O satélite brasileiro

Por Stanley Burburinho

Não vi nenhuma grande mídia divulgar esse acontecimento:

“A mídia não noticiou

Pagina principal / CPLP / Brasil

23.12.2008

Excessivamente preocupados com a crise financeira, os órgãos de informação brasileiros não informaram o sucesso do lançamento do míssil espacial VLS-1, feito com sucesso no dia 20 de outubro de 2008, partindo da base de São José dos Campos, e não de Alcântara, como era costume.

A última experiência foi desastrosa. Com problemas de pré-ignição, o lançamento fracassou dando causa a incêndio que destruiu grande parte da base maranhense, além de matar 21 pessoas. Grande lástima, sem dúvida. O sucesso é auspicioso. Vai permitir o lançamento de satélite geoestacionário, proporcionando ao país facilidade nas comunicações, principalmente.

O lançamento foi assistido pelo Ministro da Defesa, Nelson Jobim e pelo Comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juni Saito. Não se entende a causa da notícia não ter sido divulgada na imprensa. Pode acreditar-se que para muitos países não interessava o Brasil ser capaz de colocar satélites em órbita, o que significa também o seu notável desenvolvimento bélico, pois mísseis de muito longo alcance não são bem vistos pelas nações que não os possui. Mesmo as poderosas potências, que além do vetor têm a ogiva nuclear, não ficam muito satisfeitas quando um fato desta natureza é atingido.

É sabido pela comunidade mundial que o Brasil não desenvolve corrida armamentícia, e não possui artefatos nucleares agressivos, mas pode construir em pouco tempo, já que a tecnologia permite com folga que eles sejam construídos em pouco tempo.

Talvez tenha sido esta a razão do fato não ter sido divulgado com alardes. Vizinho nossos podem interpretar o sucesso como uma ameaça, quando na realidade o fato não é este. Quem acompanha o lançamento dos “Sacis”, sempre com fracasso, sabe disto.

Foi um feito respeitável, sem dúvida. São muito poucos países capazes de operações de tamanha envergadura, e é uma consolidação dos velhos sonhos dos cientistas brasileiros, que estão de parabéns.

O Brasil, apesar dos pesares do mundo e dele mesmo, caminha fácil para um futuro de brilho. Todo este trabalho vem sendo desenvolvido com auxilio da tecnologia russa, de acordo com um protocolo firmado entre Brasil e Rússia. Segundo este acordo, os russos auxiliam na transferência de tecnologia de ponta, e o governo brasileiro compromete-se a emprestar a base de Alcântara, para o lançamento de mísseis russos. A base está próxima a linha do equador, o que facilita os lançamentos e diminui os gastos.

Jorge Cortás Sader Filho”

Fonte: Pravda

Por Marcos

Nassif, parece que houve confusão com a noticia. Não foi lançado o foguete, e sim testado o primeiro estágio.

Clique 1

Clique 2

Clique 3

Luis Nassif

40 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. É sem duvida, uma
    É sem duvida, uma demonstração, que o brasil não se educa, desenvolve, lendo estes jornalescos que nada arescentam a educação, ao patriotismo e ao desenvolvimento intelectual do brasil. Parabéns para o excelentissimo Presdente LULA estamos com o Senhor.

  2. staques
    Noivas russas
    staques
    Noivas russas afundaram a Marinha dos EUA

    Noivas russas afundaram a Marinha dos EUA
    04/25/2008 [article] / Sociedade / Incidentes

    Na Marinha dos Estados Unidos se desenvolve um escândalo grandioso. Dezenas de marinheiros norte-americanos e suas esposas, em maioria , imigrantes ilegais da Rússia e Ucrânia, haviam sido detidos por suspeito da fraude colossal que prejudicou a capacidade combativa da Marinha , além de causar-lhe um dano econômico por valor mínimo de 250 mil dólares.

  3. Em boa hora foi feita essa
    Em boa hora foi feita essa parceria com a Rússia. Sou da geração que cresceu ouvindo dizer que comunista comia criancinha, mas a verdade é que os EUA nunca se mostraram parceiro interessado no nosso desenvolvimento.

  4. STANLEY

    Até hoje não
    STANLEY

    Até hoje não assimilei bem os motivos do desastre em Alcântara.

    Como você sabe, Alcântara é um dos pontos mais estratégidos para o lançamento de mísseis e proteção das Américas.

    Tanto que, no passado, foi cobiçado pelos ianques.

    Como disse, até hoje não assimilei bem os motivos desta tragêdia.

  5. Notícias
    A bomba brasileira
    Notícias
    A bomba brasileira
    Pagina principal / CPLP
    09/17/2008 17:00 Fonte:

    Uma bomba atômica cai todos os anos sobre o Brasil. São 48.000 homicídios por ano no país. E a polícia brasileira é responsável por uma parte considerável desses 48.000 homicídios.

  6. reportagem

    Sistemas de
    reportagem

    Sistemas de defesa aérea S-400
    / Todas as foto-reportagens / Armas

    Foi colocada ontem (06) em operações à defesa aérea de Moscou o novo sistema de defesa antimíssil S-400 Triumph, que substitui o velho S-300. O sistema S-400, projetado pela empresa Almaz, podem abater a alturas de entre 10 metros e 50 quilômetros aviões de tecnologia “stealth”, mísseis de cruzeiro, táticos e até balísticos com velocidades de vôo de 4,8 quilômetros por segundo

  7. Prezado Nassif

    Gostaria de
    Prezado Nassif

    Gostaria de saber o que é esta tal moderação ?

    Se manifestar livremente o meu pensamento, dizendo estar desconfiado que podem ter ocorridos outras causas para o desastre é estar sendo imoderado, podem novamente retirar meu comentário deste blog.

    Isto já aconteceu, ontem com a poesia, do Edmar.

    Houve quem já estava guardando pedras para jogar no presidente Lula e não estava no aguardo da moderação.

    A poesia falava de políticos, generalizadamente, não poupando nenhum deles.

    Sou advogado e muitos dos nossos erram e praticam desvios éticos, mas a grande maioria são pessoas honestas e probas e não se pode estender a todos esse tratamento quando se julga alguns.

    O mesmo diria em relação aos jornalistas, muitos dos quais já foram aqui, pelos comentaristas censurados, mas isto não quer dizer que devemos atirar pedras em todos os jornalistas.

    O que é moderação?

    Acho que o Blog tem todo direito de julgar oportuno ou não inserir o comentário de quem quiser, pois tem responsabilidade por isso.

    Mas estampar que o comentário está aguardando moderação é uma atitude totalmente equivocada.

    Se não a quiserem aqui postada, que a censure e a apaguem, mas não venha, como se fosse eu uma criança, dirigir-me o pensamento e a conduta ética.

    Aceito que o comentário seja apagado.

    E não volto mais aqui.

    Cito ao final, para quem esteja lendo este desabafo, o pensamento de Luc Ferry «La liberté de pensée est absolue ou elle n’est rien.».

    Perdoem-me, mas não retiro um linha do que escrevi.

    Gutierrito, sua reação com o aviso de que “o comentário está aguardando moderação”, é a mesma de quem encontra um sinal “é proibido virar à esquerda” e vai tirar satisfações com o Detran, por julgar que há algo pessoal. O “aguardando a moderação” faz parte do sistema. E só verei um comentário seu até agora, a pedido seu.

  8. Existem muitos rumores sobre
    Existem muitos rumores sobre a tragédia de Alcântara: eu mesmo tomei conhecimento de que existe a hipótese de a tragédia ter ocorrido, em partes, por uso de “tecnologia adulterada” dos EUA, ou seja, projetos calculados propositadamente com falhas.

    Sei também deste conssórcio com a Russia (um dos motivos da vinda de Medvedev ao Brasil), que é visto com entusiasmo no meio acadêmico e militar.

    Bom, creio que especular sobre a tragédia não trará futuro. Mas o país está de parabéns por este sucesso. E que este desenvolvimento seja contínuo, e sem ser como sempre foi: com a total dependência dos EUA.

  9. Cristina chega à Rússia com
    Cristina chega à Rússia com desejo de sair da sombra do Brasil
    12/09/2008 [article] / Federação Russa

    Сom um dia de atraso, por causa de morte do Patriarca da Igreja Ortodoxa Russa Alexei II, o presidente da Argentina ,Cristina Fernandes de Kirchner, chegou hoje(09) a Moscou com a visita oficial, acompanhada por mais de 100 empresários e ministros de seu gabinete. Comparações odiosas. O intercambio comercial entre Rússia e Brasil este ano alcançaram os US$7.300 milhões. Com a Argentina apenas ultrapassaram os US$1.200 milhões, segundo as informações do ministério de Assuntos Exteriores da Argentina

  10. Esse satélite será muito bom
    Esse satélite será muito bom para a segurança nacional pelos seguintes motivos:

    1 – Quase toda comunicação no Brasil, via satélite, passa pelos satélites da Embratel que é uma das empresas de um investidor do México;

    2 – A Telefônica que é espanhola tem o monopólio da telefonia em quase toda a América do Sul, incluindo os satélites;

    3 – A localização e o assassinato dos membros das FARCs, por militares colombianos e norte-americanos, no meio da selva, em pleno território equatoriano, às 3 horas da madrugada, só foi possível porque os membros das FARCs fizeram ligações telefônicas, via satélite, minutos antes do ataque, e o satélite é da Telefônica que repassou para os colombianos e norte-americanos os dados de latitude e longitude que facilitaram a localização do grupo;

    4 – Toda comunicação dos militares que guardam as nossas fronteiras é transmitida por um dos satélites que pertencem à Embratel. Através desses satélites se sabe, exatamente, onde os nossos militares se encontram na Amazônia e por onde se movimentam;

    5 – Toda comunicação entre as plataformas de petróleo que ficam em alto-mar com a sede da Petrobrás, é transmitida por um dos satélites que pertencem à Embratel. Com a falta de energia, o mundo está de olho no pré-sal;

    6 – Os dados sobre desmatamento que são enviados pelo INPE também são transmitidos por um dos satélites que pertencem à Embratel;

    7 – Os dados das nossas plantações de cana, milho, soja, etc. que são commodities estratégicas para exportação, são todos transmitidos por satélite;

    8 – Acho que o Lula não pode falar por telefonia com qualquer outro presidente, sem correr o risco da interceptação do que se fala;

    9 – O Brasil não tem gerência sobre o algoritmo de encriptação dos dados veiculados pelos satélites da Embratel;

    10 – Será que quando privatizaram a Embratel sabiam de tudo o que foi dito acima?

  11. De fato: houve confusão na
    De fato: houve confusão na notícia. Seria de se estranhar, sendo de SJC, não ouvi nada a respeito de grandioso fato. Seria necessária grande infraestrutura para o feito, além de posição goegráfica favorável. Chegaremos lá…

  12. Cuidado com o sensacionalismo
    Cuidado com o sensacionalismo “anti-mídia”… Vejo esse post como uma bela barriga.

    Corrigido pelos próprios comentaristas pouco depois.

  13. Miguel

    A notícia não é
    Miguel

    A notícia não é minha. Postei aqui no blog porque também estranhei que nenhum dos dois acontecimentos foram noticiados pelas grandes mídias com o merecido destaque apesar de ter sido apenas um teste.

    Acho iimportante destacar que não temos um satélite nosso depois da privatização da Embratel.

    Mas, de qualquer forma, acho que já é um grande avanço, apesar de ter sido apenas um teste.

    Eu não sabia dessa colaboração entre o Brasil e a Rússia para lançamento de mísseis. Gostei. Até os militares brasileiros estão gostando.

  14. santa conspiração, menino
    santa conspiração, menino prodígio! Olha só como os gringos querem sabotar o sucesso do Brasil! Ainda bem que o Stanley Burburinho (…) está de olho nas armações da 4ª frota. Muito bem, Burburinho! Acho que desta vez foi o Coringa, Robin!

  15. Creio que os foquetes de
    Creio que os foquetes de saturação de área do sistema Astros da Avibras tem uma tecnologia de propulsão semelhante ao que está noticiado no site do Ministério da Defesa. Atualmente o míssil TM da Avibras tem alcance de 300 quilômetros. Por que não existe uma cooperação maior entre o CTA e a Avibras?
    Para quem tiver curiosidade sobre a capacidade de nossa indústria de defesa, consultar o site: http://www.avibras.com.br. Irá se surpreender.

  16. Por ai vemos como a imprensa
    Por ai vemos como a imprensa é parcial, e principalmente subserviente aos interesses das grandes potências, pois o País seria então capaz de detonar artefatos nucleares se assim o quisesse…

  17. Acho que ficou um pouco
    Acho que ficou um pouco confusa essa história de o Pravda noticiar, com todas as letras o lançamento do VLS-1 a partir de SJ Campos. Creio que não seja um local adequado, dada a extensão do teste. A Barreira do Inferno (RN) mas, principalmente, a base de Alcântara, Maranhão, seriam um local mais apropriado.
    O site da FAB mostra, de outubro, o teste de um motor. Na data de 23 de dezembro, nada encontrei.
    Se houve realmente esse lançamento, e o mesmo não foi noticiado, é motivo de sobra para se acabar com a crença na grande imprensa.
    Vamos aguardar um pouco mais a posição oficial da FAB e do Min. Defesa.
    Abraços,

  18. 10 – Será que quando
    10 – Será que quando privatizaram a Embratel sabiam de tudo o que foi dito acima?

    Sim Stanley, sabiam, e, por isso mesmo é que ela foi privatizada!

    P.S.: O link do PRAVDA está em português – pessimamente- traduzido, mas está… E, de quebra ainda se pode ver a Anna Kournikova! Sem problemas. Já algum tempo o conhecia e tem informações valiosas.

  19. Curioso é que nem mesmo na
    Curioso é que nem mesmo na página da FAB consta tal notícia; e olha que sou assíduo freqüentador daquele Portal. Mais curioso ainda é que eu compareci ao 8° Encontro Nacional de Estudos Estratégicos, realizado em Novembro último, na sede da UNIFA (Campos dos Afonsos, RJ – berço da Aviação Brasileira) e nem mesmo na Palestra do Representante da AEB, tal fato foi tornado público. Talvez os enigmas sejam ainda mais complexos para se decifrar…a conferir!

  20. É como os russos diziam,
    É como os russos diziam, cansados dos jornalões chapas-brancas do partido comunista: no Pravda não tem verdade e no Izvestia não tem notícia.

    Para quem não entende russo: Pravda = verdade em russo, Izvestia = notícia em russo.

  21. Caros, não existe base de
    Caros, não existe base de lançamento de foguetes em SJC. E nunca vai existir, por uma questão geográfica. O VLS-1 é um projeto em andamento, interrompido após o acidente em Alcantara em 2003. Até agora foram realizadas apenas duas tentativas de lançamentos de protótipos de foguete, uma em 1997 e outra em 1999, ambas com muitos problemas. A única informação correta na notícia é esse acordo entre Brasil e Russia. Ele vai permitir a retomada do programa VLS.

  22. A explosão tempestiva do
    A explosão tempestiva do foguete em Alcântara, levando consigo 21 dos nossos melhores pesquisadores foi um fato lamentável. É quase certo que o VLS brasileiro foi sabotado. O sucesso de um país considerado periférico no lançamento de um foguete seria um exemplo que os paises desenvolvidos, especialmente os Estados Unidos, não querem que aconteça. O país para alcançar o seu desenvolvimento precisa da tecnologia aeroespacial. É preciso se cercar de cuidados para não expor nossa tecnologia e recursos humanos aos inimigos. Quanto à midia brasileira, ela claramente torce contra o país. São um bando de fracassados que recebem dinheiro de países estrangeiros para pregar a fracassomania aqui. Numa edição da revista Carta Capital de 2003, um espião estadunidense, disse que vários jornalistas brasileiros recebem do Departamento de Estado desse país, para defender interesses deles aqui. É só ler os jornais para ver que isso acontece cotidianamente. Eles querem o país subdesenvolvido e pobre para poderem explorar as riquezas minerais e vegetais. O governo Lula está implantando um projeto nacional de desenvolvimento. Por essa ração que a imprensa é contra o presidente. Todos os brasileiros que ousaram levantar a cabeça e pensar no bem-estar do país, foram perseguidos pela imprensa. É um fato histórico. A hora é mudar o perfil da imprensa brasileira. Ela deve servir aos interesses dos brasileiros e não alienígenas. É ISSO.

  23. Seria muita viagem acreditar
    Seria muita viagem acreditar que o governo tomou providências no sentido de não alardar o lançamento do satélite para não ter que mexer nesse estranho episódio da morte abrupta da equipe de pesquisadores do Min Defesa. Teoria da conspiração ou temor de encrencas com as famílias desamparadas?

  24. NASSIF

    Pedido de
    NASSIF

    Pedido de desculpas.

    Somente agora li suas explicações.

    Mesmo envergonhado, sou homem, que quando reconhece o erro, tem a coragem de pedir minhas desculpas, que é a coisa mais correta a fazer.

    Ficaria imensamente descontente comigo mesmo se não tomasse essa atitude.

    Não havia entendido, na minha santa ignorância sobre o sistema que foi adotado, o porquê do aviso, que é feito a todos comentaristas, antes da avaliação, de forma a elevar o nível do blog.

    Assim, peço-lhe desculpas pela ocorrência.

    Peço-lhe, ainda, que retire o meu desabafo injusto que lhe fiz, pedindo-lhe, inclusive, que leia, como você explicou, minhas postagens.

    Faço isto porque sou um daqueles seus frequentadores que sempre reconheceram em você grandes e notáveis qualidades, principalmente honestidade de princípios e amor pela liberdade.

    Fui afoito, reconheço.

    Até mais.

  25. Sem partidarismo. Para mim
    Sem partidarismo. Para mim estas reportagens devem aparecer na midia para fortalecer nosso sentimento de patriotismo e talvez melhorar o jeito de nos Brasileiros analisarmos melhor nosso pais.

  26. Por que será que os jornais
    Por que será que os jornais não falaram nada sobre o sucesso do lançamento?

    Será pelo mesmo porquê que, sobre aquele triste acidente anterior, falaram, falaram e falaram… à beira da exaustão?

    E ainda falaram novamente na retrospectiva de fim de ano…

  27. Olá

    1. A parceria do Brasil
    Olá

    1. A parceria do Brasil em Alcantara não era com a Ucrânia?

    http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=010130031030

    2. A reportagem no site russo apareceu para mim em português, ao contrário do que o outro internauta afirmou (que estaria escrito em russo)

    3. Desde a privatizacão que o fato das comunicacões militares passarem por satélites (Brasilsat) de empresa com controle estrangeiro (MCI, na época, depois Telmex) é questionado. Veja um link a respeito:

    http://rizzolot.wordpress.com/2007/05/09/privatizacao-da-embratel-deixou-a-comunicacao-militar-do-pais-a-merce-da-telmex/

    Em tempo, os novos satélites Brasilsat agora são nomeados StarOne, marca da Embratel/Telmex. Lembro que, na época dos lancamentos, dizia-se que os satélites tinham tecnologia nacional. Mas pelo que pude verificar hoje apenas o B1 e B2 tiveram parte do trabalho feito pela Promon em SP (e alguns testes feitos em SJC), todo o restante fora comprado fora (Canada na série A e EUA na série B. A série C já comecou com o nome StarOne).

    Ou seja, ainda não detemos a tecnologia de fabricacão de satélites como se fazia pensar na época da privatizacão.

    http://wapedia.mobi/pt/Brasilsat_A1
    http://wapedia.mobi/pt/Brasilsat_B1
    http://wapedia.mobi/pt/StarOne_C2

    Bruno Cabral

  28. Um pequeno esclarecimento.
    Um pequeno esclarecimento. Sou advogado e escritor, com livro publicado pela Seven System. Sendo colaborador do Vote Brasil, detentor de dois premios Ibest consecutivos, mando igualmente matérias para o Pravda, sem nenhuma vinculação política, já que sou democrata por formação. Criaram uma confusão com a notícia publicada, de minha autoria. O lançamento, segundo os especialistas, foi o do primeiro estágio do míssil. Estes pormenores não destroem a conquista brasileira. A meta de atingir altura onde possa ser colocado satélite geoestacionário foi atingida, e este era o plano dos cientistas nacionais. Agradeço o espaço concedido.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador