A queda do Ministro dos Transportes

Suspeitas de corrupção derrubam ministro dos Transportes – 06/07/2011 – EFE – Internacional

Suspeitas de corrupção derrubam ministro dos Transportes

Seja o primeiro a comentar
Brasília, 6 jul (EFE).- O ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, apresentou nesta quarta-feira sua renúncia “irrevogável” à presidente Dilma Rousseff, em meio a denúncias que o vinculam a fraudes em licitações públicas, informaram fontes oficiais.

Nascimento é o segundo ministro que renuncia desde janeiro, quando Dilma assumiu o cargo, após Antonio Palocci ter sido obrigado a deixar o cargo em 6 de junho por suspeitas de corrupção.

O próprio ministro informou à imprensa sobre sua demissão por meio de uma nota oficial na qual explicou que sua decisão foi tomada “com a determinação de colaborar espontaneamente para o esclarecimento cabal” das suspeitas em torno de sua atuação.

Além disso, disse que pediu a abertura de uma investigação à Procuradoria Geral da República e também que autorizou que a justiça verifique suas contas bancárias e seus dados fiscais, caso considere necessário.

A situação de Nascimento se complicou no fim de semana passado, quando a revista “Veja” publicou uma série de denúncias sobre fraudes que supostamente ocorriam em licitações públicas abertas pelo Ministério de Transportes.

Em resposta a essas denúncias, Nascimento comunicou no sábado a destituição de seu chefe de Gabinete, Mauro Barbosa da Silva; do assessor Luiz Tito Bonvini; do diretor-geral do Departamento de Infraestrutura de Transportes, Luiz Antonio Pagot, e do diretor presidente da estatal Valec, José Francisco das Neves.

Os quatro estavam envolvidos nas fraudes denunciadas pela “Veja”, que na última segunda-feira levaram Dilma a convocar Nascimento com urgência para uma reunião fechada, após a qual a presidente emitiu uma nota na qual expressou seu “apoio” ao ministro.

No entanto, a gota d’água foi divulgada nesta quarta-feira pela revista “Istoé”. Trata-se de um vídeo no qual Nascimento aparece junto ao deputado Valdemar Costa Neto, presidente do PR, no momento em que discutem as obras para a construção de uma estrada e a forma como será negociada a licitação. Além disso, surgiram denúncias que envolvem um filho de Nascimento em negociações com o governo.

Esses fatos levaram a oposição a iniciar os trâmites para instalar uma comissão especial para investigar todas as operações nas quais o Ministério de Transporte está envolvido.

Clique aqui para acompanhar no Twitter

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador