Para Globo, trabalhador pouco se preocupa com desemprego, por J. Carlos de Assis

Aliança pelo  Brasil

Para Globo, trabalhador pouco se preocupa com desemprego

por J. Carlos de Assis

A CNI-Confederação Nacional da Indústria e a Rede Globo, dois grandes guardiães da honestidade pátria, apuraram que o brasileiro se preocupa mais com a corrupção que com o desemprego. A Rede Globo foi adiante. Para ilustrar a reportagem sobre o assunto, na noite de segunda-feira, reuniu um grupo de trabalhadores aparentemente no intervalo de refeição, todos gordos e efetivamente empregados, para pedir sua opinião sobre o que lhes vem a cabeça quando se fala em corrupção. “A família”, disseram vários deles, sugerindo que a corrupção lhes afetasse diretamente as famílias.

Gostaria muito de saber qual seria a resposta se os trabalhadores reunidos pela Globo fossem desempregados. A principal preocupação seria realmente a corrupção, ou a necessidade absoluta de conseguir um emprego para alimentar os filhos? Estamos diante de uma tragédia nacional desencadeada por uma luta equívoca, escandalosa e ditada pela vaidade chamada Lava Jato, e a CNI, atuando claramente como uma comparsa do sistema Globo, tenta manipular a opinião pública com o fim óbvio de comprar a simpatia do Judiciário de exceção de Curitiba, talvez para encobrir os próprios  crimes fiscais.

Cada vez fica mais claro para os trabalhadores que a Lava Jato se tornou uma assassina de empregos. Dizer que isso é um efeito colateral da luta contra a corrupção é um engodo. Uma investigação competente, mais discreta, respeitadora de princípios basilares do Estado de Direito poderia ter levado aos mesmos resultados em matéria criminal, porém sem as terríveis repercussões que teve e continua tendo na economia e no emprego. Esse tipo de luta vaidosa contra a corrupção equivale a jogar o bebê pela janela junto com a água da bacia. No fim, quem paga a conta é o povo na forma de uma taxa crescente de desemprego.

Manipular a opinião pública no sentido de convencer a sociedade de focar problemas morais que se limitam a uma fração dela é um crime social. Afirmar que a maioria da população brasileira está mais preocupada com a corrupção que com o desemprego é desconhecer que, no caso da Petrobrás, o que realmente se tem provado, até o momento, é a confissão de cinco bandidos que pertenceram à alta direção da empresa. É possível que lá existam outros corruptos, mas, por enquanto, a Lava Jato não teve competência para identificá-los. Quanto aos empresários, foram simplesmente achacados pelos cinco bandidos.

A Globo joga a auto-estima da sociedade para baixo quando seleciona casos específicos de corrupção e os coloca em escala nacional no vídeo, independentemente de onde vem. A empresa se especializou em reportagens de polícia. A maior parte do noticiário se ocupa de episódios muitas vezes insignificantes que só assumem importância porque são apresenados na tela. Não que casos de corrupção não devam ser noticiados. Mas falta um sentido de proporção. Sem ela, o que existe é a intenção deliberada de criar uma atmosfera negativa para o Governo, mesmo quando o Governo nada tem a ver com a situação.

J. Carlos de Assis – Economista, doutor pela Coppe/UFRJ, autor de “Os sete mandamentos  do jornalismo investigativo”, Ed. Textonovo, SP, 2015.

Redação

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. a “grobo” é um caso perdido
    Para mim tudo que se refere a “GROBO” e afiliadas é sinonimo de manipulação. Há muitos anos que a não assisto e não perco uma oportunidade de fazer propaganda negativa.

    Quanto aos empresarios muitos deles não foram achacados mas são tão corruptos quanto os da Petrobrás.

    Já trabalhei em empresas que os corruptos estão na direção o restane dos pessoal é correto e so quer levar a sua vida corretamente.

  2. A pesquisa é peça

    A pesquisa é peça publicitaria da camapnha moralista da Globo liderada por Merval Pereira. Seria como dizer que na Grande Depressão de 1929 o trabalhador americano estava mais preocupado com a situação internacional do que com o desemprego.

    A manipulação é evidente, na linha, a maior preocupação é a corrupção, esta é do atual Governo, logo abaixo o Governo.

  3. Como se enfiam estas ideias

    Como se enfiam estas ideias idiotas na cabeça das pessoas? Tenho um exemplo: a capa da última edição daquela revista golpista com aquela história que já caiu no descrédito continua exposta nas bancas. Quem é que vai se dar ao trabalho de checar se aquilo já foi desmascarado? A revista do esgoto continuará com aquela capa exposta nas bancas até a próxima edição. O maior inimigo de qualquer democracia é a mídia controlada por golpistas.

  4. esse golpe contra o governo

    esse golpe contra o governo popular vem se dando desde que lula

    assumiu o governo em 2003.

    agora intensificou-se com uma avassaladora campanha desse conluio

    grande mídia et caterva.

    et caterva aí alinha alguns agentes da pf e do mpf e todos veículos

    de comunicação pertencentes a seis ou sete famílias que dominam o setor.

    o golpe de 64 foi cíico-militar, militares e grandes empresários, principalmente paulistas,

    fiesp,  os que se sobressaíram, como boilesen, da ultragas, que financiou torturadores,

    como a folha da tarde, dos frias, formado por uma redação de gorilas.

    segundo livro odenúncia “cães de guarda”, de beatriz kushinir… …

    e é claro,tudo comandado pelo globo, cujos famigerados editoriais

    antes e  durante a ditadura são bem conhecidos tb pelos que trabalham no setor….

     

  5. “Ai, como tenho medo” (uma tal de ERREDÊ)

    “CNI-Confederação Nacional da Indústria e a Rede Globo, dois grandes guardiães da honestidade pátria”…

    Sobre a primeira não sou sabedor mas, como o tal PIG gosta dessa preposição, da segunda somos todos sabedores daqueles seis milhões burlando as leis brasileiras,  da não renovação da concessão da TV Tupi até então “a lider de audiência”, com direito a retirada do  cristal dos seus transmissores pelos “amigos” generais. Para quem não sabe, esses cristais são os que definem e estabilizam a frequencia nas transmissões  em radio fequencia.

    Somos  sabedores  dos editoriais raivosos em tempos idos, tal e qual ainda hoje acontece, lascando o bambu na instituição do salário mínimo  “que iria quebrar as empresas brasileiras”, nas férias de trintas dias e no 13° salário outra  “medida eleitoreira” . Atualmente  a bola da vez é o “Bolsa Família”.

    Como pode-se notar, a globo sempre esteve preocupada com o trabalhador brasileiro… mas (de novo) não com o seu bem estar.

  6. Cadê a sonegação?

    Sonegação não aparece na pesquisa. Sonega-se de montão, cerca de R$ 500 bi por anos segundo o Sindicato dos Procuradores da Fazenda Nacional. Mesmo se der um desconto de 60% na estimativa, ainda sim são R$ 200 bi sonegados. Não é pouco. Cobre muito rombo no orçamento, muita despesa de juros, impacta no equilíbrio fiscal. Essa sim seria uma grande reforma fiscal, o combate à sonegação.

    A corrupção é só uma das formas de se manter a segurança das operações ilegais, tanto de sonegação, quanto de lavagem dedinheiro, quanto de fraude em licitações. A corrupção é um crime meio, de manutenção do status quo.

    Mas agora a onda é outra. Em São Paulo, o alvo é a merenda escolar.

    Em boa parte dos municípios brasileiros Prefeitos são cassados por conta de irregularidades com contratos envolvendo merenda escolar, verba do Governo Federal, com controle da CGU. Contratos que envolvem verbas municipais, ou estaduais, geralmente não são investigados. Não vem ao caso.

  7. o pior é que funciona.

    O Homem nasceu violento, não corregido  ele passa a ser mentiroso e traíra, aperfeiçoando-se passou a ver novas fontes de matar, que é usar a comunicação como arma. Talvés seja a pior arma da humanidade; e pior que funciona.

  8. Não tomei conhecimento sobre

    Não tomei conhecimento sobre essa pesquisa, é do Ibope? A pesquisa que eu sei é da Vox Populi em que a preocupação com o desemprego só perde para a inflação. A corrupção, senão me engano fica atrás da preocupação com a violência.

    Essa pesquisa deve ter sido feita entre empregados e telespectadores do JN, que só fala em corrupção, seletivamente, a do FHC não pode, ordens superiores.

    Alias a Vox também concluiu que a população está perdendo interesse pela Lava a Jato. Isso é muito grave para as pretenções midiáticas da excelentíssima celebridade, o dr. Moro 

  9. ESTUDIO I de hoje, programa

    ESTUDIO I de hoje, programa da GLOBONEWS, como que obedecendo a um só maestro de orquestra  Maria Beltrão abre o programa falando da pesquisa que “”aponta a corrupção, etc., etc.””. É um refrão a ser seguido por todos os programas da GLOBONEWS vizando levantamento de bola para a LavaJato. Alguns dos convidados presentes ousaram tecer comentarios menos laudatorios da pesquisa, cuja natureza de “”encomenda”” está clarissima, usando a CNI como escada amiga.

    Hoje teremos Monica Waldvogel no ENTREASPAS, vamos ver a sequencia, depois no Merval no JORNAL DAS DEZ, depois Miriam Leitão, etc. É campanha da Globo, no Consorcio HONESTOS SÓ NOIS, royalties para herdeiros de Chico Anysio, a melhor criação da Globo. Que falta faz o equilibrio e o bom senso do dr.Roberto Marinho, jamais embarcaria numa canoa furada dessas, falar em corda na casa do enforcado, há um mega processo contra a Organização Globo correndo nos canais da Receita Federal e o fato gerador é um pagamento de alguma coisa em um paraiso fiscal, é coisa de bilhão para mais.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador