Serra recebeu 2 milhões de euros de caixa dois, diz Odebrecht

jose_serra_valter_campanato_ag_br.jpg
 
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
 
Jornal GGN – Em seu acordo de delação premiada, o ex-presidente do grupo Odebrecht, Pedro Novis, afirma que o senador José Serra (PSDB) recebeu 2 milhões de euros de caixa dois. Os valores teriam sido depositados entre 2006 e 2007 em contas na Suíça, indicadas pelo empresário José Amaro Pinto Ramos.
 
De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, Pinto Ramos disse que recebeu 1,2 milhão de euros da Odebrecht, valor que seria o pagamento de serviços de consultoria sobre a viabilidade de projetos da empreiteira no exterior. Ele nega ter feito repasses a Serra.

 
No ano passado, delatores da Odebrecht afirmaram que Serra recebeu R$ 23 milhões em contas secretas na Suíça em 2010. Novis e outro funcionário da construtora disseram para os procuradores da Lava Jato que estes repasses foram feitos nas contas de Ronaldo Cezar Coelho, fundador do PSDB e hoje afiliado ao PSD e Márcio Fortes, ex-tesoureiro nacional do PSDB, ambos ligados ao senador tucano.
 
Ainda de acordo com a Folha, não há registros de doações da Odebrecht na campanha de Serra em 2006. Em 2010, foram registrados R$ 2,4 milhões em doações da empresa para o então candidato.
 
Pinto Ramos já apareceu em outras delações da Odebrecht e chegou a ser indiciado na Suíça por lavagem de dinheiro, por suspeita de ter repassado suborno para a Alstom em negócios com o governo do Estado de São Paulo. Entretanto, o advogado do empresário diz que o caso foi arquivado por falta de provas.
 
Por meio de nota, José Serra disse que não cometeu irregularidades. “Enquanto não forem abertos os sigilos dos depoimentos dos delatores investigados, é impossível apresentar qualquer comentário ou defesa, pois não se pode confirmar sequer o conteúdo das informações”. 
 
O senador também diz que sua campanha de 2010 foi conduzida dentro da legalidade, mas que o PSDB era o responsável pelas finanças eleitorais. 
 
Assine
 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora