Francisco Celso Calmon
Francisco Celso Calmon, analista de TI, administrador, advogado, autor dos livros Sequestro Moral - E o PT com isso?; Combates Pela Democracia; coautor em Resistência ao Golpe de 2016 e em Uma Sentença Anunciada – o Processo Lula.
[email protected]

Episódios marcantes da semana, por Francisco Celso Calmon

Na economia capitalista não haverá céu de brigadeiro ou mar de almirante, sem interrupção, sem crises, inflacionárias, recessão ou contração

Banksy

Episódios marcantes da semana

por Francisco Celso Calmon

I.

Vitaliciedade ou mandato temporário dos ministros do STF?

 A vitaliciedade serve para garantir ao STF ser contramajoritário e não estar sujeito a maiorias politicas sazonais. Ocorre que a permanência, dependendo da idade do ingressante, pode durar algumas décadas.

A humanidade está vivendo mais, a idade média de vida do brasileiro aumentou para 77 anos. Em 1940 a expectativa de vida era de apenas 45,5 anos. Vivemos hoje, em média, 31,5 anos a mais do que em meados do século passado.

Por outro lado, o processo de amadurecimento do jovem também está mais demorado. Jovens de 35 anos hoje não têm a mesma maturidade dos jovens das gerações passadas, como a nossa que enfrentou à ditadura militar e nem a da geração getulista.

A permanência dos ministros do judiciário foi de 70 anos para 75 (PEC da bengala, 2015), quando ocorre a aposentadoria compulsória, entretanto, a idade mínima permaneceu a mesma, 35!

Diante disso, considero que a solução imediata, que reduziria a permanência dos ministros no STF e aumentaria o tempo de formação, experiência e consequente maturidade dos futuros ingressantes, seria elevar a idade mínima de 35 para 50 anos.

O requisito de aferição da reputação ilibada não seria de um tempo de vida curto, sujeito a modificações de caráter. O tempo maior, probabilisticamente, mostraria a pessoa em sede de mando de alguma função de chefia, de poder, e a famosa frase: se quer conhecer o caráter de uma pessoa dê-lhe poder, estaria testado na vida pregressa. 

Evitaria também projetos juvenis de pessoais arrivistas para galgar a Suprema Corte.

Ingressar aos 50 e ficar até os 75 anos, manteria a vitaliciedade, condição para sustentar a posição contramajoritário, sempre que mister.  

Por fim, é inacreditável o Congresso fazer movimento paredista, ora em relação ao STF e ora em relação ao Executivo. Sem a menor cerimônia, na cada dura dos presidentes do Senado e da Câmara romperem com a cláusula pétrea da separação, independência e harmonia entres os três poderes da República.  

II

A CPMI está revelando sobre a intentona bolsonarista de 8/1 o que durou de 01/4/1964 a 10/12/2014, 50 anos, para a CNV, criada em maio de 2012 e entregue seus relatórios em dezembro de 2014, revelar sobre os crimes e barbaridades da ditadura militar e respectivos responsáveis.

Mesmo na democracia sob tensão e o ambiente de instável normalidade institucional, está sendo possível as revelações oficiais, cujos fatos e imagens já haviam propiciado à sociedade ter conhecimento e consciência de que houve uma tentativa de golpe bolsonarista, com anuência e participação de militares.

Merecia todo apoio das entidades engajadas na pauta memória, verdade, justiça e reformas o trabalho da CPMI. Inobstante o comportamento dos bolsonaristas em sabotar o desempenho da Comissão e o presidente, Deputado Arthur Maia (União-BA) claudicar, e figuras chaves da intentona não terem sido chamadas a depor, como  o general Walter Braga Netto, ex-ministro da Defesa e da Casa Civil do governo Bolsonaro, que chegou a ter a oitiva agendada duas vezes, porém não aconteceu;  sendo que na última tentativa,  Arthur Maia decidiu cancelar a reunião que ouviria o ex-ministro.

Se a cada maioria congressual de ocasião, a Constituição for mudada, deixará de ser a Carta Maior para ser uma minuta sujeita a mudanças sem a participação da soberania popular.

A credibilidade das regras constitucionais perde o caráter de perenidade, ocasionando uma insegurança endógena e exógena às pessoas e às empresas.

Houve um grasso erro do constituinte em tornar passível de reforma a Constituição, desde que haja 3/5 do Congresso favorável, sem delegação expressa do povo.

A Constituição deveria ser imutável, salvo por uma Assembleia Constituinte convocada com essa finalidade.

Marcada, por exemplo, para daqui a 15 anos, para que neste lapso ocorra um amplo debate com a população e nenhuma alteração congressual.

Atualmente a Constituição já não é uma plataforma civilizatória sólida.

III

Sobre o episódio da dança.  A Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde promoveu o 1º Encontro de Mobilização para a Promoção da Saúde no Brasil (Em Prosa).

O objetivo do evento é apoiar a implementação e a gestão participativa da Política Nacional de Promoção da Saúde a partir do compartilhamento de experiências e da ampliação do diálogo entre gestores e trabalhadores de diferentes estados, com momentos dedicados à diversidade cultural. (Metrópoles).

Chamada de dança erótica, embora não haja erotismo e nem arte, a meu sentir, está mais para uma dança sem valor artístico, desprovida de significado maior, porém, foi  o suficiente para a mídia do falso moralismo fazer um carnaval para desviar a atenção de algo muito grave que é o Estado paralelo comandado pelo crime organizado, cujos chefões não estão nas favelas, estão nas mansões das metrópoles, estão representados no Congresso, nos governos estaduais, municipais, e nas forças policias e militares.

Foi inapropriada, sem dúvida, longe de se assemelhar ao “pintou um clima”, do ex-presidente, Bolsonaro, com as meninas de 13 a 15 anos.

Os programas de vários ministérios, que envolvem a participação da população e que não passam por censura ou por filtro prévio, estão sujeitos a essas inadequações, reflexos da sociedade real que vivemos.

IV

Creio que o leitor já ouviu versões e opiniões sobre os assassinatos dos médicos no quiosque na Barra da Tijuca do Rio de Janeiro, sendo um dos assassinados o irmão da combativa deputada Sâmia Bomfim e cunhado do também guerreiro e corajoso deputado Glauber Braga, ambos do PSOL do RJ.

A milícia do crime organizado informou à polícia que os assassinatos foram um engano de alvo e que remediou os crimes cometendo outros assassinatos.

A versão oficial pareceu endossar.

Em 12 horas estava tudo esclarecido!  

Enquanto o assassinato da Marielle e do Anderson em 5 anos ainda não foi tudo esclarecido.

E parece que estamos num estado onde tragédias desse coturno geram pouca indignação.

A cidade maravilhosa é dominada pelo crime de policiais e de milicianos, e entra ano e sai ano e a tragédia só faz aumentar.

Sendo o cartão postal mais belo do país, é o Brasil que empalidece a sua imagem no exterior, a indústria do turismo sofre retração, inobstante, quem mais sofre sejam os habitantes do Rio, cuja alegria e bom humor do carioca vai cedendo para a tristeza do luto, a insegurança do ir e vir, associada ao trânsito caótico, e, se a situação só piorar, como vem ocorrendo, os cariocas tenderão a perder a sua conhecida carioquice e haverá reflexo, inclusive na festa mais linda do planeta, que é o carnaval.

V

Quando explode uma guerra, a maioria procura escolher um lado, e arrazoar a favor e contra, com argumentos sólidos, históricos, emocionais, até apaixonados, quando a razão não prevalece, entretanto, se aprende com todas as narrativas.

As guerras mostram o lado carbonizada da humanidade, nossa fealdade, o lado luminoso é efêmero, restrito e ocasional, salvo em poesia, discurso e teorias.

Se o ser humano é capaz de tanta virtuosidade na música, na poesia, na criação de utopias, por que na relação humana prevalece a belicosidade, implícita ou explicita, como nos conflitos armados e nas guerras.

Recentemente eu li que 1/4 do nosso mundo está em guerra.

 Si vis pacem, para bellum, se quer paz, prepare-se para a guerra, repetido por muitos e até aceito como axioma, é uma crença na força das armas, na violência, na persuasão pelo poderio preventivo do material bélico.

Ocorre que à medida que um país, um grupo, um movimento, alcança um poder destrutivo, não apertar o botão é sempre instável, pois depende do mandatário que tem esse poder e as vezes os dedos coçam.

A história registra momentos instáveis que o planeta viveu, por quase ser apertado o botão nuclear.

Para Hiroshima e Nagasaki o botão foi apertado, e as cenas de horror e destruição fazem parte da memória universal, mas não do arrependimento, da consciência e prática da autocrítica, para que exemplos como aqueles nunca mais acontecessem.

A guerra dos EUA com o Vietnam também produziu horrores, muitos causadas pelas bombas de napalm, torturas e assassinatos à queima roupa.

Lembramos sempre com indignação e dor da foto da menina vietnamita atingida pela arma química, napalm.

Cada guerra terminada produz ressentimentos, desconfianças, instabilidades e tensões pós, são germes para novos conflitos e mais extermínios.

O capitalismo predatório tem colocado o planeta em risco, as guerras têm colocado a humanidade em risco, ambas podem levar a extinção da nossa espécie.

Se queremos a paz universal, construamos a paz em cada região, em cada país, e acumulemos forças para construirmos o ecossocialismo planetário, como alternativa ao capitalismo predatório do ser humano e da natureza. 

VI

Na economia capitalista não haverá céu de brigadeiro ou mar de almirante, sem interrupção, sem crises, inflacionárias, recessão, retração ou contração, portanto, por mais que o governo Lula aposte no desempenho da economia para desarmar o golpismo e aumentar o apoio da sociedade, haverá poluição no ar ou no mar e as forças nazifascistas  dela se aproveitarão para repetir o modelo do golpe parlamentar do impeachment.

Fatores externos como a guerra na Ucrania e agora entre o Hamas e Israel vão afetar o preço do petróleo, a relação com o dólar, enriquecer as industrias bélicas, e afetarão a economia global. 

O poder bélico maior de uma das partes em conflito não garante a duração menor da guerra, veja o caso da Rússia em relação a Ucrânia, assim pode correr também entre o maior poder bélico de Israel em relação ao Hamas.

A gestão pública tem um eixo na economia e outro na política.

A relação é dialética, se uma determina a outra sobredetermina, infraestrutura e superestrutura formam um todo sistêmico.

Para administrar é mister estratégia, mais do que inspiração, intuição e vontade!

Francisco Celso Calmon, analista de TI, administrador, advogado, autor dos livros Sequestro Moral – E o PT com isso?, Combates Pela Democracia; coautor em Resistência ao Golpe de 2016 e em Uma Sentença Anunciada – o Processo Lula. Coordenador do canal Pororoca e um dos organizadores da RBMVJ.

O texto não representa necessariamente a opinião do Jornal GGN. Concorda ou tem ponto de vista diferente? Mande seu artigo para [email protected]. O artigo será publicado se atender aos critérios do Jornal GGN.

Francisco Celso Calmon

Francisco Celso Calmon, analista de TI, administrador, advogado, autor dos livros Sequestro Moral - E o PT com isso?; Combates Pela Democracia; coautor em Resistência ao Golpe de 2016 e em Uma Sentença Anunciada – o Processo Lula.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador