Lula acerta no ângulo e na antecipação da pauta do aborto, apontam analistas

"É sempre um grande erro de comunicação deixar-se pautar pelo adversário", diz especialista em pesquisa eleitoral

Lula usando óculos, com a mão no queixo e sorrindo para uma foto
Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

O ex-presidente Lula acerta ao inserir o aborto na pauta da eleição de 2022 à frente de Jair Bolsonaro. É o que avaliam os cientistas políticos e especialistas em pesquisa eleitoral Marcos Coimbra, do Instituto Vox Populi, e Alberto Carlos Almeida.

“Lula acerta ao pauta o tema aborto. Fazendo isso a esquerda não se deixa pautar pela direita como acontece, por exemplo, na questão da reforma da previdência. É sempre um grande erro de comunicação deixar-se pautar pelo adversário”, defendeu Almeida.

Em entrevista à Revista Fórum, Marcos Coimbra disse que é “é engraçado abrir alguns jornais como a Folha de S. Paulo e ver alguns comentaristas: ‘Lula errou’, ‘Lula está dando um tiro no pé’. Vamos reconhecer que o senhor Luiz Inácio é a maior liderança política da história brasileira. Ele sabe perfeitamente o que está fazendo.”

Na quarta (6), Lula ganhou holofotes ao declarar que o aborto deveria ser direito da mulher e tratado como questão de saúde pública. Lula sustentou que mulheres pobres morrem submetendo-se a procedimentos clandestinos enquanto as mulheres com condições financeiras realizam o aborto no exterior. A grande mídia passou o dia afirmando que até o PT viu a declaração de Lula como um erro estratégico na eleição.

Nesta quinta (7), Lula voltou a tocar no assunto e reafirmou que, pessoalmente, é contra o aborto, mas que, como chefe de Estado, não pode tratar da questão contaminado por visões ultraconservadoras que descartam os dados da saúde pública. “Ele (aborto) existe por mais que a lei proíba e a religião não goste”, disparou Lula.

Nas redes sociais, o ex-presidente colheu mensagens de apoio por ter tido a coragem de pautar a questão. E também por ter acertado o ângulo que o aborto deveria ser discutido.

“Sim, presidente Lula, o aborto é uma questão de saúde pública. Obrigada por usar sua voz para lembrar das 500 mil mulheres por ano que fazem aborto na clandestinidade. Elas são mulheres comuns”, escreveu nas redes sociais a advogada, antropóloga e liderança feminista Debora Diniz, que atua na linha de frente da luta para descriminalizar o aborto no Brasil no Supremo Tribunal Federal.

A jornalista Cynara Menezes também comentou: “Toda eleição o tema aborto surge. Em 2010 fizeram inclusive a Dilma recuar de seu apoio à legalização. Chega. Parabéns a Lula por falar às claras: não é questão de ser a favor ou não e sim de impedir que mulheres pobres morram, porque para as ricas o aborto já é legalizado.”

Reinaldo Azevedo expôs a hipocrisia dos bolsonaristas que “exploram fala de Lula sobre o aborto”. “Como sabemos, essa gente respeita as grávidas e os fetos, não é mesmo? Tanto que aplaudem quando um deles faz chacota de uma mulher grávida torturada. Como fez Eduardo Bolsonaro, solidarizando-se com a cobra. Gente asquerosa!”

“O tema aborto costuma ser uma espécie de super trunfo do campo reacionário. Ele já ter aparecido faltando ainda 6 meses da eleição não me parece ruim para o nosso lado”, disse Daniel Dourado, médico e advogado.

Para encerrar, o jornalista Thiago Barbosa apontou qual deveria ser a narrativa construída neste momento: “Lula está corretíssimo ao falar de aborto, direito da mulher e questão de saúde pública pertinente ao Estado. Errado está Bolsonaro em assassinar mães e filhos por negligência médica na pandemia – como provou estudo recente. Lula salva vidas. Bolsonaro mata.”

Leia também:

1 – “Defensor da vida”, Bolsonaro pensou em abortar Jair Renan, mostra reportagem antiga

2 – Bolsonaro vai a encontro com evangélicos para tentar aproveitar declaração de Lula sobre aborto

3 – Quem financia o maior movimento anti-aborto do Brasil?

4 – As pérolas de Damares contra meninas, mulheres e aborto

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Enfim!!! Lula está de parabéns por defender o direito das mulheres ao aborto seguro!!!! É um problema de saúde pública!!! Só os hipócritas sexistas, misóginos e machistas não admitem isso!!!! Pela vida das mulheres!!!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador