Gilmar Mendes, o Lobão do STF, por Laura Capriglione

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

do Yahoo

Gilmar Mendes, o Lobão do STF

Laura Capriglione

Por mais uma dessas descomposturas a que o país parece estar se acostumando, agora é o ministro Gilmar Mendes quem vem apresentar seu soco inglês no corredor polonês pós-eleitoral. Em vez da contenção e do aprumo que esperaria quem não o conhecesse, “avisou e denunciou” que o STF(Supremo Tribunal Federal) corre o risco de se tornar uma “corte bolivariana” com a possibilidade de governos do PT nomearem 10 de seus 11 membros a partir de 2016.

Trata-se de uma aleivosia. Irresponsabilidade sem fim.

Quando os 2.500 nostálgicos da Ditadura saíram em passeata por São Paulo, clamando pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff, legitimamente eleita pela maioria dos brasileiros, de Gilmar Mendes não saiu um só arrufo em defesa da democracia. Em vez disso, ele agora surge para ajudar a agitar o espantalho de um tal “bolivarianismo”, como se o Brasil estivesse prestes a se converter em uma ditadura de esquerda.

Está em companhia de gente como Lobão e Eduardo Bolsonaro, deputado federal eleito por São Paulo (PSC), que em discurso disse que se seu pai, o deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ), fosse candidato a presidente, ele teria “fuzilado” a presidente. Preparado para isso o filho já mostrou que está: compareceu ao ato com uma pistola enfiada no cinto, como se no faroeste vivesse.

Isso pode?

Entre outras delicadezas, a turma implorou pela “intervenção militar”, mandou “Dilma para a Cuba que a pariu”, ameaçou petistas que encontrou pelo caminho. Nem o CQC, a Rede Globo, a “Folha de S.Paulo” ou “Estadão” escaparam. E, sempre muito bem educadinha, a malta carregou faixa com os dizeres: “Pé na bunda dela. O Brasil não é a Venezuela.” Ela, no caso, é a presidente, uma senhora de 66 anos, diga-se.

Maus perdedores existem no gamão, no futebol, no bingo. E nas eleições.

Contê-los é tarefa de quem tem interesse em ver o jogo –no caso, o democrático—prosseguir.

Eis por que é simplesmente repugnante ver um ministro da mais alta corte do Brasil repetir palavras-de-ordem que são um chamamento à ruptura do Estado Democrático e de Direito.

Como o ministro Gilmar Mendes sugere que se evite “a possibilidade de governos do PT nomearem 10 dos 11 membros” do STF? Cassando o direito de a presidente fazê-lo é uma das respostas. Cassando a própria presidente é outra. Estendendo a idade-limite para a aposentadoria dos ministros, dos atuais 70 anos para 75 anos, é outra.

Em todos os casos, o que se pretende é ganhar no tapetão a eleição que se perdeu nas urnas.

O descalabro da entrevista que o ministro Gilmar Mendes deu à “Folha de S.Paulo” e publicada na segunda-feira (03/11) não fica nisso. Ofendeu os demais membros do STF ao falar sobre os riscos de a mais alta instância do Judiciário se transformar em uma “corte bolivariana”, sugerindo que todos se curvariam mansamente aos ditames do Executivo.

Convenientemente, ele esqueceu-se de que no julgamento do mensalão foi um tribunal formado em sua maioria por ministros indicados por petistas o que condenou a antiga cúpula do PT…

Não há nada, contudo, que demova o agitador. Para demonstrar sua tese, Gilmar Mendes sacou a história do ex-diretor do Banco do Brasil Henrique Pizzolato, condenado no Brasil a 12 anos e 7 meses de prisão por corrupção, peculato e lavagem de dinheiro no processo do mensalão. Pizzolato, como se sabe, ante a condenação, simplesmente fugiu para a Itália, onde por fim foi capturado.

Segundo Gilmar Mendes, exemplificando o risco do tal “bolivarianismo”, “já tivemos situações constrangedoras. Acabamos de vivenciar esta realidade triste deste caso do Pizzolato” [refere-se ao fato de a Justiça italiana ter negado a extradição dele para cumprir pena no Brasil pela condenação no mensalão].

Em seu afã de defender o indefensável, o ministro também atacou a Justiça italiana, ao acusá-la de tomar suas decisões movida por interesses alheios ao estrito cumprimento da lei. Seria “bolivariana” também a Justiça de lá? Nem Bolsonaro ousou tanto.

Se fosse pouco, Gilmar Mendes ainda se deu ao desfrute de comentar um caso que se encontra em fase de investigação, atropelando todos os ritos processuais. “Enquanto estávamos julgando o mensalão já estava em pleno desenvolvimento algo semelhante, talvez até mais intenso e denso, isso que vocês estão chamando de Petrolão. É interessante, se de fato isso ocorreu, o tamanho da coragem, da ousadia.”

Um apresentador de programa sensacionalista não faria diferente.

Por fim, como nunca poderia se tivesse o mínimo de apreço pela liturgia do cargo que ocupa, Mendes partiu para o bate-boca mais baixo, acusando o ex-presidente Lula de não ser um abstêmio: Será que ele “passaria no teste do bafômetro?”, indagou. Lula, para quem não sabe, não concorreu a nenhum cargo eletivo, não atropelou ninguém e nem sequer dirige automóveis.

Convenhamos, o Brasil merecia bem mais do que um ministro Lobão no STF.

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

28 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Gilmar Mendes ao apontar as

    Gilmar Mendes ao apontar as falhas no processo de escolha dos ministros do STF deveria ser mais coerente e renunciar por não concordar com o que está posto na Constituição Federal.

    1. Incoerência

      Senhores, fica bastante incoerente vcs reclamarem dos extremistas que pedem, sem razões o suficiente, o impedimento de Dila e vcs, aqui, tb sem razão suficiente, pedirem o impedimento de GM!

      Não sou PT e nem PSDB, prefiro analisar e avaliar fatos e opiniões de forma independente de partido.

      Assim, ao pedirem impedimento pq discordam da forma como ele se manifesta, agem igual aos extremistas de direita.

      É como o sr. Henrique O postou num comentário, criticando uma opinião do GM sobre 2 falas de Lula e Dilma.

      Ora, as falas citadas são, sim, indevidas, pois põe em suspeita o próprio sistema eleitoral que elegeu os dois (Lula e Dilma!). Deveriam, então, Lula ter renunciado ou Dilma o fazer agora? É claro que não.

      Assim tb, ao criticar a forma como são escolhidos os minstros do STF não leva GN a renunciar.

      Que ele se beneficiou do sistema de escolha é fato.

      E que o sistema é ruim tb é fato. Se fosse o PSDB 16 anos no poder os defensores do PT tb criticariam o sistema.

      Relevar a crítica somente pq veio de GM, sem avaliar o mérito da crítica é fazer o mesmo que os extremistas de direita fazem ao pedir impedimento e golpe militar!

      Assim como o Procurador Geral é escolhido entre os procuradores, concursados, assim deveria ser no STF. Escolher entre os ministros das outras cortes federais ou entre desembargadores dos TJ dos estados, todos concursados. Colocar na corte máxima advogados sem concurso, que prestavam serviços para partidos ou particulares e levar todo o pleno à suspeição.

      A forma de escolha é ruim. Seja escolhido pelo PSDB ou pelo PT, ou ainda por qq outro que assuma a presidência.

      A mesma coisa para os Tribunais de Contas, tanto estaduais qto da União. deveriam ser escolhidos entre os auditores fiscais, consursados!

       

       

  2. Em qualquer país que funcione

    Em qualquer país que funcione adequadamente o sistema de pesos e contrapesos a abertura de processo de impeachment contra Gilmar Mendes, e por inúmeros fundamentos legais, já teria ocorrido.

    1. Prezado AssisPor onde anda o

      Prezado Assis

      Por onde anda o Senado, que se não me engano,  é maioria governista?

      A república esta sendo esculachada por um membro de um poder e o conselhão da mesma se omite…

  3. Este juizinho é um pândego!

    Este juizinho é um pândego! Se mostra o mais altruista, o maioral, o mais bem preparado e o mais sensato de todos daquela casa. Se esquece que na internet, quando chamamos pelo nome GILMAR MENDES, vem todas as suas historinhas. As do grampo sem áudio, os habeas corpus para Daniel Dantas, e o mais recente o não direito de resposta de Dilma na Veja.

    Mantenha-se na sua insignificancia meritíssimo! Daqui a 20 anos nos cursos de Direito o senhor será lembrado de como não deve agir um juiz da Suprema Corte!

  4. Melhor seria defini-lo como “Malafaia do STF”.

    Eis uma bela definição para o Gilmar Mendes: O “Lobão” do STF.

    Sempre que possível, o empresário Gilmar Mendes critica ou ridiculariza o PT vide o julgamento daquela patética ação do PSDB/Calos Sampaio. Em sua votação, ele disse que a Dilma diz “bobagens” (citando que em 2013 ela disse algo como que “em eleição fazemos o diabo”). e coloca sim uma suspeição de possibilidade de fraudar eleições.

    Em outro julgamento, só faltou chamar Lula de bêbado (e jamais cita Aécio e o bafômetro, por exemplo).

    Esta semana, diz temer um “STF bolivariano” (quem não se lembra do “Estado Policialesco”?).

    Por essas e outras, fartamente comprovada sua birra pelo PT, gostaria de sugerí-lo como:

    O Malafaia do STF.

  5. GM jamais perde a oportunidade de desqualificar Dilma e Lula

     

    Durante o julgamento, (Gilmar) Mendes disse que a insegurança também é provocada por declarações de autoridades públicas. O ministro citou uma frase dita pela presidente Dilma Rousseff, em 2013, um ano antes do período eleitoral. “Eu não cometo nenhuma imprecisão ao lembrar a declaração da presidenta Dilma que diz ‘a gente faz o diabo quando é hora de eleição’. A gente pode entender essa expressão de várias formas. Mas, fazer o diabo tem uma carga figurativa muito grande. Será que fazer o diabo significa que é capaz até de fraudar a eleição? Vejam a responsabilidade de pessoas que ficam a falar bobagem, inclusive em campanha eleitoral. Veja o peso que isso tem no imaginário das pessoas. O que significa fazer o diabo na eleição?”, disse Gilmar.

    Fonte: Última instância
    …………………

    Quanto mais os pleitos eleitorais forem disputados, maior terá a desconfiança, a possibilidade de suspeita se nós não operarmos com toda a transparência”, disse o ministro Gilmar Mendes. “Nós estamos dando uma resposta para pacificar os espíritos, para evitar esse tipo de suspeita. Mas não é infundada. Existem duas frases: a candidata a reeleição dizendo ‘a gente faz o diabo’ (para ganhar as eleições) e as palavras do ex-presidente e patrono da candidata (o ex-presidente Lula), ‘eles não sabem do que somos capazes de fazer para garantir a eleição’. Isso gera um enorme germe de desconfiança e por isso que as nossas cautelas tem que ser redobradas”, declarou o ministro Gilmar Mendes.

    Fonte: IG

    1. Um pouco de realidade

      Ainda que GM seja figura controversa e que fale mais do que devesse, considerando ser ministro da corte suprema, há que se saber separar a fala do emitente.

      Se este sr.merece, ou não, consideração, é julgamento da consciência de cad um e do conhecimento qu se tem da pessoa.

      Entretanto, considerando que as 2 frases citadas (de Dilma e de Lula) sejam verdades, e parece que são, com fontes etc., e que não estão reclamando de ele inventar frases, mas sim dele só destacar frases que sejam contra Dilma ou Lula, há sim que se chamar a atenção dos 2. Frases como estas, vindo de um ex-presidente e de uma presidente podem, sim, levantar suspeitas.

      Infundadas? Desnecessárias?

      Até acredito que sim, mas se policiar um pouco e evitar essas ‘saiass justas’ não custa e o seguro morreu de velho!

      O post deveria ter focado mais na opção do ministro em somente citar as falahs de Dilma e Lula do que nas falas dos 2, pq estas falas foram, de fato, infelizes!

  6. Impeachment contra Gilmar Mendes

    Nassif, não seria interessante começar uma abaixo assinado pedindo o impeachment deste ministro que faz da Suprema Corte um botequim de quinta categoria? A lista de seus “mal feitos” não vai acabar nunca. O que pode ser feito para desalojá-lo do STF, onde jamais deveria ter tido assento? Voce, com os contatos e a credibilidade que possui poderia esclarecer acerca dos caminhos possíveis. Muito obrigada.

  7. Que Merda é essa Dona Laura ?!

    “Os imensos progressos materiais que o povo pobre tem realizado sob os governos petistas até agora serviram mais para alimentar a fogueira do individualismo, do egoísmo e do consumismo do que para forjar novas formas de solidariedade, tão necessárias à idéia de um país justo e fraterno.”

    No Blog desta senhora, que está hospedado no site reacionário Yahoo, no post intitulado: “Como Geraldo Alckmin, representante da linha-dura tucana, se prepara para ser o próximo presidente do Brasil” é possível ler a pérola acima.

    QUE MERDA É ESSA, DONA LAURA foi a pergunta que fiz à jornalista, e que, claro, foi censurada.

    Laura Capriglione faria melhor se ao invés de me censurar explicasse por que o bem estar do povo implementado por governos do PT servem mais para alimentar a fogueira do individualismo, do egoísmo e do consumismo?

    A douta jornalista também poderia dizer o que são as tais novas formas de solidariedade, tão necessárias à idéia de um país justo e fraterno.

    Estarei aguardando.  

    1. Creio que o comentário grifado é um lamento

      Pelo que pude entender, minha interpretação é que uma outra parte da sociedade (os “51 milhões” que, a meu ver, não passam de uns 15) está consolidando uma resistência à este progresso social, posto que privilegiam a sua “exclusividade” de acesso ao bem estar.

      Veja se não é mais ou menos isso.

    2. Infelizmente é isto

      Uma parte significativa dos beneficiados pelos programas do PT não reconhecem ou admitem que foi o PT o catalizador das sua melhorias sociais. Pesquisa publica por aí já tinha dito que estes brasileiros, empresários, estudantes e donas de casa, acham que é obrigação de todo governo fazer isto. O que os cegos não enxergam é que nunca outro governo tinha feito isto. Ou na minha concepção, egoismo mesmo. O Brasileiro, como a maioria da população mundial, não gosta de ver seu vizinho ascender socialmente como ele. Matrix explica isto.

  8. ele faz isso porque nao tem

    ele faz isso porque nao tem gente para lhe  responder  a  altura. ele   sempre  esquece de citar   seus   habeas corpus  a  Daniel  Dantas  banqueiro ladrao corrupto e condenado pela  justiça,  ou  a Cristina  Fernandes  funcionaria  da  receita  que  sumiu como processo  da  globo,  e   condenado  que ele  tambem  deu  habeas  corpus,  ou quem sabe  ao medico  abdelmasshi  condenado a mais  de  100 anos  de  cadeia  que ele  tambem  deu habeas corpus para o  cara fugir,e certamente ele nao fez  isso a  troco de nada.  muita  grana  deve  ter rolado  e ele  como sempre  foi o beneficiado.Portanto  o que  se  deve fazer é  responder  a  altura  desse  cafageste. corrupto e o proprio  STF  deveriam  responder  a  ele.

    Ele  esta commedo da corte  se tornar bolivariana,  pior  e éla  continuar  CORRUPTA   sob  o seu comando  e  de  JB. onde  deu  o pior  exemplo ao  mundo. 

    Pior  ainda é a corte  se tornar   lambe  botas de americanos, porque  foi atraves  dela  liderada por ele  nas  espreitas  que  compraram Joaquim  Barbosa  com  um ap   em  Miami. parta montar  todo o esquema  da  açao  penal  470  o chamado  mensalao ou mentirao. 

    O Gilmar  Mendes quer uma côrte   voltada contra  os interesses do brasil   dos  partidos  e  da sociedade  que  ousar  enfrenta-los . 

    Esse sujeito  nao  merecer  nem lavar a latrina   onde  os  atuais  ministros  do supremo   a usam. nao tem moral   nao  tem  carater, e foi colocado por  fernando henrique justamente para  fazer  esse papel  sujo   canalha,  

  9. mendes, o inominável.
    será

    mendes, o inominável.

    será diifícil arranjar palavras para classificer esse senhor,

    embora o dicionário tenha mais ou menos 400 mil palavras.

    mentiros, falacioso, desleal,, entr outras.

    e uma que não lembro que sintetizaria

    o ato de proferir acusações, sem fundamento.

    um juiz, portanto, que assume que comete injúrias e

    difamações.

    suas próprias palavras o condenam, como sempre.

     

  10. “ChutouA cara do cara caído,

    “Chutou
    A cara do cara caído, traiu
    Traiu seu melhor, seu melhor amigo
    Bateu, corrente, soco inglês e canivete
    E o jornal nào para de mandar
    Elogios na primeira página…”

    (Vida Bandida – Lobão & Bernardo Vilhena)

    Lobão & Mendes são dois…farsantes.

  11. Sabe o que esse boçal

    Sabe o que esse boçal precisa: “Um tapa bem dado no pé do ouvido!”. Como costuma dizer o sertanejo quando se defronta com um cabra safado desse tipo.

  12. EU QUERO E PRONTO!!!

    Isso é que é advogar em causa própria, sem o menor constrangimento.

    Esse tá nem aí pra qualquer lei que não o favoreça. Ele sempre dá um jeito!!!

    Só não consegue ser pior que o Barbosa na vaidade, por que de resto, o suplanta de longe.

    O maior juiz corrupto de que se tem notícia. E olha que a mídia lhe é complacente!!!

    Mais 5 anos de mamata né, MANÉ???

    Resta saber o que pensa os seus pares.

    É nisso que dá não ser igual a VENEZUELA.

    Lá, além de se ter o comprovante dos votos, os juízes também são eleitos e não escolhidos.

  13. Não basta a imprensa mentir,

    Não basta a imprensa mentir, deturpar, criar fatos, etc , ainda tem de sempre publicar as palavras deste ser imoral e amoral.

  14. Sinto muito ter que

    Sinto muito ter que discordar.

    Lobão pelo menos fez algumas musicas que sao possíveis de se ouvir e dependendo do dia eh ate capaz de alguem gostar.

    Gilmar Mendez por outro lado, e ate onde saiba, não fez nada de util para o Brasil. Os unicos beneficiados por seu trabalho sao, além dele mesmo, multimilionários e membros vitalícios da oligarquia que ceva nosso pais a seculos.

    Enquanto Lobão eh uma abelha que, coitada, caiu na sopa; GM eh o pitbull do coxinha, que assim como seu dono, não vê a hora de atacar aqueles que não tem como se defender.

  15. Estou desconfiado

    Que o mau caráter oportunista vai concorrer a algum cargo público já em 2016.

    Afinal, já está manjado e os direitos autorais de músic já não devem estar lhe dando o “devido” conforto…

    O pior é que pode ser eleito!

  16. Estou desconfiado

    Que o mau caráter oportunista vai concorrer a algum cargo público já em 2016.

    Afinal, já está manjado e os direitos autorais de músic já não devem estar lhe dando o “devido” conforto…

    O pior é que pode ser eleito!

    Há coxinhas suficientes para tanto…

  17.  
    Vergonha para o  judiciário

     

    Vergonha para o  judiciário brasileiro manter uma coisa ordinária dessas como ministro do Supremo Tribunal Federal. Onde estão os demais ministros? Aqueles poucos, que sabemos não compactuam com a truculência, arrogância e tranqueiras desse chefete de jagunços. Esta, foi uma das poucas verdades, vociferada pelo outro coisa ruim que há pouco debandou daquela Corte. Ao menos, o destrabelhado Joaquim Barbosa teve lucidez pra perceber que não era justo continuar desmoralizando o STF.

    Mas o que fazem os demais ministros?  Calados e acovardados, não se manifestam. Comprometendo a própria biografia, ao manterem-se silênciosos diante das constantes e agressivas declarações cretinas, desse irresponsável provocador, Gilmar Mendes. O  indviduo que, quando indicado seu nome para o Supremo pelo incompetente FHC, levantou a indignação e o repúdio de muitos brasileiros.Chegando a gerar polêmica com uns poucos que ainda se mantinham iludidos sobre as reais e maléficas intenções do entreguista e subalterno poodle do Clinton, Fernando Henrique Cardoso.

    Sendo o jurista e professor da USP Dalmo de Abreu Dallari a sustentar o mais duro e profético vaticínio. Disse o digno jurista, caso o Senado aprovasse, como terminou ocorrendo, a desastrada idicação: “Gilmar Mendes no STF é a degradação do Judiciário”.

    Não deu outra. Tai, a merda que a todos incomoda.

    Orlando

     

     

     

     

  18. Parabéns Laura por descrever

    Parabéns Laura por descrever tão bem uma realidade que nos envergonha com personagens que nos decepcionam a todo momento.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador