Mistério de farda, por Homero Fonseca

É tanta milica gringa bonita querendo interagir comigo que liguei o desconfiômetro

Imagem: Reprodução/Redes sociais

Mistério de farda

por Homero Fonseca

É tanta milica gringa bonita querendo interagir comigo que liguei o desconfiômetro.

Num sei vocês. Mas eu recebo uma chusma de solicitações de interações nas redes sociais por militares americanas, que me abismo. E perguntava a mim mesmo:

– Serei tão belo e atraente assim para as milicas gringas?

– Deu a louca na Inteligência Artificial?

– Será uma epidemia de carência afetiva fardada?

– Algum plano solerte do Pentágono?

Hoje, resolvi dar uma pesquisada básica. Duas notícias de fontes oficiais desfazem o mistério. Leiam, juntem as pontas e tirem suas conclusões:

Deu no Yahoo Finanças, em 25/11/2022, acessado em 28/07/2023:

“Exército dos EUA criou contas no Facebook para enganar pessoas, diz Meta”

Os militares americanos criaram contas falsas no Facebook e no Instagram com o objetivo de enganar as pessoas, afirmou a Meta, empresa que controla ambas redes sociais. Seus objetivos seriam promover narrativas pró-EUA em todo o mundo.

A fraude foi detectada pelos especialistas em segurança da Meta, que encontraram aglomerados de contas falsas na plataforma, que tentavam se apresentar como legítimas. Os perfis, que operaram ao longo de vários anos, não se limitaram a apenas a plataforma da Meta, mas também estão presentes no Twitter, YouTube e Telegram, afirmou a empresa.[1]

Agora, juntem com o artigo assinado pela major Jana K. Fajardo, publicado pela Military Review, do Exército dos EUA, edição brasileira (acessada em 28/07/2023).

Trecho:

O Gabinete do Chefe de Comunicação Social do Exército dos EUA organizou uma Divisão de Mídias Sociais e Virtuais (Online and Social Media Division — OSMD) em janeiro de 20096. A divisão tem como foco o emprego efetivo das mídias sociais para a prestação de informações relevantes e oportunas a públicos diversos, à medida que a transmissão de notícias e de conteúdo vai se tornando portátil, personalizada e participativa.

Como evidenciado pela quantidade de usuários, muitos militares e funcionários das Forças Armadas têm adotado essas ferramentas de colaboração, mas um número considerável ainda evita ou ignora suas possibilidades. Embora não haja substituto para a comunicação face a face, as mídias sociais são uma poderosa ferramenta, que os comandantes do Exército devem explorar e integrar, a fim de expandir e reforçar sua influência como líderes. Este artigo analisa conceitos de liderança e o fenômeno das mídias sociais e como os comandantes podem explorar e integrar as ferramentas sociais disponíveis por todo o cenário humano moderno.[2]

FONTES:

[1]https://br.financas.yahoo.com/noticias/exercito-dos-eua-criou-contas-no-facebook-para-enganar-pessoas-diz-meta 105957775.html#:~:text=Os%20militares%20americanos%20criaram%20contas,EUA%20em%20todo%20o%20mundo.

[2] https://www.armyupress.army.mil/Journals/Edicao-Brasileira/Artigos-em-Destaque/2019/A-Influencia-Virtual/  

Homero Fonseca é pernambucano, escritor e jornalista, formado pela Universidade Católica de Pernambuco. Foi editor da revista Continente Multicultural, diretor de redação da Folha de Pernambuco, editor chefe do Diario de Pernambuco e repórter do Jornal do Commercio. Foi também professor de Teoria da Comunicação e recebeu menção honrosa no Prêmio Vladimir Herzog de Direitos Humanos do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo. Atualmente, dedica-se à literatura e mantém um blog em que aborda assuntos culturais.

O texto não representa necessariamente a opinião do Jornal GGN. Concorda ou tem ponto de vista diferente? Mande seu artigo para [email protected]. O artigo será publicado se atender aos critérios do Jornal GGN.

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