Somos independentes? Programa “Fala, Fads” desta quarta, às 18h, faz provocações sobre 7 de Setembro

A independência política proclamada há 200 anos diz algo aos milhares de brasileiros que voltaram para baixo da linha da miséria?

“200 anos de dependência”, provoca o programa “Fala, Fads”, na TVGGN, nesta quarta-feira, 7 de setembro de 2022, data cívica na qual aproveitamos o feriado nacional para refletir: somos mesmo independentes? Ou a independência política proclamada há exatos 200 anos não diz muito aos milhares de brasileiros que voltaram para baixo da linha da miséria?

Vamos debater se somos realmente soberanos ou se nossa política energética foi entregue à sanha do grande capital internacional, mesmo tendo reservas de petróleo e produção de energia hidrelétrica de fazerem inveja aos mais desenvolvidos dos países. E também os motivos que levam ao paradoxo: como pode uma sociedade se orgulhar tanto de ser um dos maiores “celeiros do mundo” enquanto mais de 60 milhões de brasileiros não tem renda suficiente para se alimentarem corretamente e 33 vivem em situação de fome. 

Assista a partir das 18h30 no link abaixo:

Para discutir esses assuntos, convidamos:

André Luzzi – ativista alimentar, tem formação em relações internacionais pela PUC, é mestre em História Social pela USP e doutor em Saúde Pública também pela USP. Integra o Instituto Alimentação e Poder, e é membro do Mecanismo da Sociedade civil e povos indígenas para as relações com o Comitê de Segurança Alimentar da FAO. Integra o Fórum Paulista de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional;

Arthur Bob Ragusa – dirigente sindical do Sindipetro Unificado de São Paulo e da FUP. Ingressou na Petrobrás em concurso de 2008, para o cargo de operador de refinaria. É técnico formado pelo Colégio Técnico da Unicamp (COTUCA) e atualmente cursa Administração Pública na Unicamp;

Gilberto Cervinski – engenheiro agrônomo pela UFSM, especialista em Economia Política pela UFES, especialista em Energia e Sociedade no Capitalismo Contemporâneo pela UFRJ e Mestrado em Energia pela UFABC. É membro da Coordenação Nacional do MAB e integrante da Plataforma Operária e Camponesa da Água e Energia

Tamires Almeida Cruz de Paula – bacharel em Direito, militante da Juventude do PT e integrante da coordenação estadual do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB/SP), na luta por um projeto energético popular e por uma sociedade justa e igualitária, integrando ainda o setorial de Energia do PT/SP.

A âncora do debate será Perla Müller, advogada graduada e mestre em Direito pela UNESP; vice-presidenta da Comissão de Direitos Humanos da 12ª Subseção da Seccional Paulista da OAB; coordenadora do Núcleo de Estudo e Formação Política “David Aidar” de Ribeirão Preto e secretária estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento do PT/SP.

Para saber mais sobre a FADS, acesse nosso perfil https://www.facebook.com/falafads.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador