Três do STF aprovam Fachin, mas jornais levantam motivos para rejeição do Senado

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Ricardo Lewandowski, Marco Aurélio Mello e Luís Roberto Barroso teceram elogios ao perfil técnico do indicado de Dilma Rousseff (PT) para a vaga deixada por Joaquim Barbosa no Supremo Tribunal Federal (STF). Luiz Edson Fachin, na visão de Mello, chegará “talhado” à Corte, caso seja aprovado em sabatina do Senado. Quem tem levantado motivos para que isso não aconteça é a revista Veja, cujos passos foram seguidos, com um pouco mais de discrição, pela mídia impressa tradicional.

Segundo o jornal O Globo, os três magistrados do STF criticaram a presidente Dilma por levar oito meses para fazer a indicação de Fachin, mas destacaram que a escolha foi irretocável. O presidente da Corte afirmou que Fachin “é catedrático em direito civil pela universidade do Paraná, foi um dos pioneiros da constitucionalização do direito privado. Mestre acadêmico representante da classe da advocacia. Nós precisávamos de alguém da advocacia, com visão própria dos advogados, que enfrentaram o outro lado do balcão. Penso que é um dos melhores nomes que o governo tinha a oferecer à sociedade e ao Parlamento”, disse.

Barroso afirmou que foi “uma escolha extremamente feliz”, a da presidente. “Um jurista de primeira linha. Eu cumprimento a presidente e torço para que o Senado seja leve.”

Marco Aurélio Mello, por sua vez, afirmou que “é um grande nome e que irá somar no Supremo. A contribuição é a contribuição de trajetória. Uma trajetória de êxito, uma vida acadêmica exemplar. Ele chegará ao Supremo já talhado.”

Os pontos críticos, segundo a grande mídia

Horas depois de Dilma anunciar o nome de Fachin como indicado ao Supremo, o site da revista Veja publicou um vídeo da campanha presidencial petista de 2010. Fachin, na ocasião registrada, leu uma carta indicado que a escolha de Dilma como sucessora do ex-presidente Lula agradava a uma série de juristas renomados, pois tratava-se de dar continuidade a um projeto bom para o Brasil.

A relação de Fachin com a CUT, MST e o PT foi sublinhada pelo Estadão, na capa desta quarta-feira (15). O jornal escreveu ainda que o Senado deve aprovar a indicação porque Dilma negociou diretamente com o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB). Envolvido na Lava Jato, Renan tentava emplacar outro nome no Supremo, mas, segundo o jornal, tentará aprovar o nome de Fachin entre os demais senadores. O motivo seria a promessa, por parte de Dilma, de que Renan retomaria o controle político da Transpetro.

https://www.youtube.com/watch?v=7u0RKisHwhM width:700 height:394

A Veja deu outro motivo para que as tratativas em torno da nomeação de Fachin para o Supremo sejam vistas como suspeitas. Além de frisar a relação do jurista com movimentos sociais de esquerda, o veículo afirmou que Fachin é uma escolha que agrada ao ministro Ricardo Lewandowski, que teria feito “lobby escancarado”, inclusive. Ocorre que Renan é alvo de uma investigação instaurada por Roberto Gurgel em 2013, e o relator desse caso é Lewandowski. 

O Estadão escreveu que Renan e Lewandowski se encontraram na última segunda-feira. E somente após isso o presidente do Senado recebeu Fachin. Lewandowski já havia defendido Fachin para o Supremo em 2013, quando Dilma acabou optando pelo ministro Barroso para a vaga deixada por Carlos Ayres Britto.

Assim como a Veja, a Folha destacou que, no Paraná, Fachin contava com o apoio do casal Paulo Bernardo e Gleise Hoffman, ambos citados na Operação Lava Jato. Mas observou que tucanos como o senador Álvaro Dias e o governador Beto Richa também sairam em defesa de Fachin. Richa teria enviado uma carta ao Planalto, elogiando o advogado.

Ainda de acordo com a Folha, Renan preferia Marcos Vinícius Coelho, presidente da OAB, para o Supremo. Mas o peemedebista teria recuado e dito à Dilma que ajudará o governo na aprovação de Fachin, embora tenha previsto dificuldades para que ele passe na sabatina da Comissão de Constituição e Justiça. O jornal não falou sobre negociações envolvendo a Transpetro, mas salientou que Dilma tentou separar Fachin do ministro da Justiça José Eduardo Cardozo, para reduzir a resistência de Renan. 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

26 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ligações Saudáveis

    O que o Estadão queria, que o indicado tivesse o aval do PSDB, da Farça Sindical e quem sabe do Gilmar Dantas? Só faltava, depois de erros em série nessa área, cometidos pelos dois governates petistas.

    O insuspeitíssimos André Araújo está aí para nos lembra sem que lá nos EUA, o presidente nomeia para a Suprema Corte pessoas de sua estrita confianção e do seu partido e nos lembra ainda o facão que Roosvelt passou por lá quando se deu conta que a mesma não lhe era simpática.

    Querem tucanos no STF? Simples…Ganhe as eleições.

  2. Quem governa, afinal?

    Taí a resposta da Presidente para aqueles que duvidavam sobre quem tem o controle da governabilidade do país.

    Costurou e emplacou o nome que a direita mais temia.

    E de sobre deu um drible desconcertante em todos nós, inclusive no GGN, que desacreditavam da indicação do Fachin.

    Entre histerias e teorias de conspiração, de ambos os lados, Dilma segue no comando!!

  3. Então o preço da aprovação de

    Então o preço da aprovação de Fachin como ministro do STF é a Transpetro voltar as garras de Renan Calheiros? O governo descasca abacaxis plantando outros. Fica muito dificil defender Dilma e o PT com esse tipo de manobra, mesmo que seja por uma aparente justa causa.

    1. Isso é o que a revista Veja

      Isso é o que a revista Veja diz.

      Mas, considerando que se trata de uma revista cuja edição já foi terceirizada para um criminoso condenado, é bem provável que seja apenas mais uma mentira.

  4. Veja o quê?

    Certamente a revista Veja ficaria muito satisfeita com a nomeação do Ives Gandra, não?

    E a turma dessa revista deve se achar um bando de gênios e de iluminados. Só rindo!

  5. Surge no céu do Paraná uma

    Surge no céu do Paraná uma estrela muito mais brilhante que a anã branca de Maringá. Dilma acertou no cosmos e na geografia.

  6. Porque não ficarei surpreso se …

    Ao contrário da História, nem essa nenhuma das indicações de Dilma passará antes da PEC da Bengala, que será, conforme a nova praxe de pautas de oposição, votada e aprovada por ampla maioria em regime vapt-vupt?

  7. Cambada de fuxiqueiros

    Cambada de fuxiqueiros desocupados!

    A prerrogativa da escolha é do Chefe do Executivo. Aceita-se até críticas ao indicado. Mesmo porque ninguém é perfeito ou tem a obrigação de agradar a todos. 

    O problema é a canalhice da politicagem barata e  mesquinha.. Qual o problema do cidadão ter se pronunciado a favor de uma candidatura? Não exerceu apenas sua cidadania? Ou estava impedido? Quer dizer que só vale alguma coisa neste país se for contra o governo, odiar o PT, amaldiçoar os movimentos sociais; ser, enfim, um escroto? 

    Assisti hoje um depoimento do ministro da Relações Exteriores na Comissão do mesmo nome da Câmara dos Deputados. Só vendo para crer a “qualidade” das perguntas arguidas. Não repito aqui as baboseiras(destaque para aquele deputado delegado Valdir de “pulícia” que se sobressai pela virulência e arrogância na CPI da Petrobrás) para não ferir suscetibilidades. 

    O Brasil sob esse aspecto está ficando insuportável.

    1. Subescrevo

      JB. A pergunta é quem se espelha em quem : a arrogante e ignorante classe média se espelha nesses senhôres canastrões e arrogantes ou simplesmente é heriditario, mesmo.

    2. Exatamente…

      E ninguem viu a mídia comentar que os delegados da PF e Procuradores da Lava Jato manifestaram apoio ao Aécio e críticas bossais à Dilma… Hipocrisia é uma dos desvios de caráter mais nojentos…

    3. Concordo, o parlamento está

      Concordo, o parlamento está nojento! Todas às vezes que assisto algo na TV Câmara e que vem aqueles boçais do PSDB, DEM etc e tal, exceto PT, PSOL e PCdoB, só vêm perguntas estapafúdias e inquisitvas. Às vezes gosto de assistir programas de investigação que acontecem nos EUA, e os investigadores fazem perguntas aos investigados de forma calma, dialogando… ou seja, se usa a inteligência tanto emocional como racional nas perguntas. A presunção é de que o depoente é inocente. No decorrer das respostas ou de acordo com depoimentos de outras pessoas é que vai se buscando provas. No Congresso brasileiro, nas CPI’s, os deputados agem como se fossem sei lá o quê, os “santos” inquisitores!

  8. A presença do Gilmar Dantas

    A presença do Gilmar Dantas no lançamento do Livro sobre os Petralhas é o quê?

    Sem cunho ideológico?

    Se não vale para o Chico, tem que TIRAR O FRANCISCO DO STF!

  9. A CF/88 é clara. Quem indica

    A CF/88 é clara. Quem indica o candidato à cadeira do STF é o Presidente da República, quem aprova a indicação ou não é o Senado. A imprensa só pode vaiar ou aplaudir, mas ninguém dará atenção ao que os jornalistas nóias escrevem.

  10. SIMPLES ASSIM!!!

    A escolha de DILMA foi REPUBLICANA.

    Simples assim!!!

    E a aprovação no senado “TERÁ” que ser “republicana”.

    Simples assim!!!

    1. Depende

      Opinião de jornal às vezes é o reflexo conjuntural, é um termômetro que não se pode subestimar.A imprensa com suas futricas deve ser ouvida assim como a secretária Jane com seus caudos. 

  11. Temor

    A crítica viria sobre qualquer escolha. A extrema direita, representada pela veja, e seus colunistas tem munição contra ou a favor, seja contra Che Guevara, ou contra Madre Tereza de Calcutá, depende da ordem do editor. O problema está na linha de entendimento destes indicados ao STF, muitas vezes me surpreendem. Negativamente. Mesmo aqueles que inicialmente julgávamos mais esclarecidos e menos conservadores. A conferir.

  12. Boa indicação

    A Dilma aponta e o senado aprova ou não. Simples.

    Não conheço o senhor indicado, mas se o pig tem restrições e a revistinha do esgoto não gosta, então deve ser ótimo; não precisava melhores credenciais..

  13. Se os jornóiaslistas querem
    Se os jornóiaslistas querem indicar ministros do STF tem que disputar e ganhar eleições presidenciais. Se querem julgar as questões mais importantes da República devem estudar Direito (e aprender a escrever de maneira decente).

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador