Edson Fachin herda a relatoria da Operação Lava Jato no STF

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – Após a autorização de sua transferência para a 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Edson Fachin foi o sorteado para herdar a relatoria da Operação Lava Jato na última instância. O sorteio ocorreu entre os membros da Turma responsável pela Lava Jato, na manhã desta quinta-feira (02). Além de Fachin, concorriam para receber a relatoria os ministros Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Celso de Mello e Ricardo Lewandowski. 
 
A ida de Fachin foi confirmada pela presidente do STF, Cármen Lúcia, no Diário da Justiça desta quarta-feira (01). O ministro Edson Fachin chegou a se colocar à disposição do STF para a transferência para a Segunda Turma, na noite de terça (31). Pela manhã do dia seguinte, a ministra Cármen Lúcia marcou uma reunião informal com os demais ministros para costurar novamente o tema da relatoria da Lava Jato.
 
Foi quando consultou os demais ministros se os outros integrantes mais antigos tinham o interesse de migrar para a turma responsável por julgar a Operação Lava Jato. “Consultados os demais ministros da Primeira Turma, conforme critério de antiguidade, estes declinaram da transferência, razão pela qual defiro o pedido do ministro Edson Fachin, nos termos do artigo 13, inciso X, e 19 do Regimento Interno do Supremo Tribunal Federal”, informou Cármen no Diário de Justiça.
 
Nesta quarta, a presidente da Corte também havia decidido pelo sorteio eletrônico da relatoria dos processos da Lava Jato entre os membros da 2ª Turma, onde pertencia o ministro Teori Zavascki.
 
Apesar do desgaste e indecisões a respeito de como mediar a Lava Jato, após o acidente, na manhã da segunda-feira (30), Cármen decidiu homologar as delações dos 77 executivos e ex-funcionários da Odebrecht, considerando a urgência do caso, pedida pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot.
 
Também definiu acertar a relatoria o antes possível. Os ministros do Supremo já vinham defendendo a transferência de Fachin para a 2ª Turma e a possibilidade de ele ser o herdeiro da Lava Jato, por seu perfil mais discreto e reservado, similar a de Teori. 
 
 
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

36 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Se indiscrição não rima com Lavajato, o Moro tá no lugar errado

    Se quem busca holofotes não tem perfil para atuar na Lavabosta, o que é que o Sérgio Moro tá fazendo ali?

    O Sérgio Moro é o beijoqueiro do judiciário. Só que o Moro só vai beijar norte-americanos.

    1. “Só que o Moro só vai beijar

      “Só que o Moro só vai beijar norte-americanos.”

      Os vassalos dos homens lá do Norte precisam ficar atentos aos humores daquelas bandas. A praxe é usar e depois descartar, esmagando. Basta observar a “deferência”  com o presidente do México, que dia sim, dia também recebe coices do cowboy da Casa Branca. 

       

  2. Grande bosta!
    Esse ministro
    Grande bosta!
    Esse ministro inseguro só vai pesar à
    mão em quem a Globo quiser.
    O mais importante no momento seria esses ministros golpistas, julgarem o mérito do impeachment e restabelecem a Democracia.

    O resto é firula

  3. 2017

    Edson Fachin tera a chance de mostrar que não é mais o neofito juiz acuado, acho até que ele foi corajoso de aceitar ir para a segunda turma com a finalidade de “herdar” a relatoria da Lava Jato. E assim, Carmem Lucia pensa que retira-se do novo indicado de Temer e Gilmar o caso Lava Jato que envolve Temer e sua camarilha.

  4. Foi transferido para ser

    Foi transferido para ser sorteado. É mais ou menos como cobrar o escanteio e correr para a área pra cabecear a bola. É mais ou menos como safar-se do afogamento puxando-se para fora d’água pelos próprios cabelos.

  5. Putz que puta coincidência

    Putz que puta coincidência …

    Nossa o cara vai para o lugar do Tutor do Golpe e já é sorteado para ser o relator no lugar do Morto?

    Será que foi ele que mandou derrubar o avião para ficar no lugar do Tutor?

    Desculpe-me, mas puta-que-pariu …

     

     

     

  6. Se fosse eu…..

    Pesava  a  mão legal (dentro da lei ) em cima de Chico e de Francisco…  

    Assim como o Teori, os Mello e o Wando , ele  já dobrou o cabo da boa esperança  da vida.   Então, que faça  alguma coisa de realmente útil no tempo de vida que lhe resta  prá ficar na história, a  não ser ficar só enchendo o saco da patroa!   O Teori tava quase pegando no breu.  Mas, um piloto-amador  foi bater com as asas na água !!   E, ele não conseguiu finalizar sua obra !

    Assunto CORRUPÇÃO: Mijou fora  do pinico, mesmo ” sem querer “….pau na moleira !!!  Seja Lula, Aécio, Alckmin, Temer ou mesmo  os irmãos Marinhos !

    Não existe santo ao sul do equador, nem ao norte !!!    Se mesmo na mesa com Cristo, tinha um sacripantas presente, nos partidos e máfias (instituições )  dos ” negócios ” brasileiros,  é que deve estar cheio mesmo !!

    E  se aquela emissora   e cia. que se julgam donas dos destinos do Brasil se metesse a ficar me cutucando com seus capitães-do-mato, através dos meus juizes auxiliares  e  estagiários, metia um processo atrás do outro  só pra  estes cornos  pensarem duas  (mil) vezes  antes de me encher o saco  e  gastarem sua grana e  a  do chefe oculto pra  se defenderem !!   

    E, como diria  o outro min.. advogado dos tunganos: Lei de Imprensa???  Que lei de Imprensa???  Não foi regulamentada aínda !!!   Então, floda-se !!

    Se ligou???   FICA  AÍ A  DICA !!

     

  7. Mais um teatro mambembe

    Mais um teatro mambembe protagonizado pela suprema teverna federal (STF) e seu sorteio fajuto, qualquer um com um neurônio sabia que ele foi transferido para assumir a relatoria da vaza a jato. 

  8. Relatoria só serve pra por em

    Relatoria só serve pra por em pauta um determinado assunto.

    Mas vi dezenas de vezes que o relator perder de goleada.

    Por que tanto carnaval ?

    Os beques de espera Ricardo L. e Dias Tofoli não deixarão fazer gol no goleiro e artilheiro Lula.

    Fiquem calmos.

  9. O stf deveria dar uma pista igual sobre o “sorteio” da mega sena

    Pena que não tive tempo de postar meu palpite de que ele seria o “sorteado”.

    Com esse ” sorteio”os carrascos do golpismo terão alguém indicado pela presidente Dilma Roussef, e como eles coagem a todos que adentram o “STF” a fazer o que eles mandam, mais uma vez terceirizam seus crimes de esconder os podres da corja do psdb e todos os outros escusos golpistas principalmente o sujíssimo pmdb.

    O Teori já estava obedecendo, como visto aqui, os planos dos golpistas, mas talvez não tivesse a total confiança dos mesmos agora no prosseguimento do enredo. Ainda não engoli o “acidente” do avião em Paraty, estivesse ele com quem estivesse. Mantendo a devida distância, Jesus também acolhia pecadores, para convertê-los, 100%.

     

  10. O benefício da dúvida.

    O seu primeiro parecer feito a várias mãos, esposando teses de Gilmar e companhia  foi destruido por um Barroso, que na época era destemido. Este parecer  não testemunha em favor de Facchin,  

    Mas talvez possamos dar a ele o benefício da dúvida até que se prove o contrário. Nada sei sobre ele,  pois após este episódio não ouvi mais sua voz.

     

    PS: Eu não sei em que artigo  mas me parece que o benfício da dúvida segundo alguns não vale para Chicos apenas para Franciscos. Me parece que todos os juízes são Franciscos.

  11. Ah, esses “sorteios”….

    Ah, esses “sorteios”….

    Já era, agora ele terá de dar provas e mais provas de que não é “progressista” – seja lá o que os boçais golpistas acreditem que seja isso – e de que não foi indicado pela Dilma e o PT, PT, PT, mas pelos seus “excelsos saberes jurídicos”.

    Ou seja: considere-se a “porra” devidamente “estancada”; servindo somente para puxar o centrão pelo nariz.

     

    1. O sorteio da Lava Jato é uma

      O sorteio da Lava Jato é uma graça: deu Fachin, claro

      pule

      Dou o braço a torcer.

      Merval Pereira tinha razão.

      O algoritmo do STF escolheu Edson Fachin como novo relator da Lava Jato.

      A gente tinha alguma dúvida, por vício de acreditar na Justiça. Acho que vício é palavra melhor, a esta altura, do que esperança.

      Mas “deu” aquilo que em futebol chama-se de “passe telegrafado”.

      O sorteio não é sorteio coisa alguma, porque atribui chances diversas diversas em função do número de processos distribuídos a cada ministro. Como Fachin é muito mais novo que os demais ministros, entrou na Segunda Turma como “pule de dez”.

      A roleta do STF sabe bem o que vai dar.

      Fachin, para os que não se recordam, foi a mais polêmica indicação de Dilma ao Supremo e enfrentou uma maratona para ser aprovado no Senado.

      Mas também deu sinais de ter sofrido uma metamorfose na sua antiga tradição de jurista progressista e garantista,  votando a favor da prisão antes de esgotados os recursos judiciais e votando contra o afastamento de Eduardo Cunha do comando do processo de impeachment.

      Em determinadas situações, a toga pode ser um casulo onde borboletas viram lagartas.

  12. As “leoas” isolaram o gnu

    As “leoas” isolaram o gnu mais fraquinho da manada pra atacar sem risco de perder a presa. Como a gente faz pra ele ficar como relator? Muda ele de turma e depois sorteia ele. PQP! Isso é o supremo Tribunal Federal!  Pô, min. CL, que esculacho, hein!? Mais um pouco vcs dão um jeito aí de colocar o Merval numa turma especialmente criada pra ele, tretam um sorteio e…. Voilá ! Merdal de relator. Cara, não é possível que o país tenha chegado a esse nível de miséria ética e moral.

  13. Sorteio??? Piada pronta

    Aí, o “sorteio” iria para o Lewandowski…

    Aí, acertaram pro cara ir para a segunda turma…

    Aí, pum, eis o novo relator… 

    Piada!

     

  14. Errei a aposta. Ganhou o

    Errei a aposta. Ganhou o preposto. Haja papel para Facchin livrar Temer, Aécio, Eunicio, Padilha, Serra e caterva de bandidos. Se para agradar o Cunha gastou 180 páginas vai precisar de 1000 páginas para livrar cada bandido protegido da mídia (por falar em protegidos da mídia hoje a Folha publica as falcatruas do Aécio. O desvio de 63 milhões da Cidade Administrativa não é noticia no Globo e nem no Estadão). Mas é tranquilo, o Gilmar estará lá para pavimentar o seu caminho.

    O Merval já tinha falado ontem que a roleta era viciada. Lewandovski nem pensar. E vamos transferir um ministro novo aparelhado com o esquemão do STF, afinal se desse Gilmar dava muito na cara, Toffoli não estava afim e é cachorrinho do Gilmar, ia dar muito trabalho para o decano e temos a transferência e a sorte do Facchin ser sorteado.

    Eita encenação fortunosa essa do STF. Falar em encenação li hoje que o Lehman vai patrocinar Carmén Lúcia e Moro em palestra nos Estados Unidos. Vão falar sobre corrupção. Sei…Como será que a filha do Serra citado na Lava Jato, no trensalão, no Rodoanel etc tornou-se sócia do Lehmann? Eita Judiciário desclassificado esse do Brasil!

  15. OH! OH! OH!  Coincidências

    OH! OH! OH!  Coincidências acontecem

    Um morre em acidente de avião e outro é sorteado.

    Alguem do STF ainda vai acertar no mesmo dia a Sena, a Loto, a Quina, a Esportiva, a Raspafinha e a milhar

  16. Nassif, duas questões:
    1-

    Nassif, duas questões:

    1- Segundo relatos o tal sorteio do STF é ponderado, de acordo com o número de processos que os Ministros detêm. Ou seja, creio que que detenha menos processos possua mais chances de ser sorteado. Sendo assim, não é de se imaginar que Carmen Lúcia e muito provavelmente o próprio Fachin, já não sabiam que ele teria menor processos que os outros e não teria maior probabilidade de ser “sorteado” ? Outro ponto é: por que ele solicitou a troca para a turma da lava jato ?

    2 – Em um Xadrez não muito distanto voce salientou que Fachin havia praticamente confessado que fora chantageado no episódeo da relatoria do rito do impeachmant. Ora, se foi pressionado naquele momento, imaginemos se não o será agora.

    Até o momento, o Ministro Fachin se mostrou conservador, juridicamente fraco e titubeante no tribunal. Ou seja, outra indicação muito ruim da Dilma.

    Tudo indica que continuará fraco na Lava Jato e não vai coibir as ilegalidades flagrantes da operação. Sem contar que era o preferido da Lava Jato para assumir.

     

  17. Fraco …
     
    Este ai é mais

    Fraco …

     

    Este ai é mais fraco do que agua misturada com Baré-Cola (um refrigerante chinfrim).

    Este ai vai ser torpeado, se e somente se, querer ter um pouquinho de autonomia.

    Mas acho que está mais para Toffoli, o sabujo do Gilmar, do que um independete feito Lewandowski.

    Vai ser mais manipulado que bumbum de ….

    Após um doce que ele não vai levantar o sigilo das delações. Já foi “sorteado” com esta missão dada pela impoluta  presidente do STF.

    Tá tudo dominado.

     

  18. Sorteio é apelido!

    Apelido que se dá à manobra de ocultar quem manda no STF.

    ( ) Gilmar Dantas

    ( ) Bibelô

    ( ) Juiz de merda

    ( ) Trupicão

    ( ) Acuado

  19. Lá, lá,lá,……Lá,

    Lá, lá,lá,……Lá, lá,lá,……Lá, lá,lá,……Lá, lá,lá,……Silvio Santos vem aí….

    – Silvio Santos: E agora vamos ao nosso sorteio de hoje. O sorteado ganhará de presente a relatoria da lava jato. Temer, quero dizer, Roque, o que mais o sorteado terá direito?

    – Roque: Patrão(Silvio Santos), o sorteado terá o direito de ficar calado. Terá o direito de levar “rela” do gilmar d”antas”. Terá o direito de pedir ao moro que diga o que ele quer que seja feito….

    – Silvio Santos: Pois então mete a mão na porra desse saco e tira logo o nome do ministro fraquim, ops, fachin. Vc sabe que só tem esse nome mesmo no sorteio……

    Lá, lá,lá,……Lá, lá,lá,……Lá, lá,lá,……Lá, lá,lá,……Silvio Santos vem aí….

  20. Edson Fachin fez um comunicado, hoje

    Quinta-feira, 02 de fevereiro de 2017

    Nota do Gabinete do Ministro Edson Fachin

     

    O Ministro Edson Fachin, a quem, na forma regimental, foram redistribuídos nesta data os processos vinculados à denominada operação “Lava Jato”, reconhece a importância dos novos encargos e reitera seu compromisso de cumprir seu dever com prudência, celeridade, responsabilidade e transparência, com o que pretende, também, homenagear o saudoso amigo e magistrado, o eminente Ministro Teori Zavascki, que muito honrou e sempre honrará esta Suprema Corte e a sociedade brasileira, exemplo de magistrado sereno, técnico, independente e imparcial.

    O Ministro Relator, especialmente para fins de recursos humanos, técnicos e de infraestrutura necessários, conta com o esteio da digníssima Presidente, Ministra Cármen Lúcia, que vem conduzindo a Corte de maneira exemplar e altiva, e com o sustentáculo dos colegas da Segunda Turma e dos demais integrantes desta Suprema Corte.

    Informa, outrossim, que já iniciou os trabalhos para o fim de levar a efeito a transição entre Gabinetes, e contará, nesses afazeres, com a contribuição indispensável da atual equipe.

    O Ministro Relator expressa sua confiança inabalável de que a Suprema Corte cumprirá sua missão institucional de, respeitando a Constituição da República e as leis penais e processuais penais, realizar nos prazos devidos a Justiça com independência e imparcialidade.

    Brasília, 2 de fevereiro de 2017
    Gabinete do Ministro Edson Fachin

    http://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=335032

     

    1. Na realidade… Mais do

      Na realidade… Mais do mesmo…  A tese da Teoria da Conspiração fica cada vez mais evidente. É muito provável que o Ministro Teori não adotaria o sigilo.. Com certeza o Ministro Fachin vai manter porque senão será a bola da vez para quedas de aviões.

  21. Fachin estreou no STF dando

    Fachin estreou no STF dando parecer contrario ao governo (legitimo da época), quanto ao rito do golpe que foi dado. A midia golpista comemorou como se fosse copa do mundo, o juiz ja estava enquadrado certamente. No dia seguinte seu voto foi jantado por nove ministros. Hoje todos estão enquadrados talvez não por este governo golpista, mas certamente por quem financiou o golpe. Ministro agora voa apenas de avião de carreira.

  22. Fachin, o garrote com o qual os golpistas vão parar a sangria

    Será o Fachin o garrote seguro com o qual os golpistas vão estancar a sangria?

    Com o Temer elevando o “Angorá” a Ministro, o vampiro abofelou a chave do banco de sangue. Se fosse a Dilma que fizesse isso, a indignação seletiva estaria percutindo as panelas

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador