Consumidor busca menos crédito em abril

Na variação acumulada em 12 meses, o indicador registrou queda de 4,9%

Jornal GGN – O indicador de Demanda por Crédito do Consumidor apontou queda de 1,4% na avaliação mensal contra março, na série de dados com ajuste sazonal, segundo dados nacionais apurados pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Na variação acumulada em 12 meses, a queda foi de 4,9%. Já na avaliação contra o mesmo mês do ano anterior, o indicador obteve retração de 4,3%.

Considerando os segmentos que compõe o indicador, a avaliação mensal dessazonalizada mostrou que nas instituições financeiras houve queda de 5,1%, enquanto para o segmento não-financeiro a variação foi positiva, registrando 1%.

Segundo a consultoria, a grande incerteza econômica gerou um cenário bastante adverso para o consumidor em 2015 e que permanece em 2016. “A gradual deterioração da economia contribuiu decisivamente para piora do índice e que agora, de forma tímida, tenta se recuperar. Fatores como a alta das taxas de juros e inflação consistentemente elevada são apenas algumas das variáveis condicionantes deste resultado. O aumento do desemprego diminuiu a renda das famílias, e que gera como consequência, um consumidor bastante cauteloso. Assim, a expectativa é que a demanda por crédito continue em território negativo, tornando a obter crescimento somente a partir de 2017”.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome