STF decide que Hauly é o substituto de Deltan Dallagnol na Câmara

Ana Gabriela Sales
Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.
[email protected]

Corte manteve decisão do ministro Dias Toffoli sobre o caso

Luiz Carlos Hauly e Deltan Dallagnol, durante a campanha eleitoral Reprodução/Instagram

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por seis votos a três, manter o ex-deputado Luiz Carlos Hauly (Podemos-PR) como substituto do deputado federal cassado Deltan Dallagnol (Podemos-PR) na Câmara dos Deputados.

No julgamento, finalizado no plenário virtual às 23h59min desta sexta-feira (9), os ministros analisaram uma decisão do ministro Dias Toffoli, que acolheu um recurso apresentado pelo Podemos, em caráter liminar, a respeito da vaga aberta. 

Os ministros Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes, André Mendonça, Cármen Lúcia e Luís Roberto Barroso acompanharam Toffoli e manteve Hauly como substituto de Dallagnol. 

Contudo, o decano Edson Fachin abriu divergência e foi seguido por Luiz Fux e Rosa Weber. Até o fim do prazo, o voto do ministro Nunes Marques ainda não havia aparecido no sistema.

“Democracia é coisa frágil. Defendê-la requer um jornalismo corajoso e contundente. Junte-se a nós: www.catarse.me/jornalggn”      

O caso

Após Dallagnol ser cassado, o Podemos acionou a Suprema Corte para Hauly pudesse ficar com a cadeira caga na Câmara. Hauly disputou uma vaga nas últimas eleições e obteve cerca de 11 mil votos.

Tofolli acolheu o pedido, contra a determinação do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, que chegou a diplomar Pastor Itamar Paim (PL) à vaga, sob o argumento que nenhum candidato do Podemos atingiu os 10% do quociente eleitoral necessários em 2022. 

O ministro do Supremo justificou, no entanto, que “a preservação da decisão impugnada enfraquece o sistema proporcional, ao afastar a representatividade da legenda, cujo candidato teve o pedido de candidatura indeferido após a eleição”.

Leia também:

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador