100 empresas que financiaram terrorismo foram identificadas e AGU pedirá bloqueio

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Após intervenção federal decretada por Lula, a Polícia e Exército se concentram na frente do QG do Exército para desmobilizar acampamento bolsonarista. Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Após intervenção federal decretada por Lula, a Polícia e Exército se concentram na frente do QG do Exército para desmobilizar acampamento bolsonarista. Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

A Advocacia-Geral da União (AGU) pedirá o bloqueio de bens de cerca de 100 empresas identificadas de terem financiado o ato terrorista, com a tentativa de golpe, deste domingo (08).

O órgão ainda não entregou a lista das 100 empresas apontadas pelas investigações de financiar o transporte, os acampamentos e deslocamento de milhares de bolsonaristas a Brasília, neste domingo.

A previsão é que a AGU apresente os dados ainda nesta terça (10). Por enquanto, contudo, já se sabe que boa parte das empresas levaram bolsonaristas dos estados do Mato Grosso e de Santa Catarina ao Distrito Federal.

As Transportadoras e Ônibus de turismo

Uma lista levantada pelo G1, com base na apreensão de 87 veículos estacionados na região Granja do Torto, nas proximidades da Praça dos Três Poderes, em Brasília, traz algumas empresas e donos dos veículos detidos.

Por estado, do Paraná, aparecem a Viação Garcia e a Brasil Sul Linhas Rodoviárias, de Londrina, a Transgiro Turismo, de Cascavel, a Viação JMC Eireli, de Pinhais, a empresa Italianinha Transportes, de Matelândia, Sidcar Transportes de Francisco Beltrão, Bitur Transportadora Turística, de Bituruna, e MR da Silva Transportes, de Apucarana.

De São Paulo, aparecem as empresas Viação Cristal, Transcomin, Sussantur Turismo e Fretamento, , da capital, TopTour Eireli, de Andirá, João Neto Transporte e MdeLB Nogueira Dias Turismo, de Franca, Nativio Transportadora, de Araras, Gugatur Locadora, de Itu, Rovans Transporte, de Pindamonhangaba, Santos Locadora, de Hortolândia, Transmega Transporte, de Limeira, BB Transporte, de Barueri, Astra Turismo, de Votuporanga e São Matheus Transportes, de São José do Rio Preto.

De Minas Gerais, aparecem a JFR Turismo, de Paracatu e Las Casas Transportes, de Brumadinho. Do Mato Grosso do Sul, foi apreendido veículo da Transcolita Turismo, de Itaporã. Do Rio Grande do Sul, a Realtur Viagens, de Garibaldi. E de Goiás a Rio Tropical Transportes, de Rio Verde.

Os financiadores

Mas além dos veículos e donos dos ônibus que transportaram os milhares de bolsonaristas para a invasão à Praça dos Três Poderes, a AGU também identificou os financiadores, ou seja, aqueles que pagaram por estes serviços e também mantiveram os extremistas acampados em Brasília, com o envio de suprimentos.

A lista será divulgada, mas o ministro da Justiça, Flávio Dino, já adiantou que as investigações detectaram o financiamento de empresários do Agro, integrantes de clubes de tiros e comerciantes do Sul e do Centro-Oeste. A origem destes “mandantes” foi identificada em 10 estados do país.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. E o financiamento internacional, e os contatos do Múcio?
    Se toda empresa de frete for responsabilizada pelos criminosos que transporta, motorista de viatura tinha que estar preso,
    Transporte é o negócio deles.A menos que tenham participado pessoalmente da baderna, sua responsabilidade é nenhuma.

  2. Engraçado, quando foi o pt que fez vandalismo quando o Bolsonaro ganhou, vocês falaram que era protesto democrático, aí quando é os bolsonarista é nazismo e terrorista, mas é claro né, vocês como jornalista de esquerda que usa a lei rounet, aliás o dinheiro que os trouxas pagam do imposto todos os anos, e vocês pegam milhões todos os anos para financiar seu discurso de ódio todo santo dia, o seu lula ladrão que roubou milhões e tá roubando ainda, o Lula ladrão é milhonario, fez um casamento de mais de 1 milhão, a esposa que é uma ladra igual ele também, só compra coisa de marca, e os trouxas jura que ele vai ajudar os pobres kkkkk, vocês são piadas, procurem estudar porque a burrice já contaminou vocês.

  3. Se o PT fez protesto foi pacífico e não quebradeira como o gado do Bozo, assassino responsável por milhares de mortes. Eu não entendo como tem tanto otário apaixonado por esse idiota, canalha, grosso, mau educado, debochador e homicida. Enquanto vocês tão fazendo vandalismo ele está no bem bom nos Estados Unidos…agora diz que está doente, tudo farsa pra se esquivar da responsabilidade. É uma pena que o Adélio não o acertou de jeito. Lembrem -se que esse bandido só foi eleito graças ao Moro, em 2018..

  4. É impressionante como pessoas como a Thaimara são manipuláveis… Reconhecer um bossal Jair Bolsonaro como presidente que fez algo de bom pelo país é afrontar a inteligência alheia. Talvez seja o caso de consultar um bom terapeuta.

  5. A CONSTITUIÇÃO É CLARA:
    II – desmembrar, por meio de movimento armado ou tumultos planejados, o território nacional desde que para impedi-lo seja necessário proceder a operações de guerra;

    III – mudar a ordem política ou social estabelecida na Constituição, mediante ajuda ou subsídio de Estado estrangeiro ou de organização estrangeira ou de caráter internacional;

    IV – subverter, por meios violentos, a ordem política e social, com o fim de estabelecer ditadura de classe social, de grupo ou de indivíduo;

    SEUS ANALFABETOS CONSTITUNAIS.

  6. DEPREDAR PATRIMÔNIO PÚBLICO (CRIME)
    ATENTAR CONTRA OS PODERES NACIONAIS CONSTITUÍDOS (CRIME)
    PROMOVER GOLPE DE ESTADO (CRIME)
    INSTALAR BOMBA PRÓXIMO DE AEROPORTO PONDO EM RISCO A VIDA DE INOCENTES (TERRORISMO)

    PREVARICAÇÃO DAS AUTORIDADES ENVOLVIDAS (CRIME)

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador