Grupo inglês Penguin compra 45% da Cia das Letras

De O Globo.com

Grupo Penguin compra 45% da Companhia das Letras

Anúncio foi feito na manhã de segunda pelo presidente da editora brasileira

RIO – O presidente da Cia das Letras, Luiz Schwarcz, anunciou na manhã desta segunda-feira que o grupo inglês Penguin adquiriu 45% da editora brasileira. Em 2010, as editoras já haviam anunciado uma parceria para o lançamento dos livros da Penguin no Brasil, além de clássicos da literatura brasileira adaptados ao modelo da multinacional de origem inglesa.

Com um catálogo de mais de 1,3 mil títulos, a Penguin fez história ao lançar, nos anos 1930, a década da Grande Depressão, livros clássicos em formato de bolso pelo “preço equivalente ao de um maço de cigarros”, como gostava de repetir o seu fundador, Allen Lane. O projeto era vender autores como Ernest Hemingway, André Maurois ou Agatha Christie num formato popular e num circuito que extravasava em muito o das livrarias tradicionais, levando livros a bancas de jornais, tabacarias e estações de trem. Em apenas um ano, o padrão gráfico da Penguin tornava-se internacionalmente conhecido, graças à venda de três milhões de exemplares. Atualmente, a Penguin Books está presente em mais de 60 países.

Fundada em 1986, a Companhia das Letras já lançou mais de 3 mil títulos de 1300 autores em seus sete selos: Companhia das Letras, Companhia das Letrinhas, Cia. das Letras, Companhia de Bolso, Quadrinhos na Cia., editora Claro Enigma e Penguin Companhia.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador