Prossegue a destruição da engenharia em um país imbecilizado, por Luis Nassif

Mídia ecoa o 'escândalo' do Brasil financiar obras da Odebrecht e Andrade em Angola. Preferem que empresas chinesas e americanas o façam?

Ricardo Stuckert/PR

De um veterano observador da cena geopolítica e dos temas de defesa, especialmente agora que o Brasil tenta recuperar o espaço perdido para a China.

“Não tendo hoje nenhuma razão para fazer qualquer defesa da Odebrecht — muito pelo contrário — não posso deixar de me indignar com os pronunciamentos dos que apoiaram a Lava Jato no desmonte da engenharia nacional a serviço de interesses de outros países. Nesse fim de semana na GloboNews, The Globe e hoje a manchete do Estadão ecoam o “escândalo” do Brasil financiar obras da Odebrecht, Andrade etc, em Angola. Preferem esses ínclitos patriotas que empresas americanas, alemãs, francesas e até chinesas o façam…  

“No início do século 21 a Alemanha federal puniu a Siemens por alta corrupção nas vendas públicas e privadas de equipamentos para saúde em diversos países, inclusive no Brasil, multando-a em 2 bilhões de Euros, demitindo sua diretoria e distribuindo penas de prisão. 

“A ThyssenKrupp foi punida em 2010 com multa severa pela corrupção do Ministro da Defesa da Grécia por uma venda de submarinos em 2002. Mas nunca passou pela cabeça de ninguém na Alemanha de deixar de financiar ( e profusamente) a Siemens em suas exportações pelo mundo… 

Se o Brasil futuramente tentar exportar submarinos fabricados pela ICN em Itaguaí (como constava da pauta do Ministro da Defesa em sua ida à Colômbia) esses ínclitos brasileiros que hoje esbravejam por Angola ampliarão o espectro geográfico de sua indignação!!”

Luis Nassif

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Nao existe problema, o que falta para o pais ‘e uma presidente estadista,o ultimo foi getulio..
    Dito isso uma explicaçao..
    Basta o presidente chamar rede nacional e explicar aos cidadoes que financiar obras no estrangeiro gera trabalho no brasil e que o dinheiro do financiamento vai voltar..
    Mas isso Nao vai acontecer, primeiro pq lula Nao tem coragem e segundo pq o desejo de ser aceito pela classe dominante, incluida os donos de jornais, que hoje tem banqueiros ou agencias de investimentos.
    A pergunta que fica ‘e..

    Pq lula quis ser presidente,
    pra Nao mudar nada?

    Nao vai enfrentar nada?

    Bastava explicar tudo pra populaçao e a midia iria gritar,mas hoje pouca gente liga pra midia…mas repito falta coragem,lula fala..fala mas nao muda nada.

  2. Pior é que às vezes eu acabo achando eles é idiotas mesmo. Sim, porque, a priori há que se pensar tratar-se de soldados do Departamento de Estado americano, a verberar as instruções passadas de que o Brasil não pode ir além de fornecedor de commodities, naturalmente negociadas em Chicago e Nova Iorque… a “civilização do agro”, eternamente dependente. Só que de vez em quando aflora-me um desespero maior, de que possamos estar sendo conduzidos por idiotas. Que gratuitamente pressionam os administradores a fazerem burradas. DESESPERADOR!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador