Faculdade de R.R. Soares fecha as portas e culpa o governo

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – A Faculdade do Povo (FAPSP), criada em 2009 para ofertar cursos na área de Comunicação, fechou as portas no final de 2015 alegando inviabilidade financeira, gerando a demissão de todo o quadro de funcionários e a transferência forçada de seus 430 alunos. De acordo com a instituição, o “grande vilão” da história foi o programa de financiamento estudantil Fies, cuja mudança de diretriz para suportar o contingenciamento dos gastos da União acabou reduzindo o número de beneficiados.

A FAPSP era mantida pela Associação Educacional e Assistencial Graça de Deus (Pró-Graça), uma entidade com sede no Rio de Janeiro, associada à Igreja Internacional da Graça de Deus, do televangelista missionário R.R. Soares. No site da Igreja, consta que a Pró-Graça não é mantida com dinheiro de dízimo. (Leia abaixo)

Em dezembro, inesperadamente, a Faculdade do Povo emitiu o primeiro comunicado aos estudantes avisando sobre o encerramento das atividades e extinção de todos os cursos “por força da absoluta inviabilidade econômico-financeira, agravada pelo atual quadro de recessão”.

“A FAP fechou porque a mantenedora não suportou mais o déficit mensal de mais de R$ 100 mil para manter a escola aberta. O Fies foi o grande vilão. Fizemos um esforço hercúleo para satisfazer todas as exigências e para conseguir passar pelas etapas do extremamente confuso site do Fies. Conseguimos autorização de cerca de 200 bolsas, mas, na hora H, apenas três alunos foram contemplados. A informação era a de que, diante dos cortes necessários, o governo priorizou cursos na área de medicina e engenharia, no Norte e Nordeste do país”, disse ao GGN o diretor geral da Faculdade do Povo, Eber Cocareli.

A FAPSP também possuía mais de 100 bolsistas com 50% de desconto, em média, pelo Prouni. Entre os demais, “a maioria esmagadora contava com algum tipo de desconto sistemático” de 30% a 50% fornecido pela própria faculdade, na tentativa de atrair e fidelizar estudantes.

À época do fechamento, Patrícia Paixão, coordenadora do curso de Jornalismo, publicou em sua página pessoal no Facebook uma mensagem lamentando a postura da Faculdade. “Os prêmios que conseguimos, nossos projetos, nada foi considerado. Fomos vistos como um número”, desabafou.

A Pró-Graça emitiu, dias depois, um informe sobre as tratativas com uma universidade em São Paulo para transferir os alunos “nas condições mais próximas possíveis das que eles dispunham na FAPSP”. A universidade parceira é a Unisa (Universidade de Santo Amaro), que, contatada há uma semana pelo GGN, não quis fornecer detalhes sobre os procedimentos adotados com os novos alunos.

Sem aviso ao MEC

Ao contrário do que estabelece a legislação, a Faculdade do Povo fechou as portas subitamente sem aviso ao Ministério da Educação. A pasta informou ao GGN que a Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior notificou a instituição de ensino em 22 de dezembro, para que prestasse os esclarecimentos necessários.

Cocareli confirmou que a instituição foi notificada e disse que coube à mantenedora, ligada à igreja de R.R. Soares, regularizar a situação. “Os trâmites foram todos feitos diretamente pela Pró-Graça, no Rio de Janeiro, e eu não sei qual foi o desfecho”, pontuou.

Dificuldade na transferência

Prounista do curso de Jornalismo, Ana Gabriella Salles relatou ao GGN dificuldades na troca de instituições. Segundo ela, a Faculdade do Povo “não está disponibilizando o conteúdo programático que é exigido para efetuar a transferência”. “Estamos praticamente sendo obrigado a fazer transferência para a Unisa, sendo que lá não podemos mudar de horário, campus ou curso”, reclamou.

Segundo a Faculdade do Povo, o histórico escolar de todos os alunos foi impresso antes do dia 18 de dezembro. “O Conteúdo Programático está sendo feito à medida em que é requerido pelo aluno que não deseja ir para a Unisa. Como só temos quatro pessoas na secretaria, o trabalho é lento, mas está sendo feito”, afirmou Eber Cocareli. De acordo com ele, a Unisa está reformando e adaptando o campus de Santa Cecília para dar conta da demanda.

De acordo com o MEC, “bolsa de estudo [Prouni] poderá ser transferida para curso afim, ainda que para turno distinto, de outra instituição regularmente credenciada e participante do programa. O procedimento de transferência de bolsa é de caráter interno das instituições, devendo ser solicitada diretamente pelo estudante.”

Fonte de recursos

Em seu site, a Igreja Internacional da Graça de Deus explica a relação da Faculdade do Povo com a Pró-Graça: “Quem mantém a Faculdade do Povo é a Associação Educacional e Assistencial Graça de Deus, mais conhecida como Pró-Graça. Trata-se de uma entidade criada, com diretoria própria, para atrair e gerir recursos que não dízimos e ofertas, a fim de empregá-los na obra social. A Pró-Graça trabalha junto a empresas e órgãos públicos, para cumprir sua finalidade. É bem diferente de usar os recursos financeiros da Igreja em coisas que não estejam diretamente ligadas à pregação do Evangelho, pois só ela prega a Palavra, e se desviar os recursos que tem para outras finalidades, a salvação dos perdidos ficará prejudicada.”

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

77 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Eu corriijo o que vcs erraram

      Eu corriijo o que vcs erraram e fico pendurado na escada com o pincel na mão.

        Mas nem um agradecimento vcs deram.

        Trocaram o erro GRITANTE do post e me ignoraram.

       Eu destesto a tarde.

      Quando me suicidar estou elaborando uma lista pra ir comigo,

        Um de vcs irá comigo,além de outros —creia que é verdade.

      Por enquanto ficamos assim :

      https://www.youtube.com/watch?v=2cfvBNnL

    1. Resposta
      Sou aluna da fap é a faculdade tinha nada vê com a igreja Ok Lá o ambiente profissional Não formava pastores ok!!   Antes de falar, procura conhecer primeiro!!  

  1. A espera de um “milagre” (o filme)

    O sujeito aparece todos os dias na TV, anunciando milagres. Um monte de gente aleijada caminhando agora corretamente e etc. Para estudar parece que os milagres não funcionam. Dá mais trabalho.

  2. Faculdade privada no Brasil

    Faculdade privada no Brasil só se mantém com dinheiro público.

    Dinheiro público do imposto de renda que os contribuintes podem deduzir para gastar com educação.

    Dinheiro público de impostos que as faculdades são isentas.

    Dinheiro público das bolsas do Prouni.

    Dinheiro público dos empréstimos subsidiados do Fies.

    Sem contar as doações de terra e isenções de IPTU que muitas faculdades recebem para se instalar.

  3. Mais um “coxinha” que não sabe viver sem dinheiro federal

    R.R. Soares deveria dizer a verdade: se a Faculdade fosse boa, não dependeria do dinheiro do Fies. Quando o produto é bom, as pessoas compram.

    Mudando um pouco de assunto, vi hoje a charge imbecil do jornal francês em alusão ao menino Aylan. Sobre essa barbárie, recomendo o texto a seguir:

    http://www.jornalopcao.com.br/colunas-e-blogs/imprensa/a-europa-nao-queria-ver-a-foto-de-aylan-kurdi-de-3-anos-morto-numa-praia-da-turquia-44831/

  4. R.R. Soares,  você não está

    R.R. Soares,  você não está orando direito.

    Você mesmo prega que Jesus provê quando o cristão pede.

    Quantas vezes você coloca seus fiéis sob as câmeras para mostrar a prosperidade que alcançaram quando ingressaram no seu credo?

    Vou pedir ao Boechat para lhe enviar um conselho.

  5. O FIES era porta arreganhada

    O FIES era porta arreganhada para todo tipo de fraude. Gerou e gerará deficits enormes, pois nao tem nenhum tipo de controle e avaliação de riscos. Foi mais um ralo criado pelo PT. O aluno entrava nestas arapucas, talvez se formasse mas não tinha qualificações para empregar-se e portanto pagar ao fundo.

    1. Ler antes de comentar.  Ler

      Ler antes de comentar.  Ler antes de comentar.  Ler antes de comentar.  Ler antes de comentar.  Ler antes de comentar.

  6. faltou o principal…

    só glória a deus não resolve nem sustenta nada

    faltou acreditar primeiramente no Brasil, respeitar, se adaptar, para só então dar Glória a Deus

  7. Governos corruptos… falsos profetas…

    Se tivéssemos governantes sérios não haveria tanto pilantra neste país.

    Falsos profetas são isentos de pagamento de impostos para manter as igrejas, muitas das quais faturam milhões com seus dízimos e ofertas. É tanto dinheiro que muitos dos líderes dessas igrejas abrem gravadoras, editoras, emissoras de  tv, shoppings etc.(Com certeza a maioria diz que não é com o dinheiro coletado nas igrejas).

    Com dinheiro que entra livre de impostos, fica fácil comprar emissora de tv, emissora de rádio, além de pagar vários horários em praticamente todos os canais de tv… uma prosperidade sem limite!

    E tudo isso é “EM NOME DE JESUS” – que disse, quando nesse mundo, nos resgatando da perdição eterna: “As raposas têm covis, as aves do céu têm ninhos, mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça” (Mateus 8. 20). 

  8. Excesso de Glória a Deus e má administração

    Pura má administração, basta ver que não tem conteúdo programática das disciplinas disponível desde o começo dos anos letivos, no site deles. Univ. particular querendo viver só da ajuda de governo, não dá. FIES é Fundo, não é culpado. O MEC tem que fiscalizar e cobrar mesmo, para depois o povo não ficar falando mal do Ministério. Estudo com dificuldade numa partic. cara, com FIES, mas tenho esta dívida em aberto para reembolsar, assumida. Usem a grana que eles pedem para depositar, cujas contas passam em nosso televisor durante as pregações. É ridículo, aquilo.Ahrrrr.

    1. Os pregadores evangélicos e suas aeronaves e embarcações…

      Rogéria MM, você leu o trecho onde a faculdade diz que só há 4 funcionários para fornecerem o histórico escolar? Pois precisava de um só. Carregar o programa apropriado, ligar a impressora e clicar em “OK”. Se essa faculdade não tinha um programa elementar desses, então, babau, era apenas uma armadilha para pegar gente desinformada ou muito iludida.

  9. gente mal informada

    como as pessoas são mal informadas a faculdade fechou por um problema com o governo , mas as  curas e os milagres são feitas por Jesus , não pelo missionario  DEUS age de um jeito diferente do nosso vai se saber qual a razão de DEUS para isso , não comemorem tão cedo este fato.

    1. Meu caro, cuidado com o que

      Meu caro, cuidado com o que pensa, eu fui nesta igreja durante 17 anos de minha vida e se à 1 ano e 5 meses não tivesse ido para a Umbanda estaria morta, tinha macumba que nenhum pastor viu e olha que recebi muuuuuuuuuuuitas orações na cabeça, até cansaram de orar e procurar o que nunca acharam, sei de muitas coisas feias dos bastidores esta igreja. Conheço pastores… E de tanto tirar dízimos e ofertas não abrem o bolso para pagar e ajudar na educação que a nossa Amada Nação tanto precisa. O castigo vem… E sem contar as piadas que se ouve lá dentro, contra o próprio povo chamado “Povo de Deus”, eu mesma já ouvi várias… Fica a dica…

  10. Eu frequento todas as

    Eu frequento todas as igrejas. É verdade o que escrevo.

    Não porque acredito, é porque quero acreditar.Preciso acreditar.Necessito acreditar.

       Então, tbm vou na praça Julio Mesquita ouvir a pregação de R R Soares. Por que ?

            Porque o lugar me remonta ao passado.

                Tempos idos eu levava meus filhos todo domingo pra assistir Tom e Jerry no cine Metro. E aonde era o cine Metro ?

                 No mesmo lugar que R R Soares evangeliza,

                  Nessa mesma praça tinha e tem o filé do Morais, Mas isso é outra história.

                  ps: Aquela filial da Alameda Santos é um lixo.

    1. muito legal esta sua colocação, anarquista…

      “Não porque acredito, é porque quero acreditar. Preciso acreditar, Necessito acreditar”

      muito legal mesmo e também muito bonita

      parabéns

      são por estas pontes bonitas que precisamos passar mesmo, todos nós, para o passado ou para o futuro

      1. pontes bonitas são…………………”procuras”

        são estudos, leituras, vivências, lembranças, enfim………………………são  do que somos

  11. Capitalismo é isso aí

    Para arrecadar dízimo basta montar uma igreja, prometer vaga no céu e dizer que combate o capeta implacavelmente.

    Agora, ter lucro com atividade empresarial depende de vários fatores, mas o principal deles é competência para se estabelecer. Se não tem, fecha as portas mesmo. E não adianta reclamar do governo.

  12. Uéh!  Mas esse homem não é o

    Uéh!  Mas esse homem não é o milagreiro?  Por que que ele não fez um milagre para salvar a faculdade da penúria?  Ah!  Entendi, esse milagre tem que sair da bolsa da viúva. 

  13. Faculdade fechada

    O governo federal usa um programa importante de financiamento para publicidade política e as universidades privadas o utilizam para enriquecimento. Não tem nada com Deus. Coitados dos idiotas que acreditam nisso. Estudem os evangelhos com a razão.  É um bando de iludido. Esse pastor e outros esão ricos. Mas, vão todos para o inferno. Porque são pobres de espírito.

    Edison

  14. Faculdade fechada

    O governo federal usa um programa importante de financiamento para publicidade política e as universidades privadas o utilizam para enriquecimento. Não tem nada com Deus. Coitados dos idiotas que acreditam nisso. Estudem os evangelhos com a razão.  É um bando de iludido. Esse pastor e outros esão ricos. Mas, vão todos para o inferno. Porque são pobres de espírito.

    Edison

  15. Irão fechar mais faculdades

    O governo acenou com recursos intermináveis aos mercadores da eduação e deu no que deu.

    Perto de onde moro os pilantras transformaram uma pequena faculdade de direito num campus que ocupa duas quadras, com empréstimos dos BNDES que seriam pagos com dinheiro do ProUni via matrículas.

    O verdadeiro negócio da China.

    Agora que o governo não tem mais dinheiro para bancar os mercadores da educação, provavelmente vão devolver os prédios ao BNDES e a sociedade terá menos alguns milhares de idiotas com diploma univesitário.

    1. disse tudo…

      a forma com que estavam se adaptando às ideias do governo, de ensino, não tinha nada a ver com os objetivos principais e já indicava que tinha tudo para dar errado

      sei casos que até os realmente pobres se sentiam intimidados, e não só em educação, na saúde também

  16. RR SOARES

    Era mais um que dependia das benesses do governo para manter uma IES. Ele não é bôbo de botar dinheiro do bolso dele.

    Mesmo se dizendo um missionário de DEUS, se esquece que vai morrer e que irá apodrecer como qualquer um de nós e, talvez vá para o inferno, em virtuda de suas demagogias e mentiras.

    1. resposta

      vc não sabe o que diz, que o SENHOR JESUS te perdoa, ele não tem dinheiro do bolso dele o dinheiro é pra manter outras coisas, não leu a reportagem e fica falando sem saber.

      1. Entendam: a humanidade só vai

        Entendam: a humanidade só vai evoluir quando deixar de delegar as responsabilidades a personagens inexistentes. Fé é o mesmo que nada. Ação é o que importa. Jesus, Maomé, Zeus…essas coisas não existem. Acordem, antes que seja tarde!!!

  17. Cadê os alunos fazendo defesa ???

    **Minha esposa cursou nesta distinta faculdade, a FAPSP,ao qual dizia-me entusiasmada … que o ambiente era agradável,professores qualificados e de nível excelente!!!

     

    >Aulas dinâmicas e exclarecedoras … ela aprendeu e cresceu no curso de PP.                                                                                  

    >As parcelas mensais eram excelentes,sabendo que o valor dos cursos são os fardos de um universitário !!!

    >A igreja apoiou e incentivou o crescimento acadêmico dos membros,direcionando-os à FAPSP !!!

     

    **Infelismente não houve crédito também,na parte da sociedade(jovens e estudiosos),por não ser uma faculdade renomada(mesmo alcançando graduação dentre as grandes em Sp,e trabalhos reconhecidos como o livro: Mestres da Reportagem).

     

    >Deixando aqui meu ponto de vista e consideração à I.I.G.D e à FAPSP !!!

    >Cadê neste momento,um mega empresário internacional,ou um grupo de empresas interessados no aprimoramento,aperfeiçoamento e capacitação de jovens promissores,assenhorando-se desta causa e dando proseguimento a uma instituição que provou seu valor??? 

     http://portaldojornalismo.wordpress.com/2012/10/20/lancamento-de-mestres-da-reportagem-tera-bate-papo-com-jornalistas-entrevistados-no-livro/

     

  18. amigo do cunha, só podia dar


    amigo do cunha, só podia dar nisso….

    nem com o fies o cara conseguiu sobreviver…

    é muita incompetencia…

    ou a clientela percebeu a fria em que entrariam….

    isso mostra a má qualidade do ensino privado, nada mais que isso.

    não procurem chifre em cabeça de cavalo…

     

  19. Faculdade ???????????????

    Ou seria Doutrinação, para formar mais captadores de dizimos e apoiadores de Eduardo Cunha?

    Já devem ter (de)formado muitos. Basta!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  20. Faculdade de jornalismo

      Vulgo : ” Comunicação Social “

      Ainda bem que fechou, quanto mais destes cursos que de nada servem forem fechados, melhor para todos.

  21. E tem gente que ainda apoia o PT

    Está aí, não é a primeira e muito menos a última instituição a fechar as portas, por conta de incompetência do governo federal em gerir os recursos. É o nosso dinheiro indo para o bolso de ladrão, e nada de ajudar quem precisa…

    1. ZÉ DA MORTE

      Só podia ser um Ze DA MORTE mesmo… Apelido bem aplicado. Babaca, essa insituição é particular. Se ela geriu mal seus negócios, tem mais é que fechar mesmo. O PT e o governo federal nada têm a ver com isso. 

  22. Toda vez….

    Toda vez que vejo esses VIGARISTAS, que não pagam impostos, roubam dos miseráveis, me pergunto?

    Onde estão os catões da ética, Moro e sua trupe de babacas?

    Principalmente aquele promotorzinho ridículo, idiota, cretinio, que tem linha direta com “Deus”?

    Pausa pra gargalhar desses OTÁRIOS!

     

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  23. RR querido ,tenho a solução

    RR querido ,tenho a solução para o seu problema ,vou te enviar o numero de minha conta.

    Faça o seguinte :

    _Deposite dez por cento (com muita fé ) do que voce ganhou no ano passado ,e eu te prometo,UM MILAGRE VAI ACONTECER .

  24. Arrecada R$milhões por mês sem pagar impostos

    e ainda quer montar “faculdade” com dinheiro dos impostos do governo.
    Vejam aqui o projeto de construção de seu novo templo para arrecadação com capacidade para 10 mil pessoas em cada reunião:

    E aqui vejam a grandeza financeira da obra em tempo real (ela fica à direita vista do Metro que vai da Estação Portuguesa/Rodoviária para a Estação Armênia, logo após passar a ponte Cruzeiro do Sul sobre o  RioTietê)

    http://www.templodagraca.com.br/
     

  25. FIES

    Quando algo começa sem um projeto sério, tem dia previamente marcado para acabar. A Instituição contava com “o ovo na galinha”, que não veio. Andava à beira de um precipício e escorregou um pé. 

    Instituições particulares para benefício do público, é movida por dinheiro externo. Faltou o dinheiro, o mais fraco cai por terra.

    Também não se pode dar o passo maior do que a costura da calça. Foi isso que fizeram… rasgou!

  26. FALSO CRISTO FALSO DEUS
    JESUS NÃO É O NOME DO MESSIAS

    Por Joselito Camargo,

    INTRODUÇÃO

    Jesus não é o nome do messias pelas seguintes razões:

    1 – O nome JESUS NÃO É é um nome TEOFÓRICO, isto é, o nome JESUS NÃO É DERIVADO do nome ELOHIM de Israel.

    A prova principal de que o nome “JESUS” NÃO É O VERDADEIRO NOME DO MESSIAS, é porque ele NÃO É UM NOME TEOFÓRICO.

    NOME TEOFÓRICO É UM NOME DERIVADO DE OUTRO NOME!

    2 – NÃO EXISTE o nome JESUS NA BÍBLIA HEBRAICA.

    3 – NÃO EXISTE o nome JESUS NO NOVO TESTAMENTO.

    4 – NÃO EXISTE o nome JESUS NO NOVO TESTAMENTO GREGO.

    5 – NÃO EXISTE o nome JESUS NO NOVO TESTAMENTO LATIM.

    6 – NO ALFABETO HEBRAICO, GREGO E LATIM, NÃO EXISTE A LETRA “J”!

    7 – O nome JESUS tem duas sílabas, “JE” e “SUS”.

    8 – A PRIMEIRA SÍLABA do nome JESUS É “JE”.

    9 – “JE” NÃO É A PRIMEIRA SÍLABA DO NOME ELOHIM DE ISRAEL E NEM DO NOME DO VERDADEIRO MESSIAS!

    Esta é a prova principal de que JESUS NÃO É O NOME DO MESSIAS.

    10 – NÃO EXISTE A SÍLABA “JE” NEM NO VELHO E NEM NO NOVO TESTAMENTO HEBRAICO!

    11 – O FALSO NOME “JESUS” SÓ APARECEU NO SÉCULO XIV, uma vez que A LETRA “J” (JOTA) SÓ APARECEU século XIV (1400 ANOS APÓS O MESSIAS TER VINDO), sendo IMPOSSÍVEL que no século primeiro se pudesse escrever o nome com a letra inexistente.

    A LETRA “J”, com o som que lhe é característico, NÃO FAZ PARTE NEM DO HEBRAICO, NEM DO LATIM E NEM DO GREGO.

    A IGREJA PRIMITIVA NUNCA USOU O FALSO NOME “JESUS”!

    12 – A LETRA “J” É A PROVA REAL DE QUE O NOME JESUS É FALSO!

    13 – A SOCIEDADE BÍBLICA DO BRASIL diz que A PRIMEIRA SÍLABA do nome de ELOHIM É “YAH” (Bíblia On-Line 3.0 da Sociedade Bíblica do Brasil).

    14 – A segunda sílaba do nome “JESUS” é “SUS”.

    15 – NÃO EXISTE A SÍLABA “SUS” NO NOME DO VERDADEIRO MESSIAS!

    16 – “SUS” EM LATIM significa PORCO.

    17 – “SUS” EM HEBRAICO significa CAVALO.

    18 – O SIGNIFICADO DO NOME “JESUS ” É CAVALO!

    CONCLUSÃO

    PESQUISE!

    “Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, Que traduzido é: Deus conosco.”
    Mateus 1:23

    O nome JESUS FAZ PARTE DE UM SISTEMA MALIGNO PARA QUE O MUNDO NÃO CONHEÇA O NOME DE ELOHIM DE ISRAEL e também não conheça O VERDADEIRO MESSIAS!

    O NOME “JESUS” FOI CRIADO PARA ENGANAR O MUNDO!

    O NOME “JESUS” FAZ PARTE DOS NOMES DIABÓLICOS!

    MEDITEM!

    Portanto o mesmo YHWH vos dará um sinal: EIS QUE A VIRGEM CONCEBERÁ, E DARÁ À LUZ UM FILHO, E CHAMARÁ O SEU NOME EMANUEL.”
    Isaías 7:14

    “EIS QUE A VIRGEM CONCEBERÁ, E DARÁ À LUZ UM FILHO, E CHAMÁ-LO-ÃO PELO NOME DE EMANUEL, QUE TRADUZIDO É: DEUS CONOSCO.”
    Mateus 1:23

    O que aprendemos com isto?

    Não há dois CRISTOS!

    Não há dois MESSIAS!

    Não há dois SALVADORES!

    ORIGEM DA LETRA J

    Por Joselito Camargo,

    ESTE É UM ESTUDO SOBRE A ORIGEM DA LETRA ( J ) E ALGUMAS REFUTAÇÕES SOBRE A LETRA NO NOME DO MESSIAS.

    INTRODUÇÃO

    ENCICLOPÉDIA BARSA, 1994 VOLUME 9 PÁGINA 403

    Até a ÉPOCA relativamente RECENTE, o j não se diferenciava do i.

    Nos manuscritos , medievais, porém, fez costume alongar a letra i, especialmente quando inicial.

    Nesta posição tinha geralmente o VALOR DE CONSOANTE pela forma alongada, em qualquer posição.

    Historicamente, o j português provém principalmente:

    A – de um i consoante latino: iacere=jazer; iocu-jogo; maiestade=majestade…

    B – dos grupos di e si seguidos de vogal: ho”di”e=hoje; inví”di”a=inveja; ba”si”u=beijo; lae”si”one=aleijão.

    No final da IDADE MÉDIA quando dois ou mais i i eram escritos juntos, os escribas geralmente acrescentavam uma perna á última letra.

    Mais tarde, essa perna passou a indicar o i inicial DURANTE O SÉCULO XVII, o i no inicio de uma palavra era escrito com uma perna.

    O j surgiu a partir dessas formas e tornou-se um símbolo do som Jê… o j minúsculo apareceu pela primeira vez por volta do ano 1200 dC.

    Desenvolveu-se a partir do j minúsculo…

    No latim, no alemão e nas línguas escandinavas, o j representava o som i.

    No espanhol, o j representa um som aspirado.

    ENCICLOPÉDIA DELTA UNIVERSAL VOLUME 8 PÁGINA 4505.

    Mas como foi que esse i se tornou j?

    Foi através do latim, que deu origem às línguas neolatinas, entre as quais está o português.

    NO LATIM POSTERIOR À IDADE MÉDIA começou a aparecer na escrita a distinção que já existia a pronúncia entre o i vogal e o i consoante, o qual passou a ser grafado j.

    Por isso, ao abrir o DICIONÁRIO LATIM-PORTUGUÊS, de Santos Saraiva, você vai encontrar um verbete que começa assim: lesus ou Jesus; e outro: leremias ou Jeremias; e outros semelhantes. SOCIEDADE BÍBLICA DO BRASIL.

    J Décima letra do alfabeto português.

    Chama-se jota ou ji.

    Tem dois desenhos:

    Maiúsculo J e minúsculo j.

    Corresponde à consoante constritiva palatal branda (já), e opõe-se à consoante forte x (xá).

    Até época relativamente recente, o j não se diferenciava do i.

    Nos manuscritos medievais, porém, fez-se costume alongar a letra i, especialmente quando inicial.

    Nesta posição tinha geralmente O VALOR DE CONSOANTE, valor que se convencionou definitivamente representar pela forma alongada, em qualquer posição.

    O j e o v, que não existiam em latim, se designam como LETRAS RAMISTAS, do nome do humanista Francês Pierre de La Remée ou Petrus Ramus.

    A LETRA ( J ).

    A Letra ( J ) NÃO EXISTE NEM NO ALFABETO HEBRAICO, NEM no alfabeto GREGO e NEM no alfabeto LATIM.

    O jota surgiu no alfabeto latim, com o alongamento da letra i, ou seja, o j é um alongado para:

    A – diferenciar dois ii juntos.

    B – para designar um i que iniciava uma palavra.

    C – para designar i consoante independente de qualquer posição.

    A letra ( J ) SÓ APARECEU NA GRAFIA A PARTIR DO SÉCULO XV, ou seja, 1500 anos após o Mashiach ter vindo.

    Observe:

    As letras J, j e v são ditas RAMISTAS por terem sido criadas por Petrus Ramus ( Pierre de La Ramée, 1512 – 1572 ), em uma época em que, com certeza, o latim já não possuía falantes naturais.

    Pierre não foi o criador do i alongado ( J ), apenas o divulgador principal.

    O j minúsculo apareceu pela primeira vez por volta do ano de 1200 dC.

    Desenvolveu-se a partir do i minúsculo…

    NO LATIM, no alemão, e nas línguas escandinavas, o j representa o som i.

    No espanhol, o j representa um som aspirado.
    ENCICLOPÉDIA DELTA UNIVERSAL VOLUME 8 PÁGINA 4505 ANO QUE VAI DE 1512-1572 É SÉCULO XVI E NÃO SÉCULO XV.

    Na tradução da Bíblia, todos os nomes que começam co a letra ( J ) são nomes falsos e corrompidos.

    Nomes corrompidos se refere somente aos nomes bíblicos que começam com a letra ( J ).

    Nossa língua é derivada do latim, e o i de iesus COMEÇAVA o nome, sendo assim grafado com i alongado ( ou seja, um jota ), na idade média.

    Assim qualquer nome que começa com i, foi grafado com j (o i alongado).

    (YOD) FORAM CORROMPIDOS PORQUE OS TRADUTORES TROCARAM A LETRA “Y” (YOD) PELA LETRA ( J ).

    Com isso os tradutores modificaram a fonética e a transliteração dos momes bíblicos.

    No latim, no alemão e nas línguas escandinavas, o j representa o som i.
    ENCICLOPÉDIA DELTA UNIVERSAL VOLUME 8 PÁGINA 4505.

    O yod Y da palavra Yehoshua – yeshua não foi trocado, pois todos sabem que a transliteração desses nomes do hebraico para o português é Yehoshua – Yeshua, ninguém que conhece, diz que JESUS é transliteração destes nomes, é apenas o correspondente português de iesus (latim-sendo que este i passou a ser grafado na idade média com um i longo=j), iesus vem do grego iesous, que é o correspondente grego (e não a transliteração) dos momes yesua – yehoshua.

    É BOM LEMBRAR QUE 42000 PESSOAS MORRERAM PORQUE PRONUNCIARAM UM NOME ERRADO.

    Em: Shofetim 12:6 = Juízes 12:6

    A pronúncia era um teste para ver se o individuo era de Efraim ou não, pois os habitantes de Efraim não podiam exprimir bem o termo por causa do som seu dialeto, ainda que negassem ser efraimistas, não conseguiam pronunciar o som de x (ch), pronunciavam o som de s.

    Porém os gileatistas tomaram os vaus do Jordão que conduzem a Efraim; de sorte que, quando qualquer fugitivo de Efraim dizia: Quero passar; então, os homens de Gileade lhe perguntavam: És tu efraimita? Se respondia: Não; então, lhe tornavam: Dize, pois, chibolete; quando dizia sibolete, não podendo exprimir bem a palavra, então, pegavam dele e o matavam nos caus do Jordão.

    E caíram de Efraim, naquele tempo, quarenta e dois mil.

    Cada língua mesmo tendo as mesmas letras podem ter sons diferentes NO LATIM, NO ALEMÃO, e nas línguas escandinavas, o j representa o som i.

    No espanhol, o j representa um som aspirado.
    ENCICLOPÉDIA DELTA UNIVERSAL VOLUME 8 PÁGINA 4505

    Assim Jesus em espanhol diz: resus; em Inglês dízas ainda que escrito da mesma forma.

    A LETRA ( J) É UMA PROVA REAL DE QUE JESUS NÃO É O NOME DO MASHIACH.

    A LETRA JOTA ( J ) É UMA PROVA DE QUE A “IGREJA” PRIMITIVA NUNCA USOU O NOME JESUS.

    A “igreja” primitiva nunca usou o nome jesus por que naquela época não existia português.

    A letra j tem sons diferentes dependendo do idiomas.

    No latim (posterior), no alemão e nas línguas escandinavas, o j representa o som i.

    No espanhol, o j representa um som aspirado.
    ENCICLOPÉDIA DELTA UNIVERSAL VOLUME 8 PÁGINA 4505

    A letra j como vimos não é um acréscimo é o i alongado que no latim tem som de i, mas no português som de j, no espanhol som de r, etc.

    CONCLUSÃO

    PESQUISE!

    “.וידעת את האמת, והאמת תשחרר אותך”
    Yahuchanan 8:32

    “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.”
    João 8:32

    MEDITEM!

    Portanto o mesmo YHWH vos dará um sinal: EIS QUE A VIRGEM CONCEBERÁ, E DARÁ À LUZ UM FILHO, E CHAMARÁ O SEU NOME EMANUEL.”
    Isaías 7:14

    “EIS QUE A VIRGEM CONCEBERÁ, E DARÁ À LUZ UM FILHO, E CHAMÁ-LO-ÃO PELO NOME DE EMANUEL, QUE TRADUZIDO É: DEUS CONOSCO.”
    Mateus 1:23

    O que aprendemos com isto?

    Não há dois CRISTOS!

    Não há dois SALVADORES!

    Agora as testemunhas de Yaohushua serão libertas!

    “A ÚNICA VERDADE QUE LIBERTA É A DE DEUS,
    AS OUTRAS APENAS MACHUCAM”

  27. PAREM COM HORÁRIOS PAGOS

    Parem de gastar com templos e horários pagos na televisão que não é nada barato que talvez dê prá manter a univerdade funcionando, ORA, ORA SEU PASTOR !!!

  28. Do luxo ao lixo
    Sou aluna, corrigindo ex aluna da FAPSP. O que aconteceu conosco está sendo um pesadelo de quase um mês, fomos tratados como mercadorias. Apresentaram a faculdade Unisa como um tapa buraco, não estão prontos para receber os alunos no campus novo, irão cobrar por adaptações, como cobrar de alunos onde a grande maioria é prouni?O houve foram sonhos perdidos no caminho, este repleto de incertezas

  29. Tiro pela culatra

    Acredito tenha sido erro de cálculo. Já me parecia paradoxal, um tipo de religião que transita bem em pessoas menos preparadas (classe D), em termos sociais, apostar logo em “faculdade”. O culto daquele pastor, amplamente divulgado pela TV Bandeirantes, aponta mais para o atraso cultural (minha opinião), embora com aparentes boas intenções divinas.

    Abaixo o link para o estudo: Novo Mapa das Religiões, da Fundação Getúlio Vargas.

    http://www.cps.fgv.br/cps/bd/rel3/REN_texto_FGV_CPS_Neri.pdf

    O Pastor Soares provavelmente, entre outras razões, tenha percebido que elevando o nível social e cultural dos seus alunos estava, a rigor, tirando gente do seu rebanho para outro nível espiritual, onde corria risco de perdê-los.

    A frase final do post explica bem o assunto, onde justifica a “recuada”:

    “É bem diferente de usar os recursos financeiros da Igreja em coisas que não estejam diretamente ligadas à pregação do Evangelho, pois só ela prega a Palavra, e se desviar os recursos que tem para outras finalidades, a salvação dos perdidos ficará prejudicada.”

    1. Povo classe d
      O seu p.h.d. não vai ultrapassar a morte. Nenhum conhecimento que dependa do tempo e espaço não irá servir no plano espiritual.
      O conhecimento do que você chamou de classe d, esse sim vai servir para a eternidade.
      Você vai viver esses míseros 90,100 ou 110 anos e depois ?
      Depois da morte, todos perguntam ‘onde está o corpo’, mas quem pergunta : ‘onde está a alma ?’

  30. Para eles apenas um negócio.

    Para estes  a faculdade era apenas mais um negócio. Se fiaram como sempre no dinheiro publico, embora defendam sempre a privatização.  O negócio não deu certo e dane-se os alunos que acreditaram. Os alunos estão jogados ao léu. Esta figuras entendem tanto de educação que sequer foram ao MEC antes de fechar. Mal sabem que isto não se faz do dia para a noite, pois envolve vidas humanas e sonhos. Simplesmente fecharam como se fecha uma lojinha que foi à falência. Em outras palavras estas figuras não são piedosas não são religiosas, não são educadores. São apenas vendilhões do templo.

  31. menos mal…antes feche uma

    menos mal…

    antes feche uma faculdade iletrada do povo fiel do que feche para sempre até o fim dos tempos… as portas da universalidade cristã-judaica da igreja universal internacional da graça de deus.

    menos mal…

  32. Acho que é preciso esclarecer mil vezes, mesmo…

    Pessoal, por mais que se tente confundir os “negócios” por trás de uma Igreja, uma coisa é o dízimo arrecadado dos fieis, que vai para as atividades regulares da denominação (pagamento dos pastores, das despesas da Igreja em todos os níveis e de suas atividades correlatas, como missões e obras assistenciais) e outra coisa é o dinheiro de atividades não-relacionadas com a Igreja, como a faculdade em questão, que não se mantinha com dinheiro da Igreja da Graça.

    Uma coisa é a Faculdade, outra é a Igreja. Se usaram dinheiro da FAPSP para a Igreja, isso é um erro; se dízimo destinado à Igreja fosse para a Faculdade, seria outro erro (ninguém dá dízimo para sustentar negócio falido).

    Aliás, para muitos que não sabem, a isenção de tributos das Igrejas refere-se apenas às suas atividades eclesiásticas, não à faculdade (esta poderia ser qualificada como obra assistencial, mas em outra categoria).

  33. POLÍTICO E GOVERNANTE CORRUPTO = FALSO PASTOR = CADEIA!

    QUEM SÃO OS MAIORES LADRÕES DO POVO TRABALHADOR QUE TRABALHA 5 MESES POR ANO SÓ PARA PAGAR IMPOSTOS?

    COM CERTEZA, OS POLÍTICOS CORRUPTOS E OS FALSOS PASTORES (QUE A BÍBLIA NOS ALERTA SOBRE ELES – É SÓ LER EM MATEUS 7. 15-23  – 1TIMÓTEO 6. 3-10  – TIAGO 2. 14-16).

    POLÍTICOS E GOVERNANTES CORRUPTOS GERALMENTE SÃO ALIADOS DOS FALSOS PASTORES – CADA UM ROUBA DE UM JEITO, ÀS VEZES ATÉ SE MISTURAM, PARA ROUBAR JUNTOS… E MAIS!

  34. faculdade de rrsoares fecha as portas e culpa….

    Alguém pode imaginar que a PUC seja uma instituição lucrativa?

    E as do estado, USP, UNIFESP, outras muitas, têm altíssimos custos. E devem ter por que a educação em si é o próprio investimento. Este é um dos fundamentos da educação pública, laica e livre. Educação privada já é uma aberração em sí.

    País civilizado, a Suécia náo tem ensino particular : é público e igual para todos. Isso é igualdade, isso é democracia, isso é civilização.

    Uma Igreja entra com espírito empresarial, numa atividade que nem deveria sê-lo? e entra sem acreditar que investir na educação seja em sí uma contribuição fundamental para a sociedade? qual o objetivo dela então?

    Difícil entender.

    pra mim parece tudo muito fora dos eixos, como toda essa mistura de religião com dinheiro que parece a prática mais comum!

  35. faculdade de rrsoares fecha as portas e culpa….

    Alguém pode imaginar que a PUC seja uma instituição lucrativa?

    E as do estado, USP, UNIFESP, outras muitas, têm altíssimos custos. E devem ter por que a educação em si é o próprio investimento. Este é um dos fundamentos da educação pública, laica e livre. Educação privada já é uma aberração em sí.

    País civilizado, a Suécia náo tem ensino particular : é público e igual para todos. Isso é igualdade, isso é democracia, isso é civilização.

    Uma Igreja entra com espírito empresarial, numa atividade que nem deveria sê-lo? e entra sem acreditar que investir na educação seja em sí uma contribuição fundamental para a sociedade? qual o objetivo dela então?

    Difícil entender.

    pra mim parece tudo muito fora dos eixos, como toda essa mistura de religião com dinheiro que parece a prática mais comum!

     

     

  36. faculdade de rrsoares fecha as portas e culpa….

    Alguém pode imaginar que a PUC seja uma instituição lucrativa?

    E as do estado, USP, UNIFESP, outras muitas, têm altíssimos custos. E devem ter por que a educação em si é o próprio investimento. Este é um dos fundamentos da educação pública, laica e livre. Educação privada já é uma aberração em sí.

    País civilizado, a Suécia náo tem ensino particular : é público e igual para todos. Isso é igualdade, isso é democracia, isso é civilização.

    Uma Igreja entra com espírito empresarial, numa atividade que nem deveria sê-lo? e entra sem acreditar que investir na educação seja em sí uma contribuição fundamental para a sociedade? qual o objetivo dela então?

    Difícil entender.

    pra mim parece tudo muito fora dos eixos, como toda essa mistura de religião com dinheiro que parece a prática mais comum!

     

     

    1. Ensino Particular

      ” País civilizado, a Suécia náo tem ensino particular”. Isso não é de fato, uma afirmativa válida, pois nos Estados Unidos, Pais altamente civilizado, as universidades americanas mais renomadas e de reputação internacional são particulares. Você já ouviu falar de várias delas: Massachusetts Institute of Technology (MIT), Harvard, Stanford, Yale, Princeton, Columbia, Duke, e várias outras. 

      Mas sabe como isso dá certo ? é  pelo fato das instituições, tanto públicas quanto particulares, serem pagas, que as famílias norte-americanas abrem poupanças desde muito cedo para economizar o dinheiro para a educação de seus filhos.

      Então esse conceito herdado da fundamentação socialista de que o ensino ” é público e igual para todos. Isso é igualdade, isso é democracia, isso é civilização”, não tem nada a ver com a democracia e sim com uma política de protecionismo  e dominação estatal.

      O caso da suécia, não é bem assim, existe uma contribuição popular específica para o ensino que começa pela opcção voluntária de cada habitante. o Governo apenas administra e gerencia este fundo, com competencia e honestidade, por isso funciona. Mas estamos falando da Suécia, não é isso ?

       

  37. Falta informação

    A Unisa está recusando os alunos do Prouni com bolsa de 100%, segundo informações, atualmente só uma funcionária da secretaria da FAPSP está “atendendo”, até agora não recebemos nenhum apoio da FAPSP em relação da recusa de bolsas 100% pela Unisa

  38. Mentiras e Visão de Lucro

    Sabe o que é engraçado? Agora a igreja está lutando para desvincular seu nome da FAPSP por tudo que aconteceu, mais antes de tudo isso a igreja não se limitava a impor coisas lá dentro, distribuia bolsas de estudos a pastores e agora obriga os alunos ligados a igreja a irem pra Unisa. Se ia fechar porque não avisar com aviso prévio para que os alunos pudessem diregir a informação e correr atrás de outra faculdade sem esse caos todo? Lamentavelmente estamos perdidos sem saber o que fazer pois bolsistas do prouni como eu, que prestaram uma prova e obtiveram pontuação suficiente, não estão sendo aceitos nas demais faculdades pela burocracia que envolve as transferências.

    Obrigado R.R. Soares pelo cuidado conosco!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador