O caso da adolescente agredida em uma escola de Limeira

Enviado por Iara G

Estranham que 26% concordam com ataque às mulheres, mas e este caso que aconteceu com mulheres e jovens, no estado mais rico da nação, é sintoma ou sintomático?. E pior que é só pesquisar, não é caso isolado. Vejam no vídeo que se ouvem vozes de colegas (mulheres jovens) pedindo para não apartarem. 

Do G1

Garota é espancada dentro de escola em Limeira por ser bonita, afirma pai
 
Caso ocorreu nesta quarta-feira; pai disse que adolescente sofria ameaças. Diretoria de Ensino investiga se houve negligência no socorro à estudante.

Uma estudante de 15 anos foi espancada por pelo menos outras três jovens dentro da sala de aula na Escola Estadual Castelo Branco, no bairro Vila Cláudia, em Limeira (SP), na manhã desta quarta-feira (9). O motivo da agressão, segundo o pai dela, é porque a jovem é nova na escola e bonita. A adolescente sofreu ferimentos no rosto e pescoço causados por tapas, socos e arranhões.

O pai da garota, o jornalista e ex-policial militar José Carlos Roque Junior, de 39 anos, afirmou que a menina estuda na escola desde o início do ano e que é vítima de bullying por chamar atenção. “A diretoria da escola já sabia que isso ia acontecer. Eu já fui chamado lá para falar sobre isso e as alunas já haviam ameaçado minha filha”, afirmou ele.

“Não esperava que isso fosse acontecer com ela, é um absurdo”, disse Roque Junior. O jornalista informou que a polícia tem vídeos de toda a ação e que ele irá processar o estado pelo que aconteceu. “A escola tem responsabilidade pelo que fizeram com a minha filha”, relatou. De acordo com o tenente Cabana, da PM, a Ronda Escolar foi acionada e outra equipe de policiais prestou apoio durante a manhã. A briga foi registrada por outros alunos com câmeras de celular.

Após a agressão, os policiais levaram a adolescente machucada para um pronto-socorro, onde ela foi medicada e liberada em seguida. Os policiais, a estudante, os pais dela e as outras pessoas envolvidas foram à Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) registrar o caso.

Diretoria de Ensino
Por meio da assessoria de imprensa da Secretaria Estadual da Educação, a Diretoria de Ensino de Limeira respondeu o seguinte sobre o caso:

“A Diretoria Regional de Ensino de Limeira repudia qualquer ato de violência e atua em conjunto com as famílias para evitar casos como o que envolveu as alunas da Escola Estadual Castelo Branco. Uma apuração preliminar foi aberta para averiguar se houve negligência da unidade escolar no socorro à estudante agredida e em relação à denúncia do pai, que afirma que a direção já tinha conhecimento de conflitos envolvendo as alunas. Os pais de todas as estudantes envolvidas já foram convocados para uma reunião na escola, o caso será acompanhado também pelo professor-mediador que atua na unidade e o Conselho Tutelar notificado pela diretoria regional. O Conselho de Escola também se reunirá para definir a punição às agressoras, conforme regimento escolar. A administração regional reitera que todas as escolas estaduais desenvolvem ações de prevenção e combate à violência e que conta com a parceria dos pais e da Polícia Militar, por meio da Ronda Escolar, para evitar situações de conflito entre seus alunos no interior e no entorno das escolas.”

Vídeo da agressão: http://noticias.terra.com.br/brasil/cidades/videos/adolescente-e-agredida-em-escola-por-ser-bonita,7400637.html

Espancada em escola passa a noite internada em hospital de Limeira, SP

http://g1.globo.com/sp/piracicaba-regiao/noticia/2014/04/espancada-em-es…

Exame aponta que garota espancada em escola teve traumatismo craniano

http://g1.globo.com/sp/piracicaba-regiao/noticia/2014/04/exame-aponta-qu…

Justiça manda internar as agressoras de adolescente espancada em escola

 

http://g1.globo.com/sp/piracicaba-regiao/noticia/2014/04/justica-manda-i…

 

Redação

22 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Pelo jeito usar roupas curtas

    Pelo jeito usar roupas curtas e/ou ser muito bonita não acarreta só estupro. Vai ver a campanha feita não estava assim tão correta né…

  2. Não adianta fazer de conta de

    Não adianta fazer de conta de que nada está acontecendo.

    A violência no mundo aumentou e é fruto do próprio modelo.

    Um modelo que separou o todo em partes, individualizou, incensou a competitividade e prometeu a felicidade à todos.

    A felicidade não foi entregue, a competitividade extrapolou para a eliminação de qualquer concorrência e a individualidade descambou para o egoismo incontrolável.

    O mundo tem demonstrado, em suas várias manifestações de ruas, que a insatisfação é real.

    Os que tentam analisar este conjunto de movimentos tentando individualizar, cobrando bandeiras específicas, não conseguirão entender o que está acontecendo.

    As artes, sobretudo a música, através dos tempos, representa bem o que ocorre na sociedade.

    E o que a música tem demonstrado?

    A busca do sexo e da violência, via domínio ou mesmo agressões, para a satisfação de um desejo que por óbvio representa uma catarse ao sofrimento que se tem passado. A busca da autoafirmação, o elogio ao oportunismo, a ostentação, o ode ao consumo como fonte exclusiva de sucesso e felicidade.

    O que está ocorrendo está bem próximo aos da década de 60, onde reações ao sistema pipocaram em todo o mundo e com bandeiras diversas, e que tornou-se nítido que era um movimento de contracultura que propunha uma mudança de paradigmas.

    Essas propostas da década de 60 foram inteligentemente assimiladas pelo sistema que soube ceder, avançar ainda que lentamente, o que refreou o retesamento da corda.

    Por outro lado, dentro do conceito das cordas, ou como dizia muito antigamente o sábio Hermes em suas “Sete Leis Herméticas” que tudo está interligado, daí se chegar  à constatação de que que a falência do modelo econômico que igualmente individualiza, incensa a competitividade até os limites da eliminação da concorrência está umbilicalmente ligada à esta insatisfação das pessoas, expressa com muito mais clareza pelos jovens.

    É essa individualização e competitividade como eliminação que geram a necessidade de sobrevivência, e sobrevivência na globalização e sua facilidade de troca de informações e experiências é barril de pólvora com estopim curto.

    Esse modelo tornou a sociedade vazia, sem objetivos existenciais, com o seu imediatismo, a insatisfação pela transitoriedade dos produtos de consumo que se tornam ultrapassados logo após os seus lançamentos e o bombardeio do quero mais, eu posso, eu luto, eu sou.

    O fato é que o mundo está mais inseguro e insatisfeito. As violências física, social e psicológica surgem em todos os países,  vimos aumentar a xenofobia, intolerância, atentados (inclusive praticado por estudantes e fora de grupos extremistas) e por aí vai. Países que emergiram e que ainda não oferecem um serviço mínimo de transporte, educação e saúde. As doenças sociais e as fobias estão atingindo cada vez mais os jovens.

     

     

     

  3. Para além de uma agressão contra uma mulher

    Uma escola não era o lugar para uma coisa dessas acontecer.

    Não era. Mas, o que esperar de uma instituição que apenas confina um grupo de jovens durante pelo menos 4 horas por dia e preenche o tempo com atividades desencontradas e sem sentido?

    É claro que as agressoras devem ser duramente repreendidas. É inadimissível o que fizeram.

    Contudo,  a forma como as nossas  escolas funcionam  permite que coisas dessas aconteçam. Os professores pagos por aula dada, salas de aula e escolas com um grande número de alunos levam ao abandono desse a própria sorte. Não há acompanhamento individual. Os alunos são como uma manada, sem individualidade. Aí, as coisas acontecem. E vão dizer que não sabem o que fazer.

    Houvesse um controle individualizado. Saber o quem é e o que faz cada aluno, poder-se-ia agir.

    Mas, para isso, a escola não pode ser como ela está.

    1. Até concordo, mas como

      Até concordo, mas como conseguir um acompanhamento individualizado com tantos alunos assim ? E o custo disso, sairá de onde ? Os atuais salários de professores já são uma lástima comparados com muitos outros funcionários públicos, de forma que para se aumentar os custos dessa forma é preciso sabermos de onde virá o dinheiro.

      1. É um grande desafio mesmo.
        Eu

        É um grande desafio mesmo.

        Eu acredito que uma das possíveis formas é uma simplificação curricular. O ensino fundamental (os anos finais) e, especialmente, o ensino médio tem um currículo “colcha de retalhos”. Foram empurrando coisa obrigatórias para dentro da escola e, com isso, você tem cada vez mais o aluno vendo muitos professores e os professores com muitos alunos. A fragmentação dificulta o acompanhamento. Um menor número de matérias, sendo ministradas por poucos professores, permitiriam uma proximidade maior de professores e alunos.

    2. Se houver ordem e instrumento

      Se houver ordem e instrumento legal para ela ser imposta por parte do corpo docente, supervisão e diretoria isso nao ocorria , nao na quantidade e na escala de violencia que vemos hoje em dia

      Esse papo de filosofar em cima de qualquer coisa ja deu o que tinha que dar…rs

      1. Acho que você também filosofou

        Que instrumentos faltam ao professor? Poder agredir fisicamente um aluno?

        Medidas como afastamento do aluno da escola – suspensão ou mesmo transferência compulsória existem, estão previstas e estão a disposição da administração da escola. Se ela não sabe usar aí é outra história. Toda escola estadual em SP deve ter um regimento interno e nele, entre outras coisas, deve tratar das normas disciplinares.

        Agora, não adianta uma mão pesada se o processo não está sendo bem conduzido. Infelizmente as escolas, de um modo geral, não funcionam (como nunca funcionaram) bem no Brasil.

        1. ” Normas

          ” Normas diciplinares…”

          rs

          O que me adianta ter disciplina se não tenho instrumentos para impor o respeito às mesmas?

          Sao inimputaveis , se achar que deve podem queimar o professor dentro de sala de aula e servir os pedaços a quem se disponha a comer que ainda assim nao cometem crimes , à revelia da gravidade de suas açoes só podem ser detidos por ” ato infracional “

          se vc é menor , desavergonhado e ja desandado não ha razao alguma para se importar com o que os professores ou a sociedade pense de suas açoes…

          1. E, então…?

            Eu falei do que do que dá para fazer na escola.

            O que você fala exige transferir o problema para fora da escola, ou seja para a polícia e em seguida para o judiciário e, finalmente, para o sistema prisional. (não precisa dizer que as leis são brandas no Brasil, eu já entendi, vamos, por conveniência, dizer que eu concorde nesse ponto com você)

            Agora, não sei se é o caso. Se toda troca de tapas entre alunos fossem parar na delegacia e no tribunal e desse em prisão, eu mesmo teria, mais de uma vez, puxado uns dias (quem sabe meses por reincidência) de cadeia quando era estudante.

    1. E o pai disse que a escola é

      E o pai disse que a escola é a responsável pelo ocorrido.

      Quem menos tem culpa é a escola. Todos os profissionais envolvidos na educação estão de mãos atadas . Se tocarem num fio de cabelo desses marginais sofrem um processo .

      Na época antiga se educava as crianças e jovens na base do safanão. Era raro ver vagabundo na rua ! 

  4. Pai e mãe?

    Mais uma vítima da ausência de alguém para orientar, educar e nortear essas agressoras. E o mais absurdo são outros jovens filmando a cena. Lastimável. A culpa é da falta de educação e não do ECA.

    1. Obvio que o ECA tem papel

      Obvio que o ECA tem papel decisivo na degeneraçao progressiva e continuada do comportamente adolescente

      Tudo que peca pelo excesso é errado

      O ECA é a materializaçao do pensamento de imbecis ditos humanistas que confudem bife la na mesa com bife a milanesa

      Ele é a cara daquela inutil da Alda Marco Antonio que deveria ser amada pela esquerdalha, uma especialista em passar a mao na cabeça de marginal , só que nao levando eles para casa obvio

      Quem se F#$%¨com essa demagogia cinica e barata desses idiotas ditos progressistas como sempre é o pobre ( que eles dizem tanto querer ajudar ) pois ficam a merce desses animais sem instrumento legal algum que os impeça de fazer o que achar que deva com qualquer um…

       

      1. Imputabilidade leva a

        Imputabilidade leva a irresponsabilidade, que leva ao crime.

        Quando se inverte os valores de certo e errado da nisso.

         

  5. isso é fruto do excesso de

    isso é fruto do excesso de direitos e ausencia completa de deveres PATROCINADA pela esquerdalha

    simples assim

    se tornaram verdadeiros hereges com certeza absoluta de qualquer forma de puniçao

    graças a isso a escola e territorio livre para todo tipo de aluno com desvio grave de comportamento

    professores e pessoas de boa indole sao simplesmente REFENS graças a inoperancia do estado fruto decisivo desses imbecis que confundem liberdade com libertinagem e democracia com anarquia e a cereja do bolo, menor carente com menor delinquente…

    1. Como esses casos, e outros

      Como esses casos, e outros muito mais graves, são mais corriqueiros nos EUA e temos a mania de copiar o que vem de lá,

      devemos supor que a esquerdalha americana e a falta de punição por lá, a inoperancia do estado fruto decisivo desses imbecis que confundem liberdade com libertinagem e democracia com anarquia e a cereja do bolo, menor carente com menor delinquente…

      1. Falacias como sempre…rsA

        Falacias como sempre…rs

        A violencia nas escolas americanas e devido a sociedade deles ser doentia

        Eles tem o maior numero de sociopatas do planeta, trata-se de uma sociedade preconceituosa, implacavel com os ditos ” fracassados ” pessoas que nao se moldam na escola ou nao sao populares e por isso se tornam parias

        Obvio que em uma naçao onde ter armas é algo absolutamente normal e com um modo loucamente extremistas para criminalizar algo ou alguem a coisa nao poderia ser diferente

        Entao colega eles pecam como voces ou seja sao o outro lado da moeda mas tambem extremados 

        Mas fique tranquilo , voces esquerdalhas ja estao plantando no país a semente da segmentaçao racial  ao melhor estilo norte americano, que juntamente com a politica esquizofrenica do que a esquerda entenda ser direitos humanos ( quando nao esta no poder absoluto, claro…rs )  podera nos trazer tambem esse componente maligno da sociedade norte americana

        Voces só copiam o que há de pior deles , vergonha na cara no trato com seriedade do estado na ciencia , educação e segurança que é bom nada né?

        rs

        1. Os maiores assassinos em

          Os maiores assassinos em série de todos os tempos são Brasileiros e Colombianos, não cometa o mesmo erro dos aloprados petistas.

          Pedro Rodrigues Filho, vulgo Pedrinho Matador e no maior assassi no em série e pior foi solto em 2007 sendo preso novamente em 2011.

  6. Tenho uma irmã, com 56 anos,

    Tenho uma irmã, com 56 anos, que sempre foi lindíssima e na época do colegial ela foi agredida com xingamentos por garotas que tinham inveja de sua beleza. Já adulta, trabalhando no Hospital dos Servidores Públicos do Estado, quando entrou no banheiro levou um balde de urina na cabeça sob risos das mulheres, enciumadas com sua beleza. Hoje só está proporcionalmente pior e temos como denunciar, porque naquela época (hoje ainda, mas um pouco menos) também se dizia que a culpa era da vítima. 

    A diferença é que antigamente a violência física era menor. Hoje se esfaqueia rostos, corta-se cabelos, deixam marcas na face para a pessoa ficar “feia”,

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador