Probabilidade de Lula vencer é de 70%, diz CEO do Atlas

Há, porém, um fator importante a ser considerado no dia 30 de outubro: o comparecimento nas urnas

Ricardo Stuckert

O CEO do instituto Atlas de pesquisas eleitorais, Andrei Roman, disse em entrevista ao canal Meio, no Youtube, que há estabilidade na disputa acirrada entre Lula e Jair Bolsonaro no segundo turno das eleições gerais de 2022 e há probabilidade de Lula ser eleito em 30 de outubro. As chances do petista hoje seriam de 70%, contra 30% do atual presidente.

A última pesquisa Atlas, divulgada em 13 de outubro, mostra Lula com 52,4% e Bolsonaro 47,6%. Estudos do Atlas nos estados mostraram Bolsonaro liderando em São Paulo e Rio de Janeiro, grandes colégios eleitorais, enquanto Lula ainda mantinha, na semana passada, a dianteira em Minas Gerais.

Bolsonaro terminou o primeiro turno com 43% dos votos válidos, contra 48% de Lula. A diferença nacional foi de quase 6 milhões de votos. Em Minas Gerais, que é considerado um “swing state” decisivo para o segundo turno, Lula ganhou com uma diferença inferior a 600.000 mil votos.

Em entrevista ao Meio, divulgada na quarta (19), Roman explicou que Bolsonaro precisa escalar uma montanha para conseguir virar o placar e vencer Lula. Como não há estoque grande de votos indecisos nesta eleição, Bolsonaro precisaria literalmente tirar votos que Lula conquistou no primeiro turno.

Há, porém, um segundo fator, ainda mais importante, a ser considerado no dia 30 de outubro: o comparecimento nas urnas. Segundo Roman, o padrão do primeiro turno costuma destoar do segundo. As abstenções podem prejudicar Lula e a campanha de Bolsonaro trabalha estrategicamente para ampliar a abstenção no Nordeste e reduzir no Sudeste, onde ele amplia a dianteira.

Na pesquisa Datafolha divulgada na última quarta (19), Lula e Bolsonaro estão, pela primeira vez, em situação de empate técnico no limite da margem de erro. Lula tem 52% dos votos válidos e Bolsonaro, 48%, 1 ponto acima do registrado na semana anterior.

Leia também:

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador