Ministro acusa Serra de “chantagear” Uruguai em ação para isolar Maduro no Mercosul

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – O ministro do Exterior uruguaio Rodolfo Nin Novoa acusou José Serra de tentar “comprar o voto do Uruguai” para suspender a transferência da presidência temporária do Mercosul para a Venezuela, em troca de “futuros acordos comerciais com o Brasil”. A fala de Serra, feita em viagem àquele País em 5 de julho, ao lado do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, foi considerda uma “chantagem”.

Segundo reportagem do El País, Nin Novoa disse que o governo uruguaio não gostou nada que “Serra chegou dizendo que a transferência deveria ser suspensa e, se fosse, [o Brasil] iria levar o Uruguai a negociações com outros países, como quem quer comprar o voto do Uruguai.” A fala do ministro foi registrada numa espécie de ata do encontro da Comissão de Deputados de Assuntos Internacionais, na última quarta-feira (10). O El País teve acesso ao documento.

Após o encontro entre Serra, FHC, o presidente Tabaré Vázquez e o ministro uruguaio, o tucano anunciou em coletiva de imprensa que o Brasil “faria uma grande ofensiva” comercial na África subsaariana e no Irã, e queria levar o Uruguai – não o todo Mercosul – como “parceiro” comercial nessa empreitada. “Por sua vez, ele pediu ao governo para suspender a transferência da presidência do Mercosul para a Venezuela”, descreveu o El País.

O ministro uruguaio também disse que durante a abertura dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro ouve nova tentativa de debater o isolamento da Venezuela com representantes da Argentina e Paraguai, mas que esse encontro “mais pareceu um coquetel que não resolveu nada”. O mais “grave”, segundo o chanceler uruguaio, teria sido a “ordem” do embaixador Paulo Estivallet de Mesquita [subsecretário-geral da América Latina e Caribe] para que nenhum representante dos três países participassem de reuniões convocadas pela Venezuela.

Presidente do Comitê de Deputados de Assuntos Internacionais, Roberto Chiazzaro condenou o comportamento “lamentável” de Serra. “Vir para chantagear o Uruguai é totalmente condenável. Sinto-me bem que o ministro [uruguaio] diga publicamente que não estamos sujeitos à chantagem.”

Nin Novoa, segundo a reportagem, deixou claro que o Uruguai respeita e considera legítimo que a Venezuela lidere o bloco regional. Ele ainda disse que o Brasil e o Paraguai usam de “argumentos eminentemente políticos” para praticar bullying contra o presidente Nicolas Maduro.

Leia a matéria na íntegra aqui.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

24 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Serra acha que as regras daqui se aplicam em relações exteriores

    Nossos politicos acham que tudo se consegue na base da chantagem e do suborno. Agora, é impressionante que Serra ter tentado isso de forma tão escancarada.

    Os EUA certamente valem se de subornos e ameaças para conseguir o que querem, mas eles fazem isso apenas quando é conveniente e não há risco de serem pegos. E se forem pegos, imagino que eles demitiram quem tentou fazer o suborno e diriam que foi a pessoa que teve essa ideia, que não partiu de nenhuma outra autoridade. 

    Aqui a vergonha deixou de ser vergonhosa para virar algo digno de orgulho. Esse incidente vai estragar ainda mais nossa reputação e,obvio, Temer não demitirá o Serra.

  2. José Serra agia como um

    José Serra agia como um mafioso em São Paulo, agiu como um mafioso no Senado e acredita que pode usar técnicas mafiosas nas relações internacionais. Ledo engano. A única coisa que ele conseguirá é destruir a credibilidade do Brasil. Isto se ele não for abatido a tiros como ocorreu com um parente mafioso dele no Mezzogiorno há algumas décadas. A imprensa pode até proteger José Serra, mas isto não vai mudar nem a história da Itália, nem a história lastimável da família dele em solo italiano.

  3. Vergonha Total
    Que imagem deprimente para o Brasil.
    Serra é simplesmente insano.
    Entreguista, babaovo de americano e agora mau carater internacional.
    Impressionante.

  4. Qual a novidade?
    Depois da
    Qual a novidade?
    Depois da farsa da bolinha de papel e dos R$23 milhões..
    Vão esperar assalto a caixa automático?
    E do Banco do Brasil?

  5. Política dos brucutus e da trairagem

    Serra e assemelhados, muito ajustados a essa política brasileira dos brucutus e da trairagem, certamente não esperavam essa postura correta e ética do Uruguai.

    Mais um vexame internacional para o Brasil!

  6. caminhos para onde?

    Nao engana ninguem e dele nao se pode duvidar nada. Começamos a construir ou a reforçar um país da trevas, das sombras, do escondido. Qual o moitvo sobre a Venezuela,? nao tem democracia, ? que piada se lá nao tem aqui tem? canalha é o mesmo da bolinha , e como ja disse o Ciro , passa com trator por cima da mae……Ah parente embaixador …..???

  7. Tiro curto.Esse fotografo que

    Tiro curto.Esse fotografo que tirou a foto frontal a Serra armado com uma bazuca,parece ser mais doido que o proprio.

  8. Chantagem rima com serragem e cunhagem.

    Prezados,

    Luís Nassif, Amaury Ribeiro Jr., Paulo Henrique Amorim, Palmério Dória, Jânio de Freitas e outros grandes jornalistas sabem que no submundo das redações e da pior política, José Serra e Eduardo Cunha disputam palmo a palmo a liderança, para ver qual dos dois é capaz das mais abjetas chantagens. Tendo como apoiadora uma mídia tão corrupta, malfaseja e criminosa quanto eles e a blindagem da PF, dos MPs e do PJ, esses dois agentes políticos se sentiram à vontade passaram a realizar chantagens de modo explícito. Até o golpista Miguel Reale Jr., que em parceria com a histérica Janaína Paschoal e com o sênil Héllio Bicudo assinaram a peça de acusação do golpe de Estado, reconheceu isso.

    Mas se no PIG/PPV nativo e perante as polícias, MPs e PJs brasileiros JS tarja-preta têm toda a complacência, na América Latina democrática e na Europa, a situação é bem diferente. O chanceler golpista e entreguista foi desmascarado e exposto. Na imprensa internacional, como mostra o Intercept, não existem blindagem e proteção às falcatruas do vampiro que acha que nasceu para presidir o Brasil, mas que JAMAIS chegará ao cargo pelo voto popular.

     

    1. Abraco o comentarista Joao de

      Abraco o comentarista Joao de Paiva pelo comentario simples,direto,uma presciosidade por ter utilizado a palavra malfaseja.Meu faro me diz que tem origem nordestina/sertaneja.Seja como for,um forte abraco.

      1. De coração, me sinto um pouco nordestino.

        Caro Junior Sertanejo,

        Sou de Minas Gerais, estado cujas regiões norte e nordeste são uma extensão da boa terra, a Bahia. A cultura e a literatura brasileiras nasceram no Nordeste. Impossível que não nos emocionemos ao ler “Vidas Secas”, “Infância”, “Memórias do Cárcere” ,”Angústia” – do genial Graciliano Ramos, “Fogo Morto” – de José Lins do Rêgo – dentre muitos outros clássicos da literatura brasileira, concebidos por mestres nordestinos. Em meu estado não faltam grandes escritores, sejam eles prosadores, poetas ou cronistas, como o inigualável João Guimarães Rosa, Autran Dourado, Alphonso de Guimaraens, Luiz Vilela, Carlos Drumond de Andrade, Paulo Mendes Campos, Fernando Sabino, dentre muitos outros.

        Obrigado gentileza elogiosa. 

        Não posso deixar de mencionar um breve relato sobre a criatividade de JGR. 

        “O pelo da vaca, quando a lua brilha, não reluz, obluz”.

        por Rita Alves Esta foi uma das muitas histórias que tive a alegria de ouvir do poeta amazonense Thiago de Mello sobre seu “amigo Rosa”, numa memorável noite na casa do crítico e sociólogo Antonio Candido de Mello e Souza.Sim, o “amigo Rosa” era ele mesmo, Guimarães Rosa. E a história é essa: Thiago de Mello, dono de uma tipografia nos anos 50, no Rio de Janeiro, tinha como companheiro de profissão (ambos médicos), João Guimarães Rosa.
        Rosa produzia seus escritos na tipografia de Thiago de Mello e, certa vez, chegou às pressas pedindo que Thiago imprimisse um conto.  Thiago, que nos relatou a história cheio de risos, disse que passou a noite em claro, preparando o conto, quando, pela manhã, Guimarães Rosa rompe a tipografia aos sustos, perguntando:- Terminou?!Thiago afirmou efusivamente que sim.  Mas Rosa exclamou:- Não, vamos ter que refazer, pois “o pelo da vaca, quando a lua brilha, não reluz, obluz!”.Thiago falou que nunca tivera vaca e que passara a noite em claro, tentando dissuadir o amigo Rosa, o que fez em vão… Refez o conto, que saiu assim:  “O pelo da vaca, quando a lua brilha, obluz.” . Obluzir:  verbo inventado por João Guimarães Rosa, mais um de seus neologismos… ________________________________ Um simples e triste conto de Gumarães Rosa sempre me emocionou – e continua a emocionar. O título dele é “A menina de lá.”. Eu nem pensava em me casar e ter filhos e já me emocionava a cada vez que lia esse conto. Hoje teno duas filhas pequeninas e espero que nenhuma delas tenha o destino de Nhinhinha.  Meu abraço.                                                                                                 João de Paiva

         

         

  9. Serra é irrelevante, com ele

    Serra é irrelevante, com ele ou sem ele, o atual regime da Venezuela é indefensavel sob qualquer ponto de vista e não tem o menor sentido Maduro presidir o Mercosul nem sendo de forma meramente protocolar, dos cinco mebros TRES não querem e não aceitam esse imbecil presidindo o bloco, como alguem pode defender isso?

    Maduro não governa nem os banheiros de Caracas,  presidir o Mercosul é só material para ele se gabar, não é algo operacional, logico ou que faça algum sentido, não é questão de Chanceler, é de Pais.

    Um cara que não consegue importar nem papel higienico faz o que no Mercosul?

    Aliás, a aberração primeira é a Venezuela no Mercosul.

     

    1. O velho AA

      AA, quando abre o baú de memórias e conta histórias reveladoras sobre a elite brasileira, é brilhante.

      Quando veste a farda de lobista de Washington, fica previsível e chato. 

    2. André o post não se refere a

      André o post não se refere a idiotia de Maduro.E sim o  comportamento sem vergonha,corrupto do serra,em exportar a sarfadeza tucana.O mesmo metodo da compra da reeleiçao do FHC,para o mercosul….o que mais esse sujeito ao longo do mandato como ministro golpista…vai prometer mundo afora…. para alcançar,seus objetivos escusos?

      Que a Venezuela é um cachorro morto,ninguém discute! Mas qual é o grande benefício que trará ao Brasil,ferrar a Venezuela no mercosul?

  10. Cuidado!

    Serra é um dos mais importantes articuladores desse golpe. Uma pessoa extremamente nefasta que deseja a glória de ser louvado em país estrangeiro (EUA) já que aqui, no Brasil, tem sido achincalhado até por seu próprio partido. Temido mas achincalhado. Seus recursos são similares aos de Eduardo Cunha em violência, canalhice e arrogância.

  11. Eles estão acima da lei…
    Se o que diz o texto “A fala do ministro foi registrada numa espécie de ata do encontro da Comissão de Deputados de Assuntos Internacionais, na última quarta-feira (10). O El País teve acesso ao documento.”, é verdade, esta chantagem deve ser denunciada na “ONU”, tem que haver denúncia aos órgãos competentes, para não correr o risco de “conivência”, não basta estar envolvido “até o pescoço” na Lava-Jato, o cara ainda continua corrompendo todo mundo…Isso não vai acabar nunca, alguém tem que acabar é com eles…Definitivamente…#VAZATEMER…E LEVE ESSES MEQUETREFES, GOLPISTAS E FASCISTAS JUNTO…REVOLUÇÃO????…..é só uma idéia… 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador