
O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) retoma nesta segunda-feira (8), a partir das 14h, o julgamento que pode levar a cassação do senador Sergio Moro (União-PR), ex-juiz da 13ª Vara Federal de Curitiba, responsável pelo modus operandi da extinta Operação Lava Jato. A TVGGN transmitirá a sessão ao vivo. Clique aqui para se inscrever no canal gratuitamente.
Na segunda-feira passada, a corte deu inicio ao julgamento de duas ações, analisadas em conjunto, nas quais Moro é acusado de abuso de poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação na pré-campanha eleitoral de 2022. Os processos foram movidos pelo PL, partido ao qual o ex-juiz foi filiado, e pela Federação Brasil da Esperança, do PT, PV e PCdoB.
Já na quarta-feira (3) a sessão foi encerrada com pedido de vista da desembargadora Cláudia Cristina Cristofani, que deve ser a primeira votar hoje. Até o momento o placar ta empatado em 1 a 1.
Votos dados e expectativas
O relator do caso, desembargador Luciano Carrasco Falavinha Souza, opinou pela rejeição das ações, sob a argumentação de “falta de provas contra o investigado“. Já o desembargador José Rodrigo Sade votou a favor da cassação e pela inelegibilidade do senador.
Durante a argumentação, Sade relatou o desequilíbrio do pleito enquanto Moro foi candidato a senador pelo Paraná, tendo feito gastos a nível de campanha pré-campanha presidencial.
Segundo a advogada com atuação no Paraná, Tânia Mandarino, em entrevista ao GGN, no meio jurídico é dado como certo o voto de Cláudia Cristina favorável a Moro. Contudo, para a advogada, a desembargadora pode surpreender.
“Eu não duvidaria se ela [a desembargadora] Cristina nos surpreendesse. Essa é uma análise perigosa, mas eu não duvidaria que ela viesse com um ‘salto duplo twist carpado’ na próxima sessão e votasse pela pela cassação, porque pressões à parte, ela viu o que aconteceu ontem e hoje. Eu acredito na possibilidade de que ela nos surpreenda, que vote pela cassação, para não se suicidar”, afirmou Mandarino.
Rumores
Segundo a advogada, há rumores sobre a pressão em cima dos julgadores do TRE-PR para arrastar o julgamento, já que qualquer que seja a decisão, cabe recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Sendo assim, Moro não deve ter o futuro no Congresso decidido nos próximos dias, e a decisão final sobre a sua continuidade enquanto senador caberá à Corte Superior.
“Estão dizendo que o que eles querem aqui no Paraná é justamente procrastinar, pedir vista, embora o pedido de vista eleitoral seja de uma sessão só, porque é tudo muito rápido no Direito Eleitoral. Mas dizem que estão querendo enrolar para mudar a composição do Tribunal Superior Eleitoral, para desfavorecer a cassação”, contou Mandarino.
LEIA TAMBÉM:

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.
Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.