Flávio Dino pede recriação da Comissão sobre Mortos e Desaparecidos Políticos

Ana Gabriela Sales
Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.
[email protected]

Desde janeiro o governo Lula promete recriar a comissão, que enfrenta resistência de militares. MJ destaca que o grupo “ainda não concluiu sua missão legal”

Ministro da Justiça, Flávio Dino. Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

O ministro da Justiça, Flávio Dino, encaminhou ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania um parecer favorável à recriação da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos, informou a coluna de Malu Gaspar, no O Globo, neste sábado (7). 

Criada em 1995, a comissão tinha o objetivo de buscar pelos restos mortais de vítimas da ditadura e emitir pareceres sobre indenizações aos familiares dessas pessoas. Na gestão de Jair Bolsonaro (PL), o colegiado foi esvaziado drasticamente e, depois, extinto, com o apoio de todos os membros indicados por ele.

Desde janeiro o governo Lula promete recriar a comissão. Agora, o parecer da consultoria jurídica do Ministério da Justiça e Segurança Pública também se manifesta a favor do feito, por entender que o grupo “ainda não concluiu sua missão legal”. 

A área de mérito está de acordo com a anulação ou revogação do despacho do presidente da República (Jair Bolsonaro) de 30 de dezembro de 2022, entendendo que ‘os motivos que fundamentaram a extinção da comissão não encontram correspondência na realidade dos fatos’”, diz o documento.

A nota técnica ainda destaca que a extinção do colegiado, por parte de Bolsonaro, “não considerou a existência de outras atividades ainda em curso, de ações judiciais em andamento, bem como da necessidade de atender plenamente ao relatório de 2014 da Comissão Nacional da Verdade”.

Segundo a coluna de Malu Gaspar, o retorno da comissão preocupa o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, por causa da resistência das Forças Armadas sobre o tema. 

O Ministério da Justiça, no entanto, sustenta que “não haverá impactos negativos” com a retomada do grupo, “já que se trata de política que vem sendo implementada desde 1995”.

O parecer enviado por Dino ao ministro Silvio Almeida pode colaborar para destravar a recriação da comissão. Contudo, ainda é necessário um parecer da Defesa.

Leia também:

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador