Carta em defesa da democracia já reúne 100 mil assinaturas

Tatiane Correia
Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.
[email protected]

Documento em resposta a ameaças de Bolsonaro reúne ex-ministros do STF, empresários, banqueiros, intelectuais, artistas e ativistas

Foto: Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

A nova edição da Carta aos Brasileiros já reúne mais de 100 mil assinaturas desde o seu lançamento, realizado nesta terça-feira (26). O documento deve ser lido em evento na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, em 11 de agosto.

Embora o documento não faça citações, pode-se dizer que o texto é uma resposta às diversas acusações e ameaças feitas pelo presidente Jair Bolsonaro contra o processo eleitoral brasileiro.

“Nossas eleições com o processo eletrônico de apuração têm servido de exemplo no mundo. Tivemos várias alternâncias de poder com respeito aos resultados das urnas e transição republicana de governo. As urnas eletrônicas revelaram-se seguras e confiáveis, assim como a Justiça Eleitoral”, diz o texto.

O documento também destaca que “ataques infundados e desacompanhados de provas questionam a lisura do processo eleitoral e o estado democrático de direito tão duramente conquistado pela sociedade brasileira”.

Apoie o lançamento do novo documentário da TVGGN sobre a ameaça eleitoral bolsonarista e os esquemas da ultradireita mundial. Saiba mais aqui!

“São intoleráveis as ameaças aos demais poderes e setores da sociedade civil e a incitação à violência e à ruptura da ordem constitucional”, diz o texto.

“Assistimos recentemente a desvarios autoritários que puseram em risco a secular democracia norte-americana. Lá as tentativas de desestabilizar a democracia e a confiança do povo na lisura das eleições não tiveram êxito, aqui também não terão”.

Até o momento, ex-ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), juristas, advogados, empresários, banqueiros, ativistas, intelectuais, artistas e representantes da sociedade civil já assinaram o documento.

Novas adesões podem ser feitas diretamente no site Estado de Direito Sempre.

Leia abaixo a nova versão da Carta aos Brasileiros, e os nomes de quem aderiu ao manifesto até esta quarta-feira, 27 de julho.

signatarios_202207271207

Com informações da Rede Brasil Atual

Leia Também

Febraban oficializa apoio a manifesto pró-democracia

Eleitores também precisam tomar cuidado com regras eleitorais: saiba o que pode e não pode fazer

Lula aceita participar de 3 debates no 1º turno, e provoca Bolsonaro: “pode não ter 2º turno”

Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador