Rui Daher
Rui Daher - administrador, consultor em desenvolvimento agrícola e escritor
[email protected]

O que sabe a nossa elite econômica?, por Rui Daher

A Cunha

Por Rui Daher

“Dilma cometeu todos os erros políticos e econômicos e é capaz que cometa mais alguns. Mas como responsabilizar um governo que há quase um ano enfrenta diuturnamente o terceiro turno? A questão do impeachment não é uma mera disputa entre oposição e governo. É a diferença entre uma democracia saudável e uma república bananeira”.

Um dos artigos postados por Luís Nassif termina assim. Vou mais longe e dou razão a meu ídolo em palavras escritas, Ivan Lessa. A Federação de Corporações, como eu a chamo, foi melhor por ele apelidada: “Bananão”.

Dilma erra, eu erro, Nassif era, FHC acerta. Espreguiça-se, dá uns palpites, noblesse oblige, e namora, no que está mais do que certo, aos 84 anos mostra vigor invejável.

Admiro Eduardo Cunha, o melhor cover de Paulo “Eu não Tenho Dinheiro no Exterior” Maluf. Estão ambos carregados de provas documentais, não evidências delatoras. Mas as últimas valem mais para provar corrupção, sabia Calabar. Infelizmente, a vida privilegia quem pouco desafia o acordo secular de elites que aqui vigora.

Pergunto: por que foram tantas as críticas à presidente quando ela pôs Arlindo Chinaglia para confrontar Eduardo “Suíça” Cunha na eleição para presidente da Câmara? Até Lula se fez maneiro em nome do excremento da governabilidade.

Cadê as contas de Dilma em paraísos fiscais? De sua filha? Neta? Por acaso, o crítico, probo e rigoroso “Paneleiro do Bananão” não conhecia os antecedentes de Cunha? Mas Arlindo Chinaglia é do PT e só o PMDB garante governos no Congresso em troca de cargos no ministério.

Dilma errou? Foi acusada de falta de cintura política, “requebra que eu quero ver”. Será que somente ela e Jânio de Freitas sabiam quem era Eduardo “Mãos de Afano” Cunha?

Então, vamos lá. Você aí, exigente com a corrupção endêmica na Petrobras, que a pensa nunca d’antes navegada ou ancorada em plataformas; que imagina somente há 12 anos as campanhas eleitorais financiadas com o caixa dois de empresas, principalmente empreiteiras; que acredita em economista e intelectual tucano que deixa seus vultosos honorários em consultorias e instituições financeiras e se dedicam a ganharem merrecas no governo; que jura somente os candidatos do PT se candidatarem a cargos eletivos, pois cansaram de ser ricos; que acham Boechat, Merval, Azevedo, Magnoli, realmente, jornalistas, me digam: o que estão esperando para ler a edição de 20/10 do jornal Valor Econômico, pg. D3?

Não leram? Mais afim de pagar R$ 150,00 por um rodízio de carnes, algo de profundo mau gosto gastronômico? Título: “Trilhões em paraísos fiscais, bilhões sonegados”. Este o melhor sistema econômico vigente?

Tomem lá, então: saiu um livrinho aí bom para suas leituras dominicais amenizarem a luta de classes vista na novela “Paraisópolis”. “The Hidden Wealth of Nations – The Scourge of Tax Havens”, de Gabriel Zucman, (Chicago University Press).

É fácil encomendar. Não vou tirar-lhes a surpresa nem a felicidade. Vai que um dia vocês cheguem lá. “Uma rede de paraísos fiscais detém 10% do patrimônio financeiro mundial”. 

Sabem como foi criada? Não? Pensem e perguntem ao batuqueiro Zezé da Tijuca. Ele estudou profundamente o caso. Talvez pense em nos impostos que paga no Brasil.

 

Rui Daher

Rui Daher - administrador, consultor em desenvolvimento agrícola e escritor

15 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Gostei, Rui

    Gosto desse estilo provocador. Trazendo o interlocutor pra roda. Completamente interativo.

    Eduardo mãos de tesoura, sacrilégio compará-lo com o abominável personagem de Brasília.

    Paraísos fiscais não existem, só sacis, boitatás e botos, uai!

    1. odonir,

      acho que só você … mas já é muito, vindo de quem ensina e escreve tão bem. Edward? Claro, talvez um das melhores interpretações de Depp. Precisava referir-me a alguém do bem. Estou em Piracicaba. Você deve conhecer. O Dr. Tetê, valioso médico do Serafim, te manda lembranças, erguendo um copinho tipo americano de cachaça. 

  2. Muito bom
    Gostei do texto Rui, é sempre bom relembrar o que qualquer “classe média” minimamente informado sabe, mas prefere “esquecer” em nome da segurança de poder comer um pedaço de carne “prime” com a patroa uma vez por semana… Esse bifão faz ele se sentir próximo da turma que admira, para ele o mundo não está errado, apenas ele que está do lado errado do balcão, sacumé, ele acredita na “meritocracia”
    E se permite uma sugestão complementar, sugiro a leitura de “O Capital no Século XXI” de Thomas Piketty. Ele rastreia os caminhos do capital desde o século XIX, mostra gráficos, e deixa bem claro onde está o problema. Entre outras conclusões, prova que mérito no sentido que é “vendido”, pouco tem a ver com acumulação de dinheiro. Aliás ele mostra que o próprio capitalismo na prática, é diferente do lido nos alfarrábios, principalmente mas não sómente, por causa do desequilíbrio gerado pelo direito de herança.
    Um abraço

    1. Sérgio,

      Li o Piketty e, apesar de alguns terem feito contestações sempre oportunistas diante de algum sucesso, acho que ele acertou na mosca. Bom também o que falou o nosso Paulo Arantes. No caminho que o capitalismo vai, acaba morrendo por overdose. Abraço 

  3. Bem lembrado. Espantoso o

    Bem lembrado. Espantoso o quanto se negligencia a importancia dos paraisos fiscais. E como eles são viabilizados pelos bancos aqui instalados – e pelas regras que os regem (ou fingim que regem). Se voce tem, digamos, mais do que dois milhoes de dolares “investiveis” já-já vai ser procurado pela seção “private banking” de um desses grandes bancos. Vao te sugerir offshores, cartoes, alguns até passaporte de alguma ilha. Na internet tinha faz pouco site que ensinava passo a passo como fazer tais malandragens via HSBC, tido como o “mais pratico”. Talvez ainda existe. Quem sabe mudaram os bancos “mais praticos”

  4. Opção do P/

    Num certo programa de TV, vi dizer o apresentador que o PT estava fazendo por perpetuar no Poder, estava querendo se transformar numa outra forma de poder que não condizia com a VONTADE  política da sociedade brasileira; talvés seja um pouco disso que você relata em seu texto que fez essa sociedade acustumada a vida mansa nesse Esplêndido Colosso, reagir quando o Progresso dos não inclusos fez mudar a Ordem; a Opção do PT pelos pobres

  5. É  BOM LEMBRAR  que  houve

    É  BOM LEMBRAR  que  houve  entre  partidos  de oposiçao  elite  e classe  empresarial  brasileira  acordos  para  nao pagar seus  impostos  ou seja  sonegar,. e  nos  ultimos  12 anos  eles  aumentaram  a sonegaçao  deviaram dinheiro para  paraísos  fiscais  deixando o  caixa  com  por exemplo  392  bilhoes  a menos.Para mim  o unico erro do govertno foi  nao  exigir  que  a  receita  cobrasse  as  dividas  dessas empreas  e  de  pessoas  fisicas  com fortunas  no  exterior. 

    É oportuno tambem   dizer que  a sonegaçao  ate  o momento  chega  a   casa  de  1.5  um trilhao e  meio  os  392 bilhoes  é apenas  das  500  maiores  empresas  brasileiras.  Se for   feito  uma  força  tarefa entre  MPF RECEITA, POLICIA  FEDERAL, E ORDEM  JUDICIAL PARA  CONFISCAR E  INTERDITAR  seja   bancos  ou  industrias  ou comercio que esteja em  dividas  com  o fisco  o caixa  do  governo  iria  se recuperar. 

    Todo  mundo fala que a  presidente  cometeu  alguns erros, Quais foram? Será o bolsa  familia que   ajudou  milhoes  de  brasileiros a sair  da  extrema  pobrez?

    Será  o  PROUNE, que  deu oportunidades  aos  pobres  de  cursarem uma faculdade?

    Ou  será o  Sisu  ou quem  sabe o jovem  sem fronteiras. 

    Ou  ainda  quem sabe  o  MINHA CASA MINHA VIDAm, que  deu moradia  a mais de  5 milhoes  de  pessoas que nao tinham  onde morar? 

    Mesmo que  os  erros  sejam todos  erros  nao sao erros. e nao  vejo  a economia  brasileira  mergulhada  em  crise  alguma, pois se  assim o fosse  teriamos  batido nas portas do  FMI  para cobrir  rombos   como  fez   FERNANDO HENRIQUE  CARDOSO. e  ate o momento  nao vejo a  Presidente com intençao de  ir  ao  FMI, de cuia  como fez   o dito  e cujo  e  assumido que  SABIA  DA CORRUPÇAO  NAO PETROBRAS.

    Nao, Nao  ha  nada de errado com a  economia  brasileira  ela so mudou de rumo  graças  ao  SENHOR DOS  ANEIS  BANQUEIRO  LEVI.  e é claro  para satisfazer  os grandes grupos economicos  e  falsos  ivestidores que nada mais  sao do que  especuladores  sugadores  de economias  de países que  estao  nas suas maos. 

    1. Talvez,

      O estimado não ande ouvindo seus comentários radiofônicos. Politicamente o Reinaldo Azevedo pode ser pior, mas pelo menos sabe escrever. O Boechat nem isso.

  6. Rui

    O que vc acha do sumiço das contas do HSBC na mídia. Será pq estão fazendo negociações para a repatriação do dinheiro ou seria por outras questões ?

    E com relação ao CARF, tb não se lê mais nada.

    Sei que não é sua especialidade, mas quem sabe vc dá uma luzinha, pq estou completamente perdida. O Nassif tb não tem falado mais.

    Abraços

    1. Lenita

      Não sei se o Nassif concorda, mas penso que parte do $$$$$ já perdeu a possibilidade de ser rastreado. Outra coisa é a dúvida de que o assunto termina na repatriaçao e anistia. Estão com medo de entregar a grana e ainda serem presos. Quem tem …. medo tem.

  7. Boechat ou Azevedo

    Entre os textos e a fala hoje vou ficar com a dança, Vou inventar uma história para meu neto, não acreditar em tudo que escrevem pois pode ser Azedo e nem em tudo que falam nem mesmo tomando chá.  Vou lhe dize que è muito triste quando o texto se descola do discurso, quanda a fala se descola do som, e ambos da realidade. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador