A violência contra mulheres no Congo

Do A Tarde Online

No Congo, 48 mulheres são estupradas a cada hora

Agência Estado

O Congo é conhecido por ser o pior lugar no mundo para as mulheres. Um novo estudo divulgado hoje pelo Jornal Americano de Saúde Pública mostra que a situação é pior do que se pensava: 1.152 mulheres são estupradas todos os dias, uma taxa de 48 por hora. A taxa é 26 vezes maior que a estimativa anterior de 16 mil estupros em um ano divulgada ano passado pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Michelle Hindin, professora assistente da Escola de Saúde Pública John Hopkins Bloomberg, especialista em violência contra gêneros, disse que a taxa pode ser ainda mais alta. Segundo ela, deve se levar em conta que a pesquisafoi realizada pessoalmente por meio de entrevistas e as pessoas nem sempre revelam que sofreram violência quando conversam com estranhos.

O Congo, país com 70 milhões de pessoas e território do tamanho da Europa Ocidental, tem sido assolado por décadas de guerra. Suas vastas florestas estão cheias de milícias que usam o estupro para destruir as comunidades. A maior frequência de estupros foi encontrada em Kivu do Norte, a província mais afetada pelo conflito, onde 67 mulheres a cada mil foram estupradas pelo menos uma vez.

A análise que será publicada no Journal of Public Health em junho revela que mais de 400 mil mulheres foram estupradas no país durante um período de 12 meses entre 2006 e 2007. As informações são da Associated Press.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador