O benefício de Moro a Cunha: posses de carros de luxo são desfeitas 7 anos depois

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

O milionário benefício foi permitido pelo ex-juiz da Lava Jato após Cunha contratar advogado ligado à Moro. Relembre o caso

Eduardo Cunha, em 2016 – Foto: Rodolfo Buhrer/Reuters

Enquanto era juiz, Sergio Moro manteve com um dos alvos da Lava Jato, o ex-deputado Eduardo Cunha, a possibilidade de permanecer com a posse de 6 carros de luxo. A decisão foi, agora, revertida pelo novo juiz Eduardo Appio, da 13ª Vara Federal de Curitiba.

O veículos foram apontados como “produtos de crime”, adquiridos em nome da empresa “Jesus.com”, com corrupção passiva e lavagem de dinheiro em, ao menos, US$ 5 milhões de propinas obtidas com contratos de construção de navios-sonda, entre outras condenações da Lava Jato.

Nesta semana, o novo juiz da Lava Jato no Paraná, Eduardo Appio, determinou que o ex-deputado devolva dois Porsche Cayenne, um Ford Fusion, um Ford Edge, um Hyundai Tucson e um Passat Variant Turbo.

Ainda em 2016, o Ministério Público Federal (MPF) pediu que os veículos – que à época eram 8 carros de luxo somando mais de R$ 1 milhão – fossem apreendidos. Mas Moro negou. Somente determinou que os veículos fosse impedidos de serem vendidos por Cunha.

Naquele ano, reportagem do GGN revelava o histórico do advogado contratado por Cunha para sua defesa na Lava Jato, Marlus Arns, que ficou conhecido na Operação por ser o responsável por obter dezenas de acordos de delação premiada de empreiteiros e investigados de Sergio Moro.

Ele atuava sob o modus operandi da Lava Jato, considerado o “campeão das delações premiadas”. Antes disso, o advogado desfilava polêmicas, reveladas por Luis Nassif ainda em 2015, quando Marlus integrou o lobby em favor das APAEs (Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais) contra a educação inclusiva.

Arns guardou laços com a própria família do ex-juiz da Lava Jato, tendo o seu escritório de advocacia atuado como terceirizado para a Federação das APAEs, sob atuação à época da esposa de Moro, Rosângela Wolf Moro. A esposa de Moro também advogou para o tio de Marlus, Flávio Arns.

Por fim, o irmão de Marlus, Henrique Arns de Oliveira foi diretor-geral de um centro de estudos jurídicos do Paraná, com cursos que empregaram o então procurador da República, Deltan Dallagnol, e o próprio ex-juiz Sérgio Moro como professores.

Com o histórico, completa-se o favorecimento de Sergio Moro a Eduardo Cunha na Lava Jato, com a manutenção da posse de seus carros luxuosos – medida desfeita quase 7 anos depois.

“Revogo, por conseguinte, o respeitável despacho judicial deste Juízo Federal (nos autos de pedido de prisão preventiva de Eduardo Cunha 5052211-66.2016.4.04.7000 – decisão do evento 03 do então juiz federal Sérgio Moro) o qual havia autorizado que o acusado Eduardo Cunha (e seus familiares) ficassem na posse dos veículos de luxo”, decidiu Appio.

“Democracia é coisa frágil. Defendê-la requer um jornalismo corajoso e contundente. Junte-se a nós: www.catarse.me/jornalggn

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Jesus.com, Misericódia! Cansado de andar sobre as águas, Jesus resolveu variar: uma Porsche Cayenne, um Ford Fusion, um Ford Edge, um Hyundai Tucson, um Passat Variant Turbo, por quê não? Está mais que na hora de enquadrar essa quadrilha lavajatista paranaense. Haverá um meio de alcançar essa cambada.

  2. ACNN Daniela acaba de soltar esta notícia, apenas deixou um “pequeno detalhe” de fora, que seria uma compra em nome de “jesus.com”.
    Em falar nisso, Haddad vai ser entrevistado hoje.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador