Edgar Allan Poe, o poeta gótico

Por Tamára Baranov – Rio Claro/SP

Há um magnetismo indescritível sobre a vida e morte do poeta, bem como os seus poemas. Há relatos conflitantes que cercam os últimos dias de Edgar Allan Poe e a causa de sua morte em 07 de outubro de 1849. Alguns dizem que ele morreu de alcoolismo, outros afirmam que ele foi assassinado, e várias doenças também têm sido atribuídas. A maioria diz que três dias antes ele foi encontrado pelas ruas, com roupas que não eram suas, em estado delirante e levado para o hospital e nunca pode explicar coerentemente como chegou a tal situação. Foi sepultado sem a menor cerimônia em uma vala comum onde está agora uma pedra com uma escultura de um corvo e a inscrição:  Quoth the raven, nevermore. Um misterioso admirador de Poe visita o seu túmulo em seus aniversários e deixa uma garrafa parcialmente cheia de conhaque e três rosas.

Assim como seus dias finais permanecem um mistério, sua vida, também era envolta em mistério. E a linha entre realidade e ficção se confundem. Embora nunca tenha alcançado sucesso financeiro, Edgar Allan Poe é considerado o pai da história de detetive moderno e altamente louvado como poeta. Suas obras são tão atraentes hoje como foram a mais de um século. Criativo e brilhante, com propensão para temas noturnos, e tom demoníaco por trás de cada página, suas histórias e poemas ainda são chocantes e causam surpresa. Poe tornou-se uma sensação literária em 1845 com a publicação do poema ‘The Raven’, considerada uma grande obra literária e um dos melhores da carreira de Poe, onde explorou alguns dos seus temas, morte e perda.

A influência de Poe foi considerável na literatura, e a sua obra e vida também foram inspiração para músicos e compositores. O sobrenatural de Poe fascinou compositores eruditos, Debussy compôs uma ópera baseada na ‘Queda da Casa de Usher’ mas não terminou; Rachmaninoff, utilizou o poema ‘Os Sinos’ e o transformou em uma sinfonia com coral de mesmo nome; Joseph Holbrooke que era obcecado pelas obras de Poe compôs um poema sinfônico baseado em ‘O Corvo’; e tantos outros. 

Na música popular, Poe também teve e tem uma grande influência. A música ‘Just Like Tom Thumb’s Blues’ de Bob Dylan faz referência à ‘Rue Morgue Avenue’. O poema ‘Annabel Lee’, foi adaptado para música pelo compositor Don Dilworth, e foi gravado por Joan Baez. Quando os Beatles compilaram imagens de seus heróis para a capa de ‘Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band’, lá está Poe, no centro da fila no topo da imagem. Lou Reed lançou o álbum conceitual chamado ‘The Raven’ com interpretações musicais e faladas de Poe. Várias bandas de heavy metal fizeram referência a Poe em suas gravações. Iron Maiden gravou ‘Murders in the Rue Morgue’ para o seu segundo álbum, ‘Killers’. 

     

VÍDEO: ‘La chute de la Maison Usher’ filme francês de 1928, obra-prima dirigida por Jean Epstein e tendo como assistente de direção Luis Buñuel. 

http://www.youtube.com/watch?v=vAj86dFm-PE

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador