A contratação de estrangeiros nas federais

Por Thiago R. de Oliveira

Nassif, seria muito interessante um debate sobre a possibilidade da contratação de estrangeiros pelas universidades federais.

1) Hoje em dia as universidades estão com muitas vagas abertas, e algumas áreas já tem dificuldades em encontrar candidatos bem qualificados.

2)Por outro lado, na europa existe um grande contigente de doutores bem qualificados sem perspectiva de ter uma emprego em uma universidade ou centro de pesquisa.

3) Porque não estimular a vinda de extrangeiros para as universidade brasileiras? Com certeza iria melhorar a qualidade das nossas universidades

4) Hoje em dia a contratação de extranjeiros é complicada (no departamento de física da UFRJ, acaba de ocorrer um caso de um russo que passou num concurso e teve este impugnado). Existem alguns poucos casos de sucessos. Um dos problemas é que os editais não prevêm a realização da prova em inglês. Em alguns casos o candidato faz a prova em inglês, mas isto abre a possibilidade da contestação do concurso, já que a prova escrita do candidato pode ser identificada.

Bem, considero o assunto de grande importância para o futuro da eduação superior do Pais. As universidades estão em processo de larga expansão que terá consequências para os próximos 30 anos. No meu ponto de vista corremos um serio risco de não perder a oportunidade de melhorar nossas universidades!

Luis Nassif

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Estrangeiros Permanentes no Brasil

    Bom dia.

    Existe a possibilidade de ser professor universitário em federias sendo estrangeiro classificado como cidadão permanente, formado em ensino superior e pós-graduação em universidades públicas brasileiras???

     

  2. Os concursos tem que avaliar

    Os concursos tem que avaliar a didática do professores, mestrado e doutorado  não faz de alguém um bom professor.
    Em relação aos estrangeiros, desde que saibam passar conhecimento serão bem-vindo. Na instituição federal que eu estudo tem professores estrangeiros que sinceramente desanimam a aprender a matéria, não tem didática, erros de
    português que comprometem a interpretação das provas, desogarnização…! POR UM PÁIS COM PROFESSORES DE BOA QUALIDADE, pois alguns que tenho queria descartá-los!

  3. para aplicação
    saudações, Saudações, meu nome é James Moses, 38 anos de idade, sou anglo-indiano, por origem, nascido na Índia, inglês sendo minha língua materna e eu sou um mestrado em literatura inglesa no ano de 2005, tenho sido um permanente residente do Brasil, nos últimos 5 anos, desejo candidatar-me a professores de inglês e não tenho muita informação, por favor, se você puder me fornecer algumas informações, é possível, como vi aqui, há muitos nomes estrangeiros mencionados aqui, eu realmente Deseja ter um trabalho decente e registrado, qual é o procedimento, por favor, precise de ajuda. -James

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador