São Bernardo e a educação especial

(Comentário ao post MEC nega fechamento de escolas especiais)

Nassif,

Lamento, mas sua amiga demonstra certo desconhecimento do que seja Educação Especial, apesar de trabalhar na área. Provavelmente isto se deve ao tempo, pois a educação especial evoluiu muito e se especializou cada vez mais.

Em primeiro lugar, dificuldade de aprendizagem não é educação especial. Crianças com dificuldade de aprender não podem ser rotuladas como deficientes e são objeto do trabalho da pedagogia convencional. Se elas não aprendem é porque as ferramentas da pedagogia ainda não foram aplicadas com assertividade.

Mas é claro que ao se falar em Escola Inclusiva também se está falando em também melhorar o atendimento à criança com dificuldade de aprendizagem, ao excluido socialmente, etc…

Em segundo lugar, a educação especial não dintingue deficiência mental da física. Ambas sempre foram trabalhadas na educação especial e no conceito de Escola Inclusiva.

Em terceiro lugar, a inclusão do surdo na escola regular não se dá da forma atrabalhoada que ela coloca, inserind-o de qualquer maneira em classes de ouvintes. A Prefeitura de São Bernardo teve que trabalhar uma pedagogia específica para e providenciar profissionais para atender suas necessidades.

Não sei como alguém, principalmente um profissional da área, pode afirmar que as escolas especiais para surdos foram extintas para a “inclusão” em classes de ouvintes sem qualquer suporte e adaptação curricular. Isso com certeza seria um crime dos mais graves aos seus direitos!

Não conheço São Bernardo do Campo, mas uma rápida pesquisa na internet revela que foram feitos diversos concursos para atender especificamente a inclusão do surdo na escola, com a contratação de profissionais específicos.

A cidade também conta com uma Comissão Municipal de Acessibilidade de São Bernardo do Campo, que, entre outras coisas, promove cursos de formação para professores.

http://www.saobernardo.sp.gov.br/comuns/pqt_container_r01.asp?srcpg=conc…

http://www.saobernardo.sp.gov.br/comuns/pqt_container_r01.asp?srcpg=noti…

Acho que sua amiga, Nassif, fez a defesa do modelo que gosta e não a exposição da situação naquela cidade.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador