Cientistas Alemães Sugerem Uma Super WiFi Gratuita Nas Ondas da TV Antiga

A faixa de frequências da TV antiga poderia ser usada para transmitir uma nova super Wi Fi, evitando a sobrecarga das redes móveis, e impulsionar a economia, em vez de ser leiloada pelo maior lance à indústria do 4G, dizem os cientistas do Instituto de Tecnologia de Karlsruhe (KIT), na Alemanha.

O direito do uso dessa faixa de frequências está sendo leiloado pelos governos devido à mudança de analógico para a transmissão digital. O WiFi atual é transmitido através de redes locais (WLAN), na faixa de 2 GHz, ou acima, e, portanto, tem um alcance limitado. Transmitindo WiFi nas frequências de TV antiga cobriria uma área muito mais ampla, com maior claridade de sinal, por utilizarem frequências muito baixas.

E em vez de leiloá-las, principalmente para redes de telefonia móvel, os governos poderiam usá-las como redes Wi-Fi gratuitas, tornando obsoletos os caros serviços de telefonia móvel 4G.

“Tal movimento poderia também trazer uma série de benefícios econômicos”, os cientistas afirmam.

“A implementação de nossa abordagem traria mais vantagens. Os indivíduos, as instituições e as empresas sofreriam menos dependência das redes de comunicações móveis, de elevado preço, na condução de sua comunicação digital. Isso, também, traria grande benefício econômico”, disse Arnd Weber, do Instituto de Avaliação de Tecnologia e Análise de Sistemas (ATIs) do KIT, ao site Factor, que cobre os últimos desenvolvimentos em tecnologia e ciência.

Weber e seu colega Jens Elsner planejam apresentar o trabalho na Conferência da Comunicação do Rádio Mundial (WRC) da ONU, no próximo ano. A WRC decidirá o destino dessa frequência.

O grande desafio será convencer os governos que tal mudança será mais vantajosa. Seus argumentos para sensibilizá-los serão os ganhos financeiros, que ao longo prazo superará em muito os benefícios de curto prazo com a venda das frequências de TV antigas para quem tem os recursos.

O ganhador do Nobel de Economia, Ronald Grosso, não concorda, e disse que as frequências deveriam, de fato, serem leiloadas para se certificar que serão utilizadas de forma eficaz, sendo que os governos deveriam usar os recursos provenientes das vendas para financiar outras coisas.

Outros argumentaram que, se usado para WiFi, o congestionamento tornaria impraticável essas redes de frequência mais baixa, embora os cientistas do KIT afirmam que aplicando a tecnologia correta isso não aconteceria.

Veja mais nos links:

http://www.factor-tech.com/category/connected-world/

http://rt.com/news/208727-analogue-tv-frequencies-wifi/

http://www.kit.edu/kit/pi_2014_15976.php

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador