O viés urbano do Datafolha

Por Marcelo B

Nassif,

O que você acha da possibilidade de que o Datafolha superestima a intenção de voto dos candidatos com desempenho melhor nas cidades grandes?

Digo isto porque constatei que nas décadas de 1980 e 1990, quando o PT tinha desempenho melhor nas cidades grandes do que nas cidades pequenas, a intenção de voto nos candidatos do PT apontada pelo Datafolha era maior do que pelos outros institutos. Já a Dilma, que em 2010 e 2014 vai melhor nas cidades pequenas do que nas cidades grandes, pontua pior no Datafolha do que nos outros institutos.

O Aécio, que tem desempenho semelhante nas cidades grandes e pequenas, tem desempenho semelhante apontado pelo Ibope e pelo Datafolha. A Marina Silva, que tem desempenho melhor nas cidades grandes, pontua melhor no Datafolha do que no Ibope. No Rio de Janeiro, onde o Lindberg tem base semelhante à dos petistas mais antigos, com desempenho melhor nas cidades maiores, ele tem 12% de acordo com o Datafolha e 9% de acordo com o Ibope.

Por outro lado, este erro seria evitável, porque as amostras são estratificadas. Procura-se que na amostra de entrevistados, a proporção de pessoas por tamanho de município seja igual à da população como um todo. Se este erro realmente ocorre, não sei porque ocorreria, não sei como uma estratificação poderia falhar.

Por LN
Os institutos de pesquisa definem uma amostragem de acordo com o conceito de regiões homogêneas e proporção de classe social, gênero e idade.

Todos os Institutos – com exceção do Datafolha – entrevistam os pesquisados em suas residências. Por questão de economia, o Datafolha entrevista-os em pontos de concentração.

Acontece que o público em pontos de concentração é diferente do público em casa. Há graus diversos de sociabilidade e de influência na formação de opinião.

Luis Nassif

26 Comentários

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  1. ”Todos os Institutos – com

    ”Todos os Institutos – com exceção do Datafolha – entrevistam os pesquisados em suas residências. Por questão de economia, o Datafolha entrevista-os em pontos de concentração.”

     Curioso vc se ater a esses detalhes de uma renomada instituição que acerta sempre como o DtaFolha.

        Seria mais interessante,que vc dirigisse seus esfrços matemáticos ao Vox Populi que erra sempre e sempre em favor do governo—qualquer governo

                              Que tal?

  2. Entrevistar o público em

    Entrevistar o público em pontos de concentração é muito diferente mesmo. O indivíduo está de passagem, com algum objetivo a cumprir. É abordado para ser pesquisado, sua atenção não estará tão focada como se estivesse em casa. Isso faz com que ele responda apressadamente, aceitando as perguntas que, já sabemos, são direcionadas para os candidatos preferidos pelo Datafolha.

  3. Ainda assim, o Datafolha foi

    Ainda assim, o Datafolha foi o único instituto a acertar que haveria segundo turno entre Dilma e Serra em 2010.

    O Vox Populi dava a vitória de Dilma no primeiro turno como certa.

    ***

    Agora, mudando de assunto:

    Vocês repararam na ilustração da “reportagem” da Veja sobre a coitada da Marina?

    A Dilma aparece como uma bruxa malévola pilotando um trator contra uma pobre arvorezinha que representa a Marina.

    Mais direto, impossível.

  4. Concordo com o viés

    e concordo com a explicação dada pelo Nassif.

    por grande coincidência eu e Tagutti conversamos sobre isso mesmo estes dias.

    Os institutos precisam seguir normas quanto a estratificação. Um % x de pessoas de renda familiar entre 2 e 5 s.m., por exemplo.

    Datafolha fazer pesquisa em pontos de tráfego parece sim ser por economia e/ou para obter velocidade. Para eles é relevante, só o Datafolha faz pesquisas com 10 mil pessoas. (Ibope precisa somar pesquisas estaduais para chegar a isso.)

    E as pessoas de uma faixa de renda familiar que trabalham e circulam podem ter opinião diferente das pessoas da mesma faixa de renda que ficam em casa.

    Eu já tinha percebido isso em 2010. Acho que há um certo viés classista no Datafolha, não acho que seja intencional.

    Grosso modo, muito grosso modo mesmo, se descontarmos uns 2 pp do candidato que parecer mais “à direita”, serve de regra de padaria para aproximar Datafolha ao Ibope.

    À medida que a campanha chega ao fim, as opiniões se solidificam e o conhecimento sobre candidatos se espraia. Aí parece haver uma convergência entre os subgrupos (residência / ponto de concentração) de um mesmo estrato social.

    E desse modo, perto das eleições, Ibope e Datafolha se aproximam.

    Mas tudo isso só altera, se tanto, os patamares de intenção de votos. As tendências são captadas igualmente bem por ambos os institutos, resultam em curvas quase paralelas mas convergentes.

     

     

    1. E o viés aqui é…

      o seguinte Gunter.

      Se uma pessoa, como vc fez em seu comentário, não desce a lenha nos adversários do PT, ganha uma “estrelinha”, se cai de pau, independente dos argumentos, ganha 5.

      1. Aqui se publica todas as opiniões

        Bem pior são os blogs ditos limpinhos e reaças que não publica na que não esteja de acordo com a opinião do dono. Nossa opinião é democrática, lá? Ditadura! Qual blog prefere frequentar?

        1. Falácia.

          Vc cometeu uma falácia, aliás, das mais utilizidas, que é falar erro do outro para justificar o erro mencionado.

          Não menciono aquelas porcarias por um simpels fato : são porcarias.

          Não é por isso que aqui e os demais ditos blogs “progressistas” tem que se tornar tão vis qto, virando um ninho de petistas movidos mais pela emoção que pela razão.

          Não digo que aqui é um blog vil ,as alguns dos blogs “progreesistas”, como o tal Cafézinho é repugnante. Petista discarado.

          A Democracia independete do PT, ou de qualquer partido. Pena a maioria que frequenta aqui não entender isso.

      2.   E daí?? Essa coisa de

          E daí?? Essa coisa de estrelinha é pra jardim da infância. O que importa é o argumentar (réplicas, etc), não se acharam o comentário supimpa ou bobo, chato e feio.

        1. Lamentável.

          Que argumento estúpido.

          A estrelinha aqui é avaliação de comentário, óbvio que tem relevância.

          Vc fala de argumento e comete essa preciosidade ?

           

  5. Por isso que eu digo que a

    Por isso que eu digo que a Dilma leva no primeiro turno,aqui no nordeste aonde nós digitamos o 1 e o 3 com as tripas ou seja,votamos com o estômago a Dilma tem 75% dos votos validos.Saravá!

  6. Toda, toda pesquisa por

    Toda, toda pesquisa por amostrgem tem algum viés. Caso contrário, como dizia o Brizola, alguém atépoderia excogitar a posibilidade de se abolir as eleiçoes. Seja a amostra domiciliar, ponto de fluxo ou mesmo teleefônica, cada uma tem seu viés. Qem tem telefone ou não; quem está no trablho ou não; quem está em casa ou não… E por aí vai.

    Nada disso tem a ver com manipulação (que pode haver ou não independentemente disso).

    O que mais me preocupa é o controle das equipes estado por estado. Contrata-se um pessoal que “costuma” fazer os trabalhos, o campo, mas nao se tem quase nenhum controle sobre a coleta.

    Alguns institutos, com seus exterminadores de custos, às vezes mandam questoinário imensos com cotas por sexo idade, local, etc. quase irrealizáveis e eu me pergunto: qual o mecanismo de controle? A confiançapura e simples.

    1. Existe controle sim. É feita

      Existe controle sim. É feita uma conferência em parte dos questionários, pra saber se o pesquisadorrealmente assinalou p que os entrevistados responderam.  Se tiver problemas, todos os questionários de um entrevistador podem ser descartados.

      Gostei do “PJ não vota!”

  7. Pesquisa Eleitoral-BR-00632/2014—VoxPopuli/TV Record

    TSE—Sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais (PesqEle),
    Data de registro: 09/09/2014—-Data de divulgação: 14/09/2014—Data de início: 13/09/14 Data de término: 14/09/14 Entrevistados: 2000
    Eleição: Eleições Gerais 2014—Cargo(s): Presidente—Abrangência: BRASIL
    Empresa contratada: VOX OPINIÃO PESQUISA E PROJETOS LTDA
    Contratante: RÁDIO E TELEVISÃO RECORD S.A. – CNPJ:60628.369/0001-75
    Origem dos recursos: RÁDIO E TELEVISÃO RECORD S.A. – CNPJ:60628.369/0001-75
    Pagante do trabalho: RÁDIO E TELEVISÃO RECORD S.A. – CNPJ:60628.369/0001-75–Valor (R$): 220.000,00
    Estatístico responsável: MARIA CECÍLIA SACRAMENTO SOUZA—Registro do estatístico no CONRE: 5ª REGIÃO Nº 8641—Registro da empresa no CONRE:
    Metodologia de pesquisa: Pesquisa quantitativa, que consiste na realização de entrevistas pessoais, com a aplicação de questionários estruturados e padronizados junto a uma amostra representativa do eleitorado da população brasileira.

    Plano amostral e ponderação quanto a sexo, idade, grau de instrução e nível econômico do entrevistado, margem de erro e nível de confiança: Plano Amostral: a) Público pesquisado: eleitores no Distrito Federal e em todos os estados brasileiros, exceto do estado de Roraima. b) Tipo de amostra: A amostra é estratificada por cota, distribuída proporcional ao eleitorado de cada região (Centro Oeste, Norte, Nordeste, Sul e Sudeste). Dentro de cada região as entrevistas foram distribuídas pelos estados e a partir daí foram selecionadas amostras probabilísticas de conglomerados em três estágios: 1º estágio: seleção probabilística de municípios, através do método PPT (Probabilidade Proporcional ao Tamanho), tomando como base o número de eleitores de cada município; 2º estágio: seleção aleatória dos setores censitários ou bairros dentro do município; 3º estágio: seleção dos respondentes dentro dos setores censitários ou bairros através de uma quota proporcional de Gênero, Idade, Escolaridade e Renda Familiar, de acordo com o perfil da população em estudo. As entrevistas foram pessoais e domiciliares. Fonte de dados: IBGE, Censo 2010 e PNAD 2012 TSE, Cadastro de Eleitores 2014 c) Tamanho da amostra: 2.000 entrevistas. d) Ponderação: Devido à metodologia amostral adotada as proporções quanto a sexo, idade, escolaridade e renda familiar da amostra são as mesmas do universo pesquisado, com base no Censo Demográfico de 2010 – IBGE e no Cadastro de Eleitores 2014 do TSE. Portanto, os fatores de ponderação a serem aplicados nas variáveis sexo, idade, escolaridade e renda familiar assumem valor igual a 1(um). e) Área física de realização da pesquisa: A ser informada e fornecida conforme artigo 2º, inciso X 5º § da Resolução 23.400 do Tribunal Superior Eleitoral – TSE datada de 27 de dezembro de 2013. f) Intervalo de Confiança/Margem de Erro: O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. g) Checagem: Logo após a realização da coleta de dados, é feito o trabalho de checagem das entrevistas junto aos respondentes. O objetivo é, sobretudo, garantir que a entrevista foi realmente realizada e verificar como o respondente se sentiu em relação à pesquisa. Há perguntas do questionário que são reproduzidas para certificarmos de sua correta aplicação e há outras questões que se referem exclusivamente à performance do entrevistador. São aproximadamente 20% dos respondentes de cada entrevistador que irão receber o contato dos checadores.

    Sistema interno de controle e verificação, conferência e fiscalização da coleta de dados e do trabalho de campo: Para a realização da pesquisa será utilizada uma equipe de entrevistadores e supervisores devidamente treinada para este trabalho. Após os trabalhos de campo, os questionários são submetidos a uma fiscalização que consiste no retorno a campo de 20% dos questionários aplicados individualmente pelos entrevistadores, para verificação das respostas e da adequação dos entrevistados aos parâmetros amostrais.

    Dados relativos aos municípios e bairros abrangidos pela pesquisa. Na ausência de delimitação do bairro, será identificada a área em que foi realizada a pesquisa (conforme §6º. do art. 1º. da Resolução-TSE nº. 23.400/2013, o pedido de registro será complementado pela entrega destes dados ao Tribunal Eleitoral em um prazo de até 24 horas, contado da divulgação do respectivo resultado): Será encaminhado após divulgação.

    Questionário completo aplicado ou a ser aplicado (formato PDF): Questionario_Nacional_VR.pdf

    Arquivo com detalhamento de bairros/municípios (formato PDF): Não há arquivo para detalhamento de bairros/municípios.

    url:
    http://pesqele.tse.jus.br/pesqele/publico/pesquisa/Pesquisa/visualizacao

     

  8. Dilma pode vencer no primeiro turno

    Não sou cientista político, mas diria que considerando que não há manipulação nas pesquisas eleitorais, parte do eleitorado pode estar revisando a intenção impulsiva de voto em Marina Silva, e também considerando a melhoria na avaliação do Governo da Presidenta Dilma, diria que boa parte deste eleitorado vai se definir pela Presidenta Dilma.

    Como podemos observar nas pesquisas do Ibope e do Datafolha, no primeiro momento após a morte de Eduardo Campos, aumentou a intenção de votos em Marina Silva e diminui o o número de indecisos e o de nulos e brancos.

    Vamos aguardar as próximas pesquisas eleitorais, caso confirmem a queda de Marina Silva, a vitória da Presidenta Dilma Rousseff no primeiro turno se tornará dentro do campo das possibilidades. altamente provável.

    Agora considerando que houve manipulação nas pesquisas com o objetivo de forçar o PSB a indicar Marina Silva como substituto de Eduardo Campos, com a proximidade das eleições os resultados serão mais próximos aos da realidade, apenas com a margem de erro no limite e a favor dos candidatos apoiados pela maior parte da grande mídia.

    De qualquer maneira é difícil de explicar que a Presidenta Dilma tenha mais de 40% de avaliação pessoal pelo eleitorado, e apenas 30% de intenção de votos desde mesmo eleitorado.

    Nesta recente pesquisa eleitoral temos,

    Dilma(PT) com 39%, mas na verdade pode estar com 41%(margem de erro),
    Marina Silva com 31%, mas na verdade pode estar com 29%(margem de erro),
    Aécio(PSDB) com 15%, mas na verdade pode estar com 13%(margem de erro),
    Demais candidatos estão com 2%(lembrar que já tiveram mais de 8% nas pesquisas anteriores), mas na verdade poderiam estar com menos de 1%(margem de erro),
    O que daria 41% para Dilma(PT) a menos de 43% para os demais candidatos, mais três semanas de horário eleitoral, dá para tirar a diferença e vencer no primeiro turno por um voto, vamos torcer, está difícil,  mas é possível.

    Margem de erro é margem de erro, para cima ou para baixo.

    Além disso está dentro do campo das possibilidades, princialmente considerando os mais de 20 milhões de empregos com carteira assinada criadas no Governo do Presidente Lula e da Presidenta Dilma, isto sem falar nos aumentos reais do Salário Mínimo, nas milhões de casas e apartamentos construídos pelo Programa Minha casa Minha Vida, nos milhares de novos universitários e universitária de baixa renda com o Pró-Uni, na expansão exponencial do crédito destinado ao consumo.

    Vamos aguardar as próximas pesquisas eleitorais, caso confirmem a queda de Marina Silva, a vitória da Presidenta Dilma Rousseff no primeiro turno se tornará dentro do campo das possibilidades. altamente realizável.

  9. Tô sentindo um cheiro de “Proconsult 2” no ar .

    Se o PT não ficar em alerta é capaz de Dilma acabar sendo surrupiada na urna eletrônica .

    A CIA e bandoleiros associados são capazes de tudo (derrubam aviões etc..) para impedir qualquer a ascenção de políticos que possam obstaculizar a rapinagem do capital transnacional .

    As empresas de pesquisas eleitorais criam um clima de empate técnico e a CIA / NSA concluem o “serviço” .

  10. viés

    Achei muito interessante o estudo. Procede.

    A meu ver, empiricamente, existe um viés mais importante.

    Será que “passaria” pela vontade do dono se o resultado da pesquisa fosse contrário à sua  espressa vontade? 

    Como acreditar nos resultados de pesquisa feita por um jornal que já publicou uma ficha falsa da atual presidenta na primeira folha, em vespera de eleição?

  11. Estatisticamente falando

    Não creio que a questão de pesquisa domiciliar ou em pontos de fluxo traga grandes diferenças (sim, pode influenciar).

    A questão é que nenhum desses institutos, teoricamente, pode vender a margem de erro que alardeiam. Pois a grande maioria usa as chamadas “cotas” (cada entrevistador deve pesquisar ‘n’ pessoas de tal faixa de diade, renda, etc..) e isso praticamente liquida a aleatorieda exigida neste tipo de estudo  (ou seja, produz um viés não controlável).

    Portanto, essas pesquisa não devem ser lidas NUNCA do seguinte modo: Fulano tem X pontos a frente de Beltrano. E sim, se o candidato A está em primeiro, com aprencia de queda ou subida nas intenções de voto etc…  O ideal seria fazer uma média com todos os levantamentos feitos na mesma semana.

    OBS; As pesqusias, pra serem divulgadas, devem ser rastreáveis (tem que ter o nome, telefone de quem respondeu, pra poder “triar a prova” se for preciso)

    OSB2: As pesquisas são de intenção de voto. A pessoa pode escolher um candiato e nem ir votar ou errar o número e aluar sem querer. Não tem como as pesquisas controalem este tipo de coisa

    OBS3: Além disso, quais insitutos pesquisam a zona rual (aprox 15% do eleitorado)?

    Por último, nas ultimas eleições o Datafolha tem acertado mais que os demais institutos e na minha opnião de estatístico, é pura sorte.

  12. eu acredito só na urna,
    mas o

    eu acredito só na urna,

    mas o antonio carlos levantou uma lebre preocupante,

    as empresas de pesquisa fazem o jogo do empate técnico e a cia interfere nas urnas….

     

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