Defesa de Lula explica, mais uma vez, o fatídico triplex que é base da denúncia

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – A defesa de Lula e D. Marisa, mais uma vez, explica toda a novela do triplex do Guarujá. O Ministério Público Federal, na função de acusador da Lava Jato, baseou toda a denúncia contra o ex-presidente no apartamento do Guarujá, que não pertence à família de Lula. Mais uma vez levantam a questão e dão voltas e voltas para tentar provar que a culpa existe, só não conseguimos ver com clareza. 

A coletiva de hoje foi mais um show para a mídia, a grande mídia, e o power point do procurador demonstrou bem a que veio: para condenar não interessa que não tenha crime. 

A defesa de Lula e família, mais uma vez, tenta explicar o que está mais do que evidente, o que já foi exaustivamente explicado e que consta, inclusive, de documentos oficiais, tal como Declarações do Imposto de Renda. Mas não vem ao caso.

Mais uma vez, reproduzimos o comunicado da defesa. Leia a seguir.

NOTA

Denúncia do MPF é truque de ilusionismo; coletiva é um espetáculo deplorável

Luiz Inácio Lula da Silva e sua esposa Marisa Letícia Lula da Silva repudiam publica e veementemente a denúncia ofertada na data de hoje (14/09/2016) pelo Ministério Público Federal (MPF), baseada em peça jurídica de inconsistência cristalina.

A denúncia em si perdeu-se em meio ao deplorável espetáculo de verborragia da manifestação da Força Tarefa da Lava Jato. O MPF elegeu Lula como “maestro de uma organização criminosa”, mas “esqueceu” do principal: a apresentação de provas dos crimes imputados. “Quem tinha poder?” Resposta: Lula. Logo, era o “comandante máximo” da “propinocracia” brasileira. Um novo país nasceu hoje sob a batuta de Deltan Dallagnol e, neste país, ser amigo e ter aliados políticos é crime.

A farsa lulocentrica criada ataca o Estado Democrático de Direito e a inteligência dos cidadãos brasileiros. Não foi apresentado um único ato praticado por Lula, muito menos uma prova. Desde o início da Operação Lava Jato houve uma devassa na vida do ex-Presidente. Nada encontraram. Foi necessário, então, apelar para um discurso farsesco. Construíram uma tese baseada em responsabilidade objetiva, incompatível com o direito penal. O crime do Lula para a Lava Jato é ter sido presidente da República.

O grosso do discurso de Dallagnol não tratou do objeto da real denúncia protocolada nesta data – focada fundamentalmente da suposta propriedade do imóvel 164-A do edifício Solaris, no Guarujá (SP). Sua conduta política é incompatível com o cargo de Procurador da República e com a utilização de recursos públicos do Ministério Público Federal para divulgar suas teses.

Para sustentar o impossível – a propriedade do apto 164-A, Edifício Solaris, no Guarujá – a Força Tarefa da Lava Jato valeu-se de truque de ilusionismo, promovendo um reprovável espetáculo judicial-midiático. O fato real inquestionável é que Lula e D. Marisa não são proprietários do referido imóvel, que pertence à OAS.

Se não são proprietários, Lula e sua esposa não são também beneficiários de qualquer reforma ali feita. Não há artifício que possa mudar essa realidade. Na qualidade de seus advogados, afirmamos que nossos clientes não cometeram, portanto, crimes de corrupção passiva (CP, art. 317, caput), falsidade ideológica (CP, art. 299) ou lavagem de capitais (Lei nº 9.613/98, art. 1º).

A denúncia não se sustenta, diante do exposto abaixo:

1- Violação às garantias da dignidade da pessoa humana, da presunção da inocência e, ainda, das regras de Comunicação Social do CNMP.

A coletiva de imprensa hoje realizada pelo MPF valeu-se de recursos públicos para aluguel de espaço e equipamentos exclusivamente para expor a imagem e a reputação de Lula e D. Marisa, em situação incompatível com a dignidade da pessoa humana e da presunção de inocência. O evento apresentou denúncia como uma condenação antecipada aos envolvidos, violando o art. 15, da Recomendação n.º 39, de agosto de 2016, do Conselho Nacional do Ministério Público, que estabelece a Política de Comunicação Social do Ministério Público.

2- Não há nada que possa justificar as acusações.

2.1 – Corrupção passiva –

O ex-Presidente Lula e sua esposa foram denunciados pelo crime de corrupção passiva (CP, art. 317, caput), no entanto:

2.2.1 O imóvel que teria recebido as melhorias, no entanto, é de propriedade da OAS como não deixa qualquer dúvida o registro no Cartório de Registro de Imóveis (Matricula 104801, do Cartório de Registro de Imóveis do Guarujá), que é um ato dotado de fé pública. Diz a lei, nesse sentido: “Art. 1.245. Transfere-se entre vivos a propriedade mediante o registro do título translativo no Registro de Imóveis”. A denúncia não contém um único elemento que possa superar essa realidade jurídica, revelando-se, portanto, peça de ficção.

 

2.2.2.  Confirma ser a denúncia um truque de ilusionismo o fato de o documento partir da premissa de que houve a “entrega” do imóvel a Lula sem nenhum elemento que possa justificar tal afirmação. 
 
2.2.3. Lula esteve uma única vez no imóvel acompanhado de D. Marisa — para conhecê-lo e verificarem se tinham interesse na compra. O ex-Presidente e os seus familiares jamais usaram o imóvel e muito menos exerceram qualquer outro atributo da propriedade, tal como disposto no art. 1.228, do Código Civil (uso, gozo e disposição).
 
2.2.4. D. Marisa adquiriu em 2005 uma cota-parte da Cooperativa Habitacional dos Bancários (Bancoop) que, se fosse quitada, daria direito a um imóvel no Edifício Mar Cantábrico (nome antigo do hoje Edifício Solaris). Ela fez pagamentos até 2009, quando o empreendimento foi transferido à OAS por uma decisão dos cooperados, acompanhada pelo Ministério Público do Estado de São Paulo. Diante disso, D. Marisa passou a ter a opção de usar os valores investidos como parte do pagamento de uma unidade no Edifício Solaris – que seria finalizado pela OAS — ou receber o valor do investimento de volta, em condições pré-estabelecidas. Após visitar o Edifício Solaris e verificar que não tinha interesse na aquisição da unidade 164-A que lhe foi ofertada, ela optou, em 26.11.2015, por pedir a restituição dos valores investidos. Atualmente, o valor está sendo cobrado por D. Marisa da Bancoop e da OAS por meio de ação judicial (Autos nº 1076258-69.2016.8.26.0100, em trâmite perante a 34ª. Vara Cível da Comarca de São Paulo), em fase de citação das rés.
 
2.2.5. Dessa forma, a primeira premissa do MPF para atribuir a Lula e sua esposa a prática do crime de corrupção passiva — a propriedade do apartamento 164-A — é inequivocamente falsa, pois tal imóvel não é e jamais foi de Lula ou de seus familiares. 
 
2.2.6. O MPF não conseguiu apresentar qualquer conduta irregular praticada por Lula em relação ao armazenamento do acervo presidencial. Lula foi denunciado por ser o proprietário do acervo. A denúncia se baseia, portanto, em uma responsabilidade objetiva incompatível com o direito penal
 
2.3 – Lavagem de Capitais 
Lula foi denunciado pelo crime de lavagem de capitais (Lei nº 9.613/98, art. 1º) sob o argumento de que teria dissimulado o recebimento de “vantagens ilícitas” da OAS, que seria “beneficiária direita de esquema de desvio de recursos no âmbito da PETROBRAS investigado pela Operação Lava Jato”. 
 
2.3.1 Para a configuração do crime previsto no art. 1º, da Lei nº 9.613/98, Lula e sua esposa teriam que ocultar ou dissimular bens, direitos ou valores “sabendo serem oriundos, direta ou indiretamente, de crime”.
 
2.3.2 Além de o ex-Presidente não ser proprietário do imóvel no Guarujá (SP) onde teriam ocorrido as “melhorias” pagas pela OAS, não foi apresentado um único elemento concreto que possa indicar que os recursos utilizados pela empresa tivessem origem em desvios da Petrobras e, muito menos, que Lula e sua esposa tivessem conhecimento dessa suposta origem ilícita.
 
Cristiano Zanin Martins e Roberto Teixeira
Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

38 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. não vem ao caso

    Esta mesma máfia derrubou a presidenta por crime inexistente.

    Não tenho dúvida que tentarão prender o Lula porque ele é bonito.

    Petista, segundo esses nobres homens da lei, não pode ser honesto nem bonito.

    PGR, STF e outros, quando não fazem parte da gangue, ficam só vendo a banda passar. 

  2. Esse Brasil da farsa.

    Esse Brasil da farsa está mal. Esse ministério público é um organismo político de extrema direita e bancado com dinheiro público, isso sim é crime, usar uma instituição para fazer política em proveito próprio.

  3. Esses ativistas têm raivinha

    Esses ativistas têm raivinha do Lula e do PT, PT, PT, por várias razões; as principais são: a) ignorancia quase completa de Sociologia, História, Filosofia e outros conteúdos cientificos e humanísticos que não “caem” em concurso; b) em decorrência de a, nutrem uma “tioria” política adquirida em leituras de veículos da grande imprensa, com quem compartilham ressentimentos com o gremio estudantil e concepções toscas de “meritocracia”; e, c) ódio boçal de Lula e Dirceu por terem, lá no primeiro mandato ainda, proposto uma Lei por eles chamada de “mordaça” no MP.

    1. Presidente brasileiro com mais honrarias no Mundo.

      É incrível.

      Lula é o presidente brasileiro, até posso dizer, o brasileiro que mais recebeu honrarias no Mundo e aqui no Brasil. Aconteceu isto em Portugal, na Espanha, no Reino Unido, no México, na Argélia, no Peru, Conselho da Europa, Reino Unido, Cabo Verde, Colômbia,Paraguai, Suíça, França, Condecorado com a Ordem do Grão Mérito Militar, Naval, Aeronáutico, Grão Colar da Ordem do Cruzeiro do Sul e da Ordem do Rio Branco, Grão Cruz da Ordem Nacional de Mérito. Uma que penso que mais o honrou foi a Medalha de Ouro Aliança Internacional Contra a Fome, que lhe concedeu o Fundo das Nações Unidas contra a Fome, entre outras. Ainda, honrarias como Doutor Honoris Causa em universidades de Portugal, Suiça, em Paris, Argentina, Espanha, e ainda muitas outras univesidades de estados brasileiros. Recebeu além disto o Premio Nélson Mandela e Indira Ghandi.

      Há muitas outras, mas ficaria difícil colocá-las todas.

      Parece que somente a Rede Globo não o premiou (rsrsrsrsrsrs)

      A maneira de tratar este presidente, denunciando-o por suspeitar  que seja o líder dos corruptos, é repugnante. Como isto será recebido pelo mundo, que nunca mencionou-o como corrupto, mas acima de tudo, como um dos maiores presidentes de nosso País, pelo menos, o mais homenageado de todos, seja lá no exterior, seja aqui no Brasil.

      É triste ver este teatro montado, com manipulação de nosso povo, para tentar brecar aquele que mais fez para melhorar as condiçoes de vida e desenvolvimento de nosso povo. 

  4. Lula, junta tudo isso, esse

    Lula, junta tudo isso, esse espetáculo odiento, asqueroso que se passou nessa mídia porca e manda tudo pra ONU.  Eu quero ver quando os juristas lá de fora souberem que tipo de autoridades nos temos no judiciário daqui. Mas dê um destaque especial naquela parte em que esse malafaia rejuvenicido do mpf diz “não temos prova, mas temos convicção”. É de arrepiar o cabelo de qualquer aprendiz de direito a fala desse bocó de curitiba. Eu acho que o direito internacional vai usar a fala dele  pra mostrar como se fazia direito na idade média. O que mais me impressiona é que ele se acha um enviado dos céus. Dê poder a um homem e se revelará.

  5. Fascistas do Paraná

    Toda reação química requer uma energia de ativação para que o processo ocorra.

    Tomara que prendam Lula e Dna. Mariza.

    Essas prisões podem ser a energia de ativação que o Brasil precisa…

  6. Nada acontece à toa para essa

    Nada acontece à toa para essa curriola. Seria coincidência ou mero acaso ter espetáculo no circo logo após a cassação de eduardo cunha? “Não tenho como provar, mas, tenho convicção” que não. Acredito que isso tudo é para tirar o foco da população de eduardo cunha para que o “justiceiro” fique menos constrangido em não prendê-lo. O que de fato, nunca acontecerá. Afinal, é da “base aliada”.

  7. Funciona assim: a pf

    Funciona assim: a pf investiga e manda o inquérito para o mpf que, sem nem ao menos ler, faz a denúncia ao juiz que, parando para dar uma olhadinha na papelada, vê o quanto a mesma está despida de qualquer veracidade típica-criminal, então, manda arquivar o papelório e conta para as pessoas o quanto o pessoal do mpf não gosta de trabalhar. Ponto.

    Daí, agora, o mpf curitibano encontrou um juiz que, tenha ou não fundamento a denúncia apresentada, de pronto faz a pronúncia e abre processo que, sabem as vespas, só vem ao caso quando interessa politicamente: tem lado.

    Então, o Lula deve ter muito cuidado, pois, por mais que seus advogados esfreguem o registro de fé pública da referida propriedade, o juiz “sabe” que o condenará, afinal, já ajudou a fazer isso no mensalão, falando através da Rosa.

    Depois, é só mandar o embrulho para o tribunal que o desembarga de sempre ratificará a condenação, pde pleno e de pronto.

    Então, o Lula será preso; a dona Letícia será presa; os filhos deles serão presos.

    E a OAS venderá o apartamento a quem bem quiser (talvez até faça a doação do mesmo à força-tarefa do mpf).

    Lula e família: bom procurar a embaixada mais próxima, desde que não seja do paraguai ou da argentina.

    Até mesmo poderá ser a dos EEUU que, com muito prazer e orgulho, acolherão a todos, pois, desde sempre: amigos, amigos, negócios a parte….

  8. Denúnicia Lula

    Olha, eu não sou petista e nunca fui.Todavia estudei direito e acompanho pelos jornais desde o começo os inquéritos contra Lula. Tudo o que se vê no inquérito e na denúcia não tem nada a ver com o direito. Então, para aqueles que ainda acreditam em justiça só existe um caminho, as ruas. Somente e tão somente o medo das ruas salva Lula da cadeia. Se as pessoas que se dizem progressistas não se unirem e forem para as ruas, Lula será preso e , por consequência a oposição será esvaziada. A denúcia é só um spoiler, se não houver reação das ruas o juiz Mora aceita a denúcia e decreta a prisão do ex-presidente. Não tenhão a menor dúvida de que isto acontecerá.

  9. Jaboticabas…

    Sinceramente, acho até que o apartamento e as reformas sairiam para o Lula por um valor muito menor que o custo. Assim como o apartamento de Higienópolis de FHC.

    Isso, apesar de não ser advogado, até suponho que poderia caracterizar um crime.

    Mas, no final das contas, ainda não vi nenhum indício consistente que a família tivesse chegado a ter a posse ou sequer promessa de posse do imóvel que, acho que é o mínimo para comprovar a propriedade. Então, a justiça brasileira está passando a tratar o pré-crime do Minority Report. Alguém que eles sabem que aconteceria mas ainda não aconteceu.

    E o enquadramento de D. Marisa em corrupção passiva??? Corrupção é receber indevidamente por algum ato. Que tipo de ação, D. Marisa pode ter realizado que esteja conectado a desvios da Petrobrás?

    E o próprio Lula, para ser enquadrado em corrupção passiva, teria que ser provada sua conexão direta com os fatos. E os próprios procuradores assumem que a única ação dele foi nomear os diretores, sem nenhuma prova material de dessa ligação ato. Além do fato, dele não ser mais agente público há anos. Corrupção paga com 5 ou 6 anos de carência.

    E a citação ao Mensalão? Qual o sentido disso no meio do processo da Petrobrás? Ele está sendo julgado por isso também?

     

     

     

     

  10. Denúnicia Lula

    Por favor, publiquem este.

    Olha, eu não sou petista e nunca fui.Todavia estudei direito e acompanho pelos jornais desde o começo os inquéritos contra Lula. Tudo o que se vê no inquérito e na denúncia não tem nada a ver com o direito. Então, para aqueles que ainda acreditam em justiça só existe um caminho, as ruas. Somente e tão somente o medo das ruas salva Lula da cadeia. Se as pessoas que se dizem progressistas não se unirem e forem para as ruas, Lula será preso e , por consequência a oposição será esvaziada. A denúncia é só um spoiler, se não houver reação das ruas o juiz Mora aceita a denúncia e decreta a prisão do ex-presidente. Não tenham a menor dúvida de que isto acontecerá.

  11. Depois disto, NÃO HÁ CONEXÃO

    Depois disto, NÃO HÁ CONEXÃO NENHUMA NA TESE DO COMBATE A CORRUPÇÃO!

    Por que o aecio ficou de fora, temer ficou de fora E MILHARES DE OUTROS…

    Isso esgotou minha paciência…

    Acabou.

    FICOU A CERTEZA DO CARÁTER POLITICO!

    Acabou…

  12. Lula pode dormir sossegado

    A coletiva do Dallagnol e seus mauricinhos foi ridícula. Estrelismo, açodamento, presunção, prepotência, busca de holofotes e acusações subjetivas feitas por um Procurador irresponsável e imaturo. Vai dar em nada. Caberá a Sergio Moro (gostem dele ou não) rejeitar a denúncia inconsistente e carente de provas. Suposições, convicções  ou convencimento pessoal não podem lastrear o processo. Posso até estar convencido de que a OAS queria fazer um agrado, uma puxada de saco, etc. Como Lula prudentemente rejeitou, não há crime consumado e vai ficar só nessa conversa mole do Dallagnol.

    1. Lula não pode dormir sossegado

      Olha, eu não sou petista e nunca fui.Todavia estudei direito e acompanho pelos jornais desde o começo os inquéritos contra Lula. Tudo o que se vê no inquérito e na denúncia não tem nada a ver com o direito. Então, para aqueles que ainda acreditam em justiça só existe um caminho, as ruas. Somente e tão somente o medo das ruas salva Lula da cadeia. Se as pessoas que se dizem progressistas não se unirem e forem para as ruas, Lula será preso e , por consequência a oposição será esvaziada. A denúncia é só um spoiler, se não houver reação das ruas o juiz Moro aceita a denúncia e decreta a prisão do ex-presidente. Não tenham a menor dúvida de que isto acontecerá. Protestos em redes sociais e piadas na internet não adiantarão.

    2. A rede globo está TOTALMENTE

      A rede globo está TOTALMENTE convencida…

      Ela e o STF do gilmar mendes…

      Tinha que botar este muleque numa representação a ONU…

    3. Lula dará amanhã uma coletiva

      Lula dará amanhã uma coletiva sobre a denúncia do MPF. Vai aproveitar o palco que gentilmente lhe deram. Pode acrescentar aí mais uns cinco pontos nas pesquisas.

    4. Ninguém pode mais!

      Dormir sossegado? Nem Lula nem eu, meu amigo que sou um desconhecido e nem ligado à política sou.

      O Lula não pode dormir porque a violenta perseguição que sofre tem o respaldo da globo e seus lambe-botas midiáticos.

      Eu não durmo mais porque estão roubando o país do futuro de meus filhos. Estão deixando no lugar, um país racista, homofóbico, injusto e plutocrático, e burrro.

  13. Depois dessa denúncia do
    Depois dessa denúncia do Deltan Delirol, está provado que realmente não existe brasileiro mais honesto que Lula. Dois anos e não encontraram nada. Nenhum centavo desviado por Lula. Então, Lula é o chefe de uma quadrilha que desviou bilhões e tudo que recebe em troca é uma reforma em um apartamento, que não é dele, 3 anos depois de sair do governo. Kkkkkkk. É brincadeira.

  14. O Reichstag pegou fogo, prenda-se o Lula.

    Em 27 de fevereiro de 1933, cinco dias antes das eleições parlamentares na Alemanha, o Reishstag, o parlamento alemão pegou fogo. Rapidamente a polícia alemã encontrou um anarco-comunista holandês Marinus van der Lubbe vagando como um zumbi no prédio em chamas, este holandês tinha chegado a Alemanha a poucos dias e numa trama muito bem montada por policiais nazistas conseguiram provar que o mesmo com alguns comparsas comunistas haviam ateado fogo ao parlamento alemão como uma parte de um grande complô comunista. A história do falso julgamento é contada com detalhes na revista História Viva que pode ser lida na Internet AQUI.

    Porém o mais importante nos dias atuais não é a queima do Reichstag, mas sim a história de mais um falso julgamento político que foi utilizado no caso para que Hitler adquirisse poderes ditatoriais e prendesse todos os militantes de esquerda que na sua imensa maioria foram mortos nos campos de concentração Nazistas. Esta história como mais algumas dezenas de outras se repetem em vários países e diversas épocas, como, por exemplo, o famoso julgamento de Nicola Sacco e Bartolomeo Vanzetti, dois anarquistas italianos, que mesmo tendo o verdadeiro assassino confessado o crime, provas de balística e outras demonstrarem que eles não eram culpados, foram executados em 23 de agosto de 1927.

    Poderíamos encher uma página de nomes de pessoas condenadas simplesmente por estarem na oposição do governo vigente, são julgamentos que posteriormente mostram todas as suas falhas e os juízes 50 ou mais anos absolvem os mortos por falta de provas e manipulações nos julgamentos.

    Estas histórias se repetem simplesmente porque governos interessados em achar inimigos apontam os dedos contra alguns e depois de investigações nada imparciais enxergam nestes homens e mulheres as vítimas convenientes para assumir governos ditatoriais, reprimir movimentos populares ou simplesmente acabar com adversários políticos.

    Advogados perspicazes levantam fortes provas que invalidam os julgamentos, porém erram estes advogados em perder o seu tempo em procurar provar o evidente, pois estes convenientes réus têm o seu julgamento independente do Direito. O Direito é algo para ser utilizados pelos poderosos da época, enganam-se as pessoas que esta doutrina serve para promover a justiça, pois todos sabem que as sentenças sempre tendem no sentido dos mais fortes.

    Queimou-se o Reichstag, os inconvenientes comunistas são imediatamente presos para permitir a ascensão de Hitler, matou-se um guarda de uma fábrica de sapatos, criminalizam-se operários para evitar que estes continuem lutando por suas causas justas. A corrupção antiga da Petrobras é “descoberta” a partir de leis que os governos do PT instituíram para combater a corrupção, prende-se Lula para que a esperança daqueles que confiaram nele seja abatida.

    Provas? Não são necessárias? Utilizam-se planos fantasiosos de tomada de poder dos comunistas na Alemanha, conspirações anarquistas na América do Norte, ou a necessidade de um partido de esquerda de ganhar as eleições como uma pretensão estapafúrdia.

    Daqui a alguns anos o julgamento de Lula será revisto, um juiz de algum tribunal, desta vez utilizando os princípios jurídicos corretos absolverá Lula vivo ou morto, mas as eleições do fim da segunda década do século XXI já terão passadas e a vitória dos que maquiaram as provas ou de seus comparsas no judiciário já foi garantida na hora certa.

    Há saídas? Claro que há. Porém esta saída não é judicial e não segue o direito, segue a política e em casos destes quem ganha é quem mostra maior poder. Quem fica esperando que a justiça faça o seu trabalho, pode esperar, pois em vinte ou trinta anos a farsa ficará clara a todos, mas quem não gosta de esperar que lute!

  15. Bandidagem

    Se não há presunção de inocência na constituição rasgada, faz-se o que é lógico para os bandidos: SE NÃO TEM PROVA PARA NADA, DENUNCIA PARA TUDO.

    Bandidagem.

  16. Esses advogados do Lula são

    Esses advogados do Lula são muito meia-boca. Explicar mais uma vez? Pra quem? Se isso fosse possível Esopo não teria escrito uma “fábula”, reescrita por Fedro,  Lobato, La Fontaine, e o cordeiro teria matado a sede e mantido o pescoço. O negócio é partir logo para uma delação premiada, Lula tem muito que esclarecer, nada a explicar: Como conseguiu parar de falar menas?  Quanto pagou de propina para sair ao lado da Rainha na foto? E para o Obama chamá-lo o cara? Um renomado ator americano teve câncer na garganta e diz que a causa foi a mania de colocar a boca em determinado orgão feminino. Uma renomada jornalista de um renomado jornal falou que o câncer do Lula é porque “ele bebe, né!”  E nós ficamos satisfeitos com essas versões? Não poderia ser o contrário? Não merecemos saber? E também não merecemos saber o porque da corrupçao só ter aparecido em seu Governo e no da Dilma, responsável que é pelo seu poste? O que a corrupção tem contra os outros governos, particularmente o de um caçador de marajá, de um fardão amante muito louco e de outro fardão amante muito pouco, por que nesses governos ela, a corrupção,  nunca deu as caras? Não merecemos saber tudo isso?

    PS: Se o Lula se dispuser a uma delação premiada muitas outras perguntas seriam pertinentes. Ele realmente tem a obrigação de esclarecer muita coisa, por exemplo, o nº de pessoas que sairam da linha de pobreza em seu governo foi de 20 milhões e 232 ou de 20 milhões e 234? Há controvérsias. Parece que o nº certo é o primeiro, o segundo inclue 2 propinas.

    Só não é permitido levar a sério o que eu disse dos advogados do Lula.

  17. Topetinho de rave (e)vangélica

    Este rapazinho, que usa aquele topetizinho de rave evangélica (do Marco Feliciano e do Eduardo Cunha?), que obedece aos comandos de um obscuro deus coritibano, deve ser muito esperto, pelo enorme salário que ganha…. Aliás, pago por nós, imbecis.

  18. São 22:44 h, vou dormir, nada

    São 22:44 h, vou dormir, nada sossegado. Explico: Dalmo Dalari me garantia que o impeachment da minha presidenta não passaria no STF. Eu acreditava. Tanto ele, o Dalmo, como eu, acreditávamos que estávamos num Estado de Direito. Acabo de ler, assumo perante Deus, li sim, o blog de RA na Veja, e ele desanca o procurador e afirma que a defesa de Lula está radiante. Acredito e durmo? Ou será uma noite insone? Amanhã eu conto.

  19. Dellagnol

    Os coxas creme devem estar morrendo de inveja, fora o já tradicional complexo de vira latas, principalmente dos sabujos controlados do MP.

    Como um homem “semi analfabeto “, ” Nordestino”, “Metalurgico”, “incompetente”, pode se tornar o ” COMANDANTE MÁXIMO” de uma mafia estatal de dimensões continentais ??

  20. Tautologia
    Deixa eu ver se entendi: a base da denúncia é a propriedade do tal apartamento. Para provar que o apartamento é de Lula, criam uma história enorme de que ele era o chefe supremo do esquema.
    Só que para provarem que ele era chefe do esquema, apresentam como prova o fato de que ele recebeu propina do esquema.
    Não é o cachorro correndo atrás do próprio rabo?

  21. A ridícula indecência e submissão do judiciário

    O judiciário brasileiro cada vez mais se supera na podridão de sua degradação. Acredito que perderam definitivamente a vergonha, a credibilidade, a honradez, a decência, o respeito a constituição e ao estado de direito. Jogam no lixo, juntamente com os valores éticos e morais, as suas biografias, as suas imagens e a respeitabilidades de seus cargos. Deixam a impressão de que estão acuados, acovardados e coniventes a toda essa orgia inconstitucional, que as famosas “Casas das Mães Joanas” são capazes de produzir tão bem. O judiciário fede e fede mal; o judiciário está servindo de exemplo, para que os bandidos e meliantes do poder arrebanhem mais e mais adeptos, para inflar seus exércitos de malfeitores; o judiciário brasileiro envergonha a sua população e o seu país. A toga maldita e omissa mostra claramente, que ao fechar os olhos para toda essa caçada absurda, abusiva, partidária, preconceituosa e pessoal que faz ao presidente Lula está reverenciando um poder que não tem nenhuma humildade em deixar claro, que se faz maior e mais poderoso que o debilitado poder judiciário brasileiro. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador