Tempos Modernos (e armadilhados)!, por Túlio Muniz

É preciso ampliar as estratégias diante do ‘enigma das redes’, da manipulação, mas abandonando antigas posturas que não mais o afugentam.

Tempos Modernos (e armadilhados)!

por Túlio Muniz

Faço coro a Luís Nassif (https://jornalggn.com.br/direitos/marcos-mion-tem-razao-em-relacao-a-frase-de-lula-por-luis-nassif/) e à edição da Carta Capital desta semana, acerca da Guerra na Ucrânia, e a outros episódios,  como Felipe Neto sobre games, entre tantos, alertando Lula para que tenha cuidado com falas improvisadas. O fato desses chamamentos virem de simpatizantes que não são membros orgânicos do PT redobram sua importância.

 O que não faltam são lições de como passos em falso levam a quedas provocadas por narrativas nas mídias e redes sociais: desde a prosaica compra de tapioca com cartão corporativo ao Golpe do impeachment de Dilma, à Lava Jato (e a consequente e injusta prisão de Lula), a eleição de Bolsonaro (e de resto a de Trump, o Brexit, etc).

A comunicação oficial parece titubear na prevenção, talvez por temer afrontar ao Planalto, e iria bem que o próprio PT e o governo chamem a um debate interno e amplo para lavar roupa em casa, e se atualizare se fortalecer diante do conluio da velha mídia com as nem tão novas redes sociais.

A tal Guerra Híbrida não cessa, não cessará, e cuidados devem ser redobrados. Por mais inocente que seja a ida de uma Primeira-Dama às compras de uma gravata para seu companheiro, pagando do próprio bolso e não com o do erário ou de ‘rachadinhas’, não basta que atos e palavras sejam honestos, é preciso que aparentem ser, e que sejam evitados.

É preciso ampliar as estratégias diante do ‘enigma das redes’, do monstro da manipulação, mas abandonando antigas posturas que não mais o afugentam.

A iniciativa tem de partir de cima. Os dois primeiros mandatos de Lula (2003-2066 e 2007-2010) não se deram sob a égide do imediatismo das redes sociais, que a tudo inflamam e imediatam,

possibilitando alastramento célere de narrativas distorcidas acerca de todo e qualquer assunto.

 Lula tem que tomar a iniciativa, não só de ouvir críticas mas de convocar o debate, precisa se atualizar diante da velocidade que os tempos atuais impõem, e inovar em assessoria, ouvir antecipadamente antes de agir e falar.

Antes que retumbem os coros que a Lula elegem como oráculo sagrado e intocável, lembremos que ele próprio já assim o fez, em 2002, quando dificilmente teria sido eleito sem seguir instruções quanto a sua postura, e de gente distante de ser de esquerda, como era Duda Mendonça.

Agora, deve evitar confundir assessoria com amizade, embora essas não se excluam. E não que deva se adequar ou se moldar de acordo como senso comum. Pode e deve se aconselhar não só com amigos e aliados, e também com assessores, desde  que tenham a postura recomendada pela saudosa companheira Maria da Conceição Tavares, que em Lula antevia ‘um gênio do povo’ e ‘o homem mais inteligente’ que ela conheceu, o que, de fato, ele é.

Fica a sugestão a Lula, de que relembre o perfil de “assessor intempestivo” traçado por Maria da Conceição Tavares, em entrevista ao jornal português Público, quando de seu aniversário de 80 anos:

Público – Nunca quis ser ministra?

MCT – Não. Não tenho temperamento para ser executiva. Fui deputada porque me pediram.

Público – O Lula nunca a convidou?

MCT – Não. Ele conhece-me, sabe que eu sou pêlo no vento. Eu sou muito mais agressiva do que a Dilma, muito mais. Ela consegue disfarçar a raiva dela, eu não. Quando fico com raiva, fico. Digo na cara das pessoas o que acho. Eu não seria uma boa ministra. Sou uma boa assessora.

(Em  https://sul21.com.br/noticiasultimas-noticiaspolitica/2010/10/maria-da-conceicao-tavares-lula-e-um-genio-do-povo/)

Túlio Muniz é professor na Faculdade de Educação-UFC,  historiador (graduação e mestrado pela UFC), Dr na área de Sociologia (Un. de Coimbra), Jornalista Profissional. Filiado ao Partido dos Trabalhadores.

O texto não representa necessariamente a opinião do Jornal GGN. Concorda ou tem ponto de vista diferente? Mande seu artigo para [email protected]. A publicação do artigo dependerá de aprovação da redação GGN.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador