Restam a Lula poucos recursos antes da execução da pena, diz jornal

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Ricardo Stuckert
 
 
Jornal GGN – Após derrota no julgamento de pedido de habeas corpus preventivo contra eventual ordem de prisão, no Superior Tribunal de Justiça (STJ), a defesa do ex-presidente Lula ficou poucos recursos, segundo levantamento publicado pelo Estadão nesta quarta (7).
 
Por 5 votos a 0, os ministros do STJ negaram, ontem, a Lula, o direito de aguardar em liberdade o julgamento definitivo do caso triplex. 
 
Agora, a defesa deve aguardar decisão sobre os embargos de declaração apresentados à sentença do Tribunal Regional Federal da 4ª Região no último dia 20. Quando o acórdão dos embargos sair, inicia-se um novo prazo, de 12 dias, para entrar com outro embargo de declaração referente ao recurso anterior. Não está claro se, a esta altura, a prisão de Lula já poderá ser autorizada.
 
Em seu voto a favor da condenação de Lula, o desembargador do TRF-4 Leandro Paulsen afirmou que a pena deveria ser executada tão logo acabassem os recursos em segundo grau.
 
Fora do TRF-4, o ex-presidente pode entrar com um “Recurso Especial” no STJ e com “Recurso Extraordinário” no Supremo Tribunal Federal, simultaneamente. Mas, segundo o jornal, nenhum destes dois recursos “têm efeito suspensivo” sobre o processo de Lula.
“Os advogados podem, no entanto, pedir a suspensão do envio do cumprimento da medida para Curitiba enquanto as Cortes em Brasília não julgarem os pedidos.”
 
No Supremo, Lula ainda aguarda o julgamento de um HC preventivo pelo plenário da Corte. O pedido em caráter liminar foi negado pelo relator da Lava Jato, ministro Edson Fachin.
 
No STJ, o argumento para negar o HC foi o de que Lula ainda precisa aguardar a decisão do TRF-4 em relação aos embargos. Antes disso, não haveria, para alguns ministros, de se falar em risco de prisão, pois os embargos podem mudar o destino do petista.
 
A defesa de Lula destacou que o STJ ao menos reconheceu que o Supremo vem mudando de entendimento e deve reverter a prisão em segunda instância.
 
Só não se sabe se isso ocorrerá antes da ordem de prisão de Lula sair.
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Quer dizer que o Estadão acha

    Quer dizer que o Estadão acha que algum dia Lula teve direito a recorrer a Corte formada por juizes independentes, ou seja, a algum tribunal que não seja um puxadinho da Globo….

    O golpe foi bem articulado e não creio que isso seja obra de compatriotas e sim de inteligência americana, dias atrás o FBI confessou ter dado apoio logístico e operacional a Lava Jato…

    Engraçado….será apenas coincidência ou, assim como o foi a prisão antes do transitado em julgado, algo pensado para guilhotinar Lula…veja só:

    Como se o Paraná fosse o único Esado da ferderação, toda a catrevagem golpista que atua no Judiciário é da República da Lava Jato, província do Tucanistão de SP
    Fachin, responsável pela Lava Jato no STF,… é do Paraná…foi Fachi que de propósito enviou o pedido de HC para o STF quando o correto seria te-lo enviado a Segunda Turma, que votaria conforme a CF, ou seja, contra a prisão somente após o transito em julgado….se bem que os erros judiciais contra Lula vão além disso, a começar pelo processo que não passa de uma tosca fraude processual….
    Moro, juiz tucano, é do Paraná..
    Félix Fischer, relator do HC de Lula no STJ, é do Paraná
    E foi para o Paraná com os EUA, que não dorme no ponto e, num gesto que lembra a politica da “boa vizinhança” da época de Carmem Miranda, mandou tanques de guerra que desembarcaram no Porto de Paranaguá…um presente para Moro em troca da Embraer, base de alcantara, aquiferos, etc…
    Deve ser só coincidência né…

    Os golpistas não soltarão a rapadura tão cedo….

    https://josecarloslima.blogspot.com.br

     

  2. As instituições não são sólidas. É 100% Golpe

    Nassif, o artigo do Rodrigo Viana do dia 06/03  – “Lógica do Lula vai levá-lo à cadeia”  – é bem interessante. Vpcê podia publicar como post. Eu até pensei em copiar mas o espaço aqui nos comentários ia deixar o troço ruim de ler. Dê uma olhada..

    https://www.revistaforum.com.br/rodrigovianna/plenos-poderes/o-fim-das-ilusoes-a-logica-politica-de-lula-e-a-logica-que-o-levara-preso/

     

  3. prisão de Lula

    Caro Nassif:  Cada um um tem uma visão sobre cada assunto e portanto eu tenho o direito a ter a minha.

    Esse pessoal da extrema direita que organizou este carnaval da destruição do PT tem dois problemas gravíssimos e um presente dos deuses; mas a escolha está na mão dele, do Lula.

    O melhor dos mundos para os paneleiros será o Lula escolher a fuga e o pior dos mundos para eles será a prisão ou o imaginável suicídio. Eles tremem de medo e oram para S. Salazar e S. Medici para que ele fuja. Porquê? Porque em o Lula fugindo assume todas as culpas, é notícia negativa durante um ano e eles, os da panela, casam e vivem felizes para sempre. Se o prendem vão ter que passar a existência miserável a explicar aos netos, aos amigos, aos jornalistas, como puderam ser tão inícuos (alguém lembra da cruz que o General Newton Cardoso carregou por toda a velhice?) Ah, e se ele não suportar a pressão e se suicidar ????  Qual dos paneleiros sairá à rua nos próximos meses e como falarão com a esposa, os filhos, com os funcionários? Como será a vida deles? Ah irão para Portugal ou Miami…. E o espelho, e as lembranças que teimam em viajar com eles sem permissão de ninguèm. Que maravilha se o Lula fugisse; quantas champanhe’s quantos urras….

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador