Mauro Cid deixa prisão após homologação de delação premiada

Ana Gabriela Sales
Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.
[email protected]

Tenente-coronel terá que cumprir medidas cautelares, como o uso de tornozeleira eletrônica

Tenente-coronel Mauro César Barbosa Cid. Foto: Pedro França/Agência Senado

O ex-ajudante de ordens da Presidência, tenente-coronel Mauro Cid, deixou o Batalhão de Polícia do Exército de Brasília na tarde deste sábado (9), após 116 dias preso. 

O militar foi liberado após o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), homologar seu acordo de delação premiada com a Polícia Federal (PF).

O ministro, no entanto, determinou que Cid cumpra as seguintes medidas cautelares:

  • Proibição de ausentar-se do recolhimento domiciliar no período noturno e nos finais de semana, mediante uso de tornozeleira eletrônica;
  • Obrigação de apresentar-se perante Juízo semanalmente, todas as segundas-feiras;
  • Proibição de ausentar-se do país, com obrigação de realizar a entrega de seus passaportes; cancelamento dos respectivos vistos;
  • Suspensão imediata de documentos de porte de arma de fogo em nome do investigado;
  • Proibição de utilização de redes sociais;
  • Proibição de comunicar-se com os demais investigados;
  • Afastamento do exercício das funções de seu cargo de oficial no Exército.

Apesar de não poder se comunicar com investigados, Moraes flexibilizou o encontro de Cid com parentes, como sua esposa Gabriela Cid e o pai general Mauro Cesar Lourena Cid.

Vale ressaltar que, em 2018, a Suprema Corte validou a possibilidade de a PF firmar os acordos de colaboração premiada diretamente com o investigado, sem a necessidade de anuência do Ministério Público.

Cid estava preso desde maio por suspeita de fraude em cartões de vacina de Bolsonaro e familiares. Contudo, também pesa contra o militar o esquema de vendas irregular de presentes oficiais recebidos por Bolsonaro; suposta atuação em uma trama golpista; ligação com as tratativas para desacreditar o sistema judiciário.

Com informações da CNN Brasil.

“Democracia é coisa frágil. Defendê-la requer um jornalismo corajoso e contundente. Junte-se a nós: www.catarse.me/jornalggn”      

Leia também:

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Por falar em jóias, golpe y otras coisitas más, a Globo e a Ajefe – Associação dos Jênios Federais, digo Associação dos Juízes Federais, manifestaram contrariedade à investigação dos facínoras lavajateiros determinada pelo STF, alegando que as provas dos seus crimes foram obtidas ilicitamente, não podendo, portanto, ser usada para puní-los, podeno ser usadas apenas para cessar de prejudicar suas vítimas, e alegando ainda que o próprio STF homologou a delação premiada anulada pelo STF;
    Ora, o fato das provas terem sido obtidas de forma ilícita deixa de prevalecer a partir do momento em que os facínoras não apenas não negaram os crimes, apenas alegaram descontextualização, como se algum contexto justificasse seus conluios criminosos perpetrados nas sombras, mas também a partir do momento em que o $érgio Moro confirmou que a lavajato combateu o PT com eficácia. Por outro lado, o fato do STF ter homologado o acordo de delação premiado que agora anulou não o torna cúmplice dos Jateiros. Quando da homologação do acordo de colaboração premiada, o que se conhecia não era a realidade das sombras, mas uma farsa, cuja podridão foi revelada pelo hacker Delgatti

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador