PT, o preferido dos brasileiros

Conforme revelou matéria de hoje da FolhaSP (ver abaixo), o PT é o partido da preferência de quase um terço dos brasileiros (29%). Não é pouca coisa, ainda mais se considerarmos a campanha diária da grande mídia contra a agremiação, a criminalização da própria política e eventuais erros cometidos por alguns dirigentes petistas.

Em segundo lugar, mas com índice bem mais baixo, vem o PMDB, com 7,5%.

O PSDB tem míseros 4,5% de “admiradores”, ou seja, uma sexta parte da preferência demonstrada pelo partido de Dilma.

24/03/2013  03h00

Desempenho do PT no governo é bem visto

DE SÃO PAULO

Alvo constante de denúncias e, mais recentemente, de alguns atritos com o governo, o PT não é visto pela população brasileira como um estorvo para o desempenho da presidente Dilma Rousseff, filiada ao partido.

Para 55% dos entrevistados pelo Datafolha, o Partido dos Trabalhadores está ajudando o governo Dilma. Entre os que dizem que o partido ajuda, 47% afirmam que “ajuda muito”. Os demais consideram que a sigla “ajuda um pouco”.

O total de pessoas que acham o contrário disso, que o PT está atrapalhando a presidente Dilma, soma 22%.

Ainda que positivo por larga margem, esse índice já foi melhor para a legenda.

Há dez anos, quando o presidente Lula tinha somente três meses de mandato, o Datafolha fez a mesma pergunta. Naquela ocasião, 69% dos entrevistados responderam que o PT estava ajudando o ex-metalúrgico recém-eleito.

Por ocasião dos dez anos do PT no comando do governo federal, o Datafolha também perguntou se, na opinião dos entrevistados, a administração do partido ao longo de uma década estava sendo boa ou ruim para o país.

Para 72%, o governo petista está sendo bom; 13% dizem que está sendo ruim; e 9% dizem que tem sido indiferente. Outros 5% não souberam ou não quiseram responder.

O PT, segundo a pesquisa finalizada anteontem, é o partido da preferência de 29% dos brasileiros.

O PMDB aparece em segundo, mas com índice bem menor, 7,5%. O PSDB foi citado como o partido preferido por 4,5%. (RICARDO MENDONÇA)

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador