Advogado da família Arruda questiona andamento da investigação

Tatiane Correia
Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.
[email protected]

Em entrevista exclusiva, Daniel Godoy Junior apresenta detalhes a respeito da apuração da morte de Marcelo Arruda por policial bolsonarista

Marcelo Arruda, guarda municipal e tesoureiro do PT em Foz do Iguaçu. Foto: Reprodução/CUT

O relatório apresentado pela Polícia Civil do Paraná a respeito da investigação em torno da morte de Marcelo Arruda, guarda municipal e tesoureiro do PT na cidade de Foz do Iguaçu, abriu uma série de questionamentos por parte dos advogados da família do guarda municipal

No último final de semana, Arruda comemorava seus 50 anos com uma festa que tinha como tema o Partido dos Trabalhadores e o ex-presidente Lula.

O evento foi invadido pelo guarda penal Jorge Guaranho, apoiador declarado do presidente Jair Bolsonaro (PL) nas redes sociais, que acabou matando Arruda a tiros e, em legítima defesa, acabou sendo atingido por tiros disparados pelo guarda municipal.

“O fato aconteceu no domingo, e se deu a prisão em flagrante depois de uma confusão a respeito de estar vivo ou não o assassino – confusão essa provocada e difundida pela própria polícia, estranhamente”, disse o advogado Daniel Godoy Junior, representante da família de Arruda, em entrevista exclusiva à TV GGN 20 horas.

Godoy explica que a investigação teve início no domingo e, até esta sexta-feira (15/07), 17 testemunhas foram ouvidas. Contudo, alguns pontos levantaram dúvidas junto à defesa.

Um dos pontos foi a decisão tardia de se pedir a busca apreensão do celular e a quebra de sigilo desse celular, e as ligações telefônicas, do seu conteúdo e do sigilo telemático

“A autoridade judiciária que o autorizou – quando todos nós sabemos que hoje os equipamentos de celular, de informática, são verdadeiros repositórios de informação para qualquer investigação a autoridade policial demorou três dias para descobrir que isso era importante”, diz Godoy.

Segundo Godoy, a esposa de Guaranho depôs ao lado da advogada de defesa do marido, e afirmou que o celular estava em sua casa e que não iria entrega-lo.

Polícia Civil ignorou pedidos de diligência

O advogado também afirma que a autoridade policial ignorou um pedido de diligência efetuado pela equipe no último dia 13.

“(A autoridade policial) não disse nem sim nem não, simplesmente ignorou – um fato este inusitado que me colocou também mais uma suspeita em relação ao desiderato daquela investigação”, disse Godoy.

Além disso, o advogado diz que até mesmo um pedido para que os familiares apresentassem mais testemunhas para esclarecer os fatos ocorridos foi ignorado pelos agentes policiais.

“Bem, veio a coletiva das autoridades policiais, que narraram para toda a coletividade brasileira o conteúdo das investigações e o seu resultado”, disse Godoy.

Segundo o advogado, a narrativa apresentada pela Polícia Civil “veio fundada em uma série de conjecturas – tanto que o relatório só veio a ser juntado nos autos do inquérito em juízo às 18 horas e 28 minutos quando a coletiva foi às 10h30”.

“O que aconteceu das 10h30 até as 18h30 para que esse relatório demorasse tanto tempo para ser juntado, se ele já foi divulgado? Por quê?”, questiona Daniel Godoy, afirmando que ajustes foram feitos no relatório nesse meio tempo.

Esse relatório é uma peça ficcional e facciosa, que tendia necessariamente a buscar um resultado que interessava às autoridades, que interessava para alguém no sentido da sua conclusão”, afirma o advogado.

Veja mais sobre o tema na íntegra da entrevista de Daniel Godoy Junior à TV GGN 20 horas. Clique abaixo e confira

O Jornal GGN produzirá um documentário sobre o avanço da ultradireita mundial e a ameaça ao processo eleitoral. Saiba aqui como apoiarColabore!

Leia também:

As peças do Xadrez da Ultradireita

Como a Cibersegurança do Exército serviu para ataque de Bolsonaro às urnas

NRA, a Associação Nacional de Rifles, o aliado preferencial do bolsonarismo

Centro de Inteligência do governo atua longe de qualquer controle

Xadrez do homem que inventou o Cambridge Analytica

Xadrez da ultradireita mundial à ameaça eleitoral

Jornal GGN produzirá documentário sobre esquemas da ultradireita mundial e ameaça eleitoral. Saiba como apoiar

Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador