Com Moro na mira, CNJ inclui correição da Lava Jato na pauta de julgamento desta terça (16); assista na TVGGN

Ana Gabriela Sales
Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.
[email protected]

Correição revela “indícios consistentes” da prática de delitos nos palcos da extinta Operação Lava Jato. Juíza e desembargadores já foram afastados nesta segunda-feira

CNJ condena juiz Edevaldo de Medeiros com 180 dias de disponibilidade. | Foto: Divulgação/CNJ

O presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luís Roberto Barroso, incluiu na pauta desta terça-feira (16) o julgamento da correição extraordinária feita na 13ª Vara Federal de Curitiba e na 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), principais palcos da Operação Lava Jato em primeira e segunda instâncias. Assista a sessão, ao vivo, na TVGGN.

A inspeção foi determinada em maio de 2023 pelo corregedor-geral de Justiça, ministro Luís Felipe Salomão, após uma série de reclamações apresentadas contra juízes e desembargadores que atuaram na extinta força-tarefa. No último dia 1, o procedimento foi concluído.

Em setembro passado, o CNJ divulgou um relatório parcial da inspeção, que apontou para a “gestão caótica” de recursos bilionários, oriundos de multas aplicadas aos réus da Lava Jato em acordos de leniência e delação premiada fechados com o Ministério Público Federal (MPF).

Agora, atores envolvidos na investigação afirmam que a conclusão da correição aponta “indícios consistentes” da prática de delitos que precisam ser apurados.

Entre os principais nomes implicados está o do ex-juiz titular da 13ª Vara e hoje senador, Sergio Moro (União-PR). Salomão já adiantou que deve pedir a instauração de um inquérito criminal contra o político. 

Também está no centro das investigações a juíza Gabriela Hardt, que atuou como substituta de Moro e foi afastada do cargo em decorrência do processo, nesta segunda-feira (15).

Além de Hardt, Salomão afastou os desembargadores Thompson Flores e Lorari Flores, ambos do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, e o atual juiz da 13ª Vara Federal, Danilo Pereira Junior, que também atuou na 8ª Turma do TRF-4.

Leia também:

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ora viva! Que sejam bem-vindos os sinais da existência de vidas saudáveis e justas, no seio do judiciário brasileiro. Com tanto corporativismo, seletividade, decisões absurdamente injustas e constitucionalmente infratoras, a esperança , ainda que capenga, se renova e até chega a transmitir confiança no amanhã, da justiça brasileira.
    Vamos acompanhar de perto.

  2. Merval Pereira, autoproclamado relator geral isentão da Lava Jato no jornal O Globo, já proferiu o voto dele inocentando os membros da quadrilha judiciária afastada hoje pelo CNJ? 😃😃😃

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador