Lava Jato induz provas para criminalizar acervo presidencial de Lula

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – Ainda na busca por encontrar provas contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a Operação Lava Jato induz indícios que possam sustentar os argumentos do inquérito da Polícia Federal para o transformar em denúncia, referente ao triplex no Guarujá e o acervo presidencial.
 
A última medida tomada pelos procuradores da República foi pedir ao juiz federal Sergio Moro, que comanda as investigações da Lava Jato e contra Lula, que a Secretaria de Administração da Presidência da República seja intimada para verificar se algum dos bens apreendidos do acervo de Lula não integram os presentes recebidos por ele enquanto era presidente da República.
 
Enviada no dia 6 de setembro, a petição especifica que “seja intimada a Secretaria de Administração da Presidência da República para que avalie o material apreendido e especifique se algum desses bens constantes não pertencem ao acervo pessoal do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva”.
 
Em resposta, os advogados do ex-presidente afirmaram que “a Lava Jato mais uma vez dá prova da obsessão por Lula”. Cristiano Zanin Martins e Roberto Teixeira mencionaram uma nota técnica publicada no dia 22 de julho pela própria Diretoria de Documentação Histórica da Presidência da República, que explica que Lula recebeu “o mesmo tratamento dispensado aos demais ex-Presidentes da República desde 2001”.
 
Na publicação da Documentação histórica, a Diretoria expõe que a prática de levar o acervo presidencial após o fim do mandato “foi igualmente executada para todos os ex-Presidentes que tiveram seus mandatos após a promulgação da Lei nº 8.394, em 1991, não havendo nenhuma peculiaridade em relação ao ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva”.
 
“O acervo presidencial, disciplinado pela Lei nº 8.394/91, é composto de documentos, cartas, e outros objetos que Lula recebeu do povo brasileiro e de estrangeiros durante os seus dois mandatos presidenciais. Ao final do último mandato, Lula recebeu da Presidência da República, em Brasília, esse acervo catalogado e devidamente verificado e não há qualquer ligação entre este material e a Justiça Federal de Curitiba e, muito menos, com a Operação Lava Jato”, responderam os advogados.
 
Para os criminalistas, todos os ex-presidentes da República seguiram a lei de 1991, assim como Lula, mas somente ele “é alvo de questionamentos pela Lava Jato”. Ainda destacaram que a tentativa dos investigadores de criminalizar o ato legal “já é discutido em outro procedimento, que tramita no Ministério Público Federal em Brasília e envolve todos os ex-Presidentes desde 1991”.
 
“A tentativa dos operadores da Lava Jato de se imiscuir neste assunto é a prova inequívoca de que agem desconectados com os princípios constitucionais da impessoalidade e da legalidade (CF, art. 37, caput). Agem para perseguir Lula e sua história”, completaram Zanin e Teixeira.
 
A defesa do ex-presidente afirmou que repudia “mais essa tentativa da Operação Lava de prejudicar a reputação de Lula e de pretender manchar sua participação na vida política do País”.
 

35 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Total falta de limites

    Acho que ninguem tem mais certeza da conduta ilibada do Lula do que o ministério público, então porque continuar? 

    Sem responder as graves denúncias do Lula dirigida a ONU e que o stf desconheceu (será que o país aceita como normal aquelas terríveis coisas?), o lava jato continua a perseguir Lula sem nenhum sentido. Isto só torna as coisas mais graves. Até onde e até quando?

    O normal, todos sabem, é ter um prova e denunciar; esta agora de denunciar e procurar provas (já vai para 12 anos) é inconcebível.

    E os corruptos? Vão bem, obrigado.

    1. Comentário brilhante.

      Prezado Hcmagalhaes,

      Em brevíssimos parágrafos você disse o essencial: como fiscal da Lei, ao MP cabe levantar uma ou mais provas e só então, com base na Lei e nessas provas, apresentar denúncia. 

      Mas nesse país bananeiro, o MP se vale até mesmo de notícias de fofocas do PIG ou de condutas criminosas de algum de seus integrantes – como aquele douglas kirchner, que atuava em RO; este indivíduo, um fanático religioso, espancava ou permitia que esposa Thamires fosse espancada, na igreja que freqüentavam – para tentar incriminar o ex-presidente Lula. Essa investida, em que tenta criminalizar a guarda do acervo presidencial, é apenas mais um dos crimes cometidos contra Lula, pelos que deveriam investigar, fiscalizar e aplicar a lei. A Farsa a Jato, a cada dia, mostra o que realmente é: uma ORCRIM, uma quadrilha institucional cujo objetivo principal é aniquilar o PT e suas lideranças – sobretudo a maior delas, o ex-presidente Lula -, bem como a Esquerda Política Brasileira.

      Para descrever as ilegalidades criminosas de todos os integrantes da ORCRIM da Farsa a Jato, talvez seja necessário escrever um livro de mais de 300 páginas.

  2. Perseguição implacável…e

    Perseguição implacável…e inútil!

    É o dinheiro público, meu seu nosso, sendo usado para pagar altissímos salários a esses salafrários para prestarem serviço de perseguição privada

  3. Sinal de que a outra denúncia contra Lula virou pó.

    Prezdos leitores prezada equipe do GGN.

     

    Alguém de vocês, sobretudo os que são profissionais do Direito e conhecem a Lei, leu a peça de defesa dos advogados do ex-presidente Lula, pedindo a nulidade da denúncia em que ele é acusado de “obstrução da justiça”? Li a peça e, como leigo, a considero muito bem redigida e tècnicamente capaz de reduzir a pó a pretensão dos acusadores. Como não li nehnuma opinião de juristas e profissionasis do Direito sobre a denúncia e sobre a defesa apresentada, sugiro ao GGN que entreviste algum jurista, advogado renomado ou outro profssional do Direito, para discorrer sobre a denúncia e sobre a defesa apresentada. Aqueles relatórios da PF sobre imóvel no Guarujá e e Atibaia já caíram em absoluto descrédito.

    A denúncia que citei acima foi acolhida pelo juiz Ricardo Leite (este, sim, acusado pelo próprio MPF por obstruir investigações contra pessoas suspeitas de sonegação de impostos e compra de apoio de conselheiros do CARF, conforme apontado nos autos da ‘”operação Zelotes”), da 10ª VFC de Brasília. Agora os procuradores da ORCRIM da Farsa a Jato querem apresentar denúncia contra Lula, usando o comparsa sérgio moro.

    A perseguição a Lula se escancara, dia após dia. Nenhum outro ex-presidente foi tão perseguido. FHC jamais teve questionada a guarda do acervo presidencial; nem mesmo Collor, deposto em 1992, passou pela perseguição de que Lula é vítima e fatalmente Dilma Rousseff em breve o será.

    Toda essa sanha arbitrária, persecutória, com características nazifascistas evidentes, desmascara e desmoraliza a PF, o MPF, o Judiciário brasileiro (e sérgio moro em particular), mostrando que Lula é – na verdade sempre foi – objeto de implacável perseguição política, visando inabilitá-lo para uma futura disputa presidencial para a qual ele se mostra franco favorito. Lula acertou em cheio, ao recorrer à ONU, denunciando a perseguição que sofre aqui, destacando a falta de imparcialidade do PJ brasileiro para julgá-lo.

  4. Perderam a noção de na nação, direito, democracia

    Beira a raia da loucura essa tentativa de indiciar e prender o ex-presidente Lula por qualquer coisa, mesmo que essa coisa seja seu acervo pessoal de quando era presidente. Afinal de contas o acervo é pessoal ou é da Republica ? O acervo de Collor, Fernando Henrique Cardoso estão com eles ou ficaram em Brasilia ?  Como no caso da presidenta Dilma, nos temos primeiro a procura de um inidicio qualquer e ai a tipificação de que é crime.

    1. Não perderam a noção. Eles

      Não perderam a noção. Eles sabem perfeitamente o que estão fazendo e sabem perfeitamente que agem à serviço de potência estrangeira.

  5. Greve Geral

    Como estamos vivendo no Brasil uma tirania mal disfarçada, a parte golpista do Ministério Público e o fascista Sérgio Moro continuam sua campanha contra Lula.

    E vão continuar até que a sociedade instaure um novo Estado Democrático de Direito.

    Para acelerar esse processo histórico temos uma saída possível: Greve Geral !

    1. Greve nada
      EXPURGO!
      Expurgo de todo judiciário: nos ministérios públicos estaduais e federal,; de toda a magistratura e da polícia federal.
      Todos no olho da rua sem direito a nada e ainda respondendo por formação de bando.
      A bem do serviço público

    1. Estou começando a crer nisto

      Estou começando a crer nisto também.

      Para implantar de vez uma ditadura apostam no confronto.

      A lava jato, que como se sabe, quer destruir o Brasil começa a desconfiar que se prenderam o Lula será a gota d’agua para acontecer aquilo que eles anseiam:  revolta popular onde eles infiltrarão alguns baderneiros(técnica ensinada pela NSA) para gerar uma violência supostamente provocada pelos “manifestants” e a repressão será mais violenta ainda, talvez com alguns mortos. Eles a  utlizarão como desculpa para cassar direitos individuais e prender líderes de movimentos sociais, políticos e jornalistas progressistas e outros que eles considerem ameaça.

      Esta gente que tomou o poder atrÁves do golpe é CANALHA, CANALHA, CANALHA…..

      Mas, é possível que a violência exploda de tal forma que os leve junto para o quinto dos infernos.

       

  6. Pode até ser que com todo

    Pode até ser que com todo esse gigantesco esforço essa força tarefa encontre alguma coisa concreta contra o Lula que valha a pena todo o dinheiro gasto nessa operação. Acho difícil mas é possível.

    Mas eu fico imaginando o desespero nos bastidores. Os caras deixaram mobilizaram centenas de policiais e funcionários pra ir atrás do Lula, que vão e voltam sem nada. A Força Tarefa insiste em novas diligências, com carros, aparato policial de investigação que com certeza faz falta pra outras equipes… e nada. Eles precisam encontrar alguma coisa. Sabem que o apoio da mídia é temporário. Deve ser desesperador.

    1. Muito Hh (homem-hora) gasto

      Muito Hh (homem-hora) gasto em um único alvo. Quando é que vão começar a fazer algo de concreto com aquelas listas de políticos que não constam ninguém do PT ?

  7. Dispomos do criminoso, essa

    Dispomos do criminoso, essa parte foi fácil.

    O difícil, que está demorando um pouco,  está sendo enxergar o crime.

  8. Enquanto isso collor e maluf,
    Enquanto isso collor e maluf, livres, leves e soltos, votando sim pelo afastamento da dilma. Daqui a pouco vai ser um tal japones da federal com tornozeleira eletronica conduzindo lula para a prisão. O Brasil precisa de um psiquiatra.

  9. Será que já não gastaram
    Será que já não gastaram muito $$$$$ a procura de algum ilícito contra o Presidente Lula , enquanto vários, mas muitos mesmos que, comprovadamente cometeram Crimes permanecem livres para continuarem a a espoliar a nação, debaixo dos narizes desses que se dizem contra a corrupção. Juca, g e del, Mendonça,a e cio,serra e muitos outros. Fica óbvia a perseguição só não vê quem realmente não quer passar o nosso país a LIMPO..

  10. Por curisoidade, o que esse

    Por curisoidade, o que esse pessoal do Parana esta procurando nesse acervo presidencial? Não faço ideia do que possa haver de tão incriminador.

     

  11. Fracassados

    Os “Caçadores” de LULA são uns Fracassados.

    LULA é perseguido pela mídia a cerca de uns 40 (quarenta anos!!!) desde que era líder sindical no ABC, e nunca encontraram nada, nem dele, nem dos filhos, irmãos, netos, vizinhos etc. Absolutamente nada. Usaram TV, rádio, jornal, revista, internet para publicar as mais fantasiosas histórias contra o LULA. E nada provaram. Disseram que era Dono e sócio da Friboi? Dono de fazendas de gado no norte/nordeste? Dono de valores milionários em contas secretaas no exterior (Bilionário da Forbes! Hahahahaha). E olha que nos Caçadores de LULA estão: MORO, MP, JANOT, Polícia Federal, Receita Federal, Receita Estadual, Políci Civil, Militar, Exército, Marinha, Aeronáutica, Interpol, CIA, FBI ect.

    E nada acharam de irregular.

    Quantos Brasileiros passariam por essa devassa por uma só semana, Lula passa por isso a 40 anos… e sairia ileso?

  12. Os procuradores podem cometer

    Os procuradores podem cometer suas ilegalidades, agir politicamente, com o dinheiro público. Estão acima da lei, mas abaixo de qualquer consideração e respeito. Não ameaçam apenas Lula, ameaçam a democracia e a justica. São desprezíveis.

  13. 30 meses e 90 dalações premiadas depois

    30 meses e 90 dalações premiadas depois estes “senhores” da Lava Jato não conseguiram nada contra o Lula? Nenhuma continha no exterior? Nenhuma sociedade na FRIBOI? Nenhum Jatinho? Nenhuma fazenda com sede da ESALQ? Nenhuma fazendinha com 20 mil cabeças de gado no Mato Grosso? Nenhuma offshore? Nenhum apartamento em Paris? Nenhum apartamento em New York? Só os pedalinhos da Dona Marisa?

    Deve ser duro querer que o cara seja corrupto e não conseguir nada contra ele, me solidarizo com os “senhores” da LAVA JATO tarefa dificil essa. Mas a luta continua, bola pra frente, quem sabe ele não roubou uma coisinha que ele ganhou de presente. 

    Será que ele é do PSDB e ninguém sabe?

     

    1. e o que me deixa triste…?

      … é que uma multidão de anencéfalos vivem a xingá-lo de ladrão, vivendo no dia-a-dia um ódio ao ex-presidente com a certeza que ele é chefe de quadrilha e apenas ainda não foi preso.

      Fico triste em conviver com uma parcela da população – afinal moramos no mesmo país, mesma casa, né? – tão burra, manipulada e odienta.

      Tenho pra mim que a honestidade de Lula é “à toda prova.” Em tantos anos, desde o período de sindicalista, passando pelo mandato de deputado constituinte, até a vida como presidente teria sido fácil cometer um deslize qualquer.

      E no entato, não o fez…ou se fez, puta-que pariu, como é esperto o cabra, não? Vai esconder bem sua grana assim lá em Marte.

      FHC, Aécio, Cunha, Temer, Serra et quadrilha são como uns crocodilos…o rabo sempre aparece, aqui ou acolá.

  14. Moro e procuradores da
    Moro e procuradores da República Paralela do Paraná:

    Acho que vossas senhorias estão equivocadamente concentrando esforços em uma senda improdutiva.

    Queria sugeri-los a voltar a atenção a um caso atual, que envolve a pessoa do Exmo. Sr. Senador José Chirico Serra, cuja campanha, ao que recente delação premiada exarada segundo vossos métodos, levantou uma lebre de alguns milhões em moeda nacional destinados a propina.

    Sugeriria a vossas senhorias que por esta via, ao que ruído indica, ensejaria descobertas muito mais incisivas e relevantes em ternos de supostos crimes de colarinho branco e de descaminho.

    Quem sabe a eficaz força-tarefa entre PF, MP e o judiciário, representado na figura exemplar do Exmo. Sr. Dr. Sergio Francisco Moro, pudesse obter mais detalhes se porventura submetessem à inquérito, figuras ligadas ao partido do qual o senador em tela faz parte. Talvez um tesoureiro, alguma testemunha, quem sabe.

    Longe de mim pretender pautar a ação de vossas senhorias no que tange essa tão prestimosa operação. Ocorre que é dever do cidadão colaborar com as instituições quando estas aparentemente apresentam um pequeno lapso de atenção e desvio de seus propósitos.

    Fica aqui registrada minha humilde sugestão.

  15. Claudia Cruz,Claudia

    Claudia Cruz, Claudia Cruz, Claudia Cruz, Claudia Cruz, Claudia Cruz, Claudia Cruz, Claudia Cruz, Claudia Cruz, Claudia Cruz, Claudia Cruz, Claudia Cruz, Claudia Cruz, Claudia Cruz, Claudia Cruz, Claudia Cruz, Claudia Cruz, Claudia Cruz, Claudia Cruz, Claudia Cruz, Claudia Cruz, Claudia Cruz, Claudia Cruz, Claudia Cruz, Claudia Cruz, Claudia Cruz, Claudia Cruz, Claudia Cruz, Claudia Cruz, Claudia Cruz, Claudia Cruz, Claudia Cruz, Claudia Cruz, Claudia Cruz, Claudia Cruz, Claudia Cruz…

    Claudia Cruz. Vai lá que ali tem.

     

    Ah… que bobagem. Tinha esquecido de que Moro é submisso a Cunha.

  16. Esbirros da Casa Grande Diplomam Lula, O Político Mais Honesto

    O que a República jurídica do Paraná não percebe, e o povo já sente no ar, é que entregaram o diploma de Político Mais Honesto do País a Lula, aquele que primeiro carimbaram culpado, com o patrocínio bandido da mídia, para depois passarem mais de dois anos, sem contar os 36 anos antes prescrutados por outros sabujos, várias vezes e vezes várias, indo e vindo, à procura de provas que justificassem a sentença dada a priori, culpado, mesmo que para tanto, movessem céus e terra, gastassem os tubos de dinheiro, meu, seu e de todos nós brasileiros, para devassar a vida do filho do Brasil e tudo que lhe era próximo e nem tanto também, justo daquele que em oito anos de governo e mais quatro da sucessora, fez mais e melhor pelo país, que todos eles juntos e misturados, em cinco séculos, com as exceções de praxe, Vargas e Juscelino.

    Não adianta prender o corpo quando a obra transformada em exemplo e tatuada à alma, voa livre e é celebrada entre os seus como estrela guia.

    Triste tempo…

  17. Perdoe os mais sensíveis,

    Perdoe os mais sensíveis, eruditos, calmos, pacíficos, ordeiros e cordeiros.

    O Brasil só vai mudar quando a porrada estancar.

    Guerra fraticida.

    Depois será erguido um novo Brasil.

  18. Este bando de filhos da puta

    Este bando de filhos da puta ainda vai destruir o país.

    A bola de vez são os fundos de pensão.

    É bom os participantes colocarem as barbas de molho pois em todo lugar que estes bandidos travestido de justicieros colocaram as mão não sobreou nada.

    Suas aposentadorias etão sob ameaça.

  19. Sugiro ao Temer, já que ele

    Sugiro ao Temer, já que ele extinguiu o Ministério do Desenvolvimento Agrário e muitos outros órgãos “inúteis” para o país, que ele crie uma secretaria – não precisa nem ser um ministério – cujo nome, como  sugestão, poderia ser SECRETARIA DE MONITORAMENTO PSIQUIÁTRICO DO STAFF DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, com o propósito de checar, vez por outra, a capacidade mental e de raciocínio de integrantes da administração direta e indireta.

    Creio que poderíamos, com isso, afastar aqueles elementos em surto psiquiátrico, com delírios e síndromes persecutórias (em relação a outros, claro), manias e tiques nervosos, desconexão total da realidade e outras morbidades. Essa simples providência, creio, poderia poupar enormemente o dinheiro suado dos contribuintes, direcionando-o para atividades produtivas e importantes para o desenvolvimento do país, como a Agricultura Familiar e atividades correlatas.

    Eu indicaria que a checagem em discussão poderia ser iniciada em membros do Poder Judiciário, onde se vislumbram situações limites de esquizofrenia e doença bipolar, do MP, da PF, e, num movimento mais abrangente todos os integrantes do poder legislativo, uma vez que há casos notórios de Mal de Alzheimer e demência senil que demandam tratamento urgente.

  20. Po, eu vejo nitidamente o nexo entre a lava jato e o acervo

    Só que não. Não há nexo causal nenhum. Deixa eu ver…então Lula será preso…por isso então? Vão abandonar aquele sitio e o triplex?

  21. Sérgio Moro e os
    Sérgio Moro e os destrambelhados Procuradores Federais de Curitiba “apagaram a luz do Forum” e estão dando tiros para todos os lados na vã tentativa de achar um crime de Lula.  O problema é o tempo de que dispõem, determinado pelo calendário eleitoral brasileiro, ou agem logo e descobrem um crime do Lula que dê substância a um processo, julgamento e condenação de Lula em 1ª e 2ª instâncias até o registro das chapas às eleições presidenciais de 2018 ou piram e ganhem no descrédito das elites desesperadas, pois Lula vem aí para tomar posse do seu verdadeiro triplex, o terceiro mandato presidencial sob o voto popular. #CorreSergioMoroOTempoVoa 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador