Como calcular imposto de renda sobre investimentos?

Primeiro semestre do ano é bastante agitado no mundo das finanças. Além de matrícula e materiais escolares, também há a necessidade de pagar IPVA e IPTU. Mas uma obrigação é a que mais preocupa os brasileiros: o Imposto de Renda.

A boa notícia é que, hoje em dia, tudo pode ser feito através da internet. O processo não é complicado, mas quem tem dificuldades pode contar com o auxílio de um contador, por exemplo. Se você ainda tem dúvidas, é melhor pedir ajuda para evitar o pagamento de multas!

Quem trabalha há um bom tempo está familiarizado com a incidência do IRPF sobre seu salário mensal. Mas nem todo mundo sabe como funciona o pagamento de imposto sobre investimentos.

O imposto de renda incide sobre alguns investimentos, como o Tesouro Direto, CDB e ações por exemplo. Outras modalidades são isentas, a exemplo da poupança, da LCI e da LCA. Porém, apesar da isenção, estes investimentos devem constar na prestação de contas anual.

Uma das dúvidas mais frequentes na hora de investir dinheiro é o cálculo do imposto a ser pago sobre as transações na bolsa de valores. Quem é iniciante pode ficar temeroso, mas na verdade esse cálculo é bastante simples.

O primeiro passo é calcular o ganho de capital no mês. Neste caso, o investidor deverá aferir o valor médio de custo de cada ação adquirida. É possível deduzir custos com corretagem, por exemplo. A seguir, será necessário calcular o preço médio da ação, seguindo os mesmos princípios da contagem anterior.

Por fim, faça a subtração de um valor pelo outro (preço médio – custo médio). Com isso, será possível descobrir o lucro sobre cada operação. Somando-se os cálculos de cada ativo, teremos o lucro total do mês. Um detalhe importante: esse cálculo se aplica a operações que duraram ao menos um dia, isto é, não vale para transações de Day-Trade.  

Além de saber o lucro mensal obtido, também é necessário mensurar os prejuízos. Dessa forma, é possível compensar as perdas e, em alguns casos, ficar isento do pagamento em determinado mês.

O último passo é calcular o imposto devido, caso tenha obtido lucro superior a R$ 20.000 na bolsa. Nessa situação basta multiplicar o lucro por 15% e pagar o valor correspondente. O pagamento pode ser feito acessando o site da Receita Federal. Na página, o investidor gerará um DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) com o código 6015, que deverá ser quitada até o último dia útil do mês seguinte.

Entender como os impostos incidem sobre cada investimento é muito importante. E saber como calcular e declarar cada um deles também é essencial. Uma última dica: mantenha uma boa organização e tenha a documentação em dia. Deste modo, caso a Receita Federal solicite esclarecimentos, será mais fácil resolver o entrave.

 
Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador