Quem avança primeiro, Dilma ou os apoiadores do impeachment?

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Para a cientista política Argelina Figueiredo, falta uma oposição com coragem de pedir a saída da presidente. E à Dilma, diálogo para evitar a queda

Jornal GGN – Enquanto Dilma Rousseff patina na comunicação das ações de seu segundo mandato, o cenário para o impeachment se constrói paulatinamente. Pelo menos, é nisso que aposta a oposição ao governo Dilma. Economia mal das pernas, queda na taxa de popularidade, casos de corrupção reportados por uma mídia comprometida em martelar diariamente o partido da presidente, crise com os aliados no Congresso e um escândalo do tamanho da Petrobras para ser gerido. São as manchetes diárias.

Se a deposição vai ou não acontecer, não é possível afirmar ainda. “Por enquanto, é só boato”, avalia a cientista política Argelina Cheibub Figueiredo, da UERJ, que acha “difícil” que o golpe realmente aconteça. Mas a inércia de Dilma preocupa, especialmente porque algumas das condições para o impeachment estão aí. “Tem uma conjuntura, mas não para na economia, na pesquisa sobre popularidade ou na relação com o Congresso. Para as coisas caminharem, falta alguém da oposição assumir publicamente esse pedido. Ninguém pede impeachment abertamente, mas, para acontecer, bastam fatos novos.”

Nesse quadro, Dilma parece refém da Operação Lava Jato. No aguardo de que os inquéritos cheguem ao Supremo Tribunal Federal para que, com sorte, todos vejam que não é o PT, mas partidos de todas as cores implicados no caso Petrobras.

Leia mais: A estratégia de Dilma para a guerra da comunicação: “Virem-se”

Na Lava Jato e na tomada de decisões duras, com forte impacto sobre o cotidiano da população, Dilma não tem demonstrado, nesse início de governo, nenhuma estratégia de comunicação que defenda seus planos ou ao menos os expliquem diretamente ao cidadão que lhe depositou um voto de confiança.

“A comunicação do governo é importante para a popularidade, porque a oposição já tem espaço nos jornais. É o governo que precisa melhorar isso, sem que isso signifique se colocar de joelhos perante a base ou aliados no Congresso. O governo precisa mostrar para a população qual o problema e o que está sendo feito. [Dilma precisa] Evitar que movimentos de insatisfação comecem a surgir”, disse Argelina.

Quem sai ganhando?

Em entrevista ao GGN, o senador Roberto Requião (PMDB) afirmou que não acredita que o impeachment tenha vida fácil no Congresso, mesmo agora que o “desafeto do Planalto”, Eduardo Cunha (PMDB), preside a Casa. Para Requião, Cunha tem pretensão de ser candidato a presidente da República em 2018 e, entregar o impeachment de bandeja para a oposição, agora, seria favorecer o PSDB – que, com Aécio Neves, quase arrancou a reeleição de Dilma.

Leia mais: Esqueçam do impeachment, que Cunha não vai facilitar para o PSDB

“Por que o PSDB seria beneficiado? Pela disputa em quatro anos? Acho que depende de tanta coisa”, observou a cientista política. “Se tudo ocorrer como ocorreu no impeachment do Collor, o que vai acontecer é o vice-presidente Michel Temer governando, o PMDB governando. Não sei dizer se um governo Dilma ou Temer vai fazer diferença para o PSDB”, disse.

Leia mais: Entenda como funciona o julgamento do impeachment

“O que sei é que vemos até nos estudos sobre impeachment na América Latina isso. Início de greves, insatisfação com medidas impopulares e movimentos nas ruas antecedem o impeachment. Essa força também influencia [o clima de golpe no governo] e vai influenciar, inclusive, a tomada de decisão da oposição para demandar o impeachment.” Daí a importância da comunicação.

Cabe imaginar, então, quem vai avançar primeiro: Dilma, para evitar a tragédia anunciada contra seu próprio governo, ou a oposição, fomentando a insatisfação popular – o principal ingrediente para o golpe.

 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

114 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Dia 15 de março será o

    Dia 15 de março será o primeiro teste. Se fracassar, o FHC ganha força com o ‘não é o momento’. k k k k k

     

    Impeachment da DIlma com seca em Sampa, Aécio de Minas, Beto botando para ferver no Paraná e o Rio tranquilo?

     

    Sei não.

  2. Muito lindo

    Os apoiadores do impeachment junto com a mídia

    Dilma……

    Onde anda o blog de Nassif e seus jornalistas?

    Imparciais?

    Lindo

    O muro cairá para um lado…

    e os dejetos afetarão também aos que ficam em cima do muro

    Grande “imparcialidade” em um país que ainda busca a sua democracia

    E se vê ameaçado pela derrubada de um governo simplesmente por que alguns não gostam dele  e de outros “imparciais”,sem que crimes de responsabilidade da presidenta tenham sido cometidos 

    Os imparciais observam e os derrubadores sorriem

     

  3. País sem Futuro

    Há muito tempo este país está sem uma gestão pública.

    Esperar o quê de um país onde a corrupção, sonegação de impostos e falcatruas está no sangue da maioria dos políticos e de muitos cidadãos.

    Fora Dilma, uma cidadã que não tem respaldo nenhum para governar o país, pois está no meio desse bolo podre chamado corrupção e bandidagem.

  4. Se todo o país que tivesse problemas assim…

    Se todo o país que tivesse problemas assim apelasse para o impechment de seu presidente, não haveria governo que durasse muito. É ASSUSTADOR que pessoas supostamente educadas, formadas, estudiosas do tema, emitam uma opinião tão terceiromundista quando esta. Quer dizer que basta a oposição ter coragem ?  Coragem de ser cucaracha, de ser republiqueta de bananas ?  Então tá dotôra cientixta pulítica.

  5. Impeachement

    Já está tudo pronto do lado do PMDB para mandar Dilma e o PT para casa. Com a presidência da Câmara, do Senado e do Executivo se a cabeça de Dilma rolar, adivinhem quem vai sair ganhando?

  6. Vamo se mexer sim!

    Tá brincando! Porque a Dilma tem que ser a única a sair se comunicando? Tem todo um “staff” que depende dela, e só ela tem que sair comunicando?  Ela não é corrupta. Não é corruptora! O nome dela não tá em nenhuma escuta, nenhuma lista de brindes, não tem inquerito nenhum contra ela!  Será que por causa disso que é ela que tem que sair comunicando?

    Tá certa a presidenta quando diz “Vamo lá pessoal, vamo se mexer”!

     

  7. SOMENTE DAQUI HÁ DOIS ANOS…

    … é que os congressistas irão pedir o impeachment de Dilma, pois antes desse período o presidente da Camara dos Deputados assume a presidencia e convoca novas eleicoes, A partir do terceiro ano de mandato, assume o vice, Temer, como melhor convem ao PMDB.

  8. Parece que novamente o blog

    Parece que novamente o blog foi afetado por essa síndrome do “politiqueiro porra-louca”.

    Logo após as eleições a conversa era o golpe. Tudo armado entre Gilmar e Toffolli. Contas da Dilma não seriam aprovadas.

    Dilma tomou posse.

    Agora é tal do impeachment do whatsapp, na página do facebook dos “organizadores” constatamos que a intenção é tirar Dilma e dar posse ao eminente deputado Jair Bolsonaro como presidente do Brasil.

    É esse tipo de maluco que está pautando as discussões neste blog.

     

    1. Há um movimento claro de
      Há um movimento claro de golpe. Os atores nem tentam escondernsuas intenções.
      A situação politica permite que seja possível.

      É improvável sim mas o fato é que tem gente trabalhando para tornar o improvável cada vez mais possível.

      E o Governo caminha como o de Jango, administrado o dia a dia e nada mais…

      Vc não foi feliz em seu exemplo. Massa de manobra não serve de exemplo para nada.
      O problema é quem sabe onque está fazendo e não estes idiotas.

  9. Conversa mole

    Eu não sou extamente um simpatizante do governo Dilma, mas acho que o blog está dando muita trela a essa conversa de impeachment, que não tem fundamento. A criatura, com seus defeitos, foi eleita legitimamente, em um regime majoritário, não é parlamentarismo, não tem voto de confiança para manter o governo. Ruim como é, vai ter que ser suportada até o fim do mandato.

  10. Tão falando em impedimento de

    Tão falando em impedimento de uma presidente como se falassem em cenouras. Que que é isso? Homenzinhos fraquinhos querendo derrubar uma grande mulher, só porque o Brasil inteiro foi, é e será corrupto? Cuspirei na cara dos urubus.

  11. Cunha não é o presidente da

    Cunha não é o presidente da Câmara,  Cunha ESTÁ presidente da Câmara, por 2 anos.

    Ele não tem o tamanho que o PIG quer lhe dar.

    O PIG faz o jogo do amedrontamento, o jogo da ameaça do bicho papão.

    Não se pode embarcar nesse terrorismo.

  12. Mas por que o PT tambem não

    Mas por que o PT tambem não se utiliza dos mesmo argumentos e tambem pede o impedimento do alckmin? Privatizou a sabesp, não fez as obras necessarias e ainda disbstribuiu 7 bi de dividendos para investidores nacionais e estrangeiros, precisa mais? Não entendo, só o PT tem que ser geni, enquanto os outros tem um telhadaço de vidro?

    1. EXATAMENTE

      Dilma não entendeu que está no meio de uma GUERRA e que só vai evitar o impeachent se tiver ATITUDE e ESTRATÉGIA. Tem que secar TODA a publicidade ofical para o PIG, NENHUM CENTAVO A MAIS. E DESPEJA NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO INDEPENDENTES! na TV Brasil, nos blogs sujos! Tem que chamar o Edir Macedo, que foi aliado eleitoral e propor um acordo, de usar seus meios de comunicação para desmoralizar os outros meios, a oposição e criar uma agenda positiva para o governo. Faz o Jornal do Brasil voltar a circular! Tem que despejar a verba publicitária SÓ NESTES MEIOS. E usa o mancetômetro pra fundamentar. É simples assim.

  13. Entenderam?

    Tremei petralhas!!!!!

    A estratégia da turma do impeachment é de uma Jenialidade extraordinária!!!

    Como ninguém pensou isso antes???

    Para acabar com o governo comunista basta parar todas as empresas capitalistas.

    Agora fiquei com medo!!

    1. Esperar o que de quem
      Esperar o que de quem papagaio coisas do tipo:

      – Dilma aumentou o ICMS
      – Dilma deixou faltar água em SP
      – Dilma quer aumentar a idade de aposentadoria para 95 anos (sim, eu vi isto).
      – Dilma é terrorista.

      Agora estão tentando agitar uma marcha da família no dia 15 de Março.

      Não passarão.

  14. Deixa eu dar meu “parecer” (ou será paraser?”

    1) Já vi em vários lugares o assunto “impeachment” ser tratado como uma “venda casada”, onde (ao contrário de Collor) seriam impixados a presidente E também seu vice! ((???). Um papo típico de “se colar, colou”, já que aí quem assumiria a presidência (salvo engano) seria … tchan, tchan. tchan, tchan! … isso mesmo, platéia … Eéééédu Cunhaaaa!…

    2) Quanto a angustiante semunicação do governo, mais um brinde: “Dilma falará sobre Petrobrás após o Carnaval” …

    O que será mais esta ação semunicatória na míRdia?

    2.1) Um aviso fora de hora, para prevenir a míRdia, deixando-a de prontidão?

    2.2) Mais um vazamento sabespiano da equipe infltrada no governo?

    2.3) Um balão de ensaio da míRdia?

    2.4) Mais uma (des)coordenação da casa civil?

    2.5) Um telefonema grampeado pelos subordinados “do zé da PF”?

    O que será mais isso?

    E por que a Dilma precisa falar e não uma po##a de um porta-voz dela? Pra que a exposição? Pra falarem do vestido dela, caso a fala seja supimpa?

    PQP, viu!

  15. É impressionante como se dá

    É impressionante como se dá crédito a êsse desmoralizado Datafolha; o mesmo da famigerada “pesquisa boca de túmulo” que elevou Marina aos píncaros.  

  16. Nossa mãe?!

    É preciso cursar ciência política na UERJ para dizer tanta asneira e obviedade ou o curso daquela universidade afundou de vez, sabotado por governos que detestam universidades?

     

    Podem ser as duas coisas.

     

    Vou destacar o trecho “mais impressionante”:

    “(…)Se a deposição vai ou não, de fato, acontecer, não é possível afirmar ainda. “Por enquanto, é só boato”, avalia a cientista política Argelina Cheibub Figueiredo, da UERJ. Mas a inércia de Dilma preocupa, especialmente porque as condições para o impeachment estão aí. “Tem uma conjuntura, mas não para na economia, na pesquisa sobre popularidade ou na relação com o Congresso. Para as coisas caminharem, falta alguém da oposição assumir publicamente esse pedido. Ninguém pede impeachment abertamente, mas, para acontecer, bastam fatos novos.”(…)”

    Santo deus!

    Esse blog vai ladeira abaixo.

    Decretou o “fim” da comunicação do governo (um governo que ganhou eleições contra o maior aparato partidário-midiático do planeta).

    Decretou o impeachment, e repercute acaloradamente os “debates”, embora a população, ou a esmagadora maiora dela nem tenha a menor noção que alguém esteja a espumar tais delírios.

    Decretou o “caos” da economia, embora as reservas estejam em ordem, salários e empregos idem, programas sociais intactos, etc, etc, etc.

     

    Enfim, eu desisto, isso aqui já deu.

     

     

     

     

    1. Pensei a mesma coisa. Que

      Pensei a mesma coisa. Que qualidade de cientista é essa? As condições estào aí? Onde? Só vejo viciado em internet falando nisso, enquanto o povo segue trabalhando e gastando seu dinheirinho em shoppings no fim de semana. 

      A mulher faz torcida escancarada e ainda vira post.

  17. Eu já estou com mais um monte

    Eu já estou com mais um monte de amigos em ampla campanha para impichimar a Dilma, Tudo dentro da lei, claro, os conservadores somos estremamente regrados nessa área.

     

  18. Me parece uma questão de tempo

    Diante da inação do governo, da sua incapacidade de montar um Ministério, pois o que ela fez foi apenas distribuir cargos, o impeachment é apenas uma questão de tempo.

    Depois dos 267 votos de Cunha na eleição da Câmara, a situação política do governo me parece irreversível. O melhor para o país seria a renúncia. 

    1. Troll
      Na época do secundo

      Troll

      Na época do secundo mandato do FHC, mandato comprado diga-se de passagem, o situação nesse mesmo momento, pouco mais de 30 dias de governo,   era bem pior que agora.

      Por que não pediram o impedimento do FHC ?

      Outra, a oposição não tem moral nenhuma para pedir o impeachment da Dilma, todos estão com o fiofó sujos.

      E mais, depois que a globo mandou omitir os nomes de FHC e sua gang da operação lava jato, fica praticamente impossível pedir o impedimento da Dilma baseado na informação da mídia.

      Acredite, se tentarem o impeachment da Dilma baseado na operação lava jato vai dá merda.

      Outro detalhe, por enquanto só os coxinhas e oposição estão se manifestando, os 54 milhões de eleitores da Dilma estão caladinhos.

      Por enquanto !!!

      Querem o impeachment da Dilma ?

      Vai, tentam a sorte, para verem o merdelê que isso não vai dá. 

      1. Meu querido

        Como era bem pior a situação de FHC em 99 se com o apoio dele o Temer foi REELEITO presidente da Câmara. O mesmo Temer que havia feito aprovar a comprada emenda constitucional da reeleição em 97 ???

        Você acha que o Temer ia colocar em votação um impeachment do FHC  ???

        Como já foi amplamente discutido aqui, é um julgamento meramente político.

    2. Gênio da lâmpada

      Gênio da lâmpada apagada,

      Aponta o dispositivo legal onde a inaçao do governo, da sua incapacidade de montar um ministério embasa um eventual pedido de impeachment?

      Antes de emitires asneiras da espécie procura te informar. 

  19. No Brasil, exceção virou regra: prende-se para depois apurar

    Palavras do ministro Marco Aurélio Mello a respeito da Lava Jato, tentativa petulante de um juiz de primeira instância de paralisar o país por motivos políticos (ver mais aqui).

  20. Não entendi…

    Não entendi essa reportagem… Tudo bem que estou vendo postagens de gente que tem casa boa, carro bom, celular bom, que vai nas folgas em restaurante bom, reclamando do governo nas redes sociais. E sempre colocando a argumentação no melhor estilo HOAX, “notícias” que nem as grandes redes de TV tem coragem de dar, de tão absurdas e mentirosas que são. Acredito que há uma praga de ignorância internetiana nas redes sociais, a qual especialistas em comunicação de massa e psicólogos deveriam analisar melhor, porque isso nada mais é que o “papo de boteco” invadindo milhares de cérebros de gente que se supõe pensante.

    Porém não estou vendo greves, disturbios, passeatas, pobreza extrema da maioria da população. O golpe do impeachment já está adiantado assim?

    Sei lá, achei esse texto alarmista e incendiário…

    Nassif está sabendo de algo que não sabemos?

    Um abraço.

    1. Isso é rápido

      Em 92 também não havia greves nem distúrbios. E a pobreza extrema, com ou sem BF, não participa desses movimentos, nunca participou e não será agora.

      Pedro Collor apareceu na mídia em Maio, a CPI foi instalada em junho, a primeira manifestação popular, dos caras-pintadas, foi no fim de agosto, e no fim de setembro a acusação foi aprovada na Câmara.

      O jogo é rápido porque o país não pode parar.

      Ah, e os caras-píntadas e seus pais também tinha boas casas e bons carros, alguns já tinham até celular. 

       

      1. Calma, prezado aprendiz de

        Calma, prezado aprendiz de golpista, a coisa não tão simples assim.

        Collor foi “impichado” porque se isolou politicamente e não possuia uma mínima base apoio parlamentar. E o contexto, ao contrário do que tu afirmas, já anterior as denúncias do irmão, era fervilhante. Havia, sim, greves e manifestações de rua. À frente sempre o PT e os partidos de esquerda.  Isso é fato. Sem contar a enorme insatisfação da população com os recorrentes planos econômicos que deram nos burros n’água tendo a precedê-los os confiscos de ativos, uma medida que estigmatizou o presidente desde o primeiro ano de governo.

        E o grande catalizador, o que efetivamente fez um Congresso já refratário ao presidente pender definitivamente para a decisão extrema foram as manifestações de rua. 

        O país não pode parar, realmente. Mas também não pode sob hipótese alguma apelar para medidas extremas e traumatizantes para o processo democrático por conta da disputa política. Supõem-se que já alcançamos um grau de maturidade política suficiente para que temas tão sérios sejam banalizados. 

        1. faltou lembrar

          … que a globo colocou no horario nobre a serie “anos dourados”. Isso sim, que vibracao!! aquela garotada do colegio sao bento, Pedro II, outros, no RJ. Anos 60. Capital Federal tinha ido pra BSB e a garotada “lutando” por um pais melhor. Aiiii, os mocinhos (as) dos anos 90 viram aquilo que serviu de espelho: sao eles que eu quero ser ! Pronto, comecaram a se juntar nas escolas. Nao ha reforma em pais sem participacao dos estudantes. Sao eles que tem tempo, coragem e disposicao. Falta-lhes juizo, sentimento do risco que correm..

          Houve outro detalhe: Eleicao aberta, o painel mostrava quem votava a favor do Collor. Aiii, todo mundo foi contra. Fosse fechada… sei nao, hein

        2. Sim, sou aprendiz

          Minha vida inteira fui um aprendiz e pretendo continuar a sê-lo até meu último dia.

          Já você, carcereiro na ditadura, pelo jeito, é mestre no assunto.

          1. Por que não contraditas os

            Por que não contraditas os meus argumentos e optas por sair pela tangente com essa besteira de “carcereiro na ditadura”? 

            Antes de escrever por impulso, ou somente para dar a impressão que sabes de tudo e mais alguma coisa, lembra que estarei sempre aqui pronto para rebater. 

            PS: se pensas que vai mexer com meus brios ou meus nervos com esse epíteto pode tirar o cavalinho da chuva. Mas, aqui para nós, Alex Sóotôco: o que te leva ou levou a imaginar que me preocuparia com isso?

          2. Mexer com seus brios ?

            Nem passou pela minha cabeça.

            Assisti diversos depoimentos à comissão da verdade e não vi o menor sinal de arrependimento em ninguém.

            Todos tinham a plena convicção que eram apenas uma engrenagem de uma máquina fazendo sua função.

            Aparentemente capturaram as consciências de quem serviu ao Estado autoritário.

          3. Alex Sotto,
            Agora é SÉRIO.

            Alex Sotto,

            Agora é SÉRIO. Muito sério. Os chistes e as arengas ficam para trás. Atente para o relato abaixo:

            Não devia, mas vou fazê-lo. 1º) Porque não há nada de excepcional, de errado ou que possa me envergonhar. 2º) Talvez expondo os fatos tu te concientizes de que falas asneiras

            Tudo começou porque certa vez contei aqui episódios de quando trabalhei no IPPS-Instituto Penal Paulo Sarasate, prisão estadual já extinta. Episódios estes envolvendo alguns contatos que tive com alguns presos políticos da época, a exemplo do Dower Cavalcanti, já falecido por causas naturais na década de 90.

            Pois bem: não servi ao Estado Autoritário. Não fui agente da ditadura, nem policial, nem nada. Apenas prestei concurso em agosto de 1973 com DEZOITO ANOS de idade para o que chamavam na época Guarda de Presídio. Fi-lo por necessidade, não por deleite. Era a única maneira de estudar e trabalhar. Dávamos um turno e folgávamos dois. Nos dias de trabalho o Diretor nos liberava para as aulas na faculdade. Era um completo neófito em política ou ideologias; Foi em contato com eles-presos políticos-que tive minhas primeiras “aulas” sobre Marx, Engels, Hegel, Gramsci, dentre outros.

            Pedi demissão em março de 1977 dada as condições insalubres de trabalho e também por problemas de saúde. 

            Tenho tanto a ver com a Comissão da Verdade quanto tu com a ONU, ou com a CIA, ou com marcianos. Fui carcereiro, sim, mas por pura contigência. Depois da experiência. passei no concurso do Banco do Brasil, iniciei e não terminei duas faculdades(Engenharia Química e Economia) por problemas de trabalho e só mais maduro me formei em Administração de Empresas. 

            Hoje sou aposentado do BB após 30anos de serviço, os últimos 15 como Gerente de Agências. 

             

             

          4. Proponho um pacto: tu não

            Proponho um pacto: tu não enches mais meu saco e eu não encherei o teu. Temos que manter o nível.

          5. Pô JB ?!

            Amigo,

            Te admiro pra caramba e gosto muito de ler o que escreves, principalmente porque você respeita os comentaristas e argumenta com justeza.

            Porém pela primeira vez te desaprovo…

            Pô, vai ficar dando explicações pra esse canalha? O idiota passa por todas as postagens patrulhando todos os comentários e reailzando sua trollagem cotidiana.

            E te desrespeita na maior maldade, revelando a falta de caráter a qual procurava dissimular o tempo todo mas que já era visível em sua prática argumentativa (?).

            Não bate palma pra doido dançar!

          6. Obrigado, Luis Fraga.

            Obrigado, Luis Fraga. Preocupei-me menos em dar satisfações a ele e mais aos leitores do blog posto que ele vive a repetir que fui carceiro da ditadura e até insinou, como insunou agora, que fui torturador na ditadura. Uma coisa tão absurda como um triângulo quadrado. Todas as ilações extraídas de um singelo relato que fiz da minha vida enquanto jovem imberbe. 

            Sabe como é: “uma mentira repetida exaustivamente acaba(para as mentes)…………”

            Mas hoje isso finda. Prometi a mim mesmo me controlar e não dar a mínima telha para o que ele escreve. Essa pendenga vem desde o tempo que o nickname era “JC”.

            Um abraço.

          7. Deixa…

            Deixa estar JB, você é um velho companheiro de jornada, e o rapaz leviano vai aos poucos se revelando… Neste momento paciência é uma virtude que renderá frutos… Tamu junto!

            Um abração.

      2. Pois eu estava lá…

        Claro, eu estava lá… Mas há umas diferenças que eu espero que façam a conta não chegar a tanto.

        A primeira óbvia, o PT não é o PRN. Já a segunda é parcial, que é saber onde o PMDB, PSD e o PP querem chegar. Em minha opinião eles preferirão jogar com o PT, ainda que sangrando-o o tempo todo… 

        Há uma tramóia possível, que é colocar Temer na presidência, mas ele não assumiria com a tranquilidade que Itamar assumiu, haveria muito mais instabilidade. Repito, o PT não é o PRN e para não haver reação “braba” (e não me refiro a tiros na rua), ele teria que sangrar mais.

        No mais tirá-lo agora será o maior tiro no pé dessa classe média que agora reclama. O “ajuste” econômico que terá que ser feito em meio a reação dos indignados, os expulsará de um bocado de restaurantes e viagens. Não se iluda, o PT ainda é fortíssimo na indústria e nas organizações não governamentais, ele apenas os está “passivando” (ou fazendo-os pelegos) porque é governo.

        E golpismo é sempre feio, e quem o apoia é autoritário… 

        PS: meu caro, a pobreza extrema fez as revoluções mais sangrentas do planeta, no entanto, aqui é o Brasil, não há revoluções mas sim golpes apoiados pela classe média, e sempre comandados pela elite.

        1. Não sei, não sei

          Não sei se o PT é fortíssimo assim na indústria, ou no que restou dela, tenho cá minhas dúvidas. Fez 8 ou 9 deputados no estado mais industrializado do país. Quase o mesmo número de deputados que fez em 1982.

          Organizações não-governamentais são o que ? Organizações que vivem do dinheiro do governo ?

          Se golpe é feio, o que você estava fazendo em lá em 1992  ? Seu feio e autoritário.

          1. Êpa

            Êpa amiguinho, eu não estava com minha cara pintada, se dei a entender outra coisa foi um erro meu. Alias, acho que no dia em que o Congresso defenestrou o Collor eu estava fazendo um turno.

            Quanto a golpismos você me conhece pouco, pois naquele tempo eu era petista de verdade e como sempre minoria no pensamento politico, ou seja, fui contra tirarem o Collor, achava que as bases para o empeachment eram fracas, e já achei aquele circo todo um golpismo, uma maneira de fraquejarem a democracia. E óbviamente fui criticado pela maioria dos amigos petistas.

            Por isso mesmo deixo o feinho golpista pra ti, essa carapuça não visto e nunca vesti.

          2. Desculpa aí

            Você afirmou que estava lá e me induziu a um erro, peço desculpas.

            Realmente teve muito caráter ao se posicionar contra o impeachment estando dentro das hostes petistas. 

            Como conseguiu não ser expulso do partido ???

          3. Hã?

            Poxa Sotto, não acredito que você acredita que aqui só comenta petista de carteirinha. Aliás, conheço boa parte do povo que comenta devido aos saraus, e só conheço duas pessoas comentaristas que são filiadas.

            Um pouco da minha história. Participei das primeiras reuniões de uma executiva provisória em 1979, assinei a ficha de filiação provisória, e em 1980 quando o partido foi fundado oficialmente, eu já não me reunia mais com niguém, e nunca fui membro do PT. Mas confesso que fui eleitor convicto do PT anos a fio. Em minha vida inteira só votei em dois partidos MDB e PT. Agora sou um eleitor a procura de um partido, pois o pt não é mais o PT, e no resto eu já não votava mesmo… Viu? Nada de especial ou secreto… Ah, aproveitando a resposta do JB, eu trabalho a 39 anos com muito orgulho.

            Parei com reuniões cedíssimo por causa de meu perfil. As pessoas não fazem ideia do trabalho que dá a política, é necessário ter perfil e gosto pela coisa. Político trabalha muito, as pessoas não são acostumadas a pensar com alteridade nessa questão, então não sabem o trabalho que dá arrumar 90.000 votos para ser eleito deputado em São Paulo. O problema central não é se o político trabalha pouco ou muito, mas sim para quem ele trabalha.

             

             

  21. impeachment

    Depor qualquer presidente que seja é golpe. A presidente Dilma foi eleita pela maioria do povo brasileiro. Não existe motivo justificado para depo-lá. Toda a corrupção que está sendo mostrada é inerente ao ser humano e principalmente ao brasileiro. Portanto vamos esperar a próxima eleição. Acho que isso é democracia. 

    1. resposta

        Como irão fazer impeachment, se  tem a maioria dos deputados  e senadores  corruptos e partidos tambem, todos tem o rabo preso são profissionais da malandragem ex; Paulo Maluf esta solto e rico e ponto final..Ésó pressão e mais nada

  22. Balela, mas tem que ser respondida pelo governo Dilma.

    Não haverá movimento sério pelo impeachment simplesmente porque isto não interessa ao “núcleo duro” das oposições.

    Por que se empenhariam em pegar o país agora, ou nos próximos meses, nesta atual conjuntura econômica internacional, que ao que tudo indica durará ainda um bom tempo?

    Esse eventual golpe branco, o impeachment, seria uma aposta arriscadíssima, desnecessária para as oposições, afinal a política econômica que está sendo posta em prática – leia-se Joaquim Levy – é deles, só que o ônus é de Dilma. Por que seria uma aposta arriscada? Porque assumindo o governo, o ônus da crise econômica cairia sobre os golpistas e estes sabem que se nào se vê trabalhadores urbanos e rurais nas ruas neste momento de agora, essa situação pode mudar rapidinho se apearem Dilma da presidência.

    A estratégia dessas oposições é fazer sangrar ao máximo Dilma, Lula, o PT, visando as eleições de 2018. E estão fazendo um ótimo trabalho.

    Queria muito que meu partido, o Partido dos Trabalhadores, fizesse um chamamento à toda a esquerda, sem nenhuma pretensão de hegemonia, para estabelecer uma Frente de Esquerda.

    A par disso, que o PT, conforme o que entendi de Olívio Dutra, faça uma auto-crítica, separe a prática do joio da prática do trigo.

  23. coment

    larque de ser idiota. A Presidente venceiu as eleições e palhaços como voce  tentam fazer besteiras. esqueçam hoje o brasileiro é muito mais consciente.  Bote na rua que nos vamos fazer um movimento mais forte e derrotar novamente voces,

    1. vide Collor…

      pelos corrredores secretos da Globo a gritar “Venham me salvar”

      e deu no que deu

      montão de imbecis acreditando que Dilma vai fazer o mesmo

      cambada de porquinhos babacas metidos a espertos

  24. Para aqueles que, como eu,

    Para aqueles que, como eu, entenderem que nós não merecemos esse desgoverno.
    Grande abraço.
    Ildeu.

     

    Assunto: Junte-se a mim nesta petição!
    Para:

    Assunto: Junte-se a mim nesta petição!
    Para: Pedro Orlando Anholete <[email protected]>

    Olá,

    Eu acabei de assinar esta petição — você não quer se juntar a mim?

    Impeachment da Presidente Dilma
    Para: Povo Brasileiro juntamente com o senado federal e câmara de deputados

    Esta petição é muito importante e poderá fazer uso de nossa ajuda.
    Clique aqui para saber mais e assinar:
    https://secure.avaaz.org/po/petition/Impeachment_da_Presidente_Dilma_1/?khOOUab

     

    1. Petição

      Eu assinei este:

       

      Caçação da concessão pública da Rede Globo e deportação imediata de todos os políticos filiados ao PSDB 
      Para: Povo Brasileiro juntamente com o senado federal e câmara de deputados

      Esta petição é muito importante e poderá fazer uso de nossa ajuda.
      Clique aqui para saber mais e assinar:
      https://secure.avaaz.org/po/petition/PSDB vai para pára o Afegansitão……

      1. Jamais nos perdoariam

        Paulo, o problema é o seguinte: se a gente mandar o PSDB, o DEM, o PPS e outros da mesma laia praquelas bandas, vem o Islã inteiro cobrir a gente de porrada a título de vingança.

        1. Tem razão Mauro….

          A ira de Alá se viraria contra nós. Melhor enviar eles para Miami mesmo e pedir pra eles procurarem um hopital público  por lá…. 

  25. O jurista Celso  Antonio

    O jurista Celso  Antonio Bandeira de Melo foi quem melhor definiu esta questão: Ela simplesmente não existe. A presidenta Dilma tomou posse no seu segundo mandato há pouco mais de um mês,após ser reeleita com maioria dos votos válidos.

    Assim,não há porque se falar em impeachment,muito menos quem sai na frente de quem.

    É preciso que fique claro,muito claro: De um lado temos o governo eleito democraticamente,de outro,temos GOLPISTAS.

    Não há a menor possibilidade de impeachment. Nenhuma. Só GOLPE.

    Se ficarmos nos pautando pela mídia porca deste país,logo,logo,estaremos que nem eles,rabugentos e sem perpectiva de futuro.

    Temos hoje um governo que foi reeleito porque a maioria da população brasileira,mesmo bombardeada todos santo dia com notícias catastróficas,entendeu que a presidenta Dilma era a pessoa melhor indicada para comandar o país.

    É da democrcia a divergência de opiniões,assim como é da democracia aceitar e respeitar a vontade da maioria.

    Ou será que alguém em sã consciência ainda pode achar  que um governo que foi reeleito há menos de  4 meses com mais de 54 milhões de votos,que tomou posse há menos de 2 meses,pode ter sua legitimidade contestada por meia dúzia de famílias midiáticas que procuram influenciar deputados e acender nos eleitores dos derrotados a esperança de um atalho para o poder?

    Se houvesse nova eleição,hoje,com a presidenta Dilma diante deste fogo cerrado e de qualquer,qualquer mesmo,candidato da oposição,arrisco dizer que a presidenta Dilma ganahria novamente.

    A oposição não tem projeto para o país. Não tem ética e não tem legitimidade.

    Seria melhor para o país,bem melhor.se no lugar  do senil ex-presidente,hoje neo golpista,FHC, o país tivesse uma oposição que viesse para discutir o país e não para destruí-lo.

    No mundo todo começam a pipocar movimentos que vão ma direção do que o Brasil fez e continua fazendo: Desenvolvimento com distribuição de  renda e inclusão social.

    Se a oposição pensar em um dia governar este país novamente terá de,obrigatoriamente,abandonar seus velhacos no mausoléo reservado a escória política deste país e arregimentar forças para discutir propostas melhores do que as escolhidas democraticamente pelo povo brasileiro em 26 de outubro de 2014.

    1. E Collor com aquela roupagem

      E Collor com aquela roupagem inventada pela globo: O caçador de marajás, que iria olhar para os descamisados. Quem venceu aquela eleição foi o dr. Um Certo Marinho. Quem põe tem facilidade para tirar. As mesmas forças que o conduziram deram cabo dele.

      Com Dilma foi bem diferente. Ela venceu a globo. Há uma inversão de valores, o povo a conduziu e barrou o poder das demoníacas crias do dr. um certo marinho, que foi afastado para que ela passasse. O espaço que Dilma ocupa não será fechado jamais. 

  26. Calma com o andor que o santo

    Calma com o andor que o santo é de barro. Não vivemos num sistema parlamentarista, e sim, presidencialista. No primeiro, basta um voto de desconfiança do Parlamento para que “caia” o Chefe de Governo(Primeiro-Ministro). Outro detalhe importante é que neste modelo há um Chefe de Estado enquanto no presidencialismo os dois cargos são exercidos pelo presidente da República. 

    Assim, não se pode banalizar esse instituto do impeachment até mesmo porque o trauma político e social  para o país é enorme. Ademais os pré-requisitos para abertura do processo e o seu desfecho não é tão fácil como muitos acham.

    Mas quais os sintomas ou os fatos concretos, fora a politicagem barata da oposição política devidamente secundada por setores historicamente golpistas, a exemplo da grande imprensa? 

     

     

    1. no meu entender, nenhum…

      por mais que imprensa e oposição tentem, sempre ficará faltando o principal:

      ter sido eleita graças as manobras da mídia bandida ( como aconteceu com Collor )

      o que, sem dúvida alguma, não aconteceu com Dilma

      mídia bandida e oposição, um só vício ou DNA: fazer o pior parecer o melhor

  27. A quem interessa ?

    Esse movimento só pode ser lucrativo pro Pt. A oposição tenta fazê-la renunciar, tipo, encheu o saco.

    mas, e daí ? Se for isso, novas eleições são chamadas e quem se apresenta como Salvador da pátria ? Lula ?

    qual diferença se a rejeição for só à mulher, alegando falta de capacidade. Lula volta, pode ser acusado de estar envolvido no caso BR, mas tem o carisma que falta à Dilma e ganha a eleição pelos votos do N é NE, ou teria mudado tanto o quadro ? Ele ainda goza de confiança nos meios econômico e político e tem grande chance de vencer no 1o turno devido ao caos que se instalará nos 90 dias até nova eleição, ficando o povo movido pela pressa e esperança de dias melhores.

    Se caminhar pro anarquismo, os milicos pulam dentro e aí pode ser bem pior.

    dou minha opinião: alguém (uns) investigou o governo e abriu 2 frentes.

    uma pra chantagear, tipo, me protege que eu te protejo.

    a outra, entrega tudo que sabe ( descobriu clandestinamente) à oposição matar o governo, que não pode se defender, acuado que está, com medo da próxima revista semanal.

    se eu estiver certo, estamos mal. O beco quase sem saída, tem uma: pagar o preço do desgaste, não deixar impune e voltar a governar. Mas se os governantes deixaram as digitais, aí já era…

  28. Fácil de resolver

    Quem avança primeiro, é sua questão?

    Depende. Se o Levy aparecer com mais um ônus para a sociedade sua resposta vai chegar bem mais rápido.

    A população não gostou das medidas econõmicas e está atenta a evolução das investigações na Petrobrás. Sem medo de errar eu diria que, se Dilma cometer mais um erro, estará acabada.

    Para equilíbrio das contas orçamentárias todos esperávamos medidas que limitassem os gastos do governo, a começar pelo luxo e pelas viagens. Não engolimos o aumento do salário dos parlamentares e nem a ajuda de custo aos membros do judiciário. Se Dilma fizer algo à respeito, estará salva. Caso contrário existe um potencial de ira que cairá sobre sua cabela como as barreiras de uma represa que arrebenta.

    Petrobrás é o de menos. Quem investiu nela que se dane. No entanto o aumento dos combustíveis é intolerável. Se o PT não quiser ter prejuízo deve inverter essa medida para ontem.

    O excesso de assistencialismo praticado pelo governo está drenando mais renda da classe média sulista do que se poderia suportar. Não é possivel mais tocar a economia cobrando PIS, Cofins e Contribuição social sobre o lucro. Acabou a mamata. Uma dessas contribuições vai ter que desaparecer.

    A tabela de IR da PF tem que cair para 20% e o ICMS máximo no Brasil deve ser de 14% dentro e 12% fora do estado, com cobrança pelo Estado e menor repasse ao governo federal. O maior IPI de 10%.

    O desenvolvimento economico resultante se encarregará de prover oportunidades aos assistidos.

    É isto ou será o impedimento. E o PSDB que não se iluda. Não será mais governo no Brasil.

     

     

  29. Para refrescar a mamória de

    Para refrescar a mamória de alguns cometaristas que tem memória curta de quano o PT era oposição!!

     

    PEDIR IMPEACHMENT É GOLPE

    Oposição quer impeachment de FHC

    LUCAS FIGUEIREDO & DANIELA FALCÃO, Folha de S. Paulo, 26/05/1999

    Os partidos de oposição vão pedir o impeachment do presidente Fernando Henrique Cardoso pelo seu envolvimento no leilão de privatização da Telebrás.

    Também vão colher assinaturas para instalar uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) mista para investigar o leilão.

    O primeiro passo para o processo de impeachment foi dado ontem, quando PT, PC do B, PSB e PDT anunciaram que vão entrar, coletivamente, com uma representação na Câmara acusando FHC de crime de responsabilidade.

    O presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), a quem cabe acatar ou não o requerimento da oposição, disse considerar “exagerado” o pedido de impeachment.

    A oposição divulgou que, se Temer recusar a representação contra FHC, irá recorrer ao plenário.

    Se a oposição conseguir aprovar a representação contra FHC, será instalada uma comissão especial para analisar a postura dele.

    Caso a comissão conclua que FHC cometeu crime de responsabilidade, e essa decisão seja ratificada pelo plenário da Câmara, será aberto processo de impeachment no Senado.

    A oposição divulgou que entrará hoje com a representação.

    “O Congresso não pode se omitir com o nível de detalhes da reportagem da Folha. As fitas falam por si”, disse o líder do PT na Câmara, José Genoino (SP).

    A oposição também anunciou que fará duas representações no Ministério Público: uma pedindo a anulação do leilão do Sistema Telebrás e outra contra o presidente do BNDES, José Pio Borges, com a Lei de Improbidade Administrativa.

    Vai pedir ainda que o TCU (Tribunal de Contas da União) faça auditoria no processo de venda das empresas do Sistema Telebrás e, principalmente, na ação do governo para favorecer um dos concorrentes com o apoio do fundo de pensão do Banco do Brasil.

    Os partidos de oposição também vão pedir a convocação do ministro Pimenta da Veiga (Comunicações) e de Pio Borges às comissões de Fiscalização e Controle e de Ciência e Tecnologia.

    Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez ontem talvez seu mais duro ataque ao governo de Fernando Henrique Cardoso. “O governo parece até uma quadrilha. Todo dia tem uma pessoa ligada ao presidente envolvida em alguma falcatrua”, disse.

    Lula avaliou como insustentável a situação de FHC e considerou inadmissível o comportamento revelado pelo grampo.

    “Ele perdeu o senso de responsabilidade e não poderia participar de uma conversa tentando criar condições para favorecer uma empresa”, disse.

    Colaborou Carlos Eduardo Alves, da Reportagem Local

    Link http://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc26059918.htm

  30. No SPTV:
    Aprovação de Alckmin

    No SPTV:

    Aprovação de Alckmin cai 10% por causa da crise de água.
    Aprovação de Haddad cai 16% por causa das ciclovias.

    O que significa dizer que se os paulistas puderem morrer de sede dentro de seus automóveis estará tudo bem.

  31. como poderá haver golpe

    como poderá haver golpe poderá haver tb um contragolpe…

    se tudo pode, pode tudo.

    isó é que a trollagem não percebe na sua ânsia de

    derrocar ogoverno progressista.

  32. Desespero da tucanalhada

    A tucanalhada e penduricalhos, perdedores eleitorais contumazes, estão morrendo à míngua por não terem um Brasil inteiro para roubar como tinham, mais ainda agora que a quadrilha que instalaram na Petrobras vem sendo arrasada pelo governo petista.

    Gilmar deixou de lado o pudor e sentou em cima da proibição do financiamento de campanha por empresas. Se o financiamento for exclusivamente público, a tucanalhada e penduricalhos, ou deixarão de eleger seus testas de ferro a peso de muita ouro, ou se arriscarão a ser presos ao tentarem financiar seu candidatos ilegalmente, por isto Gilmar sentou em cima de uma decisão já tomada pelo pleno do STF, e o Globo excreta editorial contra o financiamento exclusivamente público de campanha.

    Outro sinal de desespero é FHC expondo pornograficamente seu viés baderneiro, golpista de mau perdedor (de ser péssimo governante, FHC deu provas irrefutáveis) e de mau brasileiro ao pedir a Gandra, outro serviçal desavergonhado dos poderosos, parecer para derrubar Dilma segundo a escola paraguaia, eis que FHC é intelectual paraguaio, na pior acepção da imagem, assim como o cavalo paraguaio.

    Aécio dá chiliques em sucessão no Senado.

    A turma está desesperada porque seus ladrões estão sendo pegos, e isto no governo do PT.

  33. Definitivamente, somos um

    Definitivamente, somos um pais sem povo, sem cidadãos. Ninguém defende esse BRASIL, ninguém quer nada a não ser ver pegar fogo e doar o pré-sal. Bando de insanos. Qual país tem povo tão antipaís como o nosso? Qual país tem cidadão que apoia especulações. Lutei muito por esse país conseguir justiça social. Pois, se os sem pátria querem os alckimins que roubam até a água deles e eles aprovam, então, serei cidadã italiana. Chega de tentar justiça e o cidadão sem pátria não se acordar. Pasmem: hoje no super, encontrei uma criatura que disse estar fazendo tratamento de câncer no SUS e estar surpreso da qualidade. Logo em seguida me sai com uma pérola dessas: que os rezendes e os datenas existem para distrairem o povo da roubalheira do PT. Faço o quê? Cabeça peidada, só pode. Desculpem, estou sendo um pouco mais agressiva, mas haja paciencia com tanto analfabetismo político desses sem pátria..

    1. Infelizmente faltam-lhes a

      Infelizmente faltam-lhes a educacao cidadam.  Aquela em que se aprende a nocao do individuo frente ao coletivo,  o sujeito e a sociedade. Hoje em dia este povo vive o dilema do ter em vez do ser. A meritocracia dos individualistas e o desprezo aa Politica. Nao se estuda Filosofia, nao se aprende a pensar.   

    2. Infelizmente faltam-lhes a

      Infelizmente faltam-lhes a educacao cidadam.  Aquela em que se aprende a nocao do individuo frente ao coletivo,  o sujeito e a sociedade. Hoje em dia este povo vive o dilema do ter em vez do ser. A meritocracia dos individualistas e o desprezo aa Politica. Nao se estuda Filosofia, nao se aprende a pensar.   

    3. Infelizmente faltam-lhes a

      Infelizmente faltam-lhes a educacao cidadam.  Aquela em que se aprende a nocao do individuo frente ao coletivo,  o sujeito e a sociedade. Hoje em dia este povo vive o dilema do ter em vez do ser. A meritocracia dos individualistas e o desprezo aa Politica. Nao se estuda Filosofia, nao se aprende a pensar.   

    1. Impeachment do Dilma/Temer: Re-eleição

      “Em caso de um impeachment o novo presidente do Brasil seria Michel Temer. A situação só muda se o vice-presidente também for alvo do impeachment. Nesse caso, se o titular e o vice forem afastados na primeira metade do mandato, é convocada uma nova eleição.”

  34. quiiiii como é vms no Brasiiii Impedimento

    Qui porra de impedimento, fo eleita na moral e legal;  e essa babaquice da Globo vive estimulando….

    como n tem pêlo de Dilma nessa cossa nostra…..esqueça e 2018 de nv com LULA…….aguarde é 50 anos no PODER..kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

     

  35. Dilma não está empacada.Ela é

    Dilma não está empacada.Ela é empacada. Se não fosse presidente ,ainda teriamos aquela imagem de ‘gerentona” capaz.

          Estamos vivendo muitos torneios de poquer,O tal de ”Texas”.

               A tal de Dilma é uma baita BLEFE,

              Que horror!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  36. Tem gente que precisa se decidir

    Ou aceitam que o PT ajudou a dar um golpe no Collor em 92, com apoio da Veja e da Globo, ou aceitam que um impeachment dentro das regras constiucionais hoje não configura um golpe.

    Sujeito não pode ter duas caras desse jeito.

    Não é aceitável essa diferença de opinião quando os seus estão no governo e quando os outros estão no governo.

    1. Caramba, pensei exatamente nisso

      Foi exatamente isso que pensei quando li o artigo. Nada espelha mais a completa incapacidade do governo do que as manifestações das pessoas aqui. Quando a Dilma precisa ser defendida da Veja e da Globo é porque é o fim do mundo. A realidade é que ninguém esperava (nem o Reinaldo Azevedo) que ela fosse se revelar tão estúpida e incompetente ainda no segundo mês de governo. Pegou todo mundo de surpresa. Ontem um colega meu que votou nela brincou “será que ela chega ao final do ano?”

      Eu votei na oposição, mas com toda a sinceridade espero que ela fique até o final. Ele não apenas vendeu o “peixe” de que iria corrigir seus defeitos do primeiro mandato, mas que a Marina e o Aécio eram vilões e inimigos dos pobres.

      Meu irmão votou nela por causa do Nassif, ele estava convencido que ela poderia entregar as mudanças necessárias de forma mais gradual do que a oposição. Está p… da vida agora. A beleza da democracia é essa: que os eleitores dela se convençam que foram enganados e que está na hora de arrancar o PT do Poder (mas pelo voto). Não acho que ela seja desonesta, é muito incompetente p/isso…

      PS: antes que os “fanáticos” entrem em ação, da mesma forma que o PT tem que sair de Brasília (mas pelo voto), o PSDB já devia ter “vazado” de SP há muito tempo…

  37. SOCORRO!!!

    Ultimamente, diante dos escândalos sucessivos, posso dizer sem medo: TENHO VERGONHA DE SER BRASILEIRO. 

    Acredito que muitos pensam como eu, porém não tem coragem para esboçar reação diante da imundície que assola nosso Brasil. Medo… essa é a palavra que toma conta do povo. O povinho de hoje é bem diferente do de 1964. Aquele sim, tinha coragem… era destemido e encarava o problema de frente.

    Digo e repito: Tenho vergonha de ser brasileiro. Não pelo meu pais, e sim pelos que o governam hoje… raça de sanguessugas impiedosas que pensam que ao morrerem levarão para seus túmulos o dinheiro roubado… Vivem de ilusão… E como diz uma propaganda da tv…: “NÃO SABE DE NADA… INOCENTE!”

    1. Eu também

      Pois é Luiz, 

      1) eu tenho vergonha de viver em um país onde uma imprenssa corrupta até o pescoço que falsifica informação e dá as cartas em um judiciário conservador e desprovido de qualquer ética.

      2) tenho vergonha de viver em um país onde um juiz e vários delegados não cumprem as regras mais básicas do direito e mandam os denunciantes calarem a boca quando começam a aparecer os nomes dos “amigos”

      3) tenho vergonha de um país onde a polícia federal invade casa de quem não teve prisão decretada, ainda de madrugada, só para fornecer material visual para uma empresa de comunicação envolvida até o pescoço com sonegação bilionária, chantagem, associação com o crime (vide ditadura) ou com a contravenção (vide caso Castor de Andrade)

      4) tenho vergonha de viver em um país onde um rapaz de 20 anos é encarcerado 3 meses por que acharam uma trouxinha de maconha no carro, mas o helicóptero de um senador pilotado pelo funcionário do mesmo senador pousa na fazenda do dito cujo com 500 kilogramas de pasta de cocaína não é mais notícia e todos estão livres, pois são amigos da mídia e correligionários dos candidatos da mesma mídia…

      5) tenho vergonha de viver em um país onde pessoas baseiam seus julgamentos morais no que passa em  TVs corruptas que vivem a margem da constituição e a melhor citação que conseguem extrair é:  “NÃO SABE NADA INOCENTE…”

       

      Pois é, cada um com sua vergonha

       

  38. Não existem apoiadores do

    Não existem apoiadores do impeachment, a classe política não tem autoridade moral para impedir essa mulher. O povo brasileiro exige o fim dessa bandalheira e a solução inevitavelmente passa pelos meios militares. O exército devera cumprir suas obrigações constitucionais.

  39. Não existem apoiadores do

    Não existem apoiadores do impeachment, a classe política não tem autoridade moral para impedir essa mulher. O povo brasileiro exige o fim dessa bandalheira e a solução inevitavelmente passa pelos meios militares. O exército devera cumprir suas obrigações constitucionais.

  40. Basta dar ao Ciro Gomes o

    Basta dar ao Ciro Gomes o Ministério da Justiça ou Secretaria de Comunicação Social. Desenrola rapidinho essa conspiração …dá nome aos bois e quem são as “figurinhas” no mundo político…

    1. Claro!  Claro! Rapaz muito

      Claro!  Claro! Rapaz muito competente, destemido e legalista. De lamentar que venha sempre se recusando a desempenhar um papel importante na política do País. Se fosse também escolhido para resolver o problema da água em SP – estado todo – em seis (06) meses São Paulo não teria problema d’água pelos próximos 100 anos. Só não entendo é que sendo paulista tenha se recusado a sair candidato a governador por SP em 2010. Está nos devendo uma explicação para nós informar o porquê de ter arrepiado.

  41. derrubada da presidenta

    A presidenta tem que renunciar, ou será derrubada; isso nao é golpe e sim limpeza no poder corrupto; pois como cidadão estou cansado de assistir publicação de corrupção diariamente e o peior é dificil tirá-la, pois tem apoio no congresso e no STF , isso é brasil

     

  42. Acho uma brincadeira

    Acho uma brincadeira provocativa da Nassif

    trazer este texto da Cintia Alves para cá.

    Para que serve esta provocação? Açular os

    neófitos, os desmemoriados e os golpistas?

    A troco de quê? maior audiência? Duvido.

    Maior parte desses que entupiram o blog com

    grosserias e desconhecimento das coisas da

    política brasileira não são leitores deste blog.

    Ganha dez leitores e perde vinte comentaristas.

  43. A insatisfação popular

    Considerar a insatisfação popular o principal ingrediente para um golpe (ou pedido de impeachment) é muito duvidoso para dizer o mínimo pois no golpe de 1964, segundo dados divulgados pelo IBOPE recentemente, o governo tinha bom suporte popular e quem criou um clima bem falso de impopularidade foi a mídia na época (aliás, como tem acontecido agora em 2015/2014). Na época do suicídio de Getúlio Vargas também quem o fustigava não era a população (basta ver a multidão que foi ao seu funeral, estimada em 100.000 pessoas) mas a imprensa, apoiada pelos empresários brasileiros e os EUA.

    Em geral, no Brasil,  a mídia faz  uma seleção muito parcial e direcionada do que divulga inclusive distorcendo e escondendo fatos com apoio de grupos empresariais dominantes que tem interesse de derrubar este ou aquele governo procurando contaminar a população e criar a insatisfação ou, ao menos, fingir que ela existe para justificar o golpe. Um bom exemplo ocorreu no governo Collor: o impeachment não se deu por desvios de verba ou qualquer tipo de corrupção (Color foi absolvido no STF ) mas por insuflação da população da mídia com apoio de grupos empresariais dominantes que se viram “traídos” como mudanças implantadas pelo candidato que apoiou (que havia sido apresentado pela mídia dominante como caçador de marajás), como a abertura do mercado. A eficiência do trabalho de mídia foi tão grande que houve muitos inocentes que afirmaram que o governo caiu pelas manifestações dos “caras pintadas”.

    O que derruba governos no Brasil, em geral, não são nem a insatisfação popular nem a corrupção (esta que sempre ocorre no mesmo montante em todos os governos, divulgada pela mídia ou não) mas sim seus acertos no sentido de procurar implantar no país um sistema menos escravocrata, menos explorador e não subserviente às potências estrangeiras. Nossos empresários não aceitam que haja concorrência e nem que se promova a mobilidade social baseada no mérito (em que quem trabalha bem é bem remunerado e consegue ascender a situações uconômicas e sociais melhores). Querem tudo para si e seus filhos e, assim, rotulam políticas aplicadas em países desenvolvidos capitalistas de equivocadas ou comunistas (como no caso da reforma agrária, feita na Coréia do Sul, Taiwan, Japão e Estados Unidos e da política de renda mínima na Espanha entre outras).

     

    Uma cientista política deveria saber isso.  E se sabe, qual seria a razão pela qual omite e desvirtua a realidade?

  44. Abuso de importados lixo da china ,
    Mais importado doque o pais necessita tirando emprego de todos q fabricão algo , tornando uma concorrencia absurda de superar , so o materia q se usa custa mais q o produto q ja vem fabricado isso sem falar q ainda tem mais o imposto q é superior ao lucro do fabricante …Pt devi ser STN ..sigra de SATANAS .

  45. A ESQUERDA POLIANA E O GOLPE DE ESTADO DA DIREITA

    Está em marcha um golpe de estado para salvaguardar os interesses da mafiomidia e dos inescrupulosos do PSDB. Impressiona, no meio desta ópera bufa, o comportamento dos políticos e partidos que se consideram a verdadeira esquerda do Brasil.

    Todos os partidos estão envolvidos no tal “petrolão”, mas o judiciário controlado pelo PSDB, a PF do PSDB e a imprensa golpista do PSDB só vaza denúncias contra o PT. Golpe de estado para entregar o país à mesma elite colonial que o dilapidou durante séculos e séculos amém é um retrocesso político, cultural e social sem paralelo na nossa história, mas a nossa “verdadeira esquerda” está disposta a fiar este retrocesso.

    Tenho dito que a nossa “verdadeira esquerda” está à direita da direita brasileira, principalmente por ficar submissa a uma crítica moralista e descontextualizada que a faz jogar o jogo político da elite colonial. Não há uma crítica racional porque a razão pressupõe uma estratégia, e estratégia, ao contrário do que pensam os esquerdo-moralistas, não é sonho nem utopia, mas cálculo de meios para se atingir fins. Qual é o cálculo desta suposta “verdadeira esquerda”? Derrubar o governo Dilma, Lula e o PT para construir o socialismo? Isto é, no mínimo, risível e imaturo. Em que acreditam? Que com a queda de Dilma/PT vão colocar o povo nas ruas para construir o socialismo? Isso, no mínimo, é lunatismo. O povo tem o controle do voto, mas o poder -militar, jurídico, ideológico, econômico- é controlado por setores de poder muito bem consolidados e, em sua maioria, pertencentes ao quadro da direita colonial. Derrubada Dilma Rousseff os colonizadores voltam a ter o poder completo sobre a nação, com toda a voracidade e falta de escrúpulos que os caracterizam. E ainda são capazes de mandar prender ou matar os exaltados desta esquerda que até pode ter boas intenções, mas que age não com a razão e sim com o coração de uma Poliana.

    1. Concordo plenamente. Partidos

      Concordo plenamente. Partidos revolucionários e de ultra-esquerda tem que sair às ruas para denunciar o golpismo. Dilma tem que ser forçada a retomar as conquistas sociais que tanto trouxeram benefícios ao país e incomodaram os saudosistas do latrocínio militarista. Não sou petista e acho que tanto o mensalão como este escândalo da Perobrás tem que ser apurados, mas golpismo pe inaceitável. Jovens burgueses e netos de militares do período mais fétido do país querem impor uma nova ditadura, submissa e atrasada. Chamam a Dilma de comunista e nunca leram Marx. Apostaram num moleque (Aécio carioca) e deu no que deu. Agora, querem 3ª turno na marra. Temos que defender o resultado das urnas. Foi dóído e estamos sentindo a crise, mas assalto ao poder, nunca mais ! Vamos chamar Dilma na responsabilidade, com protestos, reinvidicações e palavras de ordem, sem aceitarmos usurpadores. Black Blocs são vândalos financiados pela classe alta desse país, formados por jovens que se beneficiam do poder, Basta !

       

  46. Impeachment seria golpe…

    Não existe nenhuma possibilidade e impeachment… Collor não foi arrancado do poder porque fez o confisco depois de dizer que quem o faria seria Lula se eleito. Essa tese do “estelionato eleitoral” para fazer impeachment não existe. Collor caiu porque havia indícios de corrupção em cima dele próprio, de seus gastos particulares. E também porque não tinha apoio politico forte, achou que podeia govenar sozinho. A “tropa de choque” a seu favor no Congresso tinha 05 deputados… A corrupção agora é em uma Estatal e politicos de vários partidos estão sendo acusados de receber propina, inclusive da oposição. Já Dilma não tem NADA com isso. Quem poderia sair na rua dia 15 de março ou outro dia qualquer seriam os eleitores da Dilma para protestar contra as suas medidas de início de governo. Esses eleitores do Aécio que vão sair as ruas no dia 15 pedindo Impeachment não passam de aproveitadores golpistas, ainda ressentidos e inconformados com a 4a derrota consecutiva do PSDB para o PT. São uns farsantes… Os mesmos que comemoraram quando um deputado desafeto da Dilma, com 22 processos nas costas, foi eleito presidente da Câmara. Esses é que vão sair as ruas afirmando não aguentarem mais ” tanta corrupção do PT ” …

  47. Vai fazer um ano que Youssef

    Vai fazer um ano que Youssef foi preso e até agora a Operação Lava Jato produziu poucas evidências de corrupção associadas ao PT. O máximo que se conseguiu foram declarações dos envolvidos dizendo que as doações legais de empreiteiras ao partido foram, de fato, ações para corrompê-lo. Até um advogado como o Ministro da Justiça atual consegue se defender de acusações como estas. Se a operação tivesse levantado provas mais contundentes, considerando o bando de tucanos que existe na PF do Paraná, já teríamos muita gente ligada ao partido presa e denúncias muito mais consistentes. Se compararmos com o Mensalão, por exemplo, um ano após as denúncias de Roberto Jefferson, já se conheciam quais políticos tinham sido beneficiados com as transferências de dinheiro, quem buscava dinheiro na boca do caixa e como Marcos Valério operava o esquema de Caixa 2 para beneficiar os partidos da coalizão governista. Indo mais ao passado, a crise da República do Galeão não durou mais do que um mês em agosto de 54.

    O que está acontecendo, de fato, é um desgaste monumental causado pela ausência de articulação política entre Casa Civil e Ministério da Justiça com os agentes envolvidos na operação. Sem estratégia e sem diálogo com Congresso, Ministério Público, Polícia Federal e Mídia, temos um Governo Federal acuado e sem reação. Se continuar assim, bastará aparecer uma conta de restaurante paga à Presidenta pelo Paulo Roberto Costa em alguma visita a uma refinaria que teremos impeachment.

  48. Não é o Impedimento de Dilma

    Não é o Impedimento de Dilma Rousseff, idiota… É o nosso petróleo que os líderes do PSDB querem entregar aos gringos com lucro pe$$oal !

  49. A quem interessa o impeachment?

    Quem quer pegar a rebordosa agora? O consenso entre os tucanos e Lula é que Dilma deve permanecer no cargo para se queimar a abrir caminho para a verdadeira disputa que vai acontecer em 2018.

    No momento certo, Lula anunciará seu rompimento com Dilma, dirá que a culpa foi toda dela e que no seu govenro tudo correu bem, e se lançará como candidato salvador da pátria. Os tucanos estão esperando Dilma chegar ao fundo do poço antes de partir para a ofensiva.

     

    1. Obviamente, essa manobra que

      Obviamente, essa manobra que você atribui ao Lula é impossível. Nem o governo Lula nem o governo Dilma são ditaduras pessoais, são governos partidários, limitados e condicionados pelos partidos que os compõem. Lula “colocar toda culpa na Dilma” destruiria o PT, e portanto destruiria o principal instrumento de que Lula necessita caso deseje (o que já é de si duvidoso) se eleger novamente. Não passa de sonho tucano…

  50. a direita surtou  de vez,

    a direita surtou  de vez, desiquilibrou-se do trapézio e pode esborrachar-se no chão duro,

    sem rede, esquisofrenica, psicótica,, sem nenhum contato com a realidade.

    o equilibrista se mandou e deixou o bebado trajando luto sozinho

    mais perdido na estrada do que carlitos no final dos seus filmes….

    aí insufla-se o medo e o desespero e as pessoas começam

    a perder as referencias psíquicas e políticas que as seguravam de certa maneira

    em algum porto mais seguro de racionalidade humana…

    e os urubus cada vez mais por perto, cada vez chegando mais….

  51. Deixem os golpistas latirem.Vamos discutir a reforma política…

    A maioria dos comentaristas também surtou. Não tem a minima ideia do que estão dizendo. Atiram pra todo lado. Poucos conseguem abordar a questão com lucidez. A “cientista politica” também pouco contribui. Por que não aproveitam esse momento pra discutir a reforma politica? Boa parte do problema esta no  sistema politico  presidencialista. Há mais de 2 decadas o pais rejeitou o parlamentarismo. Não estaria na hora de retomar essa questão?O que os partidos estão defendendo sobre a reforma politica?  O que querem o PT, o PSDB, o PMDB, etc …???

  52. O vespeiro é grande, e o mel

    O vespeiro é grande, e o mel é pouco. Não vale a pena tentar um golpe jurídico-parlamentar para assumir o governo nestas condições, sem apoio popular e no meio de uma crise econômica que só pode ser agravada pelas medidas Beto-Richistas que um governo tucano estaria ansioso por implementar.

    O “impeachment”, portanto, não é a verdadeira discussão política que se trava no momento. E se não é a verdadeira discussão política, é cortina de fumaça. Resta saber para esconder o que, e a quem interessa esse “escondimento”…

  53. Onde é que tem insatisfação

    Onde é que tem insatisfação popular contra a presidente Dilma e o governo? Em lugar nenhum! O país está atônito com a Lava-Jato, mas os ladrões estão todos nas boas mãos da PF, do MP e da Justiça. O que querem mais? A presidente não está sendo investigada ou processada em instânca nenhuma, para grande tristeza da Globo, da Falha e da Veja. Nunca houve, nem haverá motivo para impeachment. É só o carnaval mesmo…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador