4 de julho de 2026

Somos independentes? Programa “Fala, Fads” desta quarta, às 18h, faz provocações sobre 7 de Setembro

A independência política proclamada há 200 anos diz algo aos milhares de brasileiros que voltaram para baixo da linha da miséria?

“200 anos de dependência”, provoca o programa “Fala, Fads”, na TVGGN, nesta quarta-feira, 7 de setembro de 2022, data cívica na qual aproveitamos o feriado nacional para refletir: somos mesmo independentes? Ou a independência política proclamada há exatos 200 anos não diz muito aos milhares de brasileiros que voltaram para baixo da linha da miséria?

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Vamos debater se somos realmente soberanos ou se nossa política energética foi entregue à sanha do grande capital internacional, mesmo tendo reservas de petróleo e produção de energia hidrelétrica de fazerem inveja aos mais desenvolvidos dos países. E também os motivos que levam ao paradoxo: como pode uma sociedade se orgulhar tanto de ser um dos maiores “celeiros do mundo” enquanto mais de 60 milhões de brasileiros não tem renda suficiente para se alimentarem corretamente e 33 vivem em situação de fome. 

Assista a partir das 18h30 no link abaixo:

Para discutir esses assuntos, convidamos:

André Luzzi – ativista alimentar, tem formação em relações internacionais pela PUC, é mestre em História Social pela USP e doutor em Saúde Pública também pela USP. Integra o Instituto Alimentação e Poder, e é membro do Mecanismo da Sociedade civil e povos indígenas para as relações com o Comitê de Segurança Alimentar da FAO. Integra o Fórum Paulista de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional;

Arthur Bob Ragusa – dirigente sindical do Sindipetro Unificado de São Paulo e da FUP. Ingressou na Petrobrás em concurso de 2008, para o cargo de operador de refinaria. É técnico formado pelo Colégio Técnico da Unicamp (COTUCA) e atualmente cursa Administração Pública na Unicamp;

Gilberto Cervinski – engenheiro agrônomo pela UFSM, especialista em Economia Política pela UFES, especialista em Energia e Sociedade no Capitalismo Contemporâneo pela UFRJ e Mestrado em Energia pela UFABC. É membro da Coordenação Nacional do MAB e integrante da Plataforma Operária e Camponesa da Água e Energia

Tamires Almeida Cruz de Paula – bacharel em Direito, militante da Juventude do PT e integrante da coordenação estadual do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB/SP), na luta por um projeto energético popular e por uma sociedade justa e igualitária, integrando ainda o setorial de Energia do PT/SP.

A âncora do debate será Perla Müller, advogada graduada e mestre em Direito pela UNESP; vice-presidenta da Comissão de Direitos Humanos da 12ª Subseção da Seccional Paulista da OAB; coordenadora do Núcleo de Estudo e Formação Política “David Aidar” de Ribeirão Preto e secretária estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento do PT/SP.

Para saber mais sobre a FADS, acesse nosso perfil https://www.facebook.com/falafads.

Redação

Curadoria de notícias, reportagens, artigos de opinião, entrevistas e conteúdos colaborativos da equipe de Redação do Jornal GGN

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados para você

Recomendados