Gilmar indica que era “alvo pré-determinado” de fiscais da Receita

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Ministro do Supremo diz que auditores não têm poder para encampar investigação de caráter criminal. Além disso, afirma que trechos vazados à imprensa não demonstraram nenhum indício concreto de irregularidade

Foto: Agência Brasil

Jornal GGN – O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, só ficou sabendo que agentes da Receita Federal abriram um “trabalho” para investigar “corrupção, lavagem de dinheiro, ocultação de patrimônio e tráfico de influência” de maneira “extraoficial”. A Receita jamais notificou o magistrado ou sua esposa, a advogada Guiomar Albuquerque, também investigada, sobre qualquer indício de irregularidade em suas contas.

Em pedido de providências ao presidente do Supremo, Dias Toffoli, na quinta (7), Gilmar colocou em xeque as intenções dos auditores da Receita com a investigação que foi vazada para a revista Veja, e indicou que se sente como um “alvo pré-determinado”.

“É evidente que num Estado de Direito todo cidadão está sujeito a cumprir as obrigações previstas em lei e, consequentemente, está sujeito à regular atuação da fiscalização dos órgãos estatais. O que causa enorme estranhamento e merece pronto repúdio é o abuso de poder por parte de agentes públicos para fins escusos, concretizado por meio de uma estratégia deliberada de ataque reputacional a alvos pré-determinados.”

O ministro demandou que a Procuradoria Geral da República, o Ministério da Fazenda e a Receita Federal fossem acionados para apurar a conduta dos fiscais que teriam praticado abuso de poder. No comunicado a Toffoli, Gilmar ainda reclamou que, no vazamento de dados à imprensa, não há nenhum indício concreto de irregularidade praticado por ele ou sua esposa.

Nesta sexta (8), a Veja revelou que auditores da Receita abriram um “trabalho” para apurar crimes supostamente cometido pelo escritório de advocacia que tem Guiomar como sócia. Em trecho vazado à imprensa, os auditores alegam que o “ministro” teria agido para criar facilidades em julgamentos de interesse dos clientes da banca.

Guiomar se disse “perplexa” e colocou os documentos contábeis da empresa à disposição da imprensa. Segundo a publicação, somente no ano de 2017, a empresa teria faturado cerca de R$ 17 milhões.

Toffoli já fez os encaminhamentos às autoridades envolvidas.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

21 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Esse ministro vagabundo fechou os ohos e apoiou todos os atos ilícitos praticados pelo Judiciário, o MP, a Receita, o TCU e outros órgãos milicianos contra os presidentes Dilma e Lula. E os presidentes petistas não faturaram 17 milhões em 2017!!! Nem pesa sobre eles suspeita de venda de sentença. Como diz o ditado, cria corvos que te furarão os ohos!

  2. Gilmar Mendes e Ciro Gomes são a bola da vez dos fascistas.
    Não vai importar se eles são ou não corruptos. O que importa é desmoralizar, assassinar a reputação.

    1. Nenhum dos dois precisa de ajuda para destruir o que resta de suas reputações… Mendes, esperto que é, ja comprou casa e efetivamente vive em Portugal, na diáspora dos coxinhas (que sô podem migrar pra Portugal mesmo, são incapazes de aprender outra língua que não a materna…).
      Ja Gomes, esse é um embuste. Politico que só existe na mídia corporativa e que é vaiado toda vez que fala em alguma manifestação publica; ontem foi vaiado em Salvador. Sem condições psicológicas de exercer qualquer cargo publico.

    2. Em abril será julgada a legalidade ou não da prisão em segunda instância. De acordo com a atual posição de Gilmar, e de mais 5 ministros, Lula estaria livre.
      É óbvio que já começou a pressão e o ataque midiático-golpista.
      Por que não o investigaram quando ele soltava tucanos e marajás de todas as estirpes a tordo e a direito?

  3. Todo juiz delinquente deve, sim, ser escrachado em praça pública, se comprovado seus malfeitos. Mais ainda, qualquer um deles, que tiver comprada a sua delinquência, deverá ter uma pena três vezes superior a de um delinquente comum. Os motivos para tanto, além do crime principal, não faltariam pela traição ao cargo, a instituição, ao juramento, a população e a nação. Pau neles, sem dó!

  4. Não tenho porque sair em defesa de Gilmar Mendes, mas me chama atenção o fato de que na semana passada um certo jornal ligado ao exército de robots da rede, lança uma campanha para o impeachment de membros do STF, nesta semana, na camara querem instaurar uma cpi do judiciário. Uma deputada pretende revogar a PEC da bengala para abrir caminho para o presidente indicar um número enorme de ministros de STF. As propostas de Moro são apresentadas querendo enfraquecer mais ainda a constituição e para isto pretende o silêncio ou conivência do STF. Notícias recentes atacam Levandowski. Me parece que são notícias e movimentos demais na direção do STF.
    E como tudo nestes últimos tempos eu vejo que as noticias redes e robots, e bolhas etc… espontaneamente vão sempre na mesma direção e pautam o governo.
    Para não acusar apenas as redes, temos a nossa mídia televisiva e impressa, fazendo uma campanha total para a reforma da previdência. Uma reforma sobre a qual nada sabemos, mas que segundo a imprensa é imprescindivel que seja aprovada. !!!!!!!!!!!!!!!!!

  5. Mas tenho ainda um outro comentário: Gilmar deveria lembrar das violações dos direitos de um cidadão, quando tantas coisas foram violadas para resultar no golpe que está ai. Estes senhores foram matando a propria instituição e agora parecem ser a bola da vez. Como o PSDB, acreditavam que podiam terceirizar o serviço sujo, terceirizando o poder.

  6. Gilmar é peça chave no julgamento que se avizinha em abril, sobre a prisão em segunda instância, que, se decidida de acordo com a atual posição do ministro, significaria a liberdade de Lula.
    Já começou a pressão e o ataque midiático-golpista.

  7. O ex presidente Luis Inacio da Silva quando questionado por Gilmar Mendes “FOI AS FALAS” exonerou o chefe da policia federal dr Paulo Lacerda no ato.Nunca o ex presidente Lula perseguiu como se ve o doentio judmoro ja mostrando para que veio.A rata ja esta farejando o lugar no STF.

  8. Kkkkk, “alvo pré-determinado”, seu Gilmar?
    E o que dizer sobre o eterno presidente Lula? Alvo escolhido a dedo para um perseguição brutal, infernal, macabra apoiada e conduzida por vocês do stf ?
    Só falta o soldado e o cabo para fechar esse puteiro não é mesmo?

  9. Gilmar você foi um grande entusiasta do direito penal do inimigo. Mexeu todos os pauzinhos para abrir o processo de cassação de Dilma, só que não esperava que entraria em julgamento com Temer na presidência. Aí deu um cavalo de pau no seu voto e citou uma frase histórica que abriu o processo contra Dilma para discussão mas nunca para punir. Cara de pau na melhor das hipóteses. Ainda impediu Lula de assumir o ministério da Dilma e fez ouvidos de mercador para Moreira Franco com Temer. Então, Gilmar, ser legalista por conveniência tem seu preço, agora abane seu carvão molhado com esses toscos que você ajudou a colocar nos cargos máximos do país

  10. Se vazou o IR é crime, fora isso, assim como faz com os simples mortais, deve o IR dele ser investigado mesmo. Quanto às viúvas do Lula, deveriam se envergonhar.em defendê-lo, pois é um cara sem qualquer capacidade para governar o país, que se entregou na mão de empresários junto com a sua turma, e aproveitou para tirar o dele e da prole. Uma vergonha a pensão de anistiado que o cretino recebe, por ter ficado detido por dias na PF, por incitação a greve.

  11. Vazamentos ilegais tem, sim, que ser tratados como crime. Porém, essa blindagem é imunidade que autoridades usufruem têm que acabar já. Todos os suspeitos têm que ser investigados: seja por desvio de conduta, abuso do poder, corrupção da lei e da sua interpretação, favorecimento, parcialidade, seletividade, perseguição, partidarismo, ganância, ambição, conivência, omissão ou qualquer favorecimento ou prejuízo pessoal ou à terceiros. Já é hora de penalizar rígida e exemplarmente quem se acha acima da lei e da ordem.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador