Folha encomenda pesquisa que equipara lulistas e bolsonaristas no terraplanismo

Lançando mão de um recorte eleitoral inédito, Folha escreveu que "Bolsonaristas e lulista empatam no apoio à Terra plana"

O jornal Folha de S. Paulo encomendou uma pesquisa ao instituto Datafolha sobre a crença dos brasileiros na teoria da Terra plana. O resultado foi divulgado nesta quarta (24) com uma manchete curiosa, que colocam bolsonaristas e lulistas no mesmo patamar quando o assunto é negar que o planeta é redondo.

Lançando mão de um recorte eleitoral inédito, Folha escreveu que “Bolsonaristas e lulista empatam no apoio à Terra plana”.

O que a pesquisa apurou é que a parcela de brasileiros que aposta que a terra plana é mínima: 8%. Outros 3% não souberam responder à seguinte pergunta: “Na sua opinião, qual é o formato do planeta Terra, redondo ou plano?”. Outros 90% disseram que a terra é redonda – o mesmo percentual registrado na pesquisa de 2019.

Ao universo de 8% que declararam sua visão terraplanista, Datafolha perguntou em quem votaram no segundo turno da eleição de 2022, no confronto apenas entre Lula e Jair Bolsonaro, um negacionista da pandemia de Covid-19.

O resultado foi que 8% dos que responderam que a Terra é plana votaram em Bolsonaro em 2022, enquanto 7% optaram por Lula. Como a margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, a situação é de empate técnico. Entre os que votaram branco ou nulo, 7% também disseram que a Terra é plana.

Na tentativa de disfarçar a tentativa de falsa equivalência, Folha fez uma ressalva lembrando da conduta de Bolsonaro durante a pandemia. “Vale ressaltar que, durante a pandemia de Covid-19, Jair Bolsonaro deu declarações abertamente anticientíficas e chegou a questionar a vacina contra o Sars-CoV-2. Além disso, outra pesquisa feita em 2023 mostrou uma maior adesão de eleitores lulistas do que bolsonaristas à vacinação contra Covid”, escreveu o jornal.

Outros recortes

Embora o jornal tenha preferido destacar na manchete um recorte eleitoral, outros dados levantados pelo instituto de pesquisa mostram escolaridade, cor, idade, gênero e faixa salarial dos terraplanistas.

A maioria dos que acreditam que a Terra é plana está na faixa dos 16 a 24 anos (10% do grupo), tem apenas o ensino fundamental (10%), se declarou de cor amarela (12%) e tem renda de até 2 salários mínimos (9%).

Leia a pesquisa aqui.

LEIA TAMBÉM:

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Como bem disse o saudoso Ariano Suassuna, existem 3 tipos de mentira: a mentira do mal, a mentira do bem (mentirinha caridosa) e a estatística.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador