Canadense Alice Munro leva Nobel de literatura

Jornal GGN – A Real Academia Sueca, responsável pela seleção e definição dos prêmios Nobel, escolheu, nesta quinta-feira (10), a escritora canadense Alice Munro como a grande vencedora de 2013. Conhecida como “mestre do conto contemporâneo”, a autora de 82 anos é a primeira vencedora do país norte-americano. Saul Bellow, que venceu em 1976, nasceu em Quebec, no Canadá, mas como se mudou para os EUA (Estados Unidos) quando criança, não era considerado um autor canadense.

Além de ser a primeira canadense a vencer a maior premiação da categoria, Munro é a 13ª mulher a receber a honraria. O primeiro-ministro canadense, Stephen Harper, parabenizou a escritora pelo Twitter. “Em nome de todos os canadenses, parabéns a Alice Munro”. De acordo com o jornal Toronto Star, a autora disse que sabia que estava entre os cotados, mas não acreditava que ganharia.

O editor de Munro, Doug Gibson, também parece ter se surpreendido, em entrevistas. “Estou surpreso e muito grato. Estou particularmente contente porque este prêmio vai agradar a muitos canadenses. Estou feliz que isso vai trazer mais atenção à escrita canadense”, disse.

Outra escritora canadense, Margaret Atwood, também estava no páreo. Os outros cotados ao Prêmio Nobel de Literatura eram os norte-americanos Philip Roth e Thomas Pynchon, o romancista japonês Haruki Murakami, o poeta sírio Adonis, o espanhol Javier Marias, o jornalista e escritor de ficção israelense David Grossman, o compositor norte-americano Bob Dylan (também cotado em 2011) e o queniano Ngũgĩ wa Thiong’o.

Com informações da CNN

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador