Marlene Rodrigues lança livro com relatos da ditadura

Ana Gabriela Sales
Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.
[email protected]

Foto: Guilherme Pupo

Jornal GGN – Retratando o cenário crítico que o Brasil se tornou entre os anos de 1964 e 1985, a jornalista Marlene Rodrigues acaba de lançar seu novo livro “A Hidra”, pela Geração Editorial. A analogia, com 42 contos verídicos, reúne relatos de personagens abusados, torturados e que chegaram a perde a vida e a família durante a Ditadura Militar.

“A Hidra”, que significa uma serpente, da mitologia grega, com sete cabeças que renascem quando cortadas, apresenta narrativas sobre as violências que os militares, instalados no poder, praticavam contra o povo. Na coletânea, a autora modifica os nomes dos personagens, além de transmitir uma concepção própria para cada conto, mas sem perder o que tom de realidade e denúncia.

“A humilhação e a dor eram absolutas e, infelizmente para ela, que queria resistir e manter a dignidade, tudo aconteceu debaixo de muitas contorções, incontinência, gritos, súplicas, risadas e zombarias dos militares e civis engajados na prática de tortura. Depois o grand finale: deitaram-na no chão de pernas e braços bem abertos, esfolaram seu corpo com escova de arame e soltaram sobre seu corpo um filhote de jacaré.”

As histórias retratadas pela jornalista são cruéis, com mortes, prisões, desaparecimentos, famílias destruídas, profissões arruinadas, entre outras barbaridades, onde as torturas eram feitas de diversas formas, com cobras e ratos, abusos sexuais, até o convívio entre pessoas com jacarés e cães pitbulls.

Tais atos não aconteciam apenas contra as pessoas que tinham um posicionamento político oposto ao regime militar, mas também contra aqueles que não tinham uma posição política. O trabalho vem com o intuito de destacar o que não pode ser esquecido ou aceito novamente no país.

Marlene Rodrigues, além de jornalista, é mestre em educação e psicopedagoga. Com 75 anos, há dez anos vive em terra degradada da Floresta Atlântica, onde pensa seus livros e projetos pessoais em defesa da vida silvestre e pelo cultivo de espécies vegetais ameaçadas de extinção.

Sobre o livro

Autora: Marlene Rodrigues

Formato: 15,6x23cm

200 páginas.

Preço: R$29,90

Editora: Geração Editorial

 

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador