10 de junho de 2026

Decreto reorganiza funcionamento do Sisbin

Estrutura do sistema de inteligência brasileiro passa a contar com a Abin e quatro categorias de órgãos separados por níveis de acesso
Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

O Sistema Brasileiro de Inteligência (Sisbin) passa a contar com a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e quatro categorias de órgãos (permanentes, dedicados, associados ou federados), divididos conforme os níveis de acesso que cada um terá aos dados mais estratégicos.

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

A partir de agora, a inclusão de novos órgãos no sistema passa a observar critérios como diagnóstico de necessidades, abrangência de atuação e objetivos. A ABIN passará a emitir um relatório anual de gestão do sistema, com o objetivo de dar transparência às atividades.

Segundo decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Sisbin passa a ser definido como um conjunto de órgãos e entidades que desenvolvem ações de planejamento e execução das atividades de inteligência do País, de forma integrada e cooperativa.

Com isso, a finalidade do sistema é fornecer subsídios ao Presidente da República e a autoridades por ele designadas nos assuntos de interesse nacional, relativos à salvaguarda e a segurança do Estado e da sociedade.

As novas regras de organização e funcionamento do Sisbin buscam estruturar um sistema de inteligência que ajude a potencializar o enfrentamento de ações contrárias ao Estado Democrático de Direito, que amplie os níveis de eficiência do assessoramento dos órgãos de inteligência à Presidência da República e, ao mesmo tempo, aprimore o papel da ABIN como órgão central do Sistema.

Tatiane Correia

Jornalista, MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo. Repórter do GGN desde 2019.

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados para você

Recomendados