos já consumiram R$ 8,858 milhões – sendo que as motociatas voltaram a ocorrer em abril e, por consequência, os gastos com os cartões corporativos explodiram novamente.

Apenas no mês de abril, o governo Bolsonaro gastou R$ 4,208 milhões por meio dos cartões corporativos. Vaz uma relação desses gastos com as motociatas realizadas em São Paulo (15/04), Rio Verde (20/04) e Uberaba (30/04).

O deputado destaca que, no caso da motociata realizada em São Paulo, ela foi apresentada como um evento privado que contou com a presença de Bolsonaro.

“Ocorre que não havia compromissos oficial nessa data, portanto toda a estrutura de segurança e apoio da Presidência foi mobilizada para um evento eleitoral, unicamente”, afirma o documento.

“Além dos cartões, há o pagamento de diárias, passagens e outros custos destinados às equipes de segurança e apoio. Também há a locação de veículos, transporte e outros serviços”, ressalta o deputado na petição.

“Ademais, nessas ocasiões, o Chefe do Poder Executivo mobiliza sua base de apoio e realiza discursos de divisão e ódio, além de lançar ataques contra as instituições, sendo o Poder Judiciário um de seus alvos favoritos”, lembra o parlamentar.

De acordo com a petição apresentada, o deputado afirma que as motociatas “existem unicamente para a propaganda eleitoral (de Bolsonaro) disfarçada na forma de eventos improvisados ou privados”.

O deputado ressalta que as motociatas também “desafiam a legislação eleitoral e consumem os recursos do orçamento público federal”.

Leia abaixo a íntegra da petição apresentada pelo deputado federal Elias Vaz

peticaoVaz

Com informações do Poder 360

“Democracia é coisa frágil. Defendê-la requer um jornalismo corajoso e contundente.

Junte-se a nós: www.catarse.me/jornalggn

Leia Também

Bolsonaro lava as mãos para prisão de ex-ministro

Bolsonaro tem seu primeiro ex-ministro preso: Milton Ribeiro, pelo esquema dos pastores no MEC

Organizações denunciam Bolsonaro na ONU em meio à morte de Dom e Bruno

Prisão de Milton Ribeiro é lembrete a Bolsonaro: se perder nas urnas, poderá ser o próximo

Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador