Setor financeiro fechou 2.600 vagas entre janeiro e outubro

Da Rede Brasil Atual

Bancos cortam 2.600 empregos no ano e reduzem salários via rotatividade
 
Segundo pesquisa da Contraf-CUT e do Dieese, remuneração dos contratados é menor que a dos demitidos

São Paulo – De janeiro a outubro, o setor financeiro fechou 2.611 vagas, segundo levantamento da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), em parceria com o Dieese, com base em dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego.

Foram 33.683 contratações e 36.294 demissões. O resultado pior não fossem os números da Caixa Econômica Federal, que abriu 4.676 postos de trabalho. A entidade lembra que, em igual período, o país abriu 1,46 milhão de vagas formais.

Além do menor número de empregos, a rotatividade continua provocando um achatamento salarial. A remuneração média dos demitidos este ano era de R$ 4.655,70, enquanto a média dos novos funcionários é de R$ 2.943,95. É o que a Contraf-CUT chama de “mecanismo perverso que os bancos usam para reduzir despesas de pessoal”.

 

Redação

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. ….. agora q atingiram a

    ….. agora q atingiram a marca de um bilhao de reais de lucro por mes – coisa q poucas industrias conseguem, estao sofisticando os metodos de gestao da escravidao em pleno seculo XXI.

  2. As demissões ocorreram no

    As demissões ocorreram no ITAU (REDE), BRADESCO bancos nacionais que visam tão somente a modernização de suas operações a custa das demissões muitas delas, desnecessárias. Portanto, os banqueiros brasileiros se “lixam” para empregos, etc.etc. Quantos aos demais bancos a demissão em massa, ocorrem exatamente que lá fora descobrem as maracutaias deles e são obrigados a quitar multas, impostos etc…etc. e os seus empregados são os que pagam a conta da demissão. Maior lucro representa demissões e automatização. No caso é a promoção de um BOICOTE generalizado contra esses dois bancos nacionais. Conta Corrente somente na CEF e ou no BB. Se danem o resto. 

  3. Juro bancário

    Quem ajuda esclarecer o dogma do juro alto brasileiro. O que falta-nos para nos alinharmos com taxas compatíveis com a produção ou com o crescimento do PIB?

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador