Entrevista: Kakay e Serrano repercutem operação que encurralou Bolsonaro

Juristas avaliam qual enquadramento a Justiça deve dar a todas as evidências contra Bolsonaro e aliados acumuladas até o momento

Os advogados Antônio Carlos de Almeida Castro (Kakay) e Pedro Serrano, dois dos maiores criminalistas do País, repercutem o fato da semana: a operação da Polícia Federal que encurralou Jair Bolsonaro e membros do primeiro escalão de seu governo por atos preparatórios para um golpe na democracia.

Assista:

Leia também:

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. De maneira geral é possível concordar com o que os dois entrevistados disseram, exceto em relação a uma coisa. Pedro Serrano disse que o STF é competente para julgar todos os processos referentes à invasão do STF porque assim dispõe seu regimento interno. Isso é uma heresia. Compete privativamente à União legislar sobre matéria penal e processual (art. 22, I, da CF/88). Ações penais devem ser julgadas apenas pelo juizo competente, mas quem fixa a competência é a Lei e não o regimendo interno do STF. Portanto, não é preciso ser professor de Direito para concluir que é extremamente questionável a afirmação de Pedro Serrano de que o STF pode conhecer e decidir originariamente os processos de réus que não têm foro privilegiado. Esse é o caso da maioria dos terroristas bolsonaristas que foram até agora julgados e condenados. O STF fez uma opção política ao decidir que julgará em única instância os inimigos da democracia, mas isso não significa que essa decisão seja correta. Pedro Serrano pode até arrumar argumentos políticos para apoiar a decisão política tomada pelo Suprema Corte nesse caso. O que ele não pode é simplesmente ignorar o disposto no art. 5o.,LIII, da CF/88 e no referido art. 22, I, da CF/88.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador